domingo, 4 de março de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 5 de março de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

5 de março de 2012.
65º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 301 para acabar o ano.
05/03/1907 - Nasce o pintor pernambucano Cícero Dias, o Senhor dos Gatos.
Cícero Dias (Escada, 5 de março de 1907 — Paris, 28 de janeiro de 2003) foi um pintor do modernismo brasileiro. Sétimo entre os onze filhos do casal Pedro dos Santos Dias e Maria Gentil de Barros Dias, Cícero passou a infância num engenho da Zona da Mata pernambucana. Em 1920, com treze anos, foi para o Rio de Janeiro. Entre os anos de 1925 a 1927, Cícero conheceu os modernistas e estudou pintura. Em 1927, realizou sua primeira exposição individual, no Rio de Janeiro e, em 1928, abandonou a Escola de Belas Artes, passando a dedicar-se exclusivamente à pintura. Em 1943, participou do Salão de Arte Moderna de Lisboa, onde obteve premiação e, em 1945, voltou a Paris e ligou-se ao grupo dos abstratos. Nesse mesmo ano, expõe em Londres, na Unesco em Paris e em Amsterdam.O ano de 1948 marcou uma atividade mais intensa no Brasil, com Cícero interessando-se sobretudo por murais. Em 1949, compareceu à Exposição de Arte Mural, em Avignon, na França. Em 1950 participou da Bienal de Veneza. Em 1965, a Bienal de Veneza realizou uma exposição retrospectiva de quarenta anos de pintura de Cícero Dias. Em 1970, realizou individuais no Recife, Rio de Janeiro e em São Paulo. Em 1981, o MAM realizou uma retrospectiva de sua obra. Morreu em 28 de janeiro de 2003, em sua residência na Rue Long Champ, Paris. O Pintor morreu rodeado por sua esposa Raymonde, sua filha Sylvia e seus dois netos. Encontra-se sepultado no cemitério Montparnasse, centro de Paris.


Eventos históricos

 363 – O imperador romano Juliano parte de Antioquia com um exército de 90 000 homens para atacar o Império Sassânida, na Pérsia (atual Irã), em uma campanha que ocasionaria a sua própria morte.
A era sassânida é considerada um dos períodos mais importantes e influentes da história da Pérsia. Em muitos sentidos, aquela época constituiu o auge da civilização persa e foi o último grande Império Persa antes da conquista muçulmana e da adoção do islamismo. A influência dos sassânidas afetou culturas muito além de suas fronteiras, como a Europa Ocidental, a África, a China e a Índia, e foi passada ao mundo islâmico. A cultura singular e aristocrática da dinastia, chefiada por monarcas dinâmicos, transformou a conquista islâmica do Irã numa espécie de renascença persa: muito do que viria posteriormente a ser identificado com a cultura, a arquitetura e a literatura islâmicas veio da Pérsia sassânida. Império Sassânida (ساسانیان em persa), conhecido pelos seus habitantes como Ērānshahr eĒrān, império persa pré-islâmica, governado pela dinastia sassânida entre 224 e 651 d.C. A dinastia extinguiu-se quando o último  sassânida, Yazdegerd III, perdeu uma luta de catorze anos contra o Califado, o primeiro dos impérios islâmicos.

1836Samuel Colt produz o primeiro modelo de revólver (calibre 34) > Abaixo, um Colt 38 de Al Capone, leiloado pela Christie's de Londres por 109 mil dólares.

05/03/1933 - Grande Depressão: Presidente Franklin D. Roosevelt declara "feriado bancário", fechando todos os bancos estado-unidenses e congelando todas as transações financeiras, dando início à implementação do New Deal. Era o início de aplicação de uma nova política econômica para tirar o país da depressão, após a quebra da Bolsa, em 1929.

1998 – No mundo da Lua > A NASA anuncia que a sonda Clementine, em órbita na Lua, encontrou água suficiente para suportar uma colônia humana.

sonda Clementine foi uma missão não tripulada da NASA com a finalidade de testar tecnologias espaciais, de pesquisar a Lua, além de pesquisar o asteróide 1620 Geographos. A sonda foi lançada em 25 de Janeiro de 1994, da Base Aérea de Vandenberg a bordo de um foguete Titan II modelo G. A sonda Clementine foi um projeto elaborado entre a Ballistic Missile Defense Organization ou BMDO, chamado anteriormente de Strategic Defense Initiative Organization ou SDIO e a NASA A sonda tinha uma massa de 424 kg. Depois de duas assistências gravitacionais, a sonda entrou em órbita lunar em 21 de FevereiroDevido a um mau funcionamento de seu computador, seu empuxador foi acionado, levando-o a consumir todo o propelente da sonda. Isso impossibilitou que a sonda realiza-se seu encontro com o asteróide 1620 Geographos. A sonda permaneceu em uma órbita geocêntrica continuando a realizar testes com seus equipamentos até o término de sua missão.



Nascimentos

1512Gerardo Mercator, cartógrafo flamengo (m. 1594), precursor da cartografia moderna.
Gerardo Mercator ou Gerardus Mercator, nascido Gerard de Kramer (5 de Março de 1512 — 2 de Dezembro de 1594), foi um matemáticogeógrafo e cartógrafo flamengo. Nascido na localidade de Rupelmonde, município belga de Kruibeke, em Flandres, Mercator estudou nosPaíses Baixos e depois em Lovaina, onde se fixou, dedicando-se à construção de globos e mapas. Nunca viajou muito, no entanto desenvolveu durante a juventude o interesse pela geografia como um meio de ganhar a vida. Em 1569, desenvolveu matematicamente a famosa projeção cilíndrica do globo terrestre, sobre uma carta plana, revolucionando a cartografia da época, embora apresentasse distorções. De fato as cartas tradicionais inspiradas nos trabalhos de Mercator e destinadas à navegação dão uma idéia errada das áreas ocupadas pelas diferentes regiões do mundo. A América do Sul, por exemplo, parece menor que a Groenlândia mas na verdade é nove vezes maior (17,8 milhões de km² contra 2,1 milhões). A Índia (3,3 milhões de km²) parece menor que a Escandinávia (1,1 milhões de km²). A Europa (9,7 milhões de km²) parece maior que a América do Sul, embora esta seja quase duas vezes maior. A projeção de Mercator permite introduzir outro tipo de projeção muito utilizada em cartografia; a UTM (Universal Transversa de Mercator), uma projeção cilíndrica transversa secante.
As projeções de Mercator, conquanto defeituosas, representaram um avanço na Cartografia e são a origem dos Planisférios modernos que se usa atualmente.
1830Étienne-Jules Marey, inventor e fotógrafo francês (m. 1904)
Étienne-Jules Marey (Beaune5 de março de 1830 – Paris21 de maio de 1904) foi uminventor e cronofotógrafo francês. Seu trabalho foi significativo no desenvolvimento da cardiologia, da instrumentação física, da aviação, da cinematografia e da ciência do trabalho fotográfico. É considerado um dos pioneiros da fotografia e da história do cinema.  Foi o primeiro a estudar o fotograma e sua influência no movimento na fotografia, criando as bases do cinematógrafo de Lumiere.
1897Fernando Furlanetto, escultor brasileiro (m. 1975)
Fernando Furlanetto (São João da Boa Vista5 de Março de 1897 — 20 de abril de 1975) foi um escultor brasileiro. Fez seus estudos de esculturaarquiteturadesenho e anatomia na cidade de Pietra Santa, na Itália. Lá recebeu Medalha de Prata num concurso realizado pela “Academia das Belas Artes Italiana”. De volta ao Brasil, foi em São João da Boa Vista que se instalou e produziu todas as suas obras esculturais que enriquecem a cidade e região com um imenso patrimônio artístico localizado principalmente na Catedral e no Cemitério. Poucas são as obras ornamentais próprias para a decoração ou para colecionadores. Suas esculturas, na maioria são figuras sacras, encomendas que receberia para serem colocadas em altares de igrejas e, segundo costume da época em túmulos o que transformou o cemitério de São João da Boa Vista, num imenso e belo museu em céu aberto. Abaixo, "Pietá".
05/03/1944 - Peter Brandes, ceramista e fotógrafo dinamarquês
1956Adriana Barraza, atriz mexicana
05/03/1975 - Jolene Blalock, atriz estado-unidense


Mortes

1534Antônio de Correggio, pintor italiano (n. 1489)
Correggio é como era conhecido o pintor italiano Antônio Allegri (Correggio, c.1489 - Idem, 5 de março de 1534). Foi um pintor da Renascença italiana, contemporâneo de Leonardo e Rafael, com obras nos principais museus de todo o mundo. Além de suas obras religiosas, Antônio de Correggio produziu uma série obras baseadas na mitologia, centrada nos Amores de Jupiter, como descrito nas Metamorfoses de Ovidio. Foram encomendadas por Francisco Gonzaga de Mantua, para decorar a Sala de Ovidio no Pallazzo Te. Entretanto foram presenteadas a Carlos V , o rei da Espanha que também dominava o Sacro Império, e deixaram a Itália pela Áustria . Leda e o Cisne, está atualmente em Berlim. Danaese encontra na Galeria Borghese em Roma. Ganimedes e sua obra parceira, Jupiter e Io, magníficas, estão em Viena.
1572 – Giulio Campi, pintor e arquiteto italiano (n. 1500)
Giulio Campi (Cremona, cerca de 1500 — Cremona, 5 de março de 1572) foi um pintor e arquiteto italiano. Seus irmãos, Vincenzo Campi e Antonio Campi também foram pintores famosos. Campi nasceu em Cremona. Seu pai, Galeazzo (1475-1536), ensinou a ele as primeiras lições em arte. Em 1522, em Mântua, estudou pintura e arquitetura com Giulio Romano. Visitou Roma e se tornou um ardente admirador da Antiguidade e, como Bernardino, combinou tradições Lombardas e Romanas. Colaborou com Camillo Boccaccino, filho de Boccaccio Boccaccino, com quem também estudou.
05/03/2007 - Yvan Delporte, ilustrador belga, autor de banda desenhada (histórias em quadrinhos)  (n. 1928)
Yvan Delporte (Bruxelas24 de Junho de 1928 — Bruxelas, 5 de Março de 2007) foi um autor de banda desenhada belga e editor-chefe da revistaSpirou entre 1955 e 1968, durante o período considerado por muitos como a época dourada da banda desenhada franco-belga. Ele tem créditos firmados em várias contribuições criativas, entre as quais as suas contribuições com Peyo nos Estrunfes e André Franquin com a criação de Gaston Lagaffe e a co-autoria de Idées noires. 

Feriados e eventos cíclicos







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.