quinta-feira, 1 de março de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 2 de março de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

2 de março de 2012.
 62º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 304 dias  para acabar o ano
02/03/2003 - Morre o pintor brasileiro Jenner Augusto.
Jenner Augusto da Silveira (Aracaju, 11 de novembro de 1924 — Salvador, 2 de março de 2003) foi um pintor brasileiro. Realizou sua primeira exposição individual no Rio de Janeiro em 1950, época em que conheceu Portinari. Em 1956, conquistou Medalha de Ouro no VI Salão Baiano de Belas Artes. Em 1963, recebeu o grande prêmio de pintura do III Salão de Artes Plásticas do Rio Grande do Sul. Em 1965 realizou sua primeira exposição individual em São Paulo, na Galeria Astréia.

Eventos históricos

1498 – O navegador e explorador português Vasco da Gama completa o contorno da costa africana e aporta em Moçambique, depois de haver sofrido medonhos temporais e de ter sufocado uma revolta da marinhagem.
1801 – É iniciada a Guerra das Laranjas entre Espanha e Portugal. A França apóia os espanhóis após a recusa portuguesa de ceder grande parte de sua terra a Napoleão
A chamada Guerra das Laranjas foi um curto episódio militar ocorrido entre Portugal e a Espanha em 1801, preludiando a Guerra Peninsular, com extensos desdobramentos, quer na Península Ibérica, quer no ultramar português. Episódio traumático na História de Portugal, reveste-se de particular importância por ter iniciado a chamada Questão de Olivença, em aberto na política de Relações Internacionais de ambos os países até aos nossos dias. A parte do conflito travada no Brasil é conhecida como Guerra de 1801 e trouxe uma expansão importante para o Brasil, principalmente para o Rio Grande do Sul, que aumentou seu território em um terço. Por trás de todas as querelas na Europa estava a disputa entre a Inglaterra e a França, para estabelecer a hegemonia no continente europeu e que culminou, em 1808, com a invasão napoleônica à Espanha e Portugal, com a consequente fuga da família real para o Brasil. 
1963 – Lançamento de Please Please Me no Reino Unido, primeiro LP dos The Beatles.
Please Please Me é o primeiro álbum gravado em estúdio e lançado pelos Beatles, em 22 de março de 1963. O álbum contém 14 canções, oito escritas por Lennon/McCartney. Em 2003, a revista Rolling Stone listou o álbum no número 39 na lista de 500 melhores álbuns de todos os tempos. A Rolling Stone também colocou as canções "I Saw Her Standing There" (em #130) e "Please Please Me" (#184) na lista de 500 melhores canções de todos os tempos. Nos Estados Unidos, a maioria das canções de Please Please Me foram lançadas no álbum da Vee-Jay Records chamado Introducing The Beatles em 1964, e depois no álbum da Capitol Records chamado The Early Beatles em 1965. O álbum Please Please Me não foi lançado nos EUA até a padronização mundial do catálogo dos Beatles.
1996 – Os integrantes da banda de rock brasileira Mamonas Assassinas morrem em um acidente aéreo na Serra da Cantareira em São Paulo. Abaixo, foto do último show.

Nascimentos

1707Louis-Michel van Loo, pintor francês (m. 1771)
1841Anne Elizabeth Darwin, filha de Charles Darwin. Sua morte aos 10 anos abalou a fé religiosa do cientista e influiu em seus estudos sobre a evolução natural (m. 1851)

Annie Elizabeth "Annie" Darwin (2 de março de 1841 — 23 de abril de 1851) foi a segunda e mais velha filha de Charles Darwin e Emma Darwin. Annie adoeceu em 1849, despertando novamente os temores de Darwin de que sua doença pudesse ser hereditária. Após um longo sofrimento, ela morreu e Darwin perdeu toda a sua fé em um Deus benevolente.



1889Cásper Líbero, jornalista brasileiro (m. 1943)
Henry Dreyfuss, designer industrial americano (m. 1972)
A simples citação do nome de Henry Dreyfuss talvez não evoque nada na mente dos norte-americanos, mas quando se fala nos relógios Westclox, na câmera Polaroid, nos termostatos Honeywell e nos telefones AT&T, a reação deve ser diferente. São objetos do cotidiano que tiveram – e muitos ainda têm – profundo impacto na vida da população dos Estados Unidos, criando padrões exportados para diversos outros países, entre eles o Brasil. E são todas criações de Henry Dreyfuss, um dos expoentes da primeira geração de designers industriais norte-americanos. 
Fera da Penha, assassina brasileira, protagonista de um dos crimes mais hediondos que o Brasul presenciara, até então, bem antes que a violência fosse banalizada.
Neyde Maria Lopes (Rio de Janeiro2 de março de 1937), que ficou nacionalmente conhecida como "A Fera da Penha", é uma mulher que nos anos 60 foi acusada e condenada a 33 anos de prisão em regime fechado por sequestrar, assassinar e incendiar uma criança de 4 anos nos fundos do Matadouro da Penha, no bairro de mesmo nome no subúrbio do Rio de Janeiro. Dias depois, presa, ela negou todas as acusações em um longo interrogatório de mais de 12 horas, mesmo tendo de confrontar fisicamente os pais da vítima e outras testemunhas. Mas, tempos depois, em desabafo com o radialista Saulo Gomes, confessou com frieza e calculismo todos os detalhes do crime, o que acabou lhe rendendo popularmente a alcunha de "A Fera da Penha", o que dura até hoje. Foi condenada a 33 anos de prisão, mas após cumprir 15 anos por bom comportamento, ganhou a liberdade. Hoje, vive sozinha na Zona Norte do Rio de Janeiro e, segundo seus vizinhos, conversa pouco e tem como único passatempo assistir televisão.
1967Garcia Júnior, dublador brasileiro
Manoel Garcia Júnior (São Paulo2 de Março de 1967) é um dubladortradutor e diretor de dublagem brasileiro. Sua voz é famosa por personagens como o herói He-Man, do seriado deanimação Defensores do Universo, ou Montgomery Alce de Nossa Turma, ou Pato Donald de alguns desenhos Disney, além de dublar Arnold Schwarzenegger em vários de seus filmes. Garcia Júnior descende de uma família pioneira na dublagem no Brasil, sendo filho de Garcia Neto (falecido em 1997) com Dolores Machado, uma grande pioneira desta área que atua até hoje, e já foi diretor de dublagem da Disney nos EUA. Seu início da dublagem começou aos dez anos, quando foi escolhido para dublar o personagem Pica-Pau, substituindo Olney Cazarré, que havia se mudado para o Rio de Janeiro. Depois, mudou-se com a família para o RJ, como contratado dos estúdios Herbert Richers. Foi diretor de criação da Disney Character Voices International, Inc. de 1994 até o início de 2011. Garcia Júnior está desde 2005 um pouco afastado das dublagens. 
Honey Lee, modelo sul-coreana
Lee Ha-nui (Hangul: 이하늬, nascida em 2 de março de 1983), também conhecida como Honey Lee pela mídia ocidental, é uma estudante universitária sul-coreana e tocadora de gayageum que representou seu país no Miss Universo 2007 na Cidade do México. 

Falecimentos

1572Mem de Sá, fidalgo português e governador-geral do Brasil (n. 1500).


1783Francisco Salzillo, escultor espanhol (n. 1707)
Francisco Salzillo y Alcaraz ou Francisco Salcillo (Múrcia21 de Maio de 1707 — Múrcia, 2 de Março de 1783), foi um escultor Espanhol da época do Barroco. Grande parte das obras deste escultor estão expostas no Museu Salzillo (Múrcia).

1791John Wesley, teólogo britânico (n. 1703)
John Wesley (EpworthInglaterra17 de junho de 1703 — Londres2 de março de 1791) foi umclérigo anglicano e teólogo cristão britânico, líder precursor do movimento metodista e, ao lado deWilliam Booth, um dos dois maiores avivacionistas da Grã-Bretanha. 
1850 – Grandjean de Montigny, arquiteto francês (n. 1776) Foi um dos líderes da Missão Francesa que veio ao Brasil em 1816.
Auguste Henri Victor Grandjean de Montigny (Paris15 de julho de 1776 — Rio de Janeiro2 de março de 1850) foi um arquiteto francês de muita importância no desenvolvimento da arquitetura no Brasil. Foi membro da chamada Missão Artística Francesa que chegou ao Rio de Janeiro em 1816. Grandjean era sogro do pintor Arnaud-Julien Pallière e avó de João Leão Pallière (também pintor), nascido no Rio de Janeiro em 1823 e cujo nome verdadeiro e completo era Jean Leon Pallière Grandjean Ferreira 
1871Antoine Léon Morel-Fatio, pintor francês (n. 1810)
02/03/1895 - Berthe Morisot, pintora impressionista francesa (n. 1841)
Berthe Morisot (Bourges, Cher, 14 de janeiro de 1841 — Paris2 de março de 1895) foi uma pintora impressionista francesa. Iniciou a sua formação com os mestres Chocarne-Moreau e Guichard e prosseguiu sob a tutela do pintor Corot. Também teve aulas de escultura com Millet. No ano de 1863 começou a pintar ao ar livre em Pontoise, onde conheceu os pintores Daubigny e Daumier. A esse período de intensa aprendizagem seguiram-se viagens pela Espanha e Inglaterra. Depois de conhecer Manet, posou para ele como modelo e apaixonou-se por Eugênio, irmão do pintor, com quem se casou. Depois de participar da primeira exposição dos impressionistas, em 1874, a pintora iniciou uma série de viagens de estudo pela ItáliaPaíses Baixos eBélgica. Suas obras foram apresentadas em 1886 em Nova Iorque, e um ano mais tarde na Exposição Internacional de Paris. A obra de Berthe Morisot representa uma reflexão afirmativa da obra de Manet, embora com pinceladas mais longas e suaves, com tendência para a verticalização, numa tentativa de organizar a composição.
02/03/2007 - Madi Phala, artista e designer sul-africano (n. 1955)

Feriados e eventos cíclicos








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.