segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 28 de fevereiro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

28 de fevereiro de 2012.
59º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 307 para acabar o ano.
28/02/1929 – Nasce Frank Gehry, arquiteto canadense.
Frank Owen Gehry, nascido Ephraim Owen Goldberg (Toronto28 de fevereiro de 1929) é umarquiteto canadensenaturalizado estado-unidense. Ganhador do Pritzker Prize, que é tido como o Nobel da arquitetura. Gehry conhecido pelo seu design arrojado na arquitetura, repleto de estruturas curvas, geralmente em metal. Seus projetos, implantados em diferentes cidades do mundo, tornaram-se atrações turísticas e incluem residências, museus e sedes de empresas. Sua obra mais famosa é o Museu Guggenheim Bilbao, em BilbaoEspanha, todo feito revestido de titânio. Outros projetos importantes são o Walt Disney Concert Hall no centro de Los Angeles, a Casa Dançante em PragaRepública Checa, e sua residência particular, em Santa MônicaCalifornia, os quais marcaram o início de sua carreira. Nascido em Toronto numa família judaica, Gehry mudou-se aos dezessete anos para Los AngelesCalifórnia, para depois se formar na University of Southern California em arquitetura. Depois estudou planejamento urbano em Harvard. Atualmente vive em Los Angeles. Em 2007 projectou e realizou no Walt Disney Concert Hall um palco desmontável inspirado numataverna lisboeta, para a actuação da cantora portuguesa Mariza naquela sala. Foi a primeira vez que Frank trabalhou tão próximo de um artista ligado à música.

Eventos Históricos

1525 – América Colonial: o espanhol Hernán Cortés executa último imperador asteca, Cuauhtémoc.

1644Brasil Colonial: Holandeses abandonam São Luís do Maranhão, que volta ao domínio português.

1854 – O primeiro desfile de carros alegóricos durante o carnaval aconteceu no Rio de Janeiro.

1914 - Carlitos (em Portugal, Charlot), interpretado por Charlie Chaplin, aparece pela primeira vez no cinema, em Between Showers.

1986 – Com medidas para conter a inflação e estabilizar a economia foi decretado no Brasil o Plano Cruzado. A nova moeda substitui o cruzeiro, com o corte de três zeros (mil cruzeiros passaram a valer um cruzado). Passado pouco mais de um ano, era o cruzado que sofria o corte de três zeros, transformando-se em "cruzado novo" Foi o início de uma série de pacotes malucos que desajustaram a economia e minaram a confiança dos investidores. Houve o Plano Cruzado, Plano Cruzado 2, Plano Bresser, Plano Verão e Plano Arroz com Feijão, tudo nos cinco anos do presidente Sarney Mesmo assim, o governo dele terminou com uma inflação de 84 por cento ao mês. Abaixo, uma nota de 1.000 cruzados, rebaixada para 1 cruzado novo.

2002 – A lira italiana deixa oficialmente de circular, dando lugar ao euro.

Nascimentos

1573 - Elias Holl, arquiteto alemão (m. 1646).



1950 - João Carlos Barroso, ator brasileiro.

28/02/2012 - Teresa Cristina, cantora brasileira.

28/02/1976 - Ali Larter, atriz e modelo norte-americana.

28/02/1984 - Karolina Kurkova, modelo tcheca.

Falecimentos

1732André-Charles Boulle, mestre de marqueteria do estilo Luís XIV (n. 1642).

1989Aurélio Buarque de Hollanda Ferreira, lexicógrafo, filólogo e ensaísta brasileiro (n. 1910). Na imagem, Aurélio e o escritor Jorge Amado.

Feriados e eventos cíclicos

Dia da Ressaca Brasil


Santos do Dia









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.