sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 25 de fevereiro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras


25 de fevereiro de 2012.
56º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 310 para acabar o ano.
25/02/1906 - Nasce o pintor e mestre Alberto da Veiga Guignard

Alberto da Veiga Guignard (Nova Friburgo, 25 de fevereiro de 1896 — Belo Horizonte, 25 de junho de 1962) foi um famoso pintor brasileiro, sendo conhecido principalmente por retratar paisagens mineiras. Alberto da Veiga Guignard (Nova Friburgo, 25 de fevereiro de 1896 — Belo Horizonte, 25 de junho de 1962) foi um famoso pintor brasileiro, sendo conhecido principalmente por retratar paisagens mineiras.  Ficou órfão de pai ainda menino e a mãe casou-se em seguida com um barão alemão arruinado, bem mais jovem que ela, com quem se mudaram para a Alemanha. Sua formação foi alicerçada em bases europeias pois lá viveu dos onze aos 33 anos. Frequentou as Academias de Belas Artes de Munique, onde estudou com Herman Groeber e Adolf Engeler, e de Florença. De volta ao Brasil, nos anos 20, tornou-se um nome representativo dessa década e da seguinte, juntamente com Cândido Portinari, Ismael Nery e Cícero Dias. Ainda jovem, orientou um grupo do qual participavam Iberê Camargo, Vera Mindlin e Alcides da Rocha Miranda. Nessa época (1944), a convite de Juscelino Kubitschek, então prefeito de Belo Horizonte, instalou um curso de desenho e pintura no recém-criado Instituto de Belas Artes. A partir daí, apaixonou-se pela cidade e mudou-se para lá. Até a sua morte, Guignard expôs inúmeras vezes no Brasil. .Guignard amava, mesmo, as montanhas de Minas Gerais, seu céu e suas cores, as manchas nos muros e o seu povo. Colaborou para a formação de artistas que romperam com a linguagem acadêmica e ajudou a consolidar o modernismo nas artes plásticas em Minas. O período vivido em Minas está representado também no Museu Casa Guignard. Seu corpo repousa na Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, onde viveu até 1962.


25/02/1906 - Nasce o pintor paulistano Arnaldo Ferrari, participante do Grupo Santa Helena e do Grupo Guanabara.

Arnaldo Ferrari (São Paulo SP 1906 - idem 1974). Pintor, desenhista, professor. Seguindo a profissão do pai, trabalha como pintor decorador, realizando frisos decorativos para residências. Estuda artes decorativas no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, entre 1925 e 1935. Em 1934, divide um ateliê com amigos no edifício Santa Helena e, pela amizade com o pintor Mario Zanini (1907 - 1971), aproxima-se dos demais integrantes do Grupo Santa Helena. Como Alfredo Volpi (1896 - 1988), faz decorações para palacetes, dedicando-se à pintura esporadicamente. Freqüenta também o curso livre de pintura e desenho na Escola Nacional de Belas Artes - Enba, onde tem aulas de desenho e pintura com Enrico Vio (1874 - 1960), entre 1936 e 1938. Sua produção inicial aproxima-se daquela dos pintores do Grupo Santa Helena em relação aos temas e realiza paisagens dos arredores de São Paulo, naturezas-morta e nus. Entre 1950 e 1959, integra o Grupo Guanabara, com Thomaz (1932 - 2001), Tomie Ohtake (1913), Tikashi Fukushima (1920 - 2001) e Oswald de Andrade Filho (1914 - 1972), entre outros. Na metade da década de 1950, interessa-se pela obra do pintor uruguaio Joaquín Torres-García (1874 - 1949), e volta-se para a pintura abstrata e construtivista. É apresentada retrospectiva de sua obra em 1975, no Paço das Artes, em São Paulo, e catálogo com textos de Theon Spanudis (1915 - 1986), José Geraldo Vieira (1897 - 1977) e Mário Schenberg (1914 - 1990), entre outros. (Fonte: Itaú Cultural)



Eventos históricos

25/02/1570 – O Papa Pio V excomunga a rainha Isabel I (Elizabeth I) de Inglaterra
A rainha Isabel encontrou uma rival perigosa em sua prima, a católica Maria Stuart, rainha da Escócia e esposa do rei francês Francisco II.  Em 1569 houve uma grande revolta católica no norte com o objectivo de libertar Maria (encarcerada por ordem de Isabel), casá-la com Thomas Howard, duque de Norfolk, e colocá-la no trono inglês. Após a derrota dos rebeldes, mais de setecentos e cinquenta deles foram executados por ordem de Isabel. Acreditando que a revolta tinha sido bem-sucedida, o Papa Pio V emitiu uma bula papal em 1570 que declarava "Isabel, rainha pretendente de Inglaterra e serva do crime" como sendo uma pagã e libertava todos os seus súbditos de qualquer subjugação a ela Os católicos que obedecessem às suas ordens eram ameaçados com excomunhão. A bula papal levou a ações legislativas contra católicos por parte do parlamento que, no entanto, acabaram por não acontecer por ordem de Isabel. Em 1581, a conversão ao catolicismo com a intenção de desobedecer a Isabel foi considerado um crime de traição com pena de morte. Desde a década de 1570 que vários missionários visitavam Inglaterra do continente para em segredo trabalharem na "reconversão de Inglaterra". Muitos deles foram executados, criando um culto de martírio.   A princípio, Isabel resistiu aos que pediam a morte de Maria, mas em finais de 1586 tinha sido persuadida a sanciona-la com um julgamento e execução depois de terem surgido cartas escritas por ela durante a Conspiração de Babington. A proclamação de Isabel sobre a sentença anunciava que "a referida Maria, querendo título da mesma coroa, tinha criado e imaginado dentro do mesmo reino várias coisas no sentido do sofrimento, morte e destruição da nossa pessoa real."  No dia 8 de Fevereiro de 1587 Maria foi decapitada no Castelo de Fotheringhay em Northamptonshire. No seu testamento, Maria deixou a Filipe sua reivindicação ao trono inglês. 
25/02/1925 – É fundada a Biblioteca Mário de Andrade em São Paulo, Brasil.
A Biblioteca Mário de Andrade (BMA) é a principal biblioteca pública da cidade deSão PauloBrasil. Fundada em 1925, a partir do acervo da Câmara Municipal, consolidou-se ao longo de sua história como uma das mais importantes instituições culturais brasileiras. Seu edifício-sede, localizado no centro histórico da capital paulista, é considerado um dos marcos arquitetônicos do estilo art déco na cidade. Detentora do segundo maior acervo documental e bibliográfico do país – atrás somente da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro –, a BMA é por excelência o órgão depositário de todos registros histórico-culturais da cidade de São Paulo. Seu acervo conta com aproximadamente 3,3 milhões de títulos, cobrindo todas as áreas doconhecimento humano, e conserva um amplo conjunto de incunábulosmanuscritos,brasilianagravurasmapas e outras obras raras, majoritariamente produzidas entre osséculos XV e XIX.
25/02/1951 – Acontecem em Buenos Aires, Argentina, os primeiros Jogos Pan-americanos
Os Jogos Pan-Americanos são um evento multiesportivo, que tem como base os Jogos Olímpicos e são organizados pela ODEPA. Funcionam como uma versão das Olimpíadas modernas, nos quais participam os países do continente americano. Nos Jogos, são disputados esportes incluídos no Programa Olímpico e outros não disputados em Olimpíadas. Acontecem a cada quatro anos e, tradicionalmente, seguem um rodízio entre as três regiões do continente: América do SulCentral e do Norte. A primeira edição foi realizada em Buenos Aires, capital da Argentina, em 1951No Brasil, o Pan foi realizado em 1963, na cidade de São Paulo, com a presença de 1 665 esportistas de 22 países. Mais tarde, em 2007, o Pan do Rio de Janeiro abrigou 5 662 participantes de 42 países, que disputaram um total de 332 provas em 41 modalidades.
25/02/2005Rússia e Irão assinam um acordo de fornecimento de combustível nuclear russo para a futura central nuclear iraniana. A usina começou a funcionar em 2010.

Nascimentos

25/02/1841Pierre-Auguste Renoir, pintor impressionista francês (m. 1919).
Pierre-Auguste Renoir (Limoges25 de fevereiro de 1841 — Cagnes-sur-Mer3 de dezembrode 1919) foi um dos mais célebres pintores franceses e um dos mais importantes nomes do movimento impressionista. Desde o princípio sua obra foi influenciada pelo sensualismo e pela elegância do rococó, embora não faltasse um pouco da delicadeza de seu ofício anterior como decorador de porcelana. Seu principal objetivo, como ele próprio afirmava, era conseguir realizar uma obra agradável aos olhos. Apesar de sua técnica ser essencialmente impressionista, Renoir nunca deixou de dar importância à forma - de fato, teve um período de rebeldia diante das obras de seus amigos, no qual se voltou para uma pintura mais figurativa, evidente na longa série Banhistas. Mais tarde retomaria a plenitude da cor e recuperaria sua pincelada enérgica e ligeira, com motivos que lembram o mestre Ingres, por sua beleza e sensualidade. A sua obra de maior impacto é Le Moulin de la Galette (abaixo), em que conseguiu elaborar uma atmosfera de vivacidade e alegria à sombra refrescante de algumas árvores, aqui e ali intensamente azuis. Percebendo que traço firme e riqueza de colorido eram coisas incompatíveis, Renoir concentrou-se em combinar o que tinha aprendido sobre cor, durante seu período impressionista, com métodos tradicionais de aplicação de tinta. O resultado foi uma série de obras-primas bem no estilo Ticiano, assim como de Fragonard e Boucher, a quem ele admirava. 

25/02/1954 - Regina Casé, apresentadora e atriz brasileira.
Regina Maria Barreto Casé, mais conhecida como Regina Casé (Rio de Janeiro25 de fevereiro de 1954) é uma atrizhumorista e apresentadora de TV brasileira. Nascida no bairro de [Botafogo]. Filha de Geraldo Casé e Heleida Berreto Casé. Seus avós paternos eram Graziela Casé e Ademar Casé. Ele foi um dos pioneiros na chegada da rádio ao Brasil. Os pais de Regina se divorciaram em 1964, e Geraldo casou-se novamente, indo morar na Cidade de São Paulo. Regina ficou no Rio com a mãe e as duas irmãs, Patrícia e Virgínia.A atuação da Regina Casé na Rede Globo, divide opiniões de críticos de TVs e até opinião pública por Regina ser muito popular, humilde e ligada às classes populares mais baixas, gerando por meio da imprensa algumas críticas a atriz.
25/02/1980 - Fernanda de Freitas, atriz brasileira.
Fernanda de Freitas Sahdo (São José do Rio Preto25 de fevereiro de 1980) é uma modelo e atrizbrasileira. Fernanda estreou como atriz em Coração de Estudante, no papel da Heloísa. Em seguida, 2003, ela assumiu a apresentação do TV Globinho, ao lado de outras atrizes. Na televisão, Fernando de Freitas participou, também, das novelas Kubanacan (2003). Como uma Onda (2004); Bang Bang (2005); Pé na Jaca (2006)] Negócio da China (2008). A atriz teve participações no programa A Turma do Didi, no seriados Malhação; Casos e Acasos(2008); S.O.S. Emergência (2009/2010); no especial Por Toda a Minha Vida (2008). no programa Cilada (2009) na minissérie Decamerão - A Comédia do Sexo(2009), Programa Piloto (2009). No cinema, Fernanda estreou em Cidade Baixa (2005). Depois fez Zuzu Angel (2006); Tropa de Elite (2007); A Casa da Mãe Joana (2008); Malu de Bicicleta (2011). No teatro, Fernanda de Freitas atuou em A Ver Estrelas (2008).
25/02/1997 – Isabelle Fuhrman, atriz norte-americana.
Isabelle Fuhrman (WashingtonDC25 de Fevereiro de 1997) é uma atriz adolescente. Ficou muito conhecida por ser a estrela do filme A Órfã (Orphan) como a personagem principal, Esther. Isabelle Fuhrman nasceu em Washington, DC, (25 de Fevereiro de 1997 (14 anos) mas cresceu em Atlanta, Geórgia; sua mãe, Elina Fuhrman é uma jornalista premiada, e seu pai, Nick Fuhrman era ao mesmo tempo o presidente do Partido Republicano no Condado de Dane, Wisconsin. Também possui uma irmã mais velha Madeline Fuhrman.Ama atuar desde a tenra idade. Ela já apareceu em vários programas de TV, esquetes de comédia, filmes e sextas-feiras o Cartoon Network's Cartoon. Uma atriz favorita de Isabelle Sandra Bullock e Dakota Fanning é sua melhor amiga. Ela vem conquistando a todos com sua beleza e sua maturidade. 

Mortes

25/02/1945Mário de Andrade, escritor brasileiro (n. 1893)
Mário Raul de Moraes Andrade (São Paulo, 9 de outubro de 1893 — São Paulo, 25 de fevereiro de 1945) foi um poeta, romancista, musicólogo, historiador e crítico de arte e fotógrafo brasileiro. Um dos fundadores do modernismo brasileiro, ele praticamente criou a poesia moderna brasileira com a publicação de seu livro Paulicéia Desvairada em 1922. Andrade exerceu uma influência enorme na literatura moderna brasileira e, como ensaísta e estudioso—foi um pioneiro do campo da etnomusicologia—sua influência transcendeu as fronteiras do Brasil. Andrade foi a figura central do movimento de vanguarda de São Paulo por vinte anos. Músico treinado e mais conhecido como poeta e romancista, Andrade esteve pessoalmente envolvido em praticamente todas as disciplinas que estiveram relacionadas com o modernismo em São Paulo, tornando-se o polímata nacional do Brasil. Suas fotografias e seus ensaios, que cobriam uma ampla variedade de assuntos, da história à literatura e à música, foram amplamente divulgados na imprensa da época. Andrade foi a força motriz por trás da Semana de Arte Moderna, evento ocorrido em 1922 que reformulou a literatura e as artes visuais no Brasil, tendo sido um dos integrantes do "Grupo dos Cinco". As idéias por trás da Semana seriam melhor delineadas no prefácio de seu livro de poesia Paulicéia Desvairada e nos próprios poemas. Após trabalhar como professor de música e colunista de jornal ele publicou seu maior romance, Macunaíma, em 1928. Andrade continuou a publicar obras sobre música popular brasileira, poesia e outros temas de forma desigual, sendo interrompido várias vezes devido a seu relacionamento instável com o governo brasileiro. No fim de sua vida, se tornou o diretor-fundador do Departamento Municipal de Cultura de São Paulo formalizando o papel que ele havia desempenhado durante muito tempo como catalisador da modernidade artística na cidade—e no país.

Feriados e eventos cíclicos









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.