quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 23 de fevereiro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

23 de fevereiro de 2012.
54º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 312 dias para acabar o ano

Eventos históricos

23/02/1766 – Com a morte de Estanislau Lesczcynski, duque de Lorena, esse território é incorporado à França.
Ducado da Lorena (em francêsd'Lorraine, em alemãovon Lothringen) foi um estado independente entre 977 e 1739. O Ducado, bem como a região actual da Lorena a que correspondia, foi o foco de uma luta de séculos entre a Alemanha (Sacro Império) e a França, mudando de mão diversas vezes, a última das quais no fim da Segunda Guerra Mundial. O Ducado da Lorena era uma parte do antigo reino da Lotaríngia, governado por Carolíngios, formado na sequência do Tratado de Verdun. No Século X, a Lotaríngia foi dividida na Alta Lotaríngia (=Lorena) , que corresponde ao Ducado que aqui se descreve e Baixa Lorena. Os governantes da Baixa Lotaríngia utilizaram o título durante algumas gerações, antes de o substituírem por Duque de BrabanteA Casa de Guise, que representou um papel central nas Guerras dos Hugenotes em França, era um ramo da Casa Ducal da Lorena. O penúltimo Duque da Lorena, Francisco III, abdicou dos seus domínios em 1737 para se tornar Imperador da Áustria através do seu casamento com Maria Teresa de Habsburgo. O beneficiado desta abdicação foi Estanislau I da Polónia, antigo Rei da Polónia. Na sua morte, em 1739, a Lorena foi herdada pelo seu genro o Rei Luís XV de França e incorporada nos seus domínios. O Ducado teve um dos seus membros sendo Papa, o Papa Estêvão X, foi Papa de 2 de Agosto de 1057ate 29 de Março de 1058.  Abaixo, a Cruz de Lorena, simbolo religioso do território.
23/021861 – O Presidente dos EUA, Abraham Lincoln, chega secretamente a Washington para assumir a presidência, após ter sofrido um atentado fracassado, em Baltimore. Quatro anos após, outro atentado, bem sucedido, mata o Presidente.
Abraham Lincoln (Hodgenville, 12 de fevereiro de 1809 — Washington, 15 de abril de 1865) foi um político estadunidense, 16° presidente dos Estados Unidos de março de 1861 até seu assassinato em abril de 1865. Liderou o país de forma bem-sucedida durante sua maior crise interna, a Guerra de Secessão, preservando a União e abolindo a escravidão. Ele introduziu medidas que levaram à abolição da escravidão, promulgando a Proclamação de Emancipação em 1863 e promovendo a aprovação da Décima terceira emenda da constituição dos Estados Unidos da América. Na noite de 15/04/1865, enquanto um segurança solitário vigiava as cercanias e Lincoln permanecia em seu camarote no Teatro Ford,, Booth, o assassino, se esgueirou para dentro do cômodo e aguardou um momento particularmente engraçado durante a peça, esperando que os risos da platéia abafassem o barulho do tiro. No exato momento, Booth entrou no camarote e disparou à queima-roupa sua Deringer calibre .44 tiro único contra a cabeça do Presidente. O major Rathbone lutou momentaneamente com Booth, mas foi subjugado ao sofrer um corte profundo de punhal no braço. O assassino então pulou ao palco e gritou Sic semper tyrannis! (latim: "Isso sempre acontece com os tiranos!") e escapou, apesar de ter quebrado a perna durante o salto,
22/02/1945 – Segunda Guerra Mundial: Durante a Batalha de Iwo Jima, um grupo de fuzileiros norte-americanos alcançam o topo do Monte Suribachi onde é levantada a bandeira americana que é fotografada por Joe Rosenthal.Essa famosa foto ganharia o prémio Pulitzer.
  • Segunda Guerra Mundial: Manila nas Filipinas é libertada pelo exército americano
23/02/1993 – Atentado terrorista fracassado no World Trade Center. Em 11 de setembro, 18 anos mais tarde, um ataque suicida, com aviões de carreira, destruiu por completo as duas torres do edifício.
No atentado ao World Trade Center, ocorrido em 26 de Fevereiro de 1993, um carro-bomba foi detonado por terroristas árabes islâmicos no parque de estacionamento subterrâneo por baixo da Torre Um do World Trade Center na cidade de Nova Iorque. Os 680 kg do dispositivo de combustível e nitrato matou seis e feriu 1042 pessoas. A sua intenção era devastar as fundações (alicerces) da Torre Norte, para que colapsasse em cima da sua gémea (a Torre Um). O ataque foi planeado por um grupo de conspiradores incluindo Ramzi Yousef, Sheik Omar Abdel-Rahman, El Sayyid Nosair, Mahmud Abouhalima, Mohammad Salameh, Nidal Ayyad, Ahmad Ajaj e Abdul Rahman Yasin. Eles receberam financiamento de um membro da Al-Qaeda, Khaled Shaikh Mohammed, tio de Yousef. A bomba explodiu na garagem subterrânea às 12:17, gerando uma pressão estimada em mais do que 1 GPa (giga Pascal) e abrindo um buraco com 30 metros de diâmetro através de quatro níveis do cimento. A velocidade de detonação desta bomba foi cerca de 4.5 km/s. Assume-se que o gás cianídrico gerado foi queimado/consumido na explosão.

Nascimentos

23/02/1927Bezerra da Silva, sambista brasileiro (m. 2005).
José Bezerra da Silva (Recife23 de fevereiro de 1927 — Rio de Janeiro17 de janeiro de 2005) foi um cantorcompositor e violonistapercussionista e interprete brasileiro dos gêneros musical Coco ePartido Alto, sub-gêneros do Samba. Considerado o embaixador dos morros e favelas, cantou sobre os problemas sociais encontrados dentro das comunidades, se apresentando no limite da marginalidade e da indústria musical, também é considerado um dos principais expoentes do samba do estilo partido alto. 
22/02/1965Kristin Davis, atriz norte-americana.
Kristin Lee Davis (Boulder23 de Fevereiro de 1965) é uma actriz norte-americana que se tornou mais conhecida devido ao seu papel Charlotte York Goldenblatt em Sex and City da HBO. Kristin nasceu no Colorado e cresceu na Carolina do Sul, onde freqüentou a A.C. Flora High School e a Universidade Rutgers, onde se graduou em 1987. Antes de Sex and the City, Davis esteve no seriado Melrose Place e teve papéis pequenos em outras séries de televisão onde se incluem Friends e Seinfeld.

23/02/1983 - Emily Blunt, atriz britânica.
Emily Olivia Leah Blunt (Londres23 de fevereiro de 1983) é uma atriz britânica.  Ficou conhecida em Hollywood em 2006 após o filme O Diabo Veste Prada (The Devil Wears Prada), no papel da arrogante assistente de Miranda Priestly, Emily Charlton,  contracenando com Meryl Streep e Anne Hathaway. 

Falecimentos

1792Joshua Reynolds, pintor inglês (n. 1723)
Joshua Reynolds (16 de Julho de 1723 – 23 de Fevereiro de 1792) foi um pintor inglês retratista, nascido em 1723[3]Plymouth[4] que morreu em Londres. Reynolds foi um dos principais retratistas do século XVIII. Sua técnica e habilidade influenciaram as gerações futuras de pintores retratistas. Suas pinturas invocavam os valores morais clássicos. Seu estilo retratava muito as cores em fortes pinceladas e costumava pintar retratos de mulheres e crianças. Deixou sua marca em pinturas ricas que exibiam o luxo. Foi o primeiro presidente da Academia Real Inglesa, preocupando-se em divulgar a arte através dos seus trabalhos e pregações aos estudantes e membros da academia britânica. Morreu em 1792 em Londres.

Feriados e eventos cíclicos

  • Dia Mundial do Rotariano
  • Dia da Paz e da Compreensão Mundial
Dia da Sedução
Dia do Surdo-Mudo (ou dia do surdo) - Brasil (A expressão "surdo-mudo" é ofensiva porque o portador da surdez não é mudo, apenas deixa de falar por não ouvir o mundo ao seu redor).

Anjo do dia

Vehuel

Mitologia romana

Santos do dia




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.