quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 17 de fevereiro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

17 de fevereiro de 2012
48º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 318 dias para acabar o ano.
17/02/1922 – Fim da Semana da Arte Moderna.
A Semana, de uma certa maneira, nada mais foi do que uma ebulição de novas ideias totalmente libertadas, nacionalista em busca de uma identidade própria e de uma maneira mais livre de expressão. Não se tinha, porém, um programa definido: sentia-se muito mais um desejo de experimentar diferentes caminhos do que de definir um único ideal moderno. 13 de fevereiro (Segunda-feira) - Casa cheia, abertura oficial do evento. Espalhadas pelo saguão do Teatro Municipal de São Paulo, várias pinturas e esculturas provocam reações de espanto e repúdio por parte do público. O espetáculo tem início com a confusa conferência de Graça Aranha, intitulada "A emoção estética da Arte Moderna". Tudo transcorreu em certa calma neste dia. 15 de fevereiro (Quarta-feira)Guiomar Novais era para ser a grande atração da noite. Contra a vontade dos demais artistas modernistas, aproveitou um intervalo do espetáculo para tocar alguns clássicos consagrados, iniciativa aplaudida pelo público. Mas a "atração" dessa noite foi a palestra de Menotti del Picchia sobre a arte estética. Menotti apresenta os novos escritores dos novos tempos e surgem vaias e barulhos diversos (miados, latidos, grunhidos, relinchos…) que se alternam e confundem com aplausos. Quando Ronald de Carvalho lê o poema intitulado Os Sapos de Manuel Bandeira, (poema criticando abertamente o parnasianismo e seus adeptos) o público faz coro atrapalhando a leitura do texto. A noite acaba em algazarra. Ronald teve de declamar o poema pois Bandeira estava impedido de fazê-lo por causa de uma crise de tuberculose. 17 de fevereiro (Sexta-feira) - O dia mais tranquilo da semana, apresentações musicais de Villa-Lobos, com participação de vários músicos. O público em número reduzido, portava-se com mais respeito, até que Villa-Lobos entra de casaca, mas com um pé calçado com um sapato, e outro com chinelo; o público interpreta a atitude como futurista e desrespeitosa e vaia o artista impiedosamente. Mais tarde, o maestro explicaria que não se tratava de modismo e, sim, de um calo inflamado…

Eventos históricos

17/02/1600 – O filósofo Giordano Bruno é condenado à morte na fogueira pelo Papa Clemente VIII.
Giordano Bruno (NolaReino de Nápoles1548  — RomaCampo de Fiori17 de fevereirode 1600) foi um teólogofilósofo, escritor e frade dominicano italiano condenado à morte na fogueira pela Inquisição romana (Congregação da Sacra, Romana e Universal Inquisição do Santo Ofício) por heresia. É também referido como Bruno de Nola ou Nolano.  No seminário, estudou Aristóteles e Tomás de Aquino, predominantes na doutrina Católica da época, doutorando-se em Teologia. Suas ideias avançadas atraíram perseguições. Em 1576 foi acusado de heresia, levado a Roma para ser julgado. Poucos meses depois, abandonou o hábito e em 1579 deixou a Itália. Iniciou, então, o período de peregrinação de sua vida. Em Gênova, ainda em 1579, aparentemente, adotou o Calvinismo, o que profundamente a filosofia de negou mais tarde ao ser julgado em Veneza. Foi excomungado pelos calvinistas e expulso de Gênova.  Viajou sucessivamente para França (ToulouseParis), Suíça e Inglaterra. Em Londres, onde permaneceu de 1583 a 1585, esteve sob a proteção do embaixador francês, e frequentou o círculo de amigos do poeta inglês Sir Philip Sidney. Em 1585, Bruno retornou a Paris, indo em seguida para MarburgWittenbergPragaHelmstedt e Frankfurt, onde conseguiu publicar vários de seus escritos. Recebeu influências de culturas diversas. Culto e dotado de grande sagacidade, Bruno desenvolveu ideias inovadoras e muito avançadas para sua época, que misturavam neoplatonismo místico e panteísmo. Adepto do humanismo, corrente socióloga do Renascimento (cujo principal representante é Erasmo de Roterdan), Bruno defendia o infinito cósmico e uma nova visão do homem. Embora a filosofia da sua época estivesse baseada nos clássicos antigos, com destaque para Aristóteles, Bruno teorizou veementemente contra eles. Sua forma e seu conteúdo são muito semelhantes aos de Platão, escrevendo na forma de diálogos e com a mesma visão. Por tudo isso, é considerado um precursor da filosofia moderna, tendo influenciado decisivamente o filósofo holandês Baruch de Espinoza e o pensador alemão Gottfried Wilhelm von Leibniz. 
17/02/1972 – As vendas do Volkswagen Carrocha ou Fusca no Brasil ultrapassam as do Ford T
Volkswagen Fusca (Brasil) ou Volkswagen Carocha (Portugal) foi o primeiro modelo fabricado pela companhia alemã Volkswagen. Foi o carro mais vendido no mundo, ultrapassando em 1972 o recorde do Ford Modelo T. O último modelo do Fusca foi produzido no México em 2003. (Quer saber mais?)

Culturais e de média/mídia

Nascimentos

17/02/1869Gago Coutinho, militar e geógrafo português, pioneiro da aviação em seu país (m. 1959).
Distinguiu-se como cartógrafo e geodeta a partir de 1898, aquando de sua primeira comissão em Timor. Até 1920 levantou e cartografou não apenas aquele território mas também o de Niassa(1900), Congo (1901), Zambézia (1904-1905), Barotze (1912-1914), São Tomé e Príncipe (1916), estabelecendo vértices geodésicos e determinando coordenadas em missões científicas onde conseguia precisões notáveis, devido ao seu rigor e dedicação à missão que lhe fora confiada. Respondeu pela delimitação definitiva da parte norte da fronteira entre Angola e ZaireNo decurso destes trabalhos fez a pé a travessia da África, onde conheceu Sacadura Cabral. Este incentivou-o a dedicar-se ao problema da navegação aérea, o que levou ao desenvolvimento do sextante de bolha artificial, posteriormente comercializado pela empresa alemã Plath com o nome "Sistema Gago Coutinho".[3] Juntos inventaram ainda um "corretor de rumos" (o "plaqué de abatimento") para compensar o desvio causado pelo vento. Para testar essas ferramentas de navegação aérea, realizaram em 1921 a travessia aérea Lisboa-FunchalAssim preparados, em 1922, no contexto das comemorações do centenário da Independência do Brasil, os dois aviadores realizaram a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, sendo recebidos entusiasticamente em várias cidades do Brasil (Rio de JaneiroSão PauloRecife), bem como no regresso a Portugal. Gago Coutinho recebeu largo reconhecimento devido a este feito, tendo sido promovido a contra-almirante e condecorado com as mais altas e prestigiosas distinções do Estado Português, além de ter recebido várias outras condecorações estrangeiras. Retirou-se da vida militar em 1939.
17/02/1920Curt Swan, desenhista de história em quadrinhos norte-americano (m. 1996).
Curt Swan (17 de fevereiro de 1920, Minneapolis, Minnesota – 16 de junho de 1996)[2] foi um desenhista de história em quadrinhos norte-americano, mais conhecido por seu trabalho nas revistas do Superman. Ele ilustrou várias revistas, como Tommy Tomorrow e Gangbusters, mas aos poucos foi se aproximando dos títulos do Superman, começando com SuperboySuperman’s Pal Jimmy Olsen e a Legião dos Super Heróis em Adventure Comics. Swan desenhou a tira diária Superman do final dos anos 50 até seu fim em 1964. Curt tornou-se o artista mais associado ao Superman durante a Era de Prata dos Quadrinhos, produzindo centenas de capas e histórias sobre ele da década de 1950 até os anos 80. Depois da minissérie Crise nas Infinitas Terras e com a reformulação do Superman feita em1986 por John Byrne, Swan foi afastado do personagem. Sua despedida deu-se com a célebre história “Whatever Happened to the Man of Tomorrow?”, escrita por Alan Moore. Depois disso, Swan continuou na DC, embora em projetos secundários.
17/02/1954Rene Russo, atriz norte-americana.
Rene Marie Russo (Burbank17 de fevereiro de 1954) é uma atriz dos Estados Unidos da AméricaDe origem italiana, Rene Russo é filha de Shirley Balocca e Nino Russo, que abandonou a família quando Rene tinha apenas dois anos de idade. Devido às dificuldades financeiras, ela trabalhou como anfitriã de restaurantes, caixa da Disneyland, inspetora de lentes de contato numa fábrica de lentes, entre outros trabalhos. Nos anos 70 e 80, Rene Russo trabalhou como modelo fotográfico, tendo posado para a capa de diversas revistas, inclusive a revista VogueEstreou na televisão em 1987, num papel coadjuvante, na série Sable. Dois anos depois, estreou no cinema, como a namorada do protagonista em Major League. O primeiro papel de sucesso foi em Lethal Weapon 3, em 1992Rene Russo é casada com o roteirista Dan Gilroy desde 1992, tem uma filha (Rose) e reside em Brentwood, na Califórnia.
17/02/1971 - Denise Richards, atriz e modelo norte-americana.
Denise Lee Richards (Downers Grove17 de fevereiro de 1971) é uma atriz estadunidense. Fazendo pequenos papéis no início dos anos 90, incluindo uma breve aparição no seriado de tv Married... with Children, seu primeiro papel relevante no cinema foi em Tropas Estrelares, de 1997, seguido do sucesso no filme cult Garotas Selvagens, que também lançou Neve Campbell. Foi este sucesso que a fez ser convidada para o papel da Dra. Christmas Jones, em007 O Mundo não é o Bastante, de 1999, que lhe deu grande projeção internacional, mas também lhe valeu críticas, por não ser considerada adequada para o papel. chegando a receber o 'prêmio' Framboesa de Ouro de pior atriz coadjuvante do ano pela atuação como uma bond girl cientista no filme. Sua carreira cinematográfica, entretanto, não teve grandes filmes a partir dos anos 2000, sendo o mais conhecido deles apenas a comédia de terror Todo Mundo em Pânico 3Seus trabalhos mais regulares tem sido na televisão americana, onde nos últimos anos apareceu, muitas vezes como convidada especial, em séries como Friends, Seinfield, Spin City,Melrose Place e Two and a Half Men e participa ativamente da série Blue Mountain State.
17/02/1979 - Cara Black, tenista do Zimbabwe.
Cara Black (nasceu em 17 de fevereiro de 1979, em SalisburyZimbábue) é uma tenista profissional do Zimbábue. Ela é a candidata a Nº1 do Mundo em dupla. Irmã dos tenistas Wayne Black e Byron Black, possui 5 titulos em duplas femininas, e quatro em duplas mistas, no total 9 Slams, faltando-lhe apenas Roland Garros, em duplas feminina. Em 2005 alcançou o posto de N. 1 pela primeira vez, sua atual parceira é Liezel Huber, mas destacou-se ainda com Irina SelyutinaElena Likhovtseva e Rennae Stubbs, as conquistas nas duplas mistas, foram com Wayne Black and Leander Paes.
17/02/1991Bonnie Wright, atriz inglesa, intérprete de Gina Weasley nos filmes de Harry Potter.
Bonnie Francesca Teague Wright (Londres17 de fevereiro de 1991) é uma atriz e modelobritânica. Seu papel mais conhecido é Gina Weasley de Harry Potter. Em 1999, a audição para Harry Potter havia começado e, Lewis, como um grande fã dos livros, lembrou logo de Bonnie - que nunca tinha atuado desde então, apenas em teatros escolares -, disse à garota que ela parecia com a personagem Gina Weasley. Bonnie disse de brincadeira à mãe que gostaria de ir à audição, e ela levou o assunto a sério, inscreveu Bonnie e... bem, logicamente ela foi selecionada. Perguntando para Bonnie o que a fez conseguir o papel, ela disse: "Determinação. Eu incorporei a minha personagem Gina durante toda a audição". Graças ao seu carisma e sua excelente atuação, ela continuou a reprisar o papel nos filmes seguintes. Além de Harry Potter, Bonnie também atuou em As Aventuras da Família Robinson, Agatha Christie: A Life in Pictures (no qual ela só aparece em flashs, então ela não tem nenhuma fala) e no curta-metragem Geography of the Hapless Heart: Sweat. Bonnie disse em diversas entrevistas que, depois de HP, ela não pretende fazer parte de nenhum outro filme com efeitos especiais, apenas filmes nos quais a história gira em torno dos personagens envolvidos - os chamados "dramas". E estes três filmes citados refletem bem o caráter sério que Bonnie pretende seguir daqui para frente.

Mortes

17/02/1973Pixinguinha, músico e compositor brasileiro (n. 1897).
Alfredo da Rocha Viana Filho, conhecido como Pixinguinha, (Rio de Janeiro23 de abril de1897 — Rio de Janeiro, 17 de fevereiro de 1973) foi um flautistasaxofonistacompositor e arranjador brasileiro.   Pixinguinha integrou o famoso grupo Caxangá, com Donga e João Pernambuco. A partir deste grupo, foi formado o conjunto Oito batutas, muito ativo a partir de 1919. Na década de 1930 foi contratado como arranjador pela gravadora RCA Victor, criando arranjos celebrizados na voz de cantores como Francisco Alves ou Mário Reis. No fim da década foi substituído na função porRadamés Gnattali. Na década de 1940 passou a integrar o regional de Benedito Lacerda, passando a tocar o saxofone tenor. Algumas de suas principais obras foram registradas em parceria com o líder do conjunto, mas hoje se sabe que Benedito Lacerda não era o compositor, mas pagava pelas parcerias.  Pixinguinha faleceu na igreja de Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, quando seria padrinho de umbatizado. Foi enterrado no Cemitério de Inhaúma. 

Feriados e eventos

Brasil

Religioso





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.