sábado, 11 de fevereiro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 12 de fevereiro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

12 de fevereiro de 2012.
43º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 323 para acabar o ano.


12/02/2007 - Morre o artista plástico Aldir Mendes de Sousa.

Aldir Mendes de Sousa (São Paulo, 17 de maio de 1941 — 12 de fevereiro de 2007) foi um artista plástico e médico especializado em cirurgia plástica. Ao longo de sua carreira participou de eventos de destaque como a Bienal Internacional de São Paulo em 1967, 1969, 1971, 1973 e 1977; Bienal Ibero Americana do México, em 1987 e 1989; Bienal de Havana, Cuba, em 1991 além de diversas exposições individuais em galerias dos Estados Unidos, Itália, Portugal, França e Espanha. Em 2005 Aldir descobriu ser portador de uma grave leucemia. Em 2006 realiza a exposição "Cores do Buraco Negro", com performance da bailarina Larissa de Moraes, no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo. Debilitado pela doença não deixou de produzir, utilizando-se inclusive da doença como motivação e inspiração para suas obras através da série "Campos de Batalha", em que faz analogia à batalha celular ocorrida em seu organismo. Interrompido pelo agravamento de seu quadro clínico Aldir não chegou a expor a nova fase.
*   *   *
11/02 - Dia de Diana, a deusa da caça, sempre representada na companhia de um cervo. (Abaixo, em obra do escultor grego Versalles Leochares (323 aC circa)




Em Roma, Diana era a deusa da lua e da caça, mais conhecida como deusa pura, filha de Júpiter e de Latona, e irmã gêmea de Febo. Era muito ciosa de sua virgindade. Na mais famosa de suas aventuras, transformou em um cervo o caçador Acteão, que a viu nua durante o banho. Indiferente ao amor e caçadora infatigável, Diana era cultuada em templos rústicos nas florestas, onde os caçadores lhe ofereciam sacrifícios. Na mitologia romana, Diana era deusa dos animais selvagens e da caça, bem como dos animais domésticos. Filha de Júpiter e Latona, irmã gêmea de Apolo, obteve do pai permissão para não se casar e se manter sempre casta. Júpiter forneceu-lhe um séquito de sessenta oceânidas e vinte ninfas que, como ela, renunciaram ao casamento. Diana foi cedo identificada com a deusa grega Ártemis e depois absorveu a identificação de Artemis com Selene (Lua) e Hécate (ou Trívia), de que derivou a caracterização triformis dea ("deusa de três formas"), usada às vezes na literatura latina. O mais famoso de seus santuários ficava no bosque junto ao lago Nemi, perto de Arícia. (No quadro abaixo, do pintor flamengo Peter Paul Rubens, Diana e as ninfas, surpreendidas por Sátiro)
Pela tradição, o sacerdote devia ser um escravo fugitivo que matasse o antecessor em combate. Em Roma, seu templo mais importante localizava-se no monte Aventino e teria sido construído pelo rei Servius Tulius no século VI a.C. Festejavam-na nos idos (dia 13) de agosto. Na arte romana, era em geral representada como caçadora, com arco e aljava, acompanhada de um cão ou cervo.

Eventos históricos

11/02/1541 – Fundação de Santiago do Chile por Pedro de Valdivia

Santiago foi fundada pelo conquistador espanhol Pedro de Valdivia, no dia 12 de fevereiro de 1541, com o nome de "Santiago de Nueva Extremadura" (em honra ao Apóstolo Santiago, santo patrono da Espanha). A cerimônia de fundação ocorreu no "Cerro Huelén" (renomeado por Valdívia como Cerro Santa Lúcia). Assim, Pedro de Valdivia iniciou a conquista do Chile. Foi escolhida essa região por seu clima moderado e por estar ao lado do rio Mapocho. Por conselho do cacique picunche Millacura, a cidade foi fundada entre os dois braços desse rio.
11/02/2010 - Neve atinge a cidade de Roma. É a primeira nevasca enfrentada pela capital italiana em mais de vinte anos. 
Fenômeno sempre possível, mas raro naquela região da Itália, a neve vem se repetindo em todos os invernos, em 2010, 2011 e 2012, marcando a efetividade das alterações atmosféricas ocorridas no planeta.

Nascimentos

11/02/1809 - Charles Darwin, biólogo britânico (m. 1882).
Charles Robert Darwin FRS (Shrewsbury12 de Fevereiro de 1809 – DowneKent19 de Abrilde 1882) foi um naturalista britânico que alcançou fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução e propor uma teoria para explicar como ela se dá por meio da seleção natural e sexual. Esta teoria se desenvolveu no que é agora considerado o paradigma central para explicação de diversos fenômenos na Biologia. Foi laureado com a medalha Wollaston concedida pela Sociedade Geológica de Londres, em 1859. Em seu livro de 1859, "A Origem das Espécies" (do original, em inglês, On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or The Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life), ele introduziu a ideia de evolução a partir de um ancestral comum, por meio de seleção natural. Esta se tornou a explicação científica dominante para a diversidade de espécies na natureza. Ele ingressou na Royal Society e continuou a sua pesquisa, escrevendo uma série de livros sobre plantas e animais, incluindo a espécie humana, notavelmente "A descendência do Homem e Seleção em relação ao Sexo" (The Descent of Man, and Selection in Relation to Sex, 1871) e "A Expressão da Emoção em Homens e Animais" (The Expression of the Emotions in Man and Animals, 1872). Em reconhecimento à importância do seu trabalho, Darwin foi enterrado na Abadia de Westminster, próximo a Charles Lyell, William Herschel e Isaac Newton.[6] Foi uma das cinco pessoas não ligadas à família real inglesa a ter um funeral de Estado no século XIX.

1815 – Federico de Madrazo y Küntz, pintor espanhol (m. 1894). Foi professor do pintor Miguel Navarro y Cañizares que fundou a Academia de Belas Artes da Bahia.
Don Federico de Madrazo y Küntz (Roma12 de Fevereiro de 1815; — Madrid11 de Junho de1894) foi um conhecido pintor oitocentista espanhol. Filho do pintor José de Madrazo y Agudo, de quem foi discípulo, e pai do famoso pintor Raimundo de Madrazo y Garreta. Frequentou a Real Academia de Belas-Artes de São Fernando, onde pintou o seu primeiro quadro, A Ressurreição de Cristo, no ano de 1829, o qual foi comprado pela rainha Cristina da Suécia. Pouco tempo depois, pintava Aquiles na sua tenda, e, em seguida, A Parada de Cipião, que lhe assegurou a admissão como acadêmico, "por mérito". Enquanto decorava o palácio da Vista Alegre, começou a pintar retratos. Em 1852 mudou-se para Paris, onde estudou com Winterhalter, e onde pintou notáveis retratos do famoso Barão Taylor e de IngresEm 1837 foi contratado para criar um quadro para a galeria de Versalhes, e pintou "Godofredo de Bulhão proclamado Rei de Jerusalém". O artista mudou-se, então, para Roma, na Itália, dedicando-se a diversos temas, sacros e, inexplicavelmente, profanos. Pintou, aqui, Maria Cristina vestida de Freira na cabeceira de Fernando III, em 1843, Rainha Isabel, A Duquesa de Medina-Coeli, e A Condessa de Vilches, além de um número considerável de retratos da aristocracia espanhola, alguns dos quais foram expostos na grande exposição de 1855
11/02/1878Kazimir Malevich, pintor soviético (m. 1935)
Kazimir Severinovich Malevich, (em russoКазимир Северинович Малевич (Kiev12 de fevereiro de 1878 – São Petersburgo15 de maio de 1935) foi um pintor abstrato soviético. Fez parte da vanguarda russa e foi o mentor do movimento conhecido como Suprematismo. Entre 1915 e 1916 trabalhou com outros artistas suprematistas em uma cooperativa de artesãos e camponeses em Skoptsi e Verbovka. Em 1916-1917 participou de exposições do grupoValet de carreau em Moscou juntamente com Nathan AltmanDavid Burliuk e Aleksandra Ekster, entre outros. É por sua concepção da relação entre arte pura e arte aplicada que Maliévitch entra em conflito com os construtivistasCom a Revolução de 1917, Malevich trabalha como professor e pesquisador. Sua primeira exposição individual foi inaugurada em 1919, em Moscovo. De 1919 à 1922, o artista viveu e trabalhou em Vitebsk, como professor. Fundou o grupo UNOVIS (afirmadores da nova arte) constituído por alguns dos seus alunos. Nessa época escreveu a maior parte dos seus textos filosóficos e teóricos. A partir de 1923, o artista viveu em Petrogrado, continuando a ensinar. Por volta de 1925, começa a construir os architectons, composições suprematistas espaciais. Em 1927, Malevich expôs suas obras pela primeira vez em Berlim e retornou à arte figurativa. Deixou na Alemanha 70 quadros e um manuscrito "O suprematismo ou o mundo sem objeto", publicado pela Bauhaus. Em 1929, foi acusado pelo governo soviético de "subjectivismo" e nos anos que se seguiram foi continuamente atacado pela imprensa. Perdeu suas funções oficiais e chegou a ser preso e torturado. Morreu abandonado e na pobreza, em São Petersburgo, em 1935. Apesar de ter recebido funerais oficiais, a condenação de sua obra e do suprematismo foi seguida de um esquecimento de décadas. O reconhecimento do artista só ocorreu a partir dos anos 1970. Desde então, numerosas retrospectivas pelo mundo consagraram Kasimir Malevitch com um mestre da arte abstrata.
11/02/1980 - Christina Ricci, atriz norte-americana.
Christina Ricci (Santa Mônica12 de fevereiro de 1980) é uma atriz norte-americana indicada aoEmmy reconhecida pela atuação da personagem Wednesday Addams nos filmes, A Família Addams e a sequência A Família Addams 2. Os papeis no cinema são variados, como Tempestade de Gelo, dramas como Monster - Desejo Assassinocomédias independentes como O Oposto do Sexo, para o qual ela recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz, e A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça. Ricci suportou a transição de estrela-mirim para ídolo adolescente e atriz adulta, ela detém atualmente a própria produtora, Blaspheme Films, responsável pelas produções Meu Namorado Pumpkin e Geração Prozac.
11/02/1988 - Daniela Şofronie, ginasta romena.
Nicoleta Daniela Sofronie (Constança, 12 de fevereiro de 1988) é uma ex ginasta romena que competia em provas de ginástica artística. Sofronie fez parte da equipe romena medalhista de ouro por equipes no Campeonato Europeu e nos Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas. Nicoleta foi medalhista de prata também na final do solo, ficando atrás apenas de sua compatriota Catalina Ponor. Em 2005, aposentou-se após o Campeonato Europeu para continuar seus estudos.

Mortes

11/02/1554Joana Grey, Rainha de Inglaterra por nove dias em 1553; executada (n. 1537)
Joana Grey (em inglês: Jane Grey, também conhecida como Lady Jane Grey; 1537 - 12 de Fevereiro de 1554) foi Rainha de Inglaterra por cerca de nove dias em 1553, mas nunca foi coroada. Era filha de Henrique Grey, Duque de Suffolk e de Lady Frances Brandon, uma sobrinha-neta de Henrique VIII de Inglaterra (sua mãe era filha de Maria Tudor, irmã de Henrique VIII) por via feminina, de quem herdou a pretensão ao trono. Foi casada com Lord Guilford DudleyJoana subiu ao trono por desejo do Rei Eduardo VI, que a deixou como Rainha ao morrer e destronou suas duas meia-irmãs (Maria I e Isabel I). Porém Joana foi retirada do trono por Maria I e depois condenada e executada por traição. Lady Joana teve uma reputação de uma das mulheres mais cultas da sua época.
11/02/1982Marisa Prado, atriz brasileira (n. 1930)
Olga Costenaromais conhecida como Marisa Prado (Araçatuba26 de dezembro de 1930 —Cairo12 de fevereiro de 1982) foi uma atriz brasileira. Ainda criança muda-se com a família para São Bernardo do Campo e emprega-se na Companhia Cinematográfica Vera Cruz assim que ela se instala na cidade. Começa na Vera Cruz como montadora de filmes, mas, muito bela, chama a atenção de Abílio Pereira de Almeida, que faz um teste com ela e aprova sua participação no filme "Tico-tico no fubá", no qual faz sua estreia no cinema no papel de Durvalina, ao lado de Anselmo Duarte Tônia CarreroRapidamente se torna uma das principais atrizes da Companhia e brilha nos filmes "Terra é sempre terra", "O cangaceiro" e "Candinho". Foi casada com o cineasta e produtor Fernando de Barros, com o embaixador cubano em Paris no final da década de 1950 e com o milionário libanês Charles Gabriel de Chedid. Viveu e filmou na Espanha e na França. Morreu no Egito, em circunstâncias que não foram bem esclarecidas em fevereiro de 1982

Feriados e eventos cíclicos

  • Dia do orgulho ateu. Esse dia foi escolhido, por uma comunidade de São Paulo, como o dia do orgulho ateu.
  • Dia de Santa Eulália de Barcelona, santa da Igreja Católica.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.