quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 10 de fevereiro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

10 de fevereiro de 2012.
41º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 325 para acabar o ano.


10/02/1958 - Morre o pintor José Pancetti.


José Pancetti (Campinas, 18 de junho de 1902 — Rio de Janeiro, 10 de fevereiro de 1958) foi um pintor modernista brasileiro. Considerado um dos grandes paisagistas da pintura nacional, destaca-se por suas numerosas e belas marinhas. Ex marinheiro, em 1932, o pintor tem sua primeira marinha publicada no jornal A Noite Ilustrada, sob o título, "Um Amador da Pintura". Ingressa no Núcleo Bernardelli em 1933, onde teve como principal orientador o pintor Bruno Lechowski. No Núcleo, uma escola livre que funcionava nas dependências do edifício da Escola de Belas Artes, Pancetti teria como companheiros pintores que, ao passar do tempo, viriam a ganhar notariedade como, entre outros, Edson Motta, José Rescala, Ado Malagoli, Bustamante Sá e Silvio Pinto. Dois anos depois, em 1935, casa-se com Annita Caruso. Com o quadro "O Chão" ganha em 1941, o prêmio de viagem ao estrangeiro, na recém criada Divisão Moderna do Salão Nacional de Belas Artes. Por motivos de saúde é licenciado da Marinha e não desfruta seu prêmio no exterior. Muda-se para Campos do Jordão em 1942, em busca de tratamento para a tuberculose que o afetava. Neste mesmo ano nasce sua filha Nilma. Posteriormente muda-se para São João del Rey.  A 10 de Fevereiro de 1958 morre com câncer no hospital da Marinha no Rio de Janeiro. É enterrado no cemitério São João Batista da capital fluminense, tendo o poeta Augusto Frederico Schmidt proferido a oração fúnebre.


10/02/1743 - Nasce em Itaboraí, Estado do Rio, o pintor Francisco Solano.
Francisco Solano, conhecido por uma multiplicidade de nomes , como Francisco José Benjamim, Francisco Pedro Benjamim, Francisco Benjamin, Frei Benjamin, Frei Solano da Piedade e Frei Francisco Solano (São João de Itaboraí, 10 de fevereiro de 1743 — Rio de Janeiro, 20 de dezembro de 1818) foi um pintor autodidata e religioso brasileiro. Tornou-se franciscano em 1779, ingressando no Convento de São Boaventura em Santana do Macacu, no estado do Rio de Janeiro. Em torno de 1790 executou pinturas para a Igreja e Convento de Santo Antônio e ilustrações para a obra Flora Fluminense, trabalho resultante da viagem de estudos botânicos realizada com o frei José Mariano da Conceição Veloso. Tornou-se porteiro do Convento de Santo Antônio e guardião do Convento de Taubaté, em São Paulo. Voltou ao Rio no final de sua vida e faleceu no Convento de Santo Antônio.

Eventos históricos

10/02/1931Nova Deli torna-se a capital da Índia
Nova Deli (também grafada em português como Nova Déli ou Nova Délhi; em hindi: नई दिल्ली, transl. Naī Dillī; em panjabi: ਨਵੀਂ ਦਿੱਲੀ, translit. Navī̃ Dillī; em urdu: نئی دلی, Nayee Dillī) é acapital da Índia. Com uma área total de 42,7 km², Nova Deli situa-se dentro da metrópole de Deli, e atualmente serve como sede do Governo da Índia, além do governo do Território da Capital Nacional de Deli (NCT). Projetada pelo arquiteto britânico Edwin Lutyens, a cidade é conhecida por seus bulevares amplos e cercados por árvores, e por ser sede de diversas instituições e monumentos nacionais. Desde 1947 é a capital do país, tendo já sido a capital da colónia britânica antes da independência (antes disso a capital colonial da Índia era Calcutá). Abaixo, a Casa de Adoração mostra a aproximação da cidade com as mais modernas linhas arquitetônicas.
10/02/1965 – Fechamento da Panair do Brasil sob a alegação de que estava devedora da União e de fornecedores.
Panair do Brasil S.A. foi uma das companhias aéreas pioneiras do Brasil. Nasceu como subsidiária de uma empresa norte-americana, a NYRBA (New York-Rio-Buenos Aires), em1929. Incorporada pela Pan Am em 1930, teve seu nome modificado de Nyrba do Brasil paraPanair do Brasil, em referência à empresa controladora (Pan American Airways). Por décadas dominou o setor de aviação no Brasil. Encerrou suas atividades abruptamente em 1965, devido à sua "permanente falta de condições operacionais". O fechamento total da empresa só se deu concretamente em 1968, pela ditadura militar, durante o governo Castello Branco devido a ligações de elementos da ditadura militar com seus amigos da concorrente VARIG, favorecida e beneficiada com o fim da Panair.

Eventos Culturais e de Média/Mídia

1993 – A entrevista de Michael Jackson com Oprah Winfrey é assistida por 100 milhões de pessoas, sendo o quarto evento mais assistido ao mesmo tempo na história da televisão.

Eventos Desportivos

Nascimentos

10/02/1585Angelo Caroselli, pintor italiano (m. 1652). Abaixo, a pintura "Alegoria à Vaidade"
10/02/1791Francesco Hayez, pintor italiano (m. 1882).
Francesco Hayez (Veneza10 de Fevereiro de 1791 — Milão21 de Dezembro de 1882) foi um pintor italiano, considerado o máximo expoente do romanticismo histórico. Originário de uma família humilde, o pai Giovanni, era de origem francesa, embora sua mãe, Chiara Torcella, ser natural de Murano. O pequeno Francesco, último de cinco filhos, foi afilhado por uma tia materna que havia casado com Giovanni Binasco, armador e comerciante de arte, proprietário de uma discreta coleção de pintura.  Já de pequeno mostrou predisposição pelo desenho, por isso seu tio confiou a um restaurador para que lhe ensinasse o ofício. Posteriormente foi discípulo do pintor Francisco Magiotto, com quem permaneceu durante três anos. Fez o seu primeiro curso do nu em 1803 e em 1806 foi admitido nos cursos de pintura da Nova Academia de Belas Artes, onde foi discípulo de Theodore Matteini. Em 1809 ganhou um concurso da Academia de Veneza para ser aluno da Academia de San Luca próxima de Roma. Por isso, mudou-se para a capital italiana onde passou a ser discípulo de Canova que foi seu guia e protetor durante os anos que passou em Roma. Ele permaneceu em Roma até 1814, quando mudou-se para Nápoles onde foi encarregado por Joachim Murat de pintar "Ulisses no tribunal de Alcinous". Em 1850 foi designado para diretor da Academia di Brera. Abaixo, "O Beijo", quadro pertencente à Pinacoteca de Brera, Milão.
10/02/1894Mãe Menininha do Gantois, a mais famosa iyalorixá (mãe-de-santo) brasileira (m. 1986).
Maria Escolástica da Conceição Nazaré (SalvadorBahia10 de fevereiro de 1894 - 13 de agosto de1986), conhecida como Mãe Menininha do Gantois, foi uma Iyálorixá (mãe-de-santo) brasileira, filha de Oxum. Em 1922, através do jogo de búzios, os orixás Oxóssi, Xangô, Oxum e Obaluaiyê confirmaram a escolha de Menininha, então com 28 anos. Em 18 de fevereiro daquele ano, ela assume definitivamente o terreiro. "Quando os orixás me escolheram eu não recusei, mas balancei muito para aceitar", contava. A partir da década de 1930, a perseguição ao candomblé vai arrefecendo, mas uma Lei de Jogos e Costumes, condicionava a realização de rituais à autorização policial, além de limitar o horário de término dos cultos às 22 horas. Mãe Menininha foi uma das principais articuladoras do término das restrições e proibições. "Isso é uma tradição ancestral, doutor", ponderava a iyalorixá diante do chefe da Delegacia de Jogos e Costumes. "Venha dar uma olhadinha o senhor também." Mãe Menininha abriu as portas do Gantois aos brancos e católicos - uma abertura que, em muitos terreiros, ainda é vista com certo estranhamento. Mas afinal, a Lei de Jogos e Costumes foi extinta em meados dos anos 1970. "Como um bispo progressista na Igreja Católica, Menininha modernizou o candomblé sem permitir que ele se transformasse num espetáculo para turistas", analisa o professor Cid Teixeira, da Universidade Federal da Bahia. Nunca deixou de assistir à missa e até convenceu os bispos da Bahia a permitir a entrada nas igrejas de mulheres, inclusive ela, vestidas com as roupas tradicionais do candomblé. Aos 29 anos, Menininha casou-se com o advogado Álvaro MacDowell de Oliveira, descendente de escoceses. Com ele teve duas filhas, Cleusa Carmem. “Meu marido, quando me conheceu, sabia que eu era do candomblé… A gente viveu em paz porque ele passou a gostar de Candomblé. Mas, quando fui feita Iyalorixá, passamos a morar separados. No meu terreiro, eu e minhas filhas. Marido não. Elas nasceram aqui mesmo”. Mãe Menininha do Gantois faleceu de causas naturais, aos 92 anos de idade.
10/02/1931Cauby Peixoto, cantor brasileiro de MPB.
Cauby Peixoto Barros, ou simplesmente Cauby Peixoto (Niterói10 de fevereiro de 1931) é umcantor brasileiro. Voz caracterizada pelo timbre grave e aveludado, mas principalmente pelo estilo "dândi", que inclui figurinos e penteados excêntricos. Em atividade desde a década de 1940, Cauby é conhecido no meio artístico como Professor. A família tinha a música no sangue; o pai tocava violão e a mãe bandolim; os irmãos eram instrumentistas, e o tio grande pianista. Cauby também é primo do falecido cantor Ciro Monteiro. Foi considerado pelas revistas Time and Life como: Elvis Presley brasileiro. Convidado para uma excursão aos EUA, onde gravou, com nome artístico de Ron Coby, um LP com a orquestra dePaul Weston, cantando em inglês. De volta ao Brasil, comprou, em sociedade com os irmãos, a boate carioca Drink, passando a se dedicar mais a administração da casa e interrompendo, assim, suas apresentações. Em 1957, Cauby foi o primeiro cantor brasileiro a gravar uma canção de rock em português, a canção Rock and Roll em Copacabana foi composta por Miguel Gustavo, autor da marchinha Pra Frente, Brasil.
10/02/1958 - Cláudia Magno, atriz brasileira (m. 1994).
Cláudia Magno de Carvalho (Rio de Janeiro10 de fevereiro de 1958 — Rio de Janeiro, 6 de janeiro de 1994) foi uma atriz e dançarina brasileira. Começou a carreira em 1981, trabalhando em diversas peças de teatro. Participou do filme de grande sucesso Menino do Rio, em 1982. Em seguida, foi chamada pela Rede Globo para participar da novela Final Feliz, no mesmo ano. Cláudia participou também dos filmes Garota Dourada, em (1983) e Presença de Marisa (1988), trabalho pelo qual ganhou o Candango de melhor atriz no Festival de Brasília de 1988Morreu por insuficiência respiratória aguda, na famosa Clínica São vicente na Gávea, em decorrência do vírus HIV que transmite a AIDS. Quando faleceu, Cláudia estava trabalhando na telenovela Sonho Meu, na qual vivia a enfermeira Josefina, e ensaiava um musical com o ator Jonas Bloch. Era namorada de Marcelo Ibrahim, também portador do vírus, que morreu 8 anos antes dela e possivelmente foi o transmissor de sua doença.
10/02/1967 - Laura Dern, atriz norte-americana.

Laura Elizabeth Dern, mais conhecida como Laura Dern (Los Angeles10 de fevereiro de1967), é uma atrizcineasta e produtora de cinema norte-americana. Laura trabalhou em sucessos como Smooth Talk (1985), Veludo Azul (1986), Fat Man e Little Boy (1988), Wild at Heart (1990), Jurassic Park (1993) e October Sky (1999). Por seu desempenho em Rambling Rose (1991), foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz, e recebeu o Golden Globe de Melhor atriz coadjuvante de séries e telefilmes, por seu papel de Katherine Harris em Recount (2008).

10/02/1974 – Elizabeth Banks, atriz norte-americana.
Elizabeth Banks (PittsfieldMassachusetts10 de Fevereiro de 1974) é um atriz estadunidense que se tornou conhecida na década de 2000. Seus papéis de maior destaque foram os dos filmes Spider-ManThe 40-Year-Old VirginW.Zack and Miri Make e Role Models.
10/02/1986 - Vanessa Gonçalves, modelo venezuelana.

Vanessa Andrea Gonçalves Gomes ou simplesmente Vanessa Gonçalves (Caracas11 de fevereiro de 1986) é uma modelo venezuelana e vencedora do título de Miss Venezuela 2011, representado o estado de Miranda. Vanessa obteve o título de Miss Venezuela 2011 em 28 de outubro de 2010, em concurso realizado na cidade de Maracaibo. Vanessa nasceu na cidade de Caracas. Desde criança estudou no colégio San Luís de El Cafetal, onde, posteriormente, obteve seu título de bacharel ao se formar no curso de Odontologia na Universidade Santa María e onde obteve o título de odontóloga com formação em Odontologia Estética. A familia de Vanessa é originaria de Portugal. Seu pai, Antonio Gonçalves Ferreira é um comerciante oriundo de Funchal e sua mãe, Ivón María Gomes é filha de portugueses. Vanessa competiu no concurso Miss Universo 2011, realizado em São Paulo, no dia 12 de Setembro de2011, sendo uma das 16 semifinalistas. Vanessa, além de seu idioma natal, o Espanhol, também é fluente em Português.

10/02/1991 – Emma Roberts, atriz e cantora norte-americana.
Emma Rose Roberts (Rhinebeck10 de fevereiro de 1991) é uma atriz e cantora estadunidense. Filha do ator Eric Roberts e sobrinha da atriz Julia Roberts, fez sua estréia como atriz com nove anos no filme Blow (br: Profissão de Risco), com Johnny Depp, e participou de sua primeira série de televisão no Nickelodeon, em Unfabulous (br: Normal Demais).

Mortes

10/02/1902 – Urbano Duarte, militar, jornalista, cronista, humorista e teatrólogo brasileiro (n. 1855)
Urbano Duarte de Oliveira (Lençóis2 de Janeiro de 1855 — Rio de Janeiro10 de Fevereiro de 1902) foi um militarjornalistacronistahumorista e dramaturgo brasileiro, membro fundador da Academia Brasileira de LetrasCultivou desde cedo as letras e a vida literária, participando do grupo boêmio de Olavo Bilac. Durante mais de 20 anos colaborou em órgãos da imprensa, como a Gazeta Literária, O Paiz, Correio do Povo (com Alcindo Guanabara, Artur Azevedo e Alfredo Madureira), Gazetinha e Jornal do CommercioDestacou-se como um dos maiores cronistas humorísticos na imprensa do Rio de Janeiro e também no teatro. A casa onde ele nasceu, em Lençóis, foi tombada e hoje funciona como museu.
10/02/1917 – John William Waterhouse, pintor inglês (n. 1849)

John William Waterhouse (6 de abril de 1849 – 10 de fevereiro de 1917) foi um pintor neo-clássico e Pré-rafaelita do Reino Unido, famoso por seus quadros representando personagens femininas da mitologia e daliteratura. Filho de artistas, as suas primeiras incursões na pintura foram influenciadas pelo neoclassicismo vitoriano, pelo pré-rafaelismo e mais tarde sentiu-se atraído pelos impressionistas franceses. Se no princípio da carreira se dedicou a temas da Antiguidade Clássica, mas tarde debruçou-se por temas literários, sempre com um estilo suave e misterioso, repleto de romancismo, que o permitem enquadrar no simbolismo. O seu quadro mais famoso é The Lady of Shalott (abaixo), um estudo Elaine de Astolat, Este quadro teve três versões: de 18881896 e de 1916.

10/02/2003 – José Lewgoy, ator brasileiro (n. 1920)
José Lewgoy (Veranópolis16 de novembro de 1920 — Rio de Janeiro10 de fevereiro de 2003) foi um ator brasileiroGanhou vários prêmios como ator de cinema e televisão e se consagrou com o personagem Edgar Dumont, da telenovela Louco amor, de Gilberto Braga. Destaque também para as suas atuações em Nina, de Walter George DurstDancin' Days e Água Viva, ambas também deGilberto BragaO Rebu e Feijão Maravilha, de Bráulio Pedroso e nas minisséries O Tempo e o Vento, inspirada na obra de Érico Veríssimo e Anos Dourados, de Gilberto BragaMorreu na tarde de 10/02/2003, de parada cardiorrespiratória, com 82 anos, no Hospital Samaritano, em Botafogo, no Rio de Janeiro.

Feriados e eventos cíclicos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.