terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 8 de fevereiro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

8 de Fevereiro de 2012.
39º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 327 dias para acabar o ano.


08/02/1816 - Nasce o pintor brasileiro Joaquim Lopes de Barros Cabral (Abaixo, cenografia, com escultura de José Manuel Alves Ferreira e pintura de Barros Cabral)


Nascido e falecido no Rio de Janeiro. Integrou a primeira turma da Academia Imperial de Belas Artes, matriculando-se em 1826 na aula de Pintura de Debret e na de Arquitetura de Grandjean de MontignyNa mostra organizada por Debret em 1829, reunindo trabalhos de mestres e de alunos, compareceu com 10 cópias de esboços arquitetônicos de Grandjean; na do ano seguinte expôs mais de 20 cópias, além de duas pinturas. Estreando na Exposição Geral de Belas Artes de 1842 com Naufrágio da Medusa (paráfrase ou cópia do célebre quadro de Gericault, exposto em Paris em 1819 e marco do Romantismo desde então), mostrou, na de 1844, Andrômeda. Barros Cabral foi pintor de história e retratista, fez cenografia e quase ao fim da vida, em 1861, tentou a pintura religiosa, fazendo, para o teto e as laterais da capela-mor da Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens, no Rio de Janeiro, os Quatro Evangelistas, a Anunciação e a Assunção. (Quer saber mais?) 

Eventos históricos

08/02/1846Legião Italiana: Garibaldi e seus homens caem numa emboscada criada pelas forças regulares no Uruguai, no decurso da Revolução Farroupilha.
Legião Italiana é o nome através do qual ficou conhecido o contingente militar formado por Giuseppe Garibaldi no Uruguai. O episódio mais conhecido da Legião Italiana de Montevidéu foi o embate de San Antonio de salto, às margens do riacho de mesmo nome. No dia 8 de fevereiro de 1848, Garibaldi e seus 180 homens caíram numa emboscada, surpreendidos por mais de mil e quinhentos homens de tropas regulares. Garibaldi mostra seu gênio militar combatendo e empreendendo uma retirada com poucas baixas, conseguindo chegar à cidade de Salto, onde encontrou outros companheiros. Mais tarde, Giuseppe Garibaldi e sua mulher Anita vão à Europa lutar pela unificação da Itália. Mas isso é outra história, que não cabe neste espaço. Abaixo, o Museu Garibaldi, no Uruguai.
08/02/1944 - Segunda Guerra Mundial: O 5.º exército dos Estados Unidos chega ao Monte do Mosteiro em Cassino, Itália
A Força Expedicionária Brasileira (FEB) só viria a ser incorporada ao 5º Exército meses depois, primeiro com dois escalões, aos quais seriam acrescentados outros três, totalizando 25 mil homens, e iniciou sua participação em setembro de 1944. Ao final da campanha, a FEB havia aprisionado mais de vinte mil soldados inimigos, quatorze mil, setecentos e setenta e nove só em Fornovo di Taro, oitenta canhões, mil e quinhentas viaturas e quatro mil cavalos. Segundo o historiador norte-americano Frank McCann, o Brasil foi convidado a integrar a força de ocupação da Áustria. Em 6 de junho de 1945, o Ministério da Guerra do Brasil ordenou que as unidades da FEB ainda na Itália se subordinassem ao comandante da primeira região militar (1ª RM), sediada na cidade do Rio de Janeiro, o que, em última análise, significava a dissolução do contingente. Mesmo com sua desmobilização relâmpago, o regresso da FEB após o final da guerra contra o fascismo precipitou a queda de Getúlio Vargas e o fim do Estado Novo no Brasil. Em 1960, as cinzas dos brasileiros mortos na campanha da Itália foram transladadas de Pistoia para o Brasil, e hoje jazem no monumento aos mortos que foi erguido no Aterro do Flamengo, zona sul da cidade do Rio de Janeiro, em homenagem e lembrança aos sacrifícios dos mesmos. Nesta foto histórica, semanas antes do término da guerra,  o general alemão Otto Fretter-Pico se entregando à Força Expedicionária Brasileira, com todo seu contingente.
08/02/1971 – É criado o NASDAQ, índice da bolsa de valores estadunidense.
NASDAQ (National Association of Securities Dealers Automated Quotations (em português, Associação Nacional Corretora de Valores e Cotações Automatizadas) é uma Bolsa de valores eletrônica, constituída por um conjunto de corretores conectados por um sistema informático. Esta bolsa lista mais de 2800 ações de diferentes empresas, em sua maioria de pequena e média capitalização. Caracteriza-se por compreender as empresas de alta tecnologia em eletrônicainformáticatelecomunicaçõesbiotecnologia, etc. 
08/02/2004 - George W. Bush admite que Saddam Hussein não dispunha de armas de destruição maciça, numa entrevista à estação de televisão NBC.
O principal motivo para a guerra oferecido pelo ex-presidente norte-americano George W. Bush, pelo ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, e os seus apoiantes foi de que o Iraque estava desenvolvendo armas de destruição maciça. Estas armas, argumentava-se, ameaçavam a segurança mundial. No discurso do estado da União de 2003, Bush defendeu que os Estados Unidos não poderiam esperar até que a ameaça do líder iraquiano Saddam Hussein se tornasse iminente. Para justificar a guerra, alguns responsáveis norte-americanos referiram também que havia indicações de que existia uma ligação entre Saddam Hussein e a Al-Qaeda. Apesar disso não foram encontradas provas de nenhuma ligação substâncial à Al-Qaeda. Registre-se que os Estados Unidos abriram guerra contrariando determinação da ONU para que se prosseguissem os contatos junto ao governo iraniano para inspeção internacional de seus pontos estratégicos.

Eventos Culturais e de Media/Mídia

Eventos Desportivos

Nascimentos

08/02/1828 - Júlio Verne, escritor francês (m. 1905).
Júlio Verne, em francês Jules Verne, (Nantes8 de fevereiro de 1828 — Amiens24 de março de 1905) foi um escritor francês. Júlio Verne foi o filho mais velho dos cinco filhos de Pierre Verne, advogado, e Sophie Allote de la Fuÿe, esta de uma família burguesa de Nantes . É considerado por críticos literários o precursor do gênero de ficção científica, tendo feito predições em seus livros sobre o aparecimento de novos avanços científicos, como os submarinos, máquinas voadoras e viagem à Lua. Até hoje Júlio Verne é o escritor cuja obra foi mais traduzida em toda a história, com traduções em 148 línguas, segundo estatísticas da UNESCO, tendo escrito mais de 100 livros.
08/02/1911 - Lélia Abramo, atriz ítalo-brasileira (m. 2004).
Lélia Abramo (São Paulo8 de fevereiro de 1911 — São Paulo, 9 de abril de 2004) foi uma importante atriz e militante ítalo-brasileira. Filha dos imigrantes italianos, Afra Yole Scarmagnan, natural de (Monselice) e de Vicenzo Abramo, nascido em (Torraca), Lelia viveu na Itália entre os anos de 1938 e 1950, tendo sofrido as privações da Segunda Guerra Mundial. Junto aos seus irmãos, o artista plástico Lívio Abramo, Beatriz Abramo, os jornalistas Athos Abramo, Fúlvio Abramo e Cláudio Abramo, faz parte de uma família que teve grande presença na história brasileira, tanto na militância política como na arte. Sua mãe Afra Yole era filha de Bartolomeu Scarmagnan, militante anarco-sindicalista e organizador da greve geral de 1917 em São Paulo. Faleceu em 9 de abril de 2004, aos 93 anos, vítima de uma embolia pulmonar.
08/02/1944 - Sebastião Salgado, fotógrafo brasileiro.

Sebastião Ribeiro Salgado (Aimorés8 de fevereiro de 1944) é um fotógrafo brasileiroreconhecido mundialmente por seu estilo único de fotografar. Nascido em Minas Gerais, é um dos mais respeitados fotojornalistas da atualidade. Nomeado como representante especial do UNICEF em 3 de abril de 2001, dedicou-se a fazer crônicas sobre a vida das pessoas excluídas, trabalho que resultou na publicação de dez livros e realização de várias exposições, tendo recebido vários prêmios e homenagens na Europa e no continente americano. "Espero que a pessoa que entre nas minhas exposições não seja a mesma ao sair" diz Sebastião Salgado. "euAcredito que uma pessoa comum pode ajudar muito, não apenas doando bens materiais, mas participando, sendo parte das trocas de ideias, estando realmente preocupada sobre o que está acontecendo no mundo".

08/02/1951 - Jussara Freire, atriz brasileira.
Jussara Freire (Campo Grande8 de fevereiro de 1951) é uma atriz brasileira. Já participou de várias novelas, como CaboclaCoração de EstudantePantanal, dentre outras. Interpretou a fofoqueira Tosca, a mulher que detém o segredo de Bia Falcão (Fernanda Montenegro), na telenovela da Rede GloboBelíssima. Seu último trabalho na televisão foi na novela Uma Rosa com Amor do SBT.
08/02/1961 - Bruce Timm, ilustrador, animador e produtor estadunidense.
Bruce Walter Timm (nascido em 8 de fevereiro de 1961), é um ilustrador, animador e produtornorte-americano. Ele também escreve e desenha histórias em quadrinhos, sendo mais conhecido por ajudar a moldar o formato dos desenhos animados atuais da DC Comics.Bruce Timm praticamente começou sua carreira de animador em 1981 quando ele obteve um emprego na Filmation como um artista de layout trabalhando no Blackstar e The Lone Ranger. Em 1982, ele foi trabalhar na Don Bluth Productions como um animador assistente no The Secret of N.I.M.H. Timm então retornou à Filmation para trabalhar no He-Man e os Mestres do Universo eShe-Ra a Princesa do Poder. Em 1984, Timm integrou a Marvel Productions como um desenhista de personagens nas séries As Novas Aventuras do Super Mouse de Ralph Bakshi Productions em 1987 e The Beany and Cecil Show para DIC em 1988. 
08/02/1987 - Carolina Kostner, patinadora italiana.
Carolina Kostner (Bolzano8 de fevereiro de 1987) é uma patinadora artística italiana. Foi medalha de prata nos campeonatos do mundo de 2008 e Campeã da Europa em 2007, 2008 e 2010. Nas épocas de 2007-08 & 2008-09 consagrou-se medalhista de bronze do Grand Prix. Em Janeiro de 2010, foi classificada como segunda melhor do mundo.Atualmente está trabalhando no Winx on Ice. 

Mortes

08/02/1587Maria Stuart, Rainha da Escócia – executada (n. 1542)
Depois de encarcerada no Castelo de Chartley, Maria Stuart teve de comparecer a um julgamento em Fotheringhay, arranjado por Francis Walsingham, secretário de Isabel, acusada de conspiração e alta traição contra a vida de Isabel. Apesar dos veementes apelos e protestos da França e Espanha, a sentença para a morte de Maria foi assinada. E, na manhã de 8 de fevereiro de 1587, Maria Stuart, apoiada ao braço de seu médico francês, Bourgoing, subiu ao patíbulo, onde o gume do machado manejado pela mão férrea de um carrasco desceu sobre o seu pescoço, pondo fim à sua existência. A vida repleta de aventuras e tragédias dessa rainha inspirou várias representações artísticas, entre as quais podemos destacar a peça Maria Stuart (1800), de Friedrich Schiller, e o filme Mary, Queen of Scots (1971), de Charles Jarrott.
08/02/2004Julius Schwartz, editor de histórias em quadrinhos e ficção científica estadunidense (n. 1915).
Julius "Julie" Schwartz (BronxNova Iorque19 de junho de 1915 - 8 de fevereiro de 2004) foi um editor de revistas pulp e de história em quadrinhos e que trabalhou na DC Comics de 1944 1986.

Feriados e eventos cíclicos

Igreja Católica







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.