sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 4 de fevereiro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras


4 de fevereiro 2012.
35º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 331 dias para acabar o ano.


04/02/1853 - Morre Maria Amélia de Bragançaprincesa do Brasil (n. 1831) irmã caçula de D. Pedro II e, como ele, filha da imperatriz D. Maria Amélia, segunda mulher de D. Pedro I.
Dona Maria Amélia Augusta Eugénia Josefina Luísa Teodolinda Heloísa Francisca Xavier de Paula Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga (Paris1 de dezembro de 1831 – Funchal4 de fevereiro de 1853), cognominada "A Princesa Flor", foi uma princesa do Brasil. Única filha do segundo casamento de seu pai, Maria Amélia nasceu na França após a abdicação de dom Pedro Iao trono brasileiro. Quando a princesa contava apenas um mês de idade, dom Pedro partiu para Portugal para restaurar a coroa de sua filha mais velha, dona Maria II, que havia sido usurpada pelo irmão mais novo do ex-imperador, dom Miguel I. Poucos meses após a vitória sobre o dom Miguel, dom Pedro morreu de tuberculose. Órfã de pai com menos de três anos de idade, Maria Amélia estabeleceu-se com sua mãe, dona Amélia, em Portugal. O governo brasileiro recusou-se por muitos anos a reconhecer a princesa como membro da Casa Imperial do Brasil, devido ao seu nascimento em território estrangeiro. À época, o Brasil era governado por uma Regência, em virtude da menoridade de seu meio-irmão, dom Pedro II, que não pôde intervir em favor de Maria Amélia. Seu reconhecimento como Princesa do Brasil só ocorreria em1841, com a maioridade do irmão. No início de 1852 foi acertado o casamento de Maria Amélia com o arquiduque Maximiliano da Áustria - futuro imperador do México -, que não se concretizou devido à morte prematura da princesa, por tuberculose, em 1853. Abaixo, as duas Amélias, mãe e filha. (Para ampliar, abra a imagem em janela separada).

Eventos históricos

04/02/1238Invasão Mongol da Rússia: o general Batu Khan realiza cerco ao Principado de Vladimir-Súzdal.
Batu (em cirílico: Баты́й) Khan (c. 1205 — 1255) foi um governante mongol, fundador do Canato da Horda de Ouro, também conhecido como Canato de Kipchak. O termo "Kipchak" vêm dos turcos Kipchak nas forças mongóis. Seu pai era Jochi e seu avô paterno Genghis Khan, que ficou conhecido como "o flagelo de Deus". Seus irmãos eram BerkeOrdaShiban e Moval. Toda dinastia ficou marcada pela selvageria e crueldade. Junto com Subedei comandou o grande ataque mongol à Rússia entre os anos de 1237 a1240, além de ter lutado em 1241 na Hungria. Após o ataque com a Hungria estava discutindo junto com Subedei planos de atacar o norte da Itália, Áustria e os estados germânicos, porém devido à morte de seu tio Ogedei teve de voltar à Mongólia para a eleição do próximo khan. Ambicionando se tornar o grande khan do Império Mongol, porém em seu lugar entrou Guyuk, filho de Ogedei, cujo reinado foi efêmero (1246-1248). Ao voltar da campanha européia consolidou o domínio da Horda de Ouro sobre os principados russos, que ficariam nessa situação nos próximos dois séculos. Faleceu em1255, tendo sido sucedido por seu filho Sartak, cujo reinado foi também efêmero e sucedido por Berke.
04/02/1859 – O Codex Sinaiticus é descoberto no Egito.
O Codex Sinaiticus, também conhecido como Manuscrito 'Aleph' (primeiro algarismo doalfabeto hebraico), é um dos mais importantes manuscritos gregos já descobertos, pois além de ser um dos mais antigos (século IV), e o único codex que contém o Novo Testamento inteiro. Atualmente acha-se no Museu Britânico (Additional 43725). Juntamente com o Codex Vaticanus, é um dos mais importantes manuscritos gregos para o Criticismo Textual, além do texto da Septuaginta. É escrito em quatro colunas por página, 48 linhas por página. As letras não contem acentos e respirações] Contém as Seções Amonianas, e os Cânones Eusebianos.
04/02/1992Hugo Chávez tenta um golpe de estado contra o presidente Carlos Andrés Pérez. O grande drama da Venezuela é que nenhum de seus líderes, de um lado e de outro, admite soluções democráticas para as crises políticas. 
No dia 4 de fevereiro de 1992, o então tenente-coronel Hugo Chávez, comandando cerca de 300 efetivos, protagonizou um golpe de Estado contra o presidente Carlos Andrés Pérez, da Acción Democrática (1974-1979 e 1989-1993). Os partidários de Chávez justificam essa ruptura constitucional como uma reação à crise econômica venezuelana, marcada por inflação e desemprego decorrentes de medidas econômicas adotadas por Pérez, logo após a sua posse, face à grave situação econômica que o país estava passando. A Venezuela era um dos poucos países da América Latina que nunca tivera sofrido um golpe de estado. De fato, violentas manifestações populares já há tempo vinham ocorrendo. A maior delas foi o chamado "Caracazo", uma revolta espontânea motivada pelo aumento do preço das passagens de ônibus, que ocorreu em 27 de fevereiro de 1989, em Caracas. Durante o "Caracazo", ônibus eram apedrejados e queimados em todo o país, e lojas, supermercados, shopping centers, pequenos comércios, nada escaparia aos saques de uma turbulência em que já não se podia discernir o que eram trabalhadores em protesto ou simples miseráveis famintos. Gangues urbanas se juntaram à confusão para promover vandalismo, roubos e invasões de estabelecimentos". Embora fracassada, a tentativa de golpe em 1992 serviu para catapultar Hugo Chávez ao cenário nacional., depois de amargar dois anos de cadeia. Após o fim do mandato de Carlos Andrés Pérez, graças a uma anistia do novo presidente, Rafael Caldera Rodríguez, Chávez abandona a vida militar e passa a se dedicar à política. O agravamento da crise social e o crescente descrédito nas instituições políticas tradicionais o favorecem.
04/02/2004 – O Facebook é criado e lançado apenas para a Universidade Harvard.
Facebook é uma rede social lançada em 4 de fevereiro de 2004. Foi fundado por Mark ZuckerbergDustin MoskovitzEduardo Saverin e Chris Hughes, ex-estudantes da Universidade de Harvard. Inicialmente, a adesão ao Facebook era restrita apenas aos estudantes daUniversidade de Harvard. Ela foi expandida ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), àUniversidade de Boston, ao Boston College e a todas as escolas Ivy League dentro de dois meses. Muitas universidades individuais foram adicionadas no ano seguinte. Eventualmente, pessoas com endereços de e-mail de universidades (por exemplo, .edu, .ac.uk) ao redor do mundo eram eleitas para ingressar na rede. Em 27 de fevereiro de 2006, o Facebook passou a aceitar também estudantes secundaristas e algumas empresas. Desde 11 de setembro de 2006, apenas usuários com 13 anos de idade ou mais podem ingressar. Os usuários podem se juntar em uma ou mais redes, como um colégio, um local de trabalho ou uma região geográfica. 

Nascimentos

04/02/1881Fernand Léger, pintor francês (m. 1955).
Jules-Fernand-Henri Léger (ArgentanOrne4 de fevereiro de 1881 — Gif-sur-Yvette17 de agostode 1955) foi um pintor francês que se distinguiu como pintor e desenhador cubista, autor de muitas litografias. Pintou, em 1954, o seu mais conhecido quadro: A grande paradaEm 1955, ano do seu falecimento, foi homenageado com o prémio da Bienal de São PauloO trabalho de Léger exerceu uma influência importante no construtivismo soviético. Os modernos pôsteres comerciais, e outros tipos de arte aplicada, também se vieram influenciar por seus desenhos. Em seus últimos trabalhos, realizou uma separação entre a cor e o desenho, de tal maneira que suas figuras mantêm seus formulários robóticos definidos por linhas pretas. Abaixo, sua obra prima, "A grande parada".
04/02/1913Rosa Parks, ativista pelos direitos civis dos negros americanos (m. 2005). 
Rosa Louise McCauley, mais conhecida por Rosa Parks (Tuskegee4 de fevereiro de 1913 - Detroit,24 de outubro de 2005), foi uma costureira negra norte-americana, símbolo do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Ficou famosa, em 1º de dezembro de 1955, por ter-se recusado frontalmente a ceder o seu lugar no autocarro a um branco, tornando-se o estopim do movimento que foi denominado Boicote aos Autocarros de Montgomery e posteriormente viria a marcar o início da luta antissegregacionista. Abaixo, medalha de ouro emitida pelo Congresso com a efigie de Rosa e o ônibus onde se deu o incidente histórico.
04/02/1959Zeca Pagodinho, músico brasileiro.
Zeca Pagodinho, nome artístico de Jessé Gomes da Silva Filho, (Rio de Janeiro4 de fevereirode 1959) é um cantor e compositor brasileiro. Gravou mais de 20 discos e é considerado um grande nome do gênero samba e pagode. O artista, que começou sua carreira nas rodas de samba dos bairros de Irajá e Del Castilho, subúrbio do Rio de Janeiro, tornou-se tão imensamente popular que seus shows chegam a ser contratados por cachês generosos, sendo realizados nas mais badaladas casas de espetáculo do país. Sempre fiel a suas características de irreverência e jocosidade, Zeca recebe também reconhecimento da crítica e de artístas e compositores consagrados. Nei Lopes afirma que o sambista "é uma das poucas unanimidades nacionais, elevado ao patamar do mega-estrelato pop pelas gravadoras".
04/02/1975 – Natalie Imbruglia, cantora e atriz australiana.
Natalie Jane Imbruglia (pronuncia-se /ɪmˈbruːliə/) (Central Coast4 de fevereiro de 1975) é uma cantoracompositoramodelo e atriz australiana. Natalie tornou-se conhecida internacionalmente com o seu primeiro álbum "Left of the Middle", lançado em 1997. Seu primeiro single "Torn" atingiu o #2 da parada britânica e o topo em diversos países. Posteriormente, a cantora lançou os álbuns "White Lilies Island" (2001) e "Counting Down the Days" (2005), que chegou ao #1 no Reino Unido. Seu trabalho mais recente "Come to Life" foi lançado em 2009.
04/02/1987 – Lucie Šafářová, tenista tcheca.
Lucie Šafářová (Brno, 4 de Fevereiro de 1987) é uma tenista profissional da República Tcheca, Safarova ja esteve, em 2007, na 22° colocação no ranking de simples da WTA.

Falecimentos

04/02/1894Adolphe Sax, construtor de instrumentos belga, conhecido por ter inventado o saxofone (n. 1814)
Antoine Joseph Sax — (6 de Novembro de 1814 - 4 de Fevereiro de 1894 (79 anos)), mais conhecido como Adolphe foi um construtor deinstrumentos belga, conhecido por ter inventado o saxofone. Adolphe Sax nasceu em Dinant, Bélgica. O pai, Charles-Joseph Sax, também era construtor de instrumentos. Adolphe cedo começou a construir os seus instrumentos. Quando deixou a escola, Sax começou as experiências para descobrir novos instrumentos, a sua primeira invenção importante foi um melhoramento no clarinete baixo, que patenteou apenas com 20 anos de idade Em 1840 inventou o saxofone. E em 1841, Sax mudou-se para Paris, onde continuou a trabalhar na construção e invenção de instrumentos. A sua invenção mais famosa foi o saxofone, destinada a ser usado nas bandas militares. O instrumento tem o corpo metálico, com uma palheta de madeira, semelhante ao clarinete. O compositor Hector Berlioz escreveu aprovando o novo instrumento em 1842, mas Sax apenaspatenteou o instrumento em 1846, depois de desenhar e construir toda a família de saxofones (do soprano ao contrabaixo). A partir de 1867, Sax foi professor do conservatório de ParisMorreu em 1894 em Paris e está enterrado no cemitério de Montmartre.
04/02/1926Adolphe Willette, pintor francês (n. 1857)
Adolphe-Léon Willette (1857–1926) foi um pintorilustradorcaricaturista e litógrafo anarquista francês nascido em Chalons-sur-Marne.  Estudou por quatro anos na Ecole des Beaux-Arts, sob a tutela de Alexandre Cabanel, treinamento este que colocou-o em uma posição única entre os humoristas gráficos da França. 

Feriados e eventos cíclicos

Brasil

Igreja Católica







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.