quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 2 de fevereiro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

2 de fevereiro de 2012.
33º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 333 para acabar o ano.


02/02/1830 - Morre Mestre Ataíde, pintor e decorador barroco
Manuel da Costa Ataíde, mais conhecido como Mestre Ataíde, (Mariana, batizado em 18 de outubro de 1762 – Mariana, 2 de fevereiro de 1830), foi um militar e celebrado pintor e decorador brasileiro. Foi um importante artista do Barroco-Rococó mineiros e teve uma grande influência sobre os pintores da sua região, através de numerosos alunos e seguidores, os quais, até à metade do século XIX, continuaram a fazer uso de seu método de composição, particularmente em trabalhos de perspectiva no teto de igrejas. Documentos da época fazem freqüentemente referências a ele como professor de pintura. Pouco se sabe sobre sua vida e formação artística e nem todas as suas criações estão documentadas, mas deixou obra considerável, espalhada em várias cidades mineiras. Uma das características da sua expressão era o emprego de cores vivas em inusitadas combinações, que têm sido associadas à exuberante natureza do país; no seu desenho, os anjos, as madonas e os santos apresentam às vezes traços mestiços; por isso é tido como um dos precursores de uma arte genuinamente brasileira. Foi contemporâneo e parceiro de trabalho de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, cujas estátuas encarnou. Hoje Mestre Ataíde é considerado um dos maiores nomes e um divisor de águas na história da pintura brasileira, e o maior representante da pintura do Brasil colonial.


02/02/1949 - Morre em Paquetá o pintor e paisagista Pedro Paulo Bruno
Pedro Paulo Bruno (Paquetá, 14 de outubro de 1888 – Rio de Janeiro, 2 de fevereiro de 1949) foi um pintor, cantor, poeta e paisagista brasileiro. Sua obra mais conhecida é o quadro A Pátria, de 1918, que retrata a bandeira do Brasil sendo bordada no seio de uma família. Em 1910, ao retornar a Paquetá, envolto e seduzido pelas belezas da ilha, Pedro Bruno percebeu que era a pintura a atividade que o empolgava. Indiferente às dificuldades que sua corajosa decisão poderia acarretar, iniciou, de maneira autodidata, uma nova carreira. Sozinho pelas praias, com seu material de pintura, seguiu retratando incansavelmente os recantos da ilha. Em 1912, recebeu a Medalha de Bronze, do Salão de Belas Artes, pela paisagem marinha intitulada Manhã Azul. Suas telas impunham-se pelo empenho técnico, com o que Bruno obteve o respeito da crítica especializada. Foram exemplo desta receptividade os elogios que recebeu por seu quadro Sentinela da Pátria, exposto no salão de espera do cinema Orion, em Campos. Naquele ano de 1917, a obra provocou admiração em todos que por ali passavam. Pedro Bruno morreu devido às complicações de um edema pulmonar agudo em 2 de fevereiro de 1949, dois anos após a morte de sua esposa, enquanto trabalhava em seu ateliê, no Rio de Janeiro. Deixou quatro filhos: Magda, Hélio, Lia e Fábio. Foi sepultado no cemitério da ilha que amou e imortalizou em suas telas, na presença da população consternada. (Quer saber mais?)

Eventos históricos

02/02/1542 – Uma expedição de 50 homens, liderada por Francisco de Orellana, descobre o rio Amazonas, oito anos de o distraído Cabral perder o rumo e chegar ao Brasil.
Francisco de Orellana (Trujillo1490 — rio Amazonas, c. 1550), foi um aventureiro e explorador espanhol. Conforme consta da Relación de frei Gaspar de Carvajal, a viagem empreendida por Orellana em 1541 e 1542 pelo maior rio do mundo, ajudou a recriar a lenda das mulheres guerreiras, as amazonas da mitologia grega clássica. As icamiabas eram índias que dominavam a região próxima ao rio Amazonas, riquíssima em ouro. Quando Orellana desceu o rio em busca de ouro, descendo os Andes (em 1541) o rio ainda era chamado de Rio Grande, Mar Dulce ou Rio da Canela, por causa das grandes árvores de canela que existiam ali. A belicosa vitória das icamiabas contra os invasores espanhóis foi tamanha que o fato foi narrado ao rei Carlos V, o qual, inspirado nas antigas guerreiras hititas ou amazonas, batizou o rio de Amazonas. Amazonas (a, "sem" e mazôn, "centro") é o nome dado pelos gregos às mulheres guerreiras. Em maio de 1544, saiu de Sanlúcar de Barrameda com quatro navios e 400 homens, mas a nova expedição revelou-se um fracasso: só dois navios chegaram ao Amazonas e mesmo estes tiveram de ser desmontados. Orellana morreu, ainda no rio, enquanto tentava retornar à Europa.
02/02/1849Revolução ou Revolta Praieira: revoltosos são rechaçados por forças legais no Recife.
Revolta Praieira, também denominada como Insurreição PraieiraRevolução Praieira ou simplesmente Praieira, foi um movimento de caráter liberal e separatista que eclodiu, durante o Segundo Reinado, na província de Pernambuco, no Brasil, entre 1848 e 1850. A Última das revoltas provinciais, está ligada às lutas político-partidárias que marcaram o Período Regenciale o início do Segundo Reinado. Sua derrota representou uma demonstração de força do governo de D. Pedro II (1840-1889). Em nível local foi influenciada pelas ideias liberais dos que se queixavam da falta de autonomia provincial, sendo marcada pelo repúdio à monarquia, com manifestações a favor da independência política, da repúblicae por um reformismo radical. Com fundo social, econômico e político, contou com a participação das camadas menos favorecidas da Província de Pernambuco, oprimidas pela grande concentração fundiária nas mãos de poucos proprietários.  Ainda como fundo sócio-econômico, registra-se a histórica rivalidade com os portugueses, que dominavam o comércio na Província.(Quer saber mais?)
02/02/1957 – É inaugurada, nos Estados Unidos, a Leo Castelli Gallery, destinada a ser o centro universal da arte pop.
Leo Castelli (nascido Leo Krausz, 04 de setembro de 1907 - 21 agosto de 1999) foi um americano negociante de arte.  Ele era mais conhecido para o público como um negociante de arte cuja galeria exibiu vanguarda da arte contemporânea por cinco décadas. Castelli mostrou Surrealismo , Expressionismo abstrato , Neo-Dada , Pop Art , Op Art , abstração lírica , Minimal Art , Arte Conceitual , e Neo-expressionismo , entre outros movimentos. Foi o grande incentivador da Pop Art, que encontrou ali abrigo e divulgação para suas obras.
02/02/1976 – São roubados 119 quadros da última fase de Picasso no Palácio dos Papas de Avinhão. Abaixo, Les Demoiselles d'Avignon, como simples ilustração, pois não fazia parte do lote desviado.

Eventos Culturais e de Média/Mídia

Eventos Desportivos

Nascimentos

02/02/1912Millvina Dean, última sobrevivente do naufrágio do Titanic (m. 2009).
02/02//1967 - Paula Burlamaqui, atriz brasileira.
Ana Paula Burlamaqui Soares (Niterói2 de fevereiro de 1967) é uma atriz brasileira com atuação em televisão, cinema e teatro. Filha do ex-goleiro Mauro Matta Soares, que atuou no Vasco e Flamengo, foi vencedora do concurso Garota do Fantástico, da Rede Globo, em 1987. Sua estreia em novelas se deu em 1989, com O Sexo dos Anjos, na mesma emissora. Após pequenas participações em telenovelas globais, se transferiu para a Band onde atuou em Perdidos de Amor e Serras AzuisDe volta a Globo, deu vida a vilã Tânia de Sabor da PaixãoSeu maior papel na televisão foi na telenovela América, em 2005, com a personagem Islene. Depois de sua atuação na trama de Glória Perez, tornou requisitada somente para papéis complexos em tramas globais. Participou ainda como Teresa de O Profeta e como Stela de A Favorita. Sua última participação aconteceu na novela "Cordel Encantado", exibida pela Rede Globo.
02/02/1977 - Shakira, cantora colombiana.
Shakira Isabel Mebarak Ripoll (Barranquilla2 de fevereiro de 1977), mais conhecida simplesmente como Shakira, é uma cantoracompositoraprodutora e dançarina colombiana. Vencedora de dois prémios Grammy, oito Latin Grammy, quatro VMA, um EMA, dois AMA, trêsBMA, vinte e dois Latin Billboard Awards, três WMA e quatro NRJ Music Awards, Shakira já vendeu mais de 60 milhões de álbuns em todo o mundo, sendo uma das maiores vendedoras de discos nos anos 2000. Essa ampla rede de ritmos é identificável em canções como "Ciega, Sordomuda" (em que há nítidas influências mexicanas), "Ojos Así" e "Suerte" (dotadas de sons andinos e orientais), "Te Aviso, Te Anuncio" (em que o rock se mistura ao tango), "Obtener Un Sí" (no estilo bossa nova), "La Tortura" (com o reggaeton), "She Wolf" (estilo dance anos 1980com música eletrônica). Shakira tem 9 músicas em #1 na Billboard Hot Latin Songs. Para além do espanhol que é a sua língua materna, é fluente em inglês e português.
02/02/1988 - María Clara Alonso, atriz, cantora e apresentadora argentina.

Mortes.

02/02/2010Rosa Lobato Faria, escritora e atriz portuguesa (n. 1932)
Rosa Maria de Bettencourt  Rodrigues Lobato de Faria (n. Lisboa20 de Abril de 1932 - m.Lisboa2 de Fevereiro de 2010) foi uma escritora, compositora e actriz portuguesa. Filha de um oficial da Marinha, cresceu entre Lisboa e Alpalhão, no AlentejoO seu nome está na escrita como guionista (roteirista), romancista, contista, poeta, dramaturga e letrista de canções.  Como actriz integrou o elenco de várias séries televisivas Vitimou-a uma anemia, aos setenta e sete anos. Era viúva de Joaquim Figueiredo Magalhães, editor literário, desde 26 de Novembro de 2008. 

Feriados e eventos cíclicos

Internacional

Brasil

Portugal

Estados Unidos da América e Canadá

Mitologia celta

  • Início do Festival de Imbolc

Igreja Católica




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.