segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 17 de janeiro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras


17 de Janeiro de 2012.
17º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 349 dias para acabar o ano.

Eventos históricos

17/01/1558 – Os huguenotes Jean du Bourdel, Matthieu Verneuil, Pierre Bourdon e André La Fon redigem a Confissão da Guanabara na Ilha de Serigipe (atual Ilha de Villegagnon), Rio de Janeiro.
A Confissão da Guanabara foi redigida na cadeia pelos prisioneiros de Vilegagnon  por ocasião da invasão conhecida como França Antártica, em que os franceses tentatam estabelecer uma colônia no Rio de Janeiro, entre 1555 a 1560. O documento tem valor mais histórico que religioso, pois marca o primeiro sinal da presença de protestantes em território brasileiro e é a primeira peça religiosa escrita por eles. A Confissão foi redigida para responder aos questionamentos de Nicolas Durand de Villegagnon, apelidado pelo pastor Pierre Richier, em 1561, de "Caim das Américas". O documento foi redigido em cerca de doze horas numa prisão na ilha de Serigipe (atual Ilha de Villegagnon), por Jean du Bordel, (ou Bourdel), com o auxílio de Matthieu Verneuil, Pierre Bourdon e André la Fon. A Confissão de Fé da Guanabara foi redigida depois de 4 de Janeiro e antes de 9 de Fevereiro; a data exata costuma ser referida como sendo 17 de Janeiro de 1558.(Quer saber mais?)
17/01/1909 – Fundado a primeira instituição de ensino superior do Brasil denominada escola universitária: a Escola Universitária Livre de Manáos (grafia arcaica), conhecida nos dia atuais como UFAM
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) é uma instituição de ensino superior pública brasileira, mantida, pois, pelo Governo Federal do Brasil. É a maior do estado do Amazonas,região norte do Brasil. Instituição de referência de ensino superior, conta com 645 grupos de pesquisa em 65 cursos de graduação. A Universidade Federal do Amazonas é considerada a primeira universidade brasileira, pois originou-se da Escola Universitária Livre de Manáos, criada em 17 de janeiro de 1909. Mesmo com a extinção da Escola, permaneceu a Faculdade de Direito, que deu continuidade ao modelo da atual UFAM. O fato foi registrado em 1995 no Guinness Book, o livro dos recordes. (Quer saber mais?)
17/01/1945 - Os nazistas começam a evacuar o campo de concentração de Auschwitz devido à aproximação das tropas soviéticas. A Alemanha se renderia 4 meses depois, em 10 de maio.
Auschwitz-Birkenau é o nome de um grupo de campos de concentração localizados no sul daPolônia, símbolos do Holocausto perpetrado pelo nazismo. A partir de 1940 o governo alemãocomandado por Adolf Hitler construiu vários campos de concentração e um campo de extermínio nesta área, então na Polônia ocupada. Houve três campos principais e trinta e nove campos auxiliares. Os campos localizavam-se no território dos municípios de Auschwitz e Birkenau, versões em língua alemã para os nomes poloneses de Oświęcim e Brzezinka, respectivamente. Esta área dista cerca de sessenta quilômetros da cidade de Cracóvia, capital da região da Pequena PolôniaAs câmaras de gás do Birkenau já haviam sido destruídas pelos nazis em novembro de 1944 com a intenção de esconder as atividades do campo das tropas soviéticas. Em 17 de janeiro de 1945 os nazistas iniciaram uma evacuação do campo. A maioria dos prisioneiros deveria partir para o oeste. Aqueles muito fracos para caminhar foram deixados para trás. Perto de 7.500 prisioneiros (ou 3.000 segundo outras fontes), pesando entre 23 e 35 Kg, foram liberados pelo Exército Vermelho em 27 de janeiro de 1945.
  • 1964 – Instalação do distrito de Limão (São Paulo, SP).
  • 1966 – A Inglaterra derrotou a Alemanha Ocidental na prorrogação por 4 a 2 e ganhou a Copa do Mundo no estádio de Wembley, em Londres.
  • 1973 – O fabricante da talidomida perdeu uma ação judicial na Inglaterra e foi obrigado a pagar indenização a 433 crianças. O remédio, tomado por mulheres grávidas, provocava a deformação dos fetos.
  • 1975 – Entra em vigor a lei de despenalização da interrupção voluntária da gravidez elaborada pela ministra da Saúde francesa Simone Veil
17/01/1976Ditadura militar de 1964: o metalúrgico Manuel Fiel Filho é assassinado no DOI-Codi, gerando nova onda de protestos internacionais. O fato irritou o próprio general Presidente Ernesto Geisel, que se encontrava em São Paulo e que determinou a exoneração do comandante do II Exército.
Manuel Fiel Filho (Quebrangulo7 de janeiro de 1927 — São Paulo17 de janeiro de 1976) foi um operário metalúrgico brasileiro morto por tortura durante a ditadura militar. Foi preso em 16 de janeiro de 1976 ao meio-dia fábrica onde trabalhava, a Metal Arte, por dois agentes do DOI-CODI/SP, que se diziam funcionários da Prefeitura, sob a acusação de pertencer ao Partido Comunista Brasileiro. No dia seguinte os órgãos de segurança emitiram nota oficial afirmando que Manuel havia se enforcado em sua cela com as próprias meias, naquele mesmo dia 17, por volta das 13 horas. O corpo apresentava sinais evidentes de torturas, em especial hematomas generalizados, principalmente na região da testa, pulsos e pescoço. As circunstâncias da sua morte são idênticas as de Alexandre Vannucchi Leme e Vladimir Herzog. As evidentes torturas feitas a ele dentro do II Exército de São Paulo provocaram o afastamento do general Ednardo d'Ávila Melo, ocorrido três dias após a divulgação da sua morte. 

Nascimentos

17/01/1706Benjamin Franklin, escritor, estadista e inventor norte-americano (m. 1790).
Benjamin Franklin (Boston17 de janeiro de 1706 — Filadélfia17 de abril de 1790) foi umjornalistaeditorautorfilantropoabolicionistafuncionário públicocientistadiplomata,inventor e enxadrista estadunidense. Foi um dos líderes da Revolução Americana, conhecido por suas citações e experiências com a eletricidade. Religioso, calvinista, e uma figura representativa do iluminismo. Correspondeu-se com membros da sociedade lunar e foi eleito membro da Royal Society. Em 1771, Franklin tornou-se o primeiro Postmaster General (ministro dos correios) dos Estados Unidos.
17/01/1913Walter Pinto, produtor e diretor de teatro de revista brasileiro (m. 1994).
Walter Pinto (Rio de Janeiro17 de janeiro de 1913 — 21 de abril de 1994) foi um produtor e autor deteatro brasileiro, responsável direto pela renovação no país do teatro de revista.  Walter formou-se em Contabilidade e Ciências Econômicas, mas acabou dedicando-se à Companhia de Teatro Pinto, fundada por seu pai, dirigindo-a depois da morte de seu irmão Álvaro, ainda na década de 1940. Dá início à Companhia Walter Pinto, que veio a se tornar a maior delas no teatro musicado, encenando Revistas e revelando uma geração de atores, músicos e compositores, dentre os quais se podem listar: Dercy GonçalvesCarmem MirandaAssis Valente, etc. 
17/01/1970Genndy Tartakovsky, desenhista russo.
Genndy Tartakovsky (Russo: Геннадий Борисович Тартаковский (Gennadiy Borisovich Tartakovskiy), nascido em 17 de Janeiro1970), é um animador Russo-Americano vencedor do Emmy Award. Seu trabalho tem fortes influências de quadrinhos americanos, cultura pop, e anime. É principalmente conhecido pelos desenhos animados O Laboratório de DexterSamurai Jack e Star Wars: Guerras Clônicas.  Até hoje, Tartakovsky teve 12 nomeações e 3 vitórias no prêmio Emmy. Foi também nomeado quatro vezes para o prêmio Annie Awards, que nunca venceu, contudo. 
17/01/1980 - Zooey Deschanel, atriz e cantora estadunidense.
Zooey Claire Deschanel (Los Angeles17 de janeiro de 1980) é uma atrizmusicista e compositora norte-americana. Deschanel fez sua estréia no cinema em 1999, no filme Mumford (brDr. Mumford - Inocência ou Culpa?), e logo se tornou conhecida por seus papéis como coadjuvante/secundária em filmes como Almost Famous (br: Quase Famosos), de 2000Elf, de 2003, e The Hitchhiker's Guide to the Galaxy (br: O Guia do Mochileiro das Galáxias), de 2005. Começou então a interpretar papéis principais em filmes, incluindo Yes Man (br: Sim, Senhor), de 2008, e (500) Days of Summer (br:500 Dias Com Ela), de 2009. Toca tecladopercussãobanjo e ukelele. Ela já cantou em vários de seus filmes, e seu primeiro álbum Volume One (gravado com M. Ward sob o nome She & Him) foi lançado em 18 de março de 2008.
17/01/1982 - Mel Lisboa, atriz brasileira.
Mel Lisboa Alves (Porto Alegre17 de janeiro de 1982) é uma atriz e apresentadora brasileira. Em 2011, foi protagonista na minissérie Sansão e Dalila, da Rede Record, interpretando Dalila, uma mulher sedutora e de caráter duvidoso.

Mortes

17/01/1973Tarsila do Amaral, pintora modernista brasileira (n. 1886)
Tarsila do Amaral (Capivari1 de setembro de 1886 — São Paulo17 de janeiro de 1973) foi uma pintora e desenhista brasileira e uma das figuras centrais da pintura brasileira e da primeira fase do movimento modernista brasileiro, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o movimento antropofágico nas artes plásticas. Em 1965, separada seu último marido e vivendo sozinha, foi submetida a uma cirurgia de coluna, já que sentia muitas dores, e um erro médico a deixou paralítica, permanecendo em cadeira de rodas até seus últimos dias. Em 1966, Tarsila perdeu sua única filha, Dulce, que faleceu de um ataque de diabetes, para seu desespero. Nesses tempos difíceis, Tarsila declara, em entrevista, sua aproximação ao espiritismoA partir daí, passa a vender seus quadros, doando parte do dinheiro obtido a uma instituição administrada por Chico Xavier, de quem se torna amiga. Ele a visitava, quando de passagem por São Paulo e ambos mantiveram correspondência. Tarsila do Amaral, a artista-símbolo do modernismo brasileiro, faleceu no Hospital da Beneficência Portuguesa, em São Paulo, em 17 de janeirode 1973 devido a depressão. Foi enterrada no Cemitério da Consolação de vestido branco, conforme seu desejo.
17/01/2005 - Virginia Mayo, atriz estadunidense. (n. 1920)
Virginia Mayo (Saint LouisMissouri30 de novembro de 1920 – Thousand OaksCalifórnia17 de janeiro de 2005) foi uma atriz norte-americana.  Dona de uma beleza esfuziante em seus traços regulares, cabelos louros acinzentados e límpidos olhos verdes, Virginia foi lançada ao lado de Bob Hope no sucesso The Princess and the Pirate. Com a popularidade estabelecida, atuou emWonder Man (1945), o primeiro de seus cinco bem-sucedidos filmes com Danny Kaye e teve papel importante, como a esposa infiel de Dana Andrews, no premiado drama The Best Years of Our Lives (1946). Brilhou também em The Secret Life of Walter Mitty (1947), outra de suas comédias com Danny Kaye e no noir White Heat, como a esposa traiçoeira de James Cagney  Apesar de nunca ter sido uma atriz que dominasse todas as sutilezas da profissão, Virginia continuou querida pelas plateias no decorrer dadécada de 1950, atuando ao lado de grandes astros, como Burt LancasterGregory PeckAlan Ladd e Paul Newman, geralmente em filmes B de ação e aventura, dramas de crime, comédias e musicais. Já os amantes de westerns foram brindados com nada menos que doze produções, com destaque para Along the Great Divide1951, com Kirk Douglas, e The Proud Ones/1956, com Robert Ryan. Entretanto, à medida que a década chegava ao fim, Virginia foi diminuindo o ritmo de trabalho. Apareceu pouco na televisão, geralmente em séries como Police Story e Murder She Wrote.  Em 1947, casou-se com Michael O'Shea, com quem viveu até a morte deste, em 1973, e com quem contracenou no cinema, TV, rádio e teatro. Tiveram uma única filha, Catherine Mary. O casal vivia a maior parte do tempo em Thousand Oaks, Califórnia, onde Virginia faleceu em 17 de maio de 2005, vitimada por uma pneumonia.

Feriados e eventos cíclicos

Eventos Culturais e de Média/Mídia

17/01/1929 – Estreia do personagem Popeye, criação de Elzie Crisler Segar, ainda como coadjuvante da tira Thimble Theatre.
Popeye é um personagem clássico dos quadrinhos, criado por E. C. Segar[1] em 1929, e adaptado para desenhos animados em 1933 pelos irmãos Dave e Max Fleischer. É um marinheiro carismático que está sempre tentando proteger sua namorada, Olívia Palito (em inglês Olive Oyl, e pronuncia-se: "Ólev Oiu"), das garras de seu eterno inimigo, Brutus (em inglês Bluto). Quando come espinafre, Popeye fica muito mais forte e confiante, podendo vencer qualquer desafio. 

Brasil

Religioso Católico






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.