sábado, 14 de janeiro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 15 de janeiro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras


15 de Janeiro de 2012.
15º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 351 dias para acabar o ano.


Eventos históricos

15/01/1559 – Coroação da rainha Elizabeth I de Inglaterra. Começa o chamado "Periodo Elisabetano".
O Período Elisabetano ou Período Isabelino é o período associado ao reino da rainha Isabel ou Elizabeth I (1558-1603) e considerado frequentemente uma era dourada da história inglesa. Esta época corresponde ao ápice da renascença inglesa, na qual se viu florescer a literatura e a poesia do país. Este foi também o tempo durante o qual o teatro elisabetano cresceu e Shakespeare, entre outros, escreveu peças que rompiam com o estilo a que a Inglaterra estava acostumada. Foi um período de expansão e da exploração no exterior, enquanto no interior a Reforma Protestante era estabelecida e defendida contra as forças católicas do continente. A Inglaterra também estava bem,  se comparada às outras nações europeias. O renascimento italiano acabou sob o peso da dominação estrangeira na península. França estava embrulhada em suas próprias batalhas religiosas que só terminariam em 1598 com o Édito de Nantes. Em parte por causa disto (mas também porque o ingleses tinham sido expulsos de seus últimos territórios no continente) os conflitos seculares entre França e Inglaterra suspenderam-se durante o Período Elisabetano. O único grande rival era a Espanha, que os ingleses enfrentaram tanto na Europa quanto na América. A Inglaterra perdeu algumas batalhas notáveis para a Espanha, mas venceu a mais importante quando a Armada Espanhola foi derrotada. A Grã-Bretanha nesse período teve um governo centralizado, bem organizado e eficaz, na maior parte um resultado das reformas de Henrique VII e Henrique VIII. Economicamente o país começou a beneficiar-se extremamente da nova era de comércio transatlântico.
15/01/1985 – No Brasil, é eleito pelo Colégio Eleitoral, em eleição indireta, Tancredo Neves, o primeiro presidente civil em 21 anos de Ditadura Militar no Brasil, derrotando o candidato do governo, Paulo Salim Maluf. Em decorrência da chapa, José Sarney elegeu-se vice-Presidente.
Escreve Paulo Victorino em "Brasil - 100 Anos de República": Chega, finalmente, o dia 15 de janeiro de 1985. Embora tratando-se de eleições indiretas, as atenções do Brasil estavam voltadas para a sede do Congresso Nacional, olhos postos na televisão ou ouvidos colados ao rádio, acompanhando, voto a voto, o desenrolar do processo. Para atingir a maioria absoluta (metade mais um do colégio eleitoral, incluindo ausentes), seriam necessários 344 votos. Eram mais de 11 horas da manhã quando o deputado João Cunha, chamado pela ordem, declarou o 344º voto a Tancredo Neves, fazendo estremecer o plenário e repercutindo o entusiasmo por toda a nação, que acompanhava o evento. A Folha de São Paulo de 16 de janeiro reporta aquele momento: "A festa começou, em Brasília, ao raiar do dia: já havia entusiasmados manifestantes nos jardins do Congresso e nas imediações da residência de Tancredo, na Superquadra Sul 206. E explodiu às 11h35, momento em que o deputado João Cunha (PMDB-SP), 45, deu a Tancredo o voto número 344, suficiente para garantir a vitória. (...) "Proclamado o resultado (houve nove ausências e dezessete abstenções), Tancredo fez o discurso da vitória, no qual se comprometeu a promover ‘a organização institucional do Estado’, convocou todo o povo brasileiro ‘ao grande debate constitucional’ e afirmou que a Constituição ‘não pode ser ato de algumas elites. É responsabilidade de todo o povo". (Quer saber mais?)

Nascimentos

15/01/1824Marie Duplessis, cortesã francesa (m. 1847), popularizada pelo romance "A Dama das Camélias" e pela ópera "La Traviata".
Marie Duplessis, nascida Rose Alphonsine Plessis, (Nonant-le-Pin15 de janeiro de 1824 —Paris3 de fevereiro de 1847) foi uma cortesã francesa que serviu de inspiração para a personagem Marguerite Gautier, no romance "A Dama das Camélias", por Alexandre Dumas Filho, mais tarde transformado em peça teatral. Dessa narrativa, surgiu o libreto para a ópera de Giuseppe Verdi, "La Traviata" Filha de um camponês alcoólatra de vida escandalosa, com a morte da mãe, ainda criança, ficou à mercê do pai. Em 1838, com 14 anos, se mudou para Paris e trabalhou como costureiraAmbiciosa, percebeu que era grande sua capacidade de atrair homens, assim se tornou logo uma cortesã de Luxo. Foi levada às rodas de nobreza de Paris, pelo Duque de Guiche. Alphonsine quis refinar-se, aprendeu como ser uma Dama, teve aulas de dança e etiqueta, pelas mãos do Duque. Nessa época que adotou o nome de Marie Duplessis, por achar o nome mais elegante. Nunca lhe faltaram amantes. Passou a ser sustentada pelo velho Conde de Stackelberg, que lhe deu uma mansão, muitas jóias e uma carruagem com os cavalos. Surgiu um boato que Marie seria parecida coma filha do velho conde, daí o motivo de tanta generosidadeMarie tinha vinte quando conheceu Dumas Filho, no Teatro de Variedades. Dumas, vestido na última moda, refinado, o rapaz logo atraiu seus olhares. Apaixonaram-se sinceramente. Mas, em 1845, Dumas escreveu a Marie uma carta que dizia que eles tinham que romper, pois ele não erarico para amá-la como ele gostaria, e nem pobre para ser amado da forma que ela desejava. Marie partiu para a Inglaterra onde casou-se com o Conde Édouard de Perregaux. O casamento durou pouco. Tuberculosa, Marie voltou para Paris e para a antiga vida mundana. A doença se agravou seriamente. Morreu aos 23 anos, sem dinheiro e com a beleza destruída pela enfermidade.
15/01/1929Martin Luther King Jr., pastor norte-americano, líder dos direitos humanos em seu país (m. 1968).
Martin Luther King , Jr. (Atlanta15 de janeiro de 1929 — Memphis4 de abril de 1968) foi um pastor protestante e ativista político estadunidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo. Ele foi a pessoa mais jovem a receber o Prémio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato. Seu discurso mais famoso e lembrado é "Eu Tenho Um Sonho". Martin Luther King era odiado por muitos segregacionistas do Sul, o que culminou em seu assassinato no dia 4 de abril de 1968, momentos antes de uma marcha, num hotel da cidade de Memphis. James Earl Ray confessou o crime, mas, anos depois, repudiou sua confissão. Encontra-se sepultado no Centro Martin Luther King Jr., Atlanta, Fulton County, Geórgia (Estados Unidos) nos Estados Unidos. A viúva de King, Coretta Scott King, junto com o restante da família do líder, venceu um processo civil contra Loyd Jowers, um homem que armou um escândalo ao dizer que lhe tinham oferecido 100 000 dólares pelo assassinato de King. Em 1986, foi estabelecido um feriado nacional nos Estados Unidos para homenagear Martin Luther King, o chamado Dia de Martin Luther King - sempre na terceira segunda-feira do mês de janeiro, data próxima ao aniversário de King. Em 1993, pela primeira vez, o feriado foi cumprido em todos os estados do país.
15/01/1971Regina King, atriz estadunidense.
Começou a atuar em 1985 no papel de Brenda, filha de Marla Gibbs na série de TV 227, continuando a interpretá-la até 1990. No cinema, ela interpretou atualmente a back vocal Margie Hendricks em Ray, filme estrelado por Jamie Foxx e vencedor de Oscar. Também teve papéis de destaque em Miss Simpatia 2, fazendo dupla com Sandra Bullock e Legalmente Loira, ao lado de Reese Witherspoon (vencedora de Oscar), e participação em Jerry Maguire.
15/01/1987 - Jesus Luz, modelo brasileiro, conhecido sobretudo com seu envolvimento com a atriz Madona.
Jesus Pinto da Luz (Rio de Janeiro15 de janeiro de 1987) é um DJ e modelo brasileiro. Filho de uma cabeleireira e de um funcionário público da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, que trabalha no Hospital Municipal Salgado Filho, Jesus Luz estudou no Colégio Pedro II, na Casa de Arte das Laranjeiras e obteve os primeiros trabalhos como modelo na sua cidade natal, o Rio de Janeiro, como um desfile no Fashion Rio 2007.  Seu envolvimento com a cantora Madona, permitiu destaque no noticiário da imprensa, durante o tempo em que durou.

Mortes

15/01/1866Massimo D'Azeglio, escritor, pintor e político italiano (n. 1798)
15/01/2005 - Ruth Warrick, atriz estadunidense. (n. 1918)

Feriados e Eventos

Brasil

15/01/2012 - Dia do Museu de Arte ModernaRio de Janeiro
O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) é uma das mais importantes instituições culturais do Brasil. Localiza-se na cidade do Rio de Janeiro, no Parque do Flamengo, próximo aoAeroporto Santos Dumont. Seu edifício-sede, a obra mais conhecida do arquiteto carioca Affonso Reidy, segue a orientação da arquitetura racionalista, destacando-se pelo emprego de estruturas vazadas e pela integração com o entorno. O museu foi inaugurado em 1948, por iniciativa de um grupo de empresários presidido por Raymundo Ottoni de Castro Maya. É uma organização particular sem fins lucrativos, fruto do contexto cultural e econômico que o Brasil vivenciou no segundo pós-guerra, em que se observou a diversificação dos equipamentos culturais deste país, a aquisição de um valioso patrimônio artístico e a assimilação das correntes artísticas modernas. Palco de diversos acontecimentos de grande relevância na vanguarda artística brasileira, o museu amealhou ao longo de sua história uma coleção de arte moderna altamente representativa - a maior parte, entretanto, perdida no trágico incêndio de 1978. Conserva hoje aproximadamente 11 mil objetos, grande parte proveniente da Coleção Gilberto Chateaubriand, depositada em regime de comodato no museu em 1993.

Cabo Verde

  • Dia de "Nhu Santo Amaro" – Dia do Concelho do Tarrafal de Santiago

Coreia do Norte


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.