sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 14 de janeiro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras


14 de Janeiro de 2012.
14º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 351 dias  para acabar o ano.


Eventos históricos

14/01/1506 – A escultura clássica Laoconte e seus filhos (Grupo de Laocoonte) é redescoberta em Roma por Felice de Fredi e vendida de imediato ao papa Júlio II.
grupo de Laocoonte é uma escultura em mármore, também conhecida comoLaocoonte e seus filhos, hoje em dia exposta no Museu do Vaticano, em Roma. A estátua representa Laocoonte e seus dois filhos, Antiphantes e Thymbraeus, sendo estrangulados por duas serpentes marinhas, um episódio dramático da Guerra de Tróiarelatado na Ilíada de Homero e na Eneida de Virgílio. Laocoonte, um sacerdote de Apolo, foi o único que pressentiu o perigo que o cavalo de Tróia representava para a cidade e que protestou contra a ideia de o levar para dentro das muralhas. Segundo a lenda,Poseidon, um deus que favorecia os gregos, enviou então duas serpentes para calar a voz da oposição. O cavalo acabou por ser levado para Tróia, com as consequências trágicas que se conhece. No dia 14 de Janeiro de 1506, o romano Felice de Fredi descobriu uma estátua durante trabalhos de manutenção da sua vinha, localizada na zona das antigas termas de Tito. A escultura desconhecida estava desfeita em cinco pedaços, mas todos os habitantes da Roma renascentista sabiam reconhecer uma obra clássica quando a viam e de Fredi passou a palavra a Giuliano de Sangallo, arquitecto do papa Júlio II. Sangallo acorreu ao local da descoberta de imediato trazendo consigo Michelangelo Buonarroti, que por coincidência almoçava na sua casa nesse dia. De imediato, os dois reconheceram a estátua desfeita como o grupo de Laocoon descrito por Plínio e enviaram a notícia da descoberta a Júlio II, que comprou a estátua na hora por 4140 ducados.A redescoberta do grupo de Laocoonte causou sensação em Roma e a sua apresentação à cidade como parte da coleção dos jardins do Vaticano foi um acontecimento social. Felice de Fredi foi recompensado com uma pensão vitalícia de 600 ducados por ano e quando morreu, o seu papel na descoberta da estátua ficou mencionado no seu túmulo. Para ampliar, abra a imagem em janela separada.

14/01/1876 – O telefone é patenteado por Alexander Graham Bell, apesar de ter sido inventado por Antonio Meucci.

Alexander Graham Bell (Edimburgo3 de Março de 1847 — Nova Escócia2 de Agosto de1922) foi um cientistainventor e fundador da companhia telefónica Bell. Embora historicamente Bell tenha sido considerado como o inventor do telefone, o italiano Antonio Meucci foi reconhecido como o seu verdadeiro inventor, em 11 de junho de 2002, pelo Congresso dos Estados Unidos, através da resolução N°. 269.  Meucci vendeu o protótipo do aparelho a Bell nos anos 1870. Em 1856 Meucci construiu um telefone eletromagnético - que denominou telettrofono - para conectar seu escritório ao seu quarto, localizado no segundo andar da casa, pois sua esposa sofria de reumatismo. Porém, devido a dificuldades financeiras, Meucci apenas conseguiu pagar a patente provisória de sua invenção. Acabou vendendo o protótipo do telefone a Alexander Graham Bell, que, em 1876, patenteou a invenção como sua. Meucci o processou, mas acabou falecendo durante o julgamento e o caso foi encerrado. Assim, Graham Bell foi considerado durante muitos anos como inventor do telefone. Pela legislação vigente, resultante de acordos internacionais, o autor ou inventor pode ceder a terceiros os direitos de uso mas não pode vender a "autoria", por se tratar de um direito moral irrenunciável. Foi baseado nisso que o Congresso americano reconheceu oficialmente que o inventor do telefone foi o italiano Meucci, ainda que todos os direitos comerciais permaneceram com o americano Grahmam Bell. A esta altura, porém, a discussão é bizantina e não gera efeitos econômicos, pois o telefone, 140 anos depois, já é de domínio público.
14/91/1974 – O general Ernesto Geisel, escolhido pelo sistema militar que dominava o país, foi confirmado pelo Congresso como presidente da República, por eleição indireta. Ele assumiria no dia 15 de março, enfrentando dificuldades econômicas e políticas que anunciavam o fim do milagre econômico e ameaçavam o regime militar. Em 1974, a inflação chegaria a 34,5%.
Ernesto Beckmann Geisel (Bento Gonçalves3 de agosto de 1907 — Rio de Janeiro12 de setembro de 1996) foi um político e militar brasileiro, tendo sido 29º Presidente do Brasil de 1974 a 1979. Assumiu a Presidência do Brasil em 15 de março de 1974. Seu governo foi marcado pelo início de uma abertura política e amenização do rigor do regime militar brasileiro, onde encontrou fortes oposições de políticos chamados de linha-dura. Durante sua incumbência, ficaram marcados os seguintes acontecimentos: divisão de Mato Grosso e criação do Mato Grosso do Sul, reatamento de relações diplomáticas com a República Popular da China, reconhecimento da independência de Angola, realização de acordos nucleares com a Alemanha, início do processo de redemocratização do país, extinção do AI-5, grande adiantamento da construção da Usina Hidrelétrica de ItaipuMesmo após deixar a Presidência, Geisel manteve influência sobre o Exército ao longo da década de 1980 e, nas eleições presidenciais de 1985 (ainda indiretas), apoiou o candidato oposicionista vitorioso Tancredo Neves, com José Sarney vice, o que caracterizou a diminuição das resistências a Tancredo no meio militar. Um de seus últimos atos como Presidente, extinguiu o famigerado Ato Institucional nº 5, ainda que, diga-se à verdade, ele mesmo usou o AI-5 como nenhum outro antes. Combateu a tortura e, em 19 de janeiro de 1976, exonerou o general Ednardo D'Avila Mello do comando do II Exército, após as mortes, em curto espaço de tempo, do jornalista Vladimir Herzog e do operário Manoel Fiel Filho nas dependências do DOI-CODI, em São Paulo, unidade até então subordinada a esse comando.

Culturais ou de média/mídia

14/01/1973 – Primeiro show de música via satélite: Elvis Presley no Havaí (Aloha from Hawaii).
Aloha from Hawaii é um álbum e um especial de televisão de Elvis Presley que foi gravado ao vivo do Hawaii em Janeiro de 1973 do show que é considerado monumental e que foi exibido em vários países, por volta de 40. Foi o primeiro show de música ao vivo via satélite, primeiramente ele foi exibido para alguns países da EuropaÁsia e Oceania, tendo quebrado todos os recordes de público.  Abaixo, "My Way", interpretada nesse show.

  • 1990 – O programa de televisão Os Simpsons estréia no canal Fox nos Estados Unidos.
  • 1995 – Último show da Legião Urbana, em Santos.
  • 1998 – O canal de televisão NBC concorda em pagar ao estúdio Warner Brothers a quantia de US$ 13 milhões por episódio da série ER.

Nascimentos

14/01/1841Berthe Morisot, pintora impressionista francesa (m. 1895).
Berthe Morisot (Bourges, Cher, 14 de janeiro de 1841 — Paris2 de março de 1895) foi uma pintora impressionista francesa.  Iniciou a sua formação com os mestres Chocarne-Moreau e Guichard e prosseguiu sob a tutela do pintor Corot. Também teve aulas de escultura com Millet. No ano de 1863 começou a pintar ao ar livre em Pontoise, onde conheceu os pintores Daubigny e Daumier. A esse período de intensa aprendizagem seguiram-se viagens pela Espanha e Inglaterra. Depois de conhecer Manet, posou para ele como modelo e apaixonou-se por Eugênio, irmão do pintor, com quem se casou. Depois de participar da primeira exposição dos impressionistas, em 1874, a pintora iniciou uma série de viagens de estudo pela ItáliaPaíses Baixos e Bélgica. Suas obras foram apresentadas em 1886 em Nova Iorque, e um ano mais tarde na Exposição Internacional de Paris. A obra de Berthe Morisot representa uma reflexão afirmativa da obra de Manet, embora com pinceladas mais longas e suaves, com tendência para a verticalização, numa tentativa de organizar a composição. Veja Google Imagens (Para ampliar a imagem abaixo, abra-a em janela separada)

14/01/1863 - Richard Felton Outcault, autor e ilustrador de tiras em quadrinhos norte-americano (m. 1928).

Richard Felton Outcault (Lancaster, Ohio14 de Janeiro de 1863 - Flushing, Nova York25 de Setembro de 1928), autor e ilustrador de tiras de quadrinhos norte-americano. Foi o criador da sérieThe Yellow Kid e é considerado o inventor da tira em quadrinhos moderna. Outcault começou sua carreira como desenhista técnico de Thomas Edison, e como arte-finalista de humorísticos nas revistas Judge e Life. Ele logo juntaria-se à New York World, que passou a usar as tiras de Outcault para um suplemento em cores experimental que usava um único cartum em um painel na capa chamado "Hogan's Alley", que estreou em 5 de maio de 1895. Em outubro de 1896 Outcault desertou para o New York Journal, gerando um processo que resultou na posse pela New York World do título "Hogan's Alley". No Journal, Outcault passou a experimentar com o uso de múltiplos painéis e balões de diálogo. Embora não tenha sido o primeiro a usar ambas as técnicas, foi ele quem criou o padrão pelos quais os quadrinhos seriam medidos.
14/01/1941Faye Dunaway, atriz norte-americana.
Faye Dunaway (Bascom, 14 de janeiro de 1941) é uma atriz norte-americana, uma das grandes estrelas do cinema nos anos 1960 e 70 e ganhou o Oscar de Melhor Atriz (principal)da Academia de Artes e Ciências Cinematográficasem 1977 por Rede de Intrigas, onde interpreta uma manipuladora executiva de televisão. Por ironia, seu grande sucesso foi o princípio de seu grande fracasso.  Nos anos 80, no filme Mamãezinha Querida,   teve uma impressionante atuação como Joan Crawford, a estrela de Hollywood dos anos 30 e 40, que foi retratada como uma megera na vida particular por sua filha, numa autobiografia que virou umbest-seller nos Estados Unidos. Faye considerou que este filme arruinou sua carreira como atriz principal, porque seu desempenho foi "muito bom num papel odioso", que provocou grande antipatia entre o público cinéfilo. 

14/01/1967 - Emily Watson, atriz britânica.
Emily Anita Watson (IslingtonLondres14 de janeiro de 1967) é uma actriz britânica nascida na Inglaterra. Teve um desempenho aclamado no seu filme de estreia Ondas do Destino de Lars von Trier.  Watson nasceu em IslingtonInglaterra, filha de um pai arquitecto e mãe professora de inglês.Ela foi educada como anglicana.  Watson frequentou a Drama Studio London, mas antes de ser aceita, foi obrigada a trabalhar para um escritório durante três anos. Detém um Bacharelado emLiteratura Inglesa, bem como um Mestrado (2003) concedidos pela Universidade de Bristol. Watson é casada com Jack Waters, que ela conheceu na Royal Shakespeare Company, em 1995 

Mortes

14/01/1867Jean Auguste Dominique Ingres, pintor francês (n. 1780).
Jean-Auguste Dominique Ingres (29 de Agosto de 1780Montauban – 14 de Janeirode 1867Paris), mais conhecido simplesmente por Ingres, foi um celebrado pintor edesenhista francês, atuando na passagem do Neoclassicismo para o Romantismo. Foi um discípulo de David e em sua carreira encontrou grandes sucessos e grandes fracassos, mas é considerado hoje um dos mais importantes nomes da pintura do século XIX.   Ingres preferia os retratos e os nus às cenas mitológicas e históricas. Entre os seus melhores retratos contam-se Bonaparte Primeiro Cônsul, A Bela Célia, O Pintor Granet e A Condessa de Hassonville. Nos nus que pintou (A Grande Odalisca, Banho Turco e, sobretudo, A Banhista) é patente o domínio e a graça com que se serve do traço. A sua obra mais conhecida é Apoteose de Homero, de desenho nítido e equilibrada composição.  Não obstante a crítica moderna tende a considerá-lo como uma encarnação do mesmo espírito romântico que ele procurava evitar - opinião que foi expressa também por vários de seus contemporâneos -, enquanto que suas distorções expressivas de forma e de espaço o tornam um precursor da arte moderna, exercendo influência sobre artistas como DegasPicasso,Matisse e Willem de Kooning, entre outros. 
14/01/1974 - Galileo Emendabili, escultor ítalo-brasileiro (n. 1898).
Galileo Ugo Emendabili (Ancona8 de maio de 1898 — São Paulo14 de janeiro de 1974) foi um escultor ítalo-brasileiro. Seu pai, Ludovico, era proprietário de um serraria, onde Emendabili aprendeu e apaixonou-se pela arte do entalhe em madeira. Em sua cidade natal, trabalhou no ateliê do surdo-mudo Clementi, um exímio ebanista. Autor de diversas obras, algumas com motivos republicanos, Emendabili tornou-se célebre, mas começou a enfrentar dificuldades em concursos públicos de arte, visto que a Itália era uma monarquia à época. Querendo continuar a exercer livremente seu trabalho, Emendabili decidiu então deixar a Itália. Já casado com sua patrícia Malvina Manfrini, partiu dia 16 de junho de 1923 com um bilhete de terceira classe, de Gênova, num navio cujo destino final era Buenos Aires. Emendabili desembarcou em Santos no dia 3 de julho, estabelecendo-se na cidade de São Paulo, onde - contando com o auxílio da numerosíssima coletividade italiana - tornou-se rapidamente num dos artistas mais conhecidos, tendo vencido diversos concursos. Diversas de suas obras podem ser apreciadas em mausoléus do Cemitério da Consolação ou na Pinacoteca do Estado de São Paulo. É autor, dentre outros monumentos públicos na cidade de São Paulo, do monumento Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 1932(1954), no Parque Ibirapuera, e do dedicado ao cientista Dr. Luís Pereira Barreto (1927), na confluência da avenidas Angélica e São João. Em 1934, concebeu e executou o Monumento a Ramos de Azevedo, que atualmente encontra-se na Cidade Universitária. Abaixo, uma participação sua no monumento a Ramos de Azevedo que se acha instalado na Cidade Universitária, em São Paulo.

Feriados e eventos cíclicos

Brasil

  • Dia do Treinador de Futebol
  • Dia dos Enfermos – Evento local
  • Aniversário do município de Miguelópolis – SP

Santo – (Católico)

  • Dia de Santa Ida – Santo da igreja católica

Sérvia

Portugal





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.