quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 13 de janeiro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras


13 de Janeiro de 2012.
13º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 353 dias para acabar o ano.

Eventos históricos

13/01/532 – Começa em Constantinopla a Revolta de Nika onde, em uma semana, 30.000 revoltosos foram degolados por ordens do Imperador Justiniano I.
A Revolta de Nika (ou Motins de Nika) aconteceu no ano de 532 em Constantinopla durando cerca de uma semana. Esta revolta recebeu o nome de "Nika" porque houve uma dúvida sobre quem vencera a corrida de cavalos que havia acontecido no hipódromo, "Nika" era o nome do cavalo favorito da população, e que havia ganho a disputa por muito pouco. Contudo, o imperador Justiniano torcia para outro cavalo e declarou que o seu cavalo tinha vencido a disputa. A plebe, enfurecida, se rebelou e começou uma discussão entre as várias classes sociais, o que quase nunca acontecia devido ao fato de que a alta sociedade geralmente não se envolve com a plebe. O hipódromo era o lugar perfeito para que uma revolta contra os poderosos acontecesse. Nica foi apenas um pavio que detonou uma situação explosiva, acumulada há tempos.  Na prática, a revolta não se deu simplesmente por uma corrida de cavalos, e sim por uma série de motivos como a fome, os impostos altíssimos, a falta de moradia, entre outras coisas que são parte da obrigação do governo. A morte de Justiniano, no ano 565, fez com que a população respirasse aliviada. Sua morte e o fim da era justiniana é considerada o ponto terminal da história do direito romano  (Quer saber mais?)
13/01/1937 – Recriação do Museu Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro.
Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) é um dos mais importantes museus de arte do Brasil, localizado na cidade do Rio de JaneiroEmbora o museu tenha sido criado oficialmente apenas em 13 de janeiro de 1937 - e inaugurado em 19 de agosto de 1938 - sua história é bem mais antiga, e remonta à chegada da família real portuguesa ao Rio de Janeiro em 1808, já que Dom João VI se fez acompanhar de um conjunto de obras de arte, algumas das quais permaneceram no país depois de seu retorno à Europa e figuram como o núcleo inicial da coleção. Por outro lado, alguns anos depois de sua chegada ao Brasil o rei fundou a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, que a princípio funcionou em um prédio próprio construído por Grandjean de Montigny, um dos integrantes da Missão Francesa e professor da escola, e inaugurado em 1826 pelo imperador Dom Pedro I, ocasião em que a instituição passou a ser chamada de Academia Imperial de Belas Artes. Em 1926, com seu funcionamento regularizado, recebeu novo nome de Escola Nacional de Belas Artes.  A história do MNBA está diretamente ligada à história da (ENBA) e não dá para pensar em uma isolada da outra. Anualmente, ao encerrar-se o ano letivo, acontecia uma sessão solene da Escola, com a presença do Imperador e, nessa ocasião, eram revelados os nomes dos alunos premiados, com recompensas que iram desde viagem de estudos ao exterior até simples titulações de honra ao mérito. Mas alguns quadros, dentre os apresentados pelos alunos, acabavam sendo comprados e passavam a fazer parte do acervo do museu. (Leia e veja) Abaixo, A Primeira Missa no Brasil, de Victor Meirelles, aluno da ENBA. (Para ampliar, abra a imagem em janela separada)

Eventos Culturais e de média/mídia

Nascimentos

13/01/1598François Mansart, arquiteto francês (m. 1666).
François Mansart (Paris13 de Janeiro de 1598 — Paris23 de Setembro de 1666) foi umarquiteto francês e um dos mais geniais da sua época. Sobrinho de Germain Gautier, arquiteto do rei e filho de um carpinteiro, foi um dos criadores da arquitetura francesa clássica. Discípulo de Salomon de Brosse, Mansart manifestou desde cedo seu talento na construção de edifícios religiosos e de casas particulares, como a Igreja da Visitação de Santo Antônio e o Hotel de La Vrillière. Muitos especialistas consideram sua obra-prima deste primeiro período o Castelo de Balleroy, cuja construção começou por volta de 1626. Em 1635, Mansart foi incumbido da reconstrução do Castelo de Blois, trabalho que deixou inacabado. Entre 1642 e 1648 constrói o Castelo Maison-sur-Seine (atualmente Castelo Maisons-Laffite). Em 1645, foi incumbido por Ana da Áustria de construir o Igreja de Val-de-Grâce, em Paris. No ano seguinte, foi substituído por Jacques Lemercier, mas o plano da igreja e grande parte dos muros permaneceram de acordo com a orientação de Mansart, inclusive as coberturas quebradas, suas criação, que ficaram conhecidas como mansardas. A arquitetura de Mansart era focada nos ideais clássicos de clareza e contenção. Empregava os cânones clássicos com grande flexibilidade, aliando-os a uma grande sensibilidade para a decoração. O seu carácter difícil e obsessão pela perfeição - nunca deixava nada ao acaso, revendo vezes sem conta os seus desenhos, alterando-os ou redesenhando-os - fazia com que as suas obras levassem demasiado tempo a serem executadas. Abaixo, Le château de Maisons..
13/01/1893Chaim Soutine, pintor expressionista. (m. 1943)
Chaïm Soutine (Smilavichy13 de Janeiro de 1893 — Paris9 de Agosto de 1943) foi um pintor expressionista da Escola de Paris.  Nascido em uma pequena aldeia lituana, pertencente naquele momento ao Império Russo, Soutine era o décimo filho de uma família de onze irmãos. Seu pai era alfaiate e não viu com bons olhos o interesse de Chaim por arte, visto que, dentro da comunidade judia ortodoxa onde viviam, estava proibida a representação de imagens. Em 1909 se mudou para Minsk, onde recebeu suas primeiras lições artísticas. No ano seguinte preparou-se para o ingresso na Escola de Belas Artes de Vilnius. Em 1913, finalizados seus estudos em Vilnius, se mudou para Paris, estabelecendo-se em Montparnasse, junto a outros artistas. Foram tempos difíceis, em que Soutine vivia em condições precárias, no entanto foi capaz de prosseguir os seus estudos na École des Beaux-Arts, "Escola de Belas Artes" de Paris, sob os ditames do artista Fernand Cormon. Foi nessa época que conheceu Modigliani, de quem se tornou amigo, servindo como modelo para diversos retratos feitos pelo pintor italianoEm 1923 o colecionador norte-americano Albert Coombs Barnes comprou um grande número de obras do pintor, como isso sua condição financeira melhorou bastante. Em 1927 realizou sua primeira exposição na galeria de Henri Bing, assim introduzindo-se plenamente no mercado das artes. Em 1937 algumas de suas obras foram incluídas na Exposição de Artistas Independentes, honra raramente concedida na França a um pintor estrangeiro. O início da Segunda Guerra Mundial significou o início do seu declínio, especialmente quando a cidade foi invadida pelas tropas nazistas, visto que Soutine era oficialmente um judeu, optou por ficar longe de Paris, refugiando-se em uma pequena cidade perto de Tours. A angústia de uma possível denúncia agravou-lhe os problemas de saúde que tinha e, finalmente, em 1943, sofreu um ataque de úlcera, que perfurou-lhe o estômago e forçou-o a uma cirurgia de emergência. Chaim Soutine morreu na mesa de operações e foi sepultado no Cemitério do Montparnasse.
13/01/1961 - Julia Louis-Dreyfus, atriz norte-americana.
Julia Louis-Dreyfus (Nova Iorque13 de janeiro de 1961) é uma premiada atriz e comedianteestadunidense. Entre 1982 e 1985, Julia Louis-Dreyfus atuou no famoso Saturday Night Live da rede NBC, onde conheceu Larry David, que mais tarde iria ser um dos criadores da série Seinfeld. É exatamente na série Seinfeld que Julia será internacionalmente conhecida durante nove temporadas como "Elaine Benes", de 1990 a 1998. Mais tarde, Julia Louis-Dreyfus vive a personagem Christine Campbell na sitcom de sucesso The New Adventures of Old Christine, tendo inclusive vencido o Emmy pelo seriado. Ao receber o prêmio, Julia perguntou ironicamente à platéia se eles acreditavam em maldição, em referência à "maldição de Seinfeld", uma vez que nenhum dos ex-integrantes do elenco havia conseguido novo sucesso na televisão.
13/01/1989 - Triinu Kivilaan, cantora estoniana.
Triinu Kivilaan é uma cantora e modelo estoniana, mais conhecida por ser ex-membro da banda Vanilla Ninja.

Mortes

13/01/1825Frei Caneca, herói da Confederação do Equador (fuzilado) (n. 1779).
Joaquim da Silva Rabelo, depois Frei Joaquim do Amor Divino Rabelo, mas popularmente conhecido apenas como Frei Caneca (Recife,20 de agosto de 1779 — Recife, 13 de janeiro de 1825), foi um religioso e político brasileiro. Esteve implicado na Revolução Pernambucana (1817), de cuja prisão saiu mais tarde, e na Confederação do Equador (1824), que causou sua condenação e morte. Como jornalista, esteve à frente do Typhis Pernambucano. Foi condenado por sua participação na Confederação do Equador e, finalmente, em 13 de janeiro de 1825 foi armado o espetáculo do enforcamento diante dos muros do Forte das Cinco Pontas. Despojado do hábito religioso, ou seja, «desautorado das ordens» na igreja do Terço, na forma dos sagrados cânones», ainda assim tendo três carrascos que se recusaram aenforcá-lo. A Comissão Militar ordenou, então, seu arcabuzamento, atado a uma das hastes da forca, por um pelotão sob o comando do mesmo oficial. Seu corpo foi colocado junto a uma das portas do templo carmelita, no centro do Recife, sendo recolhido pelos religiosos e enterrado em local até hoje não identificado. 

Feriados e eventos cíclicos





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.