terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 11 de janeiro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras


11 de Janeiro de 2012.
11º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 355 para acabar o ano 


Eventos históricos

11/01/1610Galileu Galilei descobre Ganímedes, satélite de Júpiter.

Ganimedes é o principal satélite natural de Júpiter, o maior do Sistema Solar, sendo maior que o planeta Mercúrio em termos de tamanho (mas não de massa). Este gigantesco satélite orbita Júpiter a 1,070 milhões de quilómetros de distância. Ganímedes foi descoberta em 1610 e é uma das quatro luas de Galileu, descobertas por Galileo Galilei na órbita de Júpiter junto à Erfredon, em suas observações feitas graças à invenção do telescópio. No entanto, Ganímedes é vísivel a olho nu, mas apenas em condições favoráveis e por aqueles com boa visão. Ganímedes foi descoberto a 11 de Janeiro de 1610 por Galileu Galilei. Alguns vêem Simon Marius como o seu descobridor. Os astrónomos, baseados em observações feitas a partir da superfície da Terra, tinham apenas poucas informações sobre Ganimedes, mesmo com o uso dos melhores telescópios de meados do século XX. Foi só quando as sondas Pioneer 10 e Pioneer 11 chegaram a Júpiter em 1973 e em 1974, respectivamente, que se conseguiu obter as primeiras imagens mais detalhadas das grandes luas de Júpiter. As Pioneer conseguiram captar duas boas imagens de Ganímedes. Estas imagens mostravam pouca variação de cor, mas revelaram uma variação substancial de albedoEm 1979 as sondas Voyager alcançam Júpiter. As imagens da Voyager mostraram que Ganímedes tinha dois tipos de terrenos distintos: uma parte do globo é coberta por crateras, a outra por sulcos, o que revelou que a superfície gelada poderia sofrer processos tectônicos globais. As Voyager foram as que descobriram que Ganímedes era, na verdade, o maior satélite do Sistema Solar, e não Titã em Saturno como se pensava até então. Isto só foi possível determinar quando as Voyager chegaram a Titã e descobriram que esta tinha uma atmosfera bastante densa que dava aspecto de ser maior.
11/01/1920 – Navio francês que viajava para a África afunda perto de La Rochelle com 553 pessoas a bordo.

La Rochelle, em português também Rochela e Arrochela, é uma comuna francesa, situada no departamento de Charente-Maritime, na região de Poitou-Charentes. Foi um importante porto no período colonial, junto com Le Havre, Honfleur e Bordéus.
11/01/1960 – Começa a construção, no Egito, da gigantesca represa de Assuã, no Rio Nilo.
Assuão ou Assuã (em árabe: أسوان; em grego antigo ΣυήνηSyene) é uma cidade do sul do Egipto, distante 950 quilômetros do Cairo. Na direcção de Edfu e muito perto da cidade fica Kabonejen, a primeira urbe. O nome da cidade significa "mercado". A Represa Alta de Assuã ou Assuã Alta é uma barragem egípcia localizada no rio Nilo, próxima a cidade de Assuã. mais antiga tentativa registrada de construir uma represa próxima a Assuã remonta ao século XI, quando o polimata e engenheiro Ibn al-Haytham (conhecido como Alhazen no Ocidente) foi convocado ao Egito pelo califa Al-Hakim bi-Amr Allah, para controlar a inundação do Nilo. Para concluir esta tarefa, seria necessário construir uma represa em Assuã. Seu trabalho de campo o convenceu de que o projeto era impraticável. Os britânicos começaram a planejar a construção da primeira represa em 1899 e terminaram em 1902. Ela possuía 54 metros de altura e 1 900 m de extensão, sendo construída em duas etapas: 1907-1912 e 1929-1933. Em 1946, a represa quase se rompeu, e percebeu-se que seria necessário construir uma segunda represa. Ela seria construída a aproximadamente 6 quilômetros acima da atual. Os planos para a construção começaram a ser realizados em 1952, logo após a revolução Nasser, e Estados Unidos e Reino Unido ajudariam a financiar a construção com um empréstimo de 270 milhões de dólares. Em julho de 1956, no entanto, o acordo foi cancelado. Para concluir a construção da represa, Nasser nacionalizou o canal de Suez, pretendendo utilizar a renda proveniente para o intento. Isto fez com que Reino Unido, França e Israel atacassem o Egito, ocupando o Canal de Suez, começando a Guerra de Suez. As Nações Unidas, os Estados Unidos e a URSS forçaram os invasores a devolver o Canal a Nasser. Em 1958, a URSS ajudou a construção da represa com um terço dos recursos financeiros necessários, maquinários e técnicos especializados. Para ampliar, abra a imagem em janela separada.

11/01/1977 – A França causa polêmica ao libertar Abu Daoud, um palestino suspeito do massacre de atletas israelenses nas Olimpíadas de 1972.

Os Jogos Olímpicos de Munique foram realizados entre 26 de agosto e 11 de setembro de 1972 e até o começo de setembro estavam sendo considerados os melhores, mais pacíficos e tecnicamente perfeitos de todos os tempos, quando foram transformados no maior pesadelo já ocorrido na história das Olimpíadas. Com a participação recorde de 121 nações e 7 134 atletas, foram organizados pelos alemães para celebrar a paz e nos seus primeiros dez dias a competição esportiva de alto nível ali realizada maravilhava o mundo. Mas na madrugada do dia 5 de setembro, cinco árabes do grupo terrorista Setembro Negro invadiram a vila olímpica, mataram dois membros da equipe de Israel e fizeram outros nove de reféns. O que se seguiu, com a paralisação temporária dos Jogos e a morte de todos os reféns israelitas, ficou conhecido como o Massacre de Munique. Com todas as bandeiras dos países participantes a meio pau e uma missa no estádio olímpico em honra das vítimas, após 34 horas de interrupção os Jogos voltaram a acontecer, após a insistência e a célebre frase – para uns realista, para outros polêmica e para muitos, infame – do presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Avery Brundage“Os Jogos devem continuar!”
11/01/1991 – Tropas soviéticas invadem prédios em Vilnius (Vilna), capital da Lituânia, para impedir um movimento de independência no país.
Vilna tem um significado especial para o Brasil, pois foi lá que nasceu o pintor Lasar Segall que, desde 1924 até sua morte, em 1957, residiu no Brasil, sendo considerado como pintor brasileiro, pela abordagem de temas sociais relacionados ao país. Quanto à Lituânia, foi o fio da meada, que chamou a atenção do mundo para o desejo dos países bálticos de retomar as independências perdidas, e teve um dos seus extremos em Vilnius. 11 de março de 1990, o Conselho Supremo da República Socialista Soviética da Lituânia anunciou sua independência da URSS e a restauração da República da Lituânia como país independente. Os soviéticos responderam a 9 de janeiro de 1991 com o envio de tropas. A 13 de janeiro do mesmo ano, 14 civis foram mortos e mais de 700 severamente feridos. A URSS finalmente reconheceu a independência lituana em agosto de 1991. A partir daí, a cidade rapidamente transformou-se, buscando apagar seu passado soviético e tornar-se uma moderna capital da Europa. Muitos de seus antigos edifícios foram renovados, e um novo centro comercial e de negócios foi criado ao norte do rio Neris. A Torre Europa, de 129 metros de altura, faz parte deste projeto de renovação. Abaixo, a pintura "Navio de Emigrantes" feita por Segall por volta de 1940.

  • 1994 – Com o fim do Pacto de Varsóvia e a fusão da OTAN em reunião havida em Bruxelas, governos envolvidos criam a Associação para a Paz, que integrará os países do extinto Pacto de Varsóvia.
  • 1994 – O governo irlandês anuncia o fim da censura ao movimento terrorista IRA e seu braço político, o Sinn Fein.
  • 1996 – O parlamento japonês elege Ryutaro Hashimoto como seu novo primeiro-ministro.
  • 1996 – O primeiro-ministro da Itália, Lamberto Dini, anuncia a sua renúncia.
11/01/2001 – Um incêndio no estúdio de gravação do programa Xuxa Park deixa 26 feridos com queimaduras.
No dia 11 de janeiro de 2001, um incêndio causado por um curto-circuito impediu as gravações do último bloco do Xuxa Park, no estúdio F do Projac, deixando 26 pessoas feridas com queimaduras, Com este incêndio, Xuxa Park saiu da grade da programação global. Xuxa saiu ilesa do programa. Semanas depois, Xuxa declarou que pouco antes do início das gravações já havia um cheiro "esquisito" e alertou a equipe técnica, que mantinha (segundo Xuxa) amontoado de fios e muitas luzes próximos a materiais que pegam fogo facilmente como tecidos e madeiras.

Nascimentos

11/01/1503 - Parmigianino, artista italiano (m. 1540).
Girolamo Francesco Maria Mazzola (Parma11 de Janeiro de 1503 - 24 de Agosto de 1540), mais conhecido por Parmigianino (que significa "pequeno parmesão") ou ainda Parmigiano, foi um proeminente pintor italiano do maneirismo, tendo atuado em FlorençaRoma e Bolonha, além da cidade natal.  Era o oitavo filho de Filippo Mazzola e Maria ser de di Guglielmo. Seu pai morreu de peste dois anos depois de seu nascimento, e os meninos foram criados pelos tios, Pier Ilario Filippo e Michele Mazzola, modestos pintores provincianos. Estes receberam uma encomenda de Nicolo Zangrandini para a decoração da capela de São João Evangelista, em 1515, trabalho que foi concluído pelo jovem Parmigianino. Mudando-se para Roma, em 1524, conhece a obra de Michelangelo e Rafael Sanzio, que lhe influem decisivamente. Nesta cidade sabe-se que tomou parte das tertúlias que ocorriam em casa de Paolo Valdambrini, secretário do Papa Clemente VII, às quais acorriam Rosso Florentino, Perino de Vaga e Giulio Romano. Entre as obras deste período destacam-se A Visão de São Gerônimo (1525), Casamento Místico de Santa Catarina e o Retrato de Lorenzo Cybo (todos do mesmo ano). Depois do saque de Roma em 1527, instalou-se em Bolonha e posteriormente em Parma, onde passou os últimos anos de sua vida atormentado pelos constantes requerimentos do capítulo da igreja de Steccata, que exigia-lhe a conclusão dos afrescos que lhe haviam sido encomendados em 1531. Encarcerado por conta das dívidas, conseguiu fugir para Casalmaggiore. Ali, enquanto tratava de resolver seus problemas com uso da alquimia, morreu com apenas 37 anos. Abaixo, reprodução da Madonna de São Zacarias.

11/01/1923 - Jacqueline Maillan, atriz francesa (m. 1992).

11/01/1949 - António Homem Cardoso, fotógrafo e escritor português.

António Homem Cardoso (n. São Pedro do Sul 11 de Janeiro de 1945) é um fotógrafo e escritor português. Filho de José Homem Cardoso e de Cristina Augusta de Almeida Cardoso, Homem Cardoso veio viver para Lisboa quando tinha dez anos.
11/01/1964 - Patrícia Pillar, atriz brasileira.

Patrícia Gadelha Pillar (Brasília11 de janeiro de 1964) é uma atriz e modelo brasileira. É casada com o político Ciro Gomes. Participou do grupo de teatro Asdrúbal Trouxe o Trombone. Fez sua estreia em televisão em1985, no programa de videoclipes musicais FM TV, em parceria com Tim Rescalla, na extintaRede Manchete, e na telenovela da TV Globo Roque Santeiro, de autoria de Dias Gomes. Entre as personagens mais marcantes da carreira de Patrícia estão a Luana/Marieta, da telenovela O Rei do Gado, uma boia-fria que deixa o campo para viver com o patrão Bruno Mezenga, vivido por Antônio Fagundes; a atriz de cinema Linda Bastos, de Roque Santeiro; a médica Dra. Cris, do seriado Mulher, e a vilã Flora Pereira da Silva de A Favorita.
11/01/1972 - Amanda Peet, atriz estadunidense.

Amanda Peet (Nova Iorque11 de janeiro de 1972) é uma atriz norte-americana. Depois de estudar com Uta Hagen, Peet começou sua carreira fazendo comerciais de televisão, e logo depois começou a aparecer em pequenos papéis na TV e no cinema. Ela teve um papel de destaque no filme Meu Vizinho Mafioso (2000) que lhe trouxe o reconhecimento, e ela foi nomeada como uma das "50 Pessoas Mais Bonitas do Mundo". Seus papéis em filmes posteriores foram mais proeminentes, e incluiu Alguém Tem Que Ceder (2003) e Syriana - A Indústria do Petróleo (2005).
11/01/1984 - Milena Toscano, atriz brasileira.
Milena Toscano Gonçalves (Santo André11 de janeiro de 1984) é uma atriz e modelo brasileiraEntre 2010 e 2011 ganhou sua primeira protagonista numa telenovela global, em Araguaia. No papel de Manuela, a atriz foi elogiada pela evolução de sua atuação com o passar da trama. Sendo elogiada inclusive por Aguinaldo Silva que até cogitou escalar a atriz para a próxima novela do horário nobre da Rede Globo. Milena se destacou no trabalho em Araguaia. Chegou até a ser apontada como uma das grandes apostas da emissora. Atualmente está no ar na pele de Vanessa na telenovela, Fina Estampa.

Falecimentos

11/01/1966Alberto Giacometti, artista plástico suíço (n. 1901).

Alberto Giacometti (Borgonovo di Stampa10 de outubro de 1901 — Coira11 de janeiro de 1966) foi um artista suíço que se distingiu pelas suas esculturas e pinturas expressionistas. Filho do pintor Giovanni Giacometti (impressionista). Estudou em GenebraRoma e a partir de 1922 em França. A recorrência dos temas e das soluções plásticas adoptadas resulta de um posicionamento teórico identificado com a filosofia existencialista, como o testemunha a amizade entre Giacometti e Jean-Paul Sartre. O existencialismo na obra de Giacometti traduz-se numa essencialidade e numa repetição dos meios expressivos e dos gestos formais, que imprimem à figura humana uma significação fundamental: uma linha vertical confrontando com a horizontalidade do mundo. A deformação dramática das proporções, o alongamento das formas e a manipulação da superfície e da textura acentuam a materialidade dos objectos e a capacidade expressiva e poética da obra de arte. As personagens, isoladas ou em grupos, exprimem um sentido de individualismo e de descontextualização, acentuado pela própria escala das esculturas. Destacam-se, entre as inúmeras obras executadas durante o final da década de 40 e da década seguinte, as esculturas L'Homme qui marche (reproduzida abaixo) I 1949 e La Femme au Chariot (1950).

Feriados e eventos cíclicos

Internacional

  • Dia Internacional do Obrigado

Albânia

  • Dia da República

Brasil

Marrocos

  • Dia da Independência

Religioso católico

Santos do dia católico

  • Dia de Santa Honorata
  • Dia de São Sávio
  • Dia de São Tenório
  • Dia de São Teodósio
  • Dia de São Vital





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.