segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 10 de janeiro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

10 de Janeiro de 2012.
10º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 356 dias para acabar o ano

Eventos históricos

10/01/49 a.C. – Júlio César atravessa o Rubicão, iniciando a guerra civil que opôs as suas forças às de Pompeu. Foi neste dia que ele pronunciou sua famosa frase: alea jacta est (a sorte está lançada).
Rubicão (Rubico, em latimRubicone, em italiano) é o antigo nome latino de um riacho no norte da Península Itálica. Na época romana, corria para o Mar Adriático entreAriminum (atual Rimini) e Cesena. A identidade moderna do rio é discutida, mas alguns o identificam como o rio Pisciatello, na Província de Forlì-Cesena. O rio ficou conhecido pelo fato de que o direito romano no período da República proibia qualquer general romano de atravessá-lo acompanhado de suas tropas, retornando de campanhas ao norte de Roma. Tal medida visava impedir que os generais manobrassem grandes contigentes de tropas no núcleo do Império Romano, evitando riscos à estabilidade do poder central. O curso d´água marcava então a divisão entre a província da Gália Cisalpina e o território da cidade de Roma (posteriormente, a província da Itália). Quando Júlio César atravessou o Rubicão, em 49 a.C., presumivelmente em 10 de janeiro do calendário romano, em perseguição a Pompeu, violou a lei e tornou inevitável o conflito armado. Segundo Suetônio, César teria então proferido a famosa frase Alea jacta est ("a sorte está lançada" ou "os dados estão lançados"). O mesmo autor também descreve como César parecia indeciso ao se aproximar do rio e atribui a decisão de atravessar a uma aparição sobrenatural. A frase "atravessar o Rubicão" passou a ser usada para referir-se a qualquer pessoa que tome uma decisão arriscada de maneira irrevogável, sem volta. O escritor brasileiro Machado de Assis (1839-1908) cita a expressão em seu romanceHelena, quando o personagem Estácio decide pedir a noiva Eugenia em casamento: "Transposto o Rubicon, não havia mais que caminhar direito à cidade eterna do matrimônio". E o político brasileiro Ulysses Guimarães, líder da oposição durante a ditadura militar, usava frase semelhante para marcar momentos decisivos ao dizer "Ninguém vai ao Rubicão para pescar."
10/01/1794 – O bispo de Blois, Henri Grégoire, relata aspectos do comportamento do exército republicano, usando o termo vandalismo pela primeira vez.
Vandalismo é uma ação motivada pela hostilidade contra a arte de uma cultura, ou destruição intencional de bens e propriedades alheios. O nome deriva do povo vândalo, um dos povos bárbaros cujas invasões e ataques ao Império Romano provocaram a queda deste. A primeira referência à palavra vandalismo data provavelmente da Revolução Francesa, em cujo decurso, a 10 de Janeiro de 1794, o Bispo de BloisHenri Grégoire, relata aspectos do comportamento do exército republicano, usando o termo. No entanto, a carga pejorativa era associada à palavra vândalo já no século XVII, pelo menos nas línguas inglesa e francesa. Destruição proposital de obras de arte (como estátuasquadrosetc.), de coisas de utilidade pública (como telefonepraças,parquesetc.) ou de propriedade privada. Abaixo, um "pixo" na Bienal de São Paulo de 2008.
10/01/1907 – A Torre de Belém é classificada como Monumento Nacional em Portugal.
A Torre de Belém é um dos monumentos mais expressivos da cidade de Lisboa. Localiza-se na margem direita do rio Tejo, onde existiu outrora a praia de Belém. Inicialmente cercada pelas águas em todo o seu perímetro, progressivamente foi envolvida pela praia, até se incorporar hoje à terra firme. O monumento se destaca pelo nacionalismo implícito, visto que é todo rodeado por decorações doBrasão de armas de Portugal, incluindo inscrições de cruzes da Ordem de Cristo nas janelas debaluarte; tais características remetem principalmente à arquitetura típica de uma época em que o país era uma potência global (a do início da Idade Moderna). Classificada como Património Mundial pela UNESCO desde 1983, foi eleita como uma das Sete maravilhas de Portugal em 7 de julho de 2007. Para ampliar, abra a imagem em janela separada.
10/01/1920 - Entra em vigor o Tratado de Versalhes para solucionar os problemas surgidos na guerra 1914–1918.
O Tratado de Versalhes (1919) foi um tratado de paz assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial. Após seis meses de negociações, em Paris, o tratado foi assinado como uma continuação do armistício de Novembro de 1918, em Compiègne, que tinha posto um fim aos confrontos. O principal ponto do tratado determinava que a Alemanhaaceitasse todas as responsabilidades por causar a guerra e que, sob os termos dos artigos 231-247, fizesse reparações a um certo número de nações da Tríplice EntenteOs termos impostos à Alemanha incluíam a perda de uma parte de seu território para um número de nações fronteiriças, de todas as colônias sobre os oceanos e sobre o continente africano, uma restrição ao tamanho do exército e uma indenização pelos prejuízos causados durante a guerra. A República de Weimar também aceitou reconhecer a independência da Áustria. O ministro alemão do exterior, Hermann Müller, assinou o tratado em 28 de Junho de 1919. O tratado foi ratificado pela Liga das Nações em 10 de Janeiro de 1920. Na Alemanha o tratado causou choque e humilhação na população, o que contribuiu para a queda da República de Weimar em 1933 e a ascensão do Nazismo. No tratado foi criada uma comissão para determinar a dimensão precisa das reparações que a Alemanha tinha de pagar. Em 1921, este valor foi oficialmente fixado em 33 milhões de dólares. Os encargos a comportar com este pagamento são frequentemente citados como a principal causa do fim da República de Weimar e a subida ao poder de Adolf Hitler, o que inevitavelmente levou à eclosão da Segunda Guerra Mundial apenas 20 anos depois da assinatura do Tratado de Versalhes.
10/01/1929 – O jornal belga Vingtième Siècle publicou pela primeira vez uma tirinha com o menino-detetive Tintin, personagem criado pelo cartunista Hergé.
Tintim (no original francês Tintin) é o protagonista da série de ficção de banda desenhada ou história em quadrinhos  conhecida como As Aventuras de Tintim (Les aventures de Tintin), criada pelo quadrinista belga Hergé em 10 de janeiro de 1929.  Dado que a série de quadrinhos possuiu uma existência de quase meio século, a personalidade de Tintim sofreu sutis alterações ao longo de sua evolução, embora sua caracterização tenha se mantido consistente durante todo o seu percurso. O personagem normalmente é apresentado como um jovem repórter (cuja idade vai presumivelmente da adolescência até a juventude), de espírito aventureiro e curioso, constantemente envolto em casos de investigação criminosa ou em conspirações políticas, geralmente guiado por uma personalidade descrita como nobre, audaciosa e perspicaz. Eventualmente o personagem passa uma imagem de inocência, ainda que procure responsabilizar-se por seus atos de forma presumivelmente bastante madura (não raro criando situações em que dá "lições de moral" em outros personagens mais velhos). 
10/01/1946 - Americanos enviaram pela primeira vez um sinal de radar à Lua, recebendo um eco como resposta três segundos depois. O fato é considerado um prenúncio das comunicações por satélite.
10/01/1966Índia e Paquistão assinam um acordo de paz. Os países disputavam a região da Caxemira, havendo até ameaça de ataque nuclear no auge da guerra.
A Caxemira (caxemira: کٔشِیر; balti: کشمیر; poonchi/chibhali: کشمیر; dogri: कश्मीर; shina: کشمیر; uigur: كھسىمڭر) é uma região do norte do subcontinente indiano, hoje dividida entre aÍndia e o Paquistão. Uma parte foi anexada pela China. O termo "Caxemira" (pode significar, "terra sem água" ou terra desidratada, Ká = água e Shimeera = secar) descrevia historicamente o vale ao sul da parte mais ocidental do Himalaia. Politicamente, no entanto, o termo "Caxemira" descreve uma área muito maior, que inclui as regiões de Jammu, Caxemira e Ladakh. O nome Caxemira tornou-se sinónimo de tecido da alta qualidade, devido à lã de caxemira produzida a partir das cabras nativas. O conflito serve como justificativa para a militarização da fronteira e para a corrida armamentista. Índia e Paquistão realizam testes nucleares em1998 e, em abril de 1999, experimentam mísseis balísticos capazes de levar ogivas atômicas, rompendo acordo assinado meses antes. Os dois países chegam à beira da guerra total. O primeiro-ministro ultranacionalista da Índia, Atal Vajpayee, ordena um pesado contra-ataque, que expulsa os separatistas em julho. A derrota paquistanesa leva a um golpe militar, liderado pelo general Pervez Musharraf, que depõe o primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif. Índia e Paquistão travam na Caxemira, em 1999, um confronto com um saldo de 1200 mortos. Uma onda de explosões mata dezenas de civis nas maiores cidades paquistanesas, entre o final de 1999 e o primeiro semestre de 2000. Fracassam negociações de paz entre o governo da Índia e separatistas muçulmanos da Caxemira em julho de 2000. Os combates recomeçam, assim como as ações terroristas nos territórios do Paquistão e da Índia. Em agosto de 2000, o Hizbul Mujahidine, principal grupo separatista muçulmano na Caxemira, anuncia uma trégua unilateral. A Índia suspende operações militares na Caxemira, pela primeira vez em 11 anos. As negociações fracassam diante da recusa da Índia em admitir o Paquistão na negociação de paz.

Desportivos

Nascimentos

10/01/1904 - Lamartine Babo, compositor brasileiro de MPB (m. 1963).
Lamartine de Azeredo Babo, mais conhecido como Lamartine Babo (Rio de Janeiro10 de janeiro de 1904 — Rio de Janeiro, 16 de junho de 1963) foi um dos mais importantes compositorespopulares do Brasil. Era um dos doze filhos de Leopoldo Azeredo Babo e Bernarda Preciosa Gonçalves, sendo um dos dos três que chegaram à idade adulta. Era tio de Oswaldo Sargentelli.  Como poucos, Lamartine alcançou os dois extremos da alma brasileira: a gozação e o sentimento.  Em 1981 a escola de samba Imperatriz Leopoldinense conquistou seu primeiro bicampeonato com o enredo "O teu cabelo não nega", de Arlindo Rodrigues, uma comovente e divertida homenagem ao compositor. Compôs os Hinos de vários clubes de futebol no Rio de Janeiro, em alguns casos, copiando, com jeitinho bem brasileiro, composições já existentes no exterior.
10/01/1924Eduardo Chillida, escultor espanhol (m. 2002).
Eduardo Chillida (1924 — 2002) foi um dos mais famosos escultores e gravuristasmodernistas espanhóis. Junto com Jorge Oteiza, Chillida é considerado o escultor com mais destaque no século XX. Em 1948 muda-se para Paris, onde se tornou amigo de Pablo Palazuelo, que o influenciou profundamente na sua carreira artística, concedendo-lhe o gosto pelo abstraccionismoNo início da sua carreira costumava utilizar materiais como a madeira e o ferro. Porém, quando começa a explorar a arte abstracta, começa a interessar-se por materiais mais diversos como a pedra e a luzEm 1987, torna-se académico da Real Academia de Belas-Artes de São Fernando e, dois anos antes da sua morte, concretiza um dos seus sonhos, inaugurando um museu dedicado a si próprio, o Museu Chillida-Leku.
10/01/1980 - Sarah Shahi, atriz e modelo norte-americana.
Sarah Shahi, nome artístico de Aahoo Jahansouz Shahi (Euless10 de janeiro de 1980) é umaatriz estadunidense.  Filha de pai iraniano e mãe espanhola, Sarah nasceu no Texas, nos Estados Unidos. Durante os anos de 1999 e 2000, ela entrou num grupo de animadoras de torcida de Dallas, o Dallas Cowboys Cheerleaders e, ainda em 2000, apareceu na capa do calendário dessa mesma equipe. 
10/01/1989Tammy Di Calafiori, atriz brasileira.
Tammy di Calafiori (Rio de Janeiro10 de março de 1989) é uma atriz e modelo brasileira. Em 2005, atuou em Alma Gêmea, de Walcyr Carrasco, fazendo o papel de Nina, irmã de Vitório, interpretado por Malvino Salvador. Em 2008, Tammy participou da telenovela Ciranda de Pedra, no papel de Virgínia, que na versão original, exibida na década de 1980, foi interpretada por Lucélia SantosEm 2010, Tammy recebe um convite de Sílvio de Abreu para integrar o elenco da novela Passione, onde ela interpreta a "patricinha" Lorena Gouveia, filha da personagem Stella Gouveia, interpretada por Maitê Proença.

Mortes

1681João Batista Fernandes Vieira, herói da Insurreição pernambucana
insurreição pernambucana, também referida como Guerra da Luz Divina, registrou-se no contexto da segunda das Invasões holandesas do Brasil, culminando com a expulsão dos neerlandeses da região Nordeste do Brasil. Em 15 de maio de 1645, reunidos no Engenho de São João, 18 líderes insurretos pernambucanos assinaram compromisso para lutar contra o domínio holandês na capitania. O movimento integrou forças lideradas por André Vidal de NegreirosJoão Fernandes VieiraHenrique Dias e Felipe Camarão. No contexto da Restauração portuguesa, após 60 anos de domínio espanhol, o Estado do Brasil pronunciou-se em favor do Duque de Bragança (1640), assinando-se uma trégua de dez anos entre Portugal e os Países Baixos, pela impossibilidade de Portugal abrir uma guerra contra os holandeses para retomada do território. Irritados com a decisão, líderes pernambucanos, à revelia do Reino, provocaram a eclosão da Insurreição, que culminou com a extinção do domínio neerlandês (holandês) no Brasil. De acordo com as correntes historiográficas tradicionais em História do Brasil, esse movimento assinala o início do nacionalismo brasileiro, pois os elementos étnicos brancos, africanos e indígenas fundiram os seus interesses na luta pelo Brasil e não por Portugal. Foi esse movimento que deu à população local a verdadeira compreensão de seu valor, incutindo no povo o espírito de rebeldia contra qualquer tipo de opressão.

Feriados e eventos cíclicos

Galês

Mitológicos

Religiosos – Católico






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.