sábado, 7 de janeiro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 8 de janeiro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras


8 de Janeiro de 2012.
8º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 358 dias  para acabar o ano 


Eventos históricos

08/01/1297 – Independência de Mónaco.

Principado de Mônaco (em francêsPrincipauté de Monaco, e em monegascoPrincipatu de Múnegu) é uma cidade-estado soberana, e, portanto, um microestado, situado no sul da França. Fazendo costa com o mar Mediterrâneo, o principado, fundado em 1297 pela família Grimaldi, fica a menos de 20 quilómetros a leste da cidade de Nice. Possui aproximadamente uma área de 2 quilómetros quadrados, sendo o segundo menor Estado do mundo, atrás apenas do Vaticano, com 0,4 km² de área, e é o estado com a densidade populacional mais alta do mundo. Tem como forma de governo a monarquia constitucional, em que o monarca é Sua Alteza Sereníssima o príncipe-soberano Alberto II do MónacoO Mônaco é um dos 6 microestados da Europa e um dos 25 do mundo. É governado há mais de sete séculos pela Casa de Grimaldi , sendo uma das 48 monarquias da atualidade. O país tem sua economia baseada no turismo, e é conhecido por seu circuito de fórmula 1, o Grande Prémio do Mônaco, o casino de Monte-Carlo e por ser a sede doWorld Music Awards. Há mais de 1.008 emigrantes portugueses em Mônaco. Mas o maior atrativo do Mónaco é a fama de "paraíso fiscal" do principado, lá, os investidores não estão sujeitos a impostos sobre renda. Por estes fatos seu custo de vida também é um dos mais caros do planeta. 
08/01/1959 - O general Charles De Gaulle foi chamado para assumir o governo da França, ao qual havia renunciado em 1946. O país estava à beira de uma guerra civil.
Charles André Joseph Marie de Gaulle (Lille22 de Novembro de 1890 – Colombey-les-Deux-Églises9 de Novembro de 1970) foi um general , político e estadista francês que liderou as Forças Francesas Livres durante a Segunda Guerra Mundial. Mais tarde fundou a Quinta República Francesa em 1958 e foi seu primeiro Presidente, de 1959 a 1969. A Quinta República Francesa (em francês, Cinquième République), aprovada pelo referendo a 22 de setembro de 1958, é a quinta e actual constituição republicana da França, em vigor desde 4 de Outubro de 1958. Esta constituição sucedeu à Quarta república, instaurada em 1946, substituindo assim o governo parlamentarista por um sistema semipresidencialista, apoiada por Charles de Gaulle que foi o primeiro presidente da quinta república francesa de 1958 a 1969. Sua política é conhecida como Gaullismo, tendo muita influência na vida política francesa atual. Era o homem certo na hora certa. Herói da grande guerra, que conduziu a França à vitória, volta ao poder com plenos poderes e nele fica por 10 anos, só tendo sua autoridade contestada em 1968 com os movimentos estudantis que desestabilizaram o país e se propagaram pelo mundo. No Brasil, serviu de inspiração ao Presidente Jânio Quadros para, em 1961, renunciar, na intenção de voltar em seguida nos braços do povo. A situação era semelhante mas não era igual nos seus detalhes e, o que funcionou na França, não deu certo no BrasilAbaixo, na primeira foto, Churchill e De Gaulle, na segunda, Jânio e Che Guevara.



08/01/1997 – Depois de trinta anos, chega ao fim o casamento do compositor Chico Buarque com a atriz Marieta Severo.

08/01/2006 - Registrada a temperatura mais alta da cidade de Pelotas: 41°C.


Eventos culturais

Eventos desportivos

Nascimentos

1795Ana Pavlovna da Rússia, Grã-duquesa do Império Russo e Rainha dos Países Baixos (m.1865)

Ana Pavlovna da Rússia (São Petersburgo8 de Janeiro de 1795 - A Haia1 de Março de 1865) foi Rainha dos Países Baixos. Sua Alteza Imperial Grã-Duquesa Ana Pavlovna da Rússia nasceu como a oitava filha do Czar Paulo I da Rússia e da Imperatriz Sofia Dorotéia Maria de WürttembergEm 21 de Fevereiro de 1816, ela casou-se com o Príncipe Guilherme VII de Orange, depois rei Guilherme II dos Países Baixos. Em 7 de Outubro de 1840, com a abdicação de seu sogro, Guilherme I, tornou-se rainha consorte. Ana Pavlova foi a mãe do futuro Guilherme III. A municipalidade Anna Paulowna, na província Holanda do Norte, foi nomeada a partir dela, bem como o gênero botânico Paulownia.
08/01/1935Elvis Presley, cantor e ator norte-americano (m. 1977).
Elvis Aaron Presley (East Tupelo8 de janeiro de 1935 — Memphis16 de agosto de 1977) foi um famoso músico e ator, nascido nos Estados Unidos da América, sendo mundialmente denominado como Rei do Rock.  Uma de suas maiores virtudes era a sua voz, devido ao seu alcance vocal, que atingia, segundo especialistas, notas musicais de difícil alcance para um cantor popular. A crítica especializada reconhece seu expressivo ganho, em extensão, com a maturidade; além de virtuoso senso rítmico, força interpretativa e um timbre de voz que o destacava entre os cantores populares, sendo avaliado como um dos maiores e por outros como o melhor cantor popular do século XX. Foi a explosão do Rock nos anos 50. Os primeiros filmes trouxeram uma euforia além dos limites previstos. Adolescentes surtavam nos cinemas ao assistir seus filmes e quebravam cadeiras e tudo mais o que aparecia pela frente. Era mais um instinto de manada, ao seguir os atos mais ousados de uns poucos, que acabava contaminando o resto da multidão. Passada a euforia dos primeiros tempos é que foi possível avaliar a importância do rock e a qualidade musical de Elvis.

08/01/1975 - Elena Grushina, patinadora artística ucraniana.
Elena Grushina (em ucranianoЕлена Грушина), também grafado como Olena Eduardivna Hrushyna (em ucranianoОлена Едуардівна Грушина) (OdessaRSS da Ucrânia8 de janeiro de 1975) é uma patinadora artística ucraniana, que competiu em provas na dança no gelo] Ela conquistou uma medalha de bronze olímpica em 2006 ao lado de Ruslan Goncharov, e uma medalha de bronze em campeonato mundiais 

08/01/1981 - Genevieve Cortese, atriz norte-americana. 
(Para ampliar, abra a imagem em janela separada)

Mortes

08/01/1337Giotto, pintor italiano (n. 1266)

Giotto di Bondone mais conhecido simplesmente por Giotto, (Colle Vespignano1266 —Florença1337) foi um pintor e arquiteto italiano. Nasceu perto de Florença, foi discípulo de Cinni di Pepo, mais conhecido na história da artepela introdução da perspectiva na pintura, durante o renascimento. Devido ao alto grau de inovação de seu trabalho (ele é considerado o introdutor da perspectiva na pintura da época), Giotto é considerado por Bocaccio o precursor da pintura renascentista. Ele é considerado o elo entre o renascimento e a pintura medieval e a bizantina. Abaixo, "A Última Ceia". (Para ampliar, abra a imagem em janela separada).
08/01/2007Yvonne De Carlo, atriz de origem canadense que fez carreira em Hollywood (n. 1922)
Yvonne De Carlonome artístico de Margaret Yvonne Middleton, (VancouverColúmbia Britânica1 de setembro de 1922 — Los AngelesCalifórnia8 de janeiro de 2007) foi uma atrizcanadense de cinema que fez carreira em Hollywood. Foi muito popular na década de 1950, graças a westerns, filmes de ação e fantasias orientais, como The Desert Hawk (1950), Silver City (1951), Hurricane Smith (1952) e Shotgun (1955). Típica "atriz de filmes de aventura, em que o talento interpretativo não era obviamente um fator indispensável", Yvonne, entretanto, teve seu grande momento na superprodução The Ten Commandments (1956), de Cecil B. DeMille, no papel de Sephora (Séfora, no Brasil), a esposa de Moisés, interpretado por Charlton HestonQuando as oportunidades no cinema começaram a minguar, apareceu em diversas séries natelevisão, entre elas Death Valley Days, The Virginian e Bonanza.

Feriados e eventos cíclicos

Brasil

08/01 - Dia Nacional do Fotógrafo e Dia Nacional da Fotografia

Eventos Católicos

Eventos Mitológicos

08/01 - Dia de Justitia, antiga deusa romana da Justiça – Mitologia romana.

Iustitia (Justiça ou Justitia) era a deusa romana que personificava a justiça. Correspondia, na Grécia, à deusa Dice ou Diké. Difere dela por aparecer de olhos vendados (simbolizando a imparcialidade da justiça e a igualdade dos direitos). No dia de Justitia (8 de janeiro) é usual acender um incenso de lavanda para ter a justiça sempre a favor. A deusa deveria estar de pé durante a exposição do Direito (jus), enquanto o fiel (lingueta da balança indicadora de equilíbrio) deveria ficar no meio, completamente na vertical, direito (directum). Os romanos pretendiam, assim, atingir a prudentia, ou seja, o equilíbrio entre o abstrato (o ideal) e o concreto (a prática). As representações grega e romana diferiam ainda na atitude em relação à espada. Enquanto Diké empunhava uma espada, representando a imposição da justiça pela força (iudicare), Iustitia preferia o jus-dicere, atitude em que a balança era empunhada pelas duas mãos, sem a espada; ou com ela em posição de descanso, podendo, quando necessário, ser utilizada.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.