quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 6 de janeiro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras


6 de Janeiro de 2012.
6º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 360 para acabar o ano

Eventos históricos

 06/01/353 AD – Último ano em que é celebrado o nascimento de Jesus pelos Católicos nesta data. Passará a ser comemorado no ano seguinte no solstício de dezembro (25 de dezembro). Os ortodoxos continuam a comemorar nesta data.

A data de nascimento de Jesus é muito discutida. Devido a falhas do calendário há quem diga que Jesus teria nascido por volta do ano 6 d.C. . Porém, considerando que Jesus nasceu pouco tempo antes da morte de Herodes isto coloca-nos numa data anterior a 4 a.C.. Outra ajuda que temos para facilitar a localização da data do nascimento de Jesus foi que este ocorreu a quando José foi a Belém com sua família para participar do recenseamento. Em Belém, o recenseamento ocorrera no oitavo mês, pelo que se concluiu que, Jesus nascera provavelmente no mês de Agosto do ano 7 a.C.. A apresentação dos bebês no templo, bem como a purificação das mulheres teria de ocorrer até aos vinte e um dias após o parto. Jesus foi apresentado no templo de Zacarias, segundo os registos locais, no mês de Setembro num sábado. Sabe-se que Setembro do ano 7 a.C. teve quatro sábados: 4, 11, 18 e 25. Como os censos em Belém ocorreram entre 10 e 24 de Agosto, o sábado de apresentação seria o de 11. Logo Jesus teria nascido algures depois de 21 de Agosto do ano 7 a.C..Tudo, é lógico, entra no terreno da mais pura especulação. (Para ampliar, abra a imagem em janela separada)


06/01/1509 – Casamento de Henrique VIII de Inglaterra com Ana de Cleves (dissolvido a 9 de Julho)
Henrique VIII foi vítima do que se chamaria hoje de "propaganda enganosa". A posição de Cleves face à Igreja Católica tornava-o num potencial aliado do Rei inglês, líder da recentemente (1533) criada Igreja Anglicana. A união era diplomaticamente valiosa e foi defendida entre outros por Thomas Cromwell, chanceler do Reino. O pintor Hans Holbein, foi então contratado para efectuar um retrato de Ana, cujo resultado em muito agradou Henrique VIII. Quando Ana chegou à Inglaterra, ficou evidente o talento de Holbein, pois a pintura superava o modelo, em atributos físicos. Ana não era uma mulher bonita e tinha a cara coberta de cicatrizes de varíola, prontamente disfarçadas no retrato. Henrique VIII, ficou desconsolado com a escolha da noiva desde o primeiro momento, mas apesar disso casou com Ana, a 6 de Janeiro de 1540, em Greenwhich. Uma das aias designadas para Ana foi Catarina Howard, uma jovem de quinze anos, com quem o Rei iniciou uma relação amorosa quase de imediato. O casamento com Ana, acabou por ser anulado a 9 de Julho do mesmo ano, com base na não consumação, e pouco depois Henrique VIII casou com a jovem Catarina Howard. Ana de Cleves decidiu ficar em Inglaterra e foi generosamente recompensada pelo incómodo do divórcio. Henrique VIII conferiu-lhe uma pensão, o usufruto do Castelo de Hever e os títulos de Princesa da Inglaterra e Irmã do Rei. No fim da sua vida, Ana converteu-se ao Catolicismo e tornou-se confidente das enteadas, Maria e Isabel. (Conheça as 6 mulheres de Henrique VIII)
06/01/1939 – Os EUA iniciam aproximação com o Brasil, convidando o chanceler brasileiro Osvaldo Aranha para uma entrevista pessoal com o presidente Franklin Delano Roosevelt.
A Segunda Guerra Mundial já estava em curso, ainda que os Estados Unidos ainda não estavam nela, fato que só ocorrem após 7 de dezembro de 1941, quando os japoneses atacaram Pearl Harbour, destruindo a frota de navios americanos, mas já havia um delineamento de posição a favor dos aliados. O mesmo não acontecia com o Brasil já que o Presidente Getúlio Vargas, hábil político, dava uma no cravo e outra na ferradura, cortejando os aliados, mas mostrando simpatias para com o eixo Berlim-Roma-Tóquio. Uma das razões é que as economias de Brasil e Alemanha eram complementares havendo pleno mercado para nossos produtos, com a possibilidade de importação de maquinário e armas da Alemanha, o que não acontecia em relação aos EUA. Outra razão está que tínhamos em nosso país sólidas colônias alemãs, italianas e japonesas. Os alemães, em particular, dominavam a região Sul do país, com perto de mil escolas onde se estudava em alemão, com professores alemães e livros importados da Alemanha. Sem desdenhar os aliados, era preciso manter cuidado com os alemães, pela forte influência nazista naquela parte do país. A mudança de atitude veio nos anos seguintes quando os alemães, alheios à nossa "neutralidade", passaram a afundar dezenas de navios mercantes brasileiros, provocando a revolta da população e levando o governo, em 1942, a declarar guerra à Alemanha. Mas foi um longo tempo de maturação, em que o ditador brasileiro, simpático ao nazismo, mantinha uma posição dúbia sobre a guerra. Na foto, em visita ao Brasil, Roosevelt está ao lado do motorista e Getúlio no banco de trás.
  • 1942 – A empresa aérea Pan American World Airways realiza o primeiro voo comercial ao redor do mundo
  • 1944 – Fundação do Esporte Clube Avenida
  • 1950 – A Inglaterra reconheceu o governo da China Comunista, liderada por Mao-tsé Tung
  • 1963
    • Criação do estado do Acre, Brasil
    • Restabelecimento do sistema presidencialista no Brasil (v. Campanha da Legalidade e Referendo): um plebiscito escolheu para o Brasil a volta do presidencialismo como forma de governo, em que cerca de 9 milhões de pessoas votaram contra o parlamentarismo, que vigorava desde a posse de João Goulart, em 1961
  • 1987 – Caminhoneiros do porto de Santos, em São Paulo, entraram em greve. O protesto afetou 50 navios dos quais 37 tiveram de aguardar atracamento.
06/01/1988Maílson da Nóbrega tomou posse como quarto ministro da Fazenda do governo de José Sarney.
Após o sucesso aparente do Plano Cruzado e os seguidos fracassos dos pacotes seguintes, como o Plano Cruzado 1, Plano Verão e Plano Bresser, Sarney nomeia Mailson da Nóbrega ministro da Fazenda com o objetivo único de "deixar como está para ver como é que fica". Foi lançado, então o Plano Feijão com Arroz, administrando a economia pelo dia a dia e esperando pelas eleições de 1989 e a posse do novo governo em 1990. Resumo da ópera: O Brasil registrou uma inflação de 84 por cento só no último mês do governo Sarney, que foi entregue ao presidente Collor em clima de hiperinflação, sentido, por exemplo, nos restaurantes subiam  diariamente e até duas vezes no mesmo dia o preço das refeições. O novo governo do presidente Collor conseguiu, apenas momentaneamente, brecar a hiperinflação, a custa do sequestro da poupança nacional, naquele que foi o último pacote brasileiro, lançado sobre um povo já cansado e desacreditado de soluções milagrosas que não conseguiam durar sequer um ano.

Culturais e de mídia/média

Nascimentos

1412Joana d'Arc, heroína da Guerra dos Cem Anos e santa canonizada pelo Papa Bento XV (m. 1431)
Santa Joana d'Arc (em francês Jeanne d'Arc) (Domrémy-la-Pucelle6 de janeiro de 1412 —Ruão30 de maio de 1431), por vezes chamada de donzela de Orléans, era filha de Jacques d'Arc e Isabelle Romée e é a santa padroeira da França e foi uma heroína da Guerra dos Cem Anos, durante a qual tomou partido pelos Armagnacs, na longa luta contra os borguinhões e seus aliados ingleses. Descendente de camponeses, gente modesta e analfabeta, foi uma mártir francesa canonizada em 1920, quase cinco séculos depois de ter sido queimada viva. Segundo a escritora Irène Kuhn, Joana d'Arc foi esquecida pela história até o século XIX, conhecido como o século do nacionalismo, o que pode confirmar as teorias de Ernest Gellner. Irène Kuhn escreveu: Foi apenas no século XIX que a França redescobriu esta personagem trágica. Antes aos fatos relacionados, Shakespeare tratou-a como uma bruxa; Voltaire escreveu um poema satírico, ou pseudo-ensaio histórico, que a ridicularizava, intitulado «La Pucelle d´Orléans» ou «A Donzela de Orléans». Joana foi recuperada pelos profetas da «França eterna», em primeiro lugar o grande historiador romântico Jules Michelet. Com o romantismo, o alemão Schiller fez dela a heroína da sua peça de teatro "Die Jungfrau von Orléans", publicada em 1801. Em 1870, quando a França foi derrotada pela Alemanha - que ocupou a Alsácia e a Lorena - "Jeanne, a pequena pastora de Domrémy, um pouco ingênua, tornou-se a heroína do sentimento nacional". (Quer saber mais?)
06/01/1832Gustave Doré, pintor e ilustrador de livros francês (m. 1883)
Paul Gustave Doré (Estrasburgo, 6 de janeiro de 1832 — Paris, 23 de janeiro de 1883) foi um pintor, desenhista e o mais produtivo e bem-sucedido ilustrador francês de livros de meados do século XIX. Seu estilo se caracteriza pela inclinação para a fantasia, mas também produziu trabalhos mais sóbrios, como os notáveis estudos sobre as áreas pobres de Londres, realizados entre 1869 e 1871. Gustave Doré morreu aos 51 anos, pobre, pois todo o dinheiro que havia ganho com o seu trabalho foi utilizado para quitar diversas dívidas, deixando incompletas suas ilustrações para uma edição não divulgada de Shakespeare, entre outros trabalhos. (Quer saber mais?) Abaixo> Jacó lutando com o anjo. Para ampliar, abra em janela separada.
06/01/1888Emmerico Nunes, desenhista português (m. 1968)
Emmerico Hartwich Nunes, nascido a 6 de janeiro de 1888 em Lisboa, foi um desenhista português. Morreu a 18 de janeiro de 1968, depois de ter vivido grande parte da sua vida em Sines, no Alentejo. 
06/01/1913Loretta Young, atriz estadunidense (m. 2000)
Loretta Young, nascida Gretchen Young (Salt Lake City6 de janeiro de 1913 — Los Angeles12 de agosto de 2000), foi uma premiada atriz norte-americana  Loretta Young foi educada no Convento Ramona, em Alhambra (Califórnia). Depois de ter interpretado um pequeno papel, foi contratada como protagonista em muitos filmes mudos, falados e sonoros. Ganhou o Oscar de Melhor Atriz (principal) pelo filme Ambiciosa (1947). Após ter sido festejada, por muitos anos, como uma das mais requisitadas estrelas de Hollywood, transformou-se, na idade madura, em uma respeitável e bem sucedida empresária. Loretta foi presidente de uma grande firma de cosméticos em Los Angeles, da qual era a melhor "garota-propaganda' devido à sua grande beleza, mesmo após os seus 60 anos. 
06/01/1958Cássia Kiss, atriz brasileira.
Cássia Kis Magro (São Caetano do Sul6 de janeiro de 1958) é uma atriz brasileira, célebre por seus trabalhos em telenovelas. Iniciou sua carreira no teatro amador, integrando-se em um grupo que apresentava espetáculos na periferia e participava de festivais amadores. Durante dez anos, fez vários trabalhos em teatro, incluindo espetáculos infantis em escolas. Foi convidada pelo diretor Ulysses Cruz para integrar a sua companhia amadora, substituindo a atriz Haydée Figueiredo na peça Alice, O Que Uma Menina Bonitinha como Você Faz num País como Esse, de Paulo Afonso Grisolli. Depois, atuaria na peça Coronel dos Coronéis (1980), de autoria de Maurício Segall, muito elogiada na época. Fez sua estréia na televisão em 1979, na novela Cara a Cara, da TV Bandeirantes. Na trama, interpretou a empregada doméstica da personagem de Fernanda Montenegro. Ainda em São Paulo, chegou a trabalhar em anúncios comerciais. Em 1981, mudou-se para o Rio de Janeiro.  No cinema, esteve em mais de 15 filmes, entre eles Bicho de Sete Cabeças (2000), de Laís Bodanzky, por ele ganhou o Troféu Passista de Atriz Coadjuvante no Festival de Recife e o Prêmio Qualidade Brasil 2001 de Melhor Atriz.

Mortes

06/01/1852Louis Braille, professor e músico francês, inventor do alfabeto para cegos (n. 1809)
Louis Braille (Coupvray4 de Janeiro de 1809 — Paris6 de Janeiro de 1852), mais raramenteLuís Braille, foi o criador do sistema de leitura para cegos que recebeu seu nome, braille.  Aos três anos, provavelmente ao brincar na oficina do pai, Louis feriu-se no olho esquerdo com uma ferramenta pontiaguda, possivelmente uma sovela. A infecção que se seguiu ao ferimento alastrou-se ao olho direito, provocando a cegueira total.  Em 1821, quando Louis Braille tinha somente 12 anos, Charles Barbier, capitão reformado da artilharia francesa, visitou o instituto onde apresentou um sistema de comunicação chamado de escrita nocturna, também conhecido por Serre e que mais tarde veio a ser chamado de sonografia. Tratava-se de um método de comunicação táctil que usava pontos em relevo dispostos num rectângulo com seis pontos de altura por dois de largura e que tinha aplicações práticas no campo de batalha, quando era necessário ler mensagens sem usar a luz que poderia revelar posições.   Braille esforçou-se em simplificar o código. Por fim desenvolveu um método eficiente e elegante que se baseava numa célula de apenas três pontos de altura por dois de largura. O sistema apresentado por Barbier, era baseado em 12 pontos, ao passo que o sistema desenvolvido por Braille é mais simples, com apenas 6 pontos. Braille, em seguida, melhorou o seu próprio sistema, incluindo a notação numérica e musical. Em 1824, com apenas 15 anos, Louis Braille terminou o seu sistema de células com seis pontos. Pouco depois, ele mesmo começou a ensinar no instituto e, em 1829, publicou o seu método exclusivo de comunicação que hoje tem o seu nome. Excepto algumas pequenas melhorias, o sistema permanece basicamente o mesmo até hoje. 
06/01/1994 - Cláudia Magno, atriz brasileira (n. 1958)
Cláudia Magno de Carvalho (Rio de Janeiro10 de fevereiro de 1958 — Rio de Janeiro, 6 de janeiro de 1994) foi uma atriz e dançarina brasileira. Começou a carreira em 1981, trabalhando em diversas peças de teatro. Participou do filme de grande sucesso Menino do Rio, em 1982. Em seguida, foi chamada pela Rede Globo para participar da novela Final Feliz, no mesmo ano. Cláudia participou também dos filmes Garota Dourada, em (1983) e Presença de Marisa (1988), trabalho pelo qual ganhou o Candango de melhor atriz no Festival de Brasília de 1988. Morreu por insuficiência respiratória aguda, na famosa Clínica São Vicente na Gávea, em decorrência do vírus HIV que transmite a AIDS. Quando faleceu, Cláudia estava trabalhando na telenovela Sonho Meu, na qual vivia a enfermeira Josefina, e ensaiava um musical com o ator Jonas Bloch. Era namorada de Marcelo Ibrahim, também portador do vírus, que morreu 10 anos antes dela e possivelmente foi o transmissor de sua doença.

Feriados e eventos cíclicos

Brasil

Japão

Religioso




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.