quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 5 de janeiro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

5 de Janeiro de 2012.
5º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 361 dias para acabar o ano
Obs.: O texto original está escrito em português de Portugal

Eventos históricos


05/01/1477Luís XI derrota e mata o Duque de Borgonha Carlos, o Temerário em Nancy, Lorena, e anexa definitivamente aquela região ao domínio francês.
Nancy é uma comuna francesa situada no departamento de Meurthe-et-Moselle na região da Lorena.  A cidade desenvolveu-se em torno de um castelo dos duques de Lorena, que fizeram de Nancy sua capital no século XII. O Ducado da Lorena foi concedido em 1737 a Estanislau I, que estabeleceu sua corte no local e transformou a cidade em uma das mais suntuosas da Europa.  As atrações de Nancy incluem belos exemplos da arquitetura do século XVIII. Seu principal conjunto arquitetônico é formado pela Place Stanislas, ladeada por prédios desse período.  O palácio ducal, construído no século XVI, hoje abriga um museu histórico. Na Igreja de Cordeliers, do século XV, estão as tumbas de vários dos duques de Lorena. A cidade é a sede das Universidades de Nancy I e II, fundadas em 1572. Carlos el Temerario regressa rapidamente em 1477 para tentar salvar a cidade, recém conquistada e ao pé de sua muralha se deu uma sangrenta batalha na qual, as tropas borgoñesas foram derrotadas, perdendo Carlos El Temerario a vida na famosa batalha de Nancy em janeiro de 1477, sendo por este motivo que a cidade regressou ao senhorio do Duque da Lorena. O reconhecimento do duque ao esforço de sua capital se evidenciou na construção, pouco depois, da igreja franciscana de "Les Cordeliers", basílica consagrada em 1487 e que se convertería em mausoleo dos duques da Lorena. A cidade se tornou igualmente lívre de impostos.  (Quer saber mais?) Abaixo, a localização de Nancy, dentro da França.
  • 1785 – Dona Maria I de Portugal promulga alvará que coíbe a proliferação de indústrias no Brasil.
  • 1825Alexandre Dumas pai, aos 23 anos, participou de seu primeiro duelo. O autor de Os Três Mosqueteiros encheu suas obras com estas lutas. Dumas não se machucou seriamente, mas suas calças caíram durante o duelo.
  • 1867 – Foi inaugurada a "Maxabomba" do Recife, primeiro trem urbano da América Latina.
05/01/1895Caso Dreyfus: os galões de oficial de Alfred Dreyfus são retirados numa cerimónia humilhante e este é condenado à prisão perpétua na Ilha do Diabo (Guiana Francesa, hoje Suriname).
Caso Dreyfus - foi um escândalo político que dividiu a França por muitos anos, durante o final do século XIX. Centrava-se na condenação por alta traição de Alfred Dreyfus em 1894, um oficial de artilharia do exército francês, de origem judaica. O acusado sofreu um processo fraudulento conduzido a portas fechadas. Dreyfus era, em verdade, inocente: a condenação baseava-se em documentos falsos. Quando os oficiais de alta-patente franceses se aperceberam disto, tentaram ocultar o erro judicial. A farsa foi acobertada por uma onda de nacionalismo e xenofobia que invadiu a Europa no final do século XIX. Em sua defesa, saiu o escritor Émile Zola (pronuncia: emilezolá), com seu libelo "J'Accuse". Igualmente se mostraram solidários o escritor Anatole France e outras figuras de relevo na época. (Quer saber mais?)

Nascimentos

05/01/1762Constanze Weber, esposa do compositor Mozart (m. 1842)
Constanze Weber (Zell5 de janeiro de 1762 — Salzburgo6 de março de 1842) foi a esposa docompositor Wolfgang Amadeus Mozart Quando a família Weber conheceu Mozart em 1777 ou 1778, passavam por sérias dificuldades financeiras. A princípio Mozart havia negado o fato de querer se casar com Constanze, mas assumiu mais tarde estar apaixonado por ela. O famoso compositor chegou até a escrever algumas peças para ela interpretar, uma vez que, vindo de uma família de músicos (donde se salientam as suas irmãs, Josepha e Aloysia Weber), sendo, porém, a menos talentosa, Constanze apresentava uma extensão vocal e agilidade bem satisfatórias. Os dois tiveram seis filhos, Raimund Leopold (1783), Carl Thomas (1784-1858), Johann Thomas Leopold (1786), Theresia Constanzia Adelheid Friederike Maria Anna (1787-1788), Anna Maria (1789) e Franz Xaver Wolfgang Mozart (1791-1844). A morte de Constanze Weber se deu seis meses após erguerem uma estátua de Mozart em Salzburgo, diante da casa ocupada por ela. Morreu às 3:45 da madrugada, de parada respiratória, de acordo com o registro de óbitos da Catedral de Salzburgo.

05/01/1855Teixeira Mendes, positivista, religioso, vice-Diretor da Igreja Positivista do Brasil e autor da bandeira nacional do Brasil (m. 1927)
Raimundo Teixeira Mendes (Caxias5 de janeiro de 1855 — Rio de Janeiro1927) foi um filósofo e matemático brasileiro, autor da bandeira nacional republicana. Imediatamente após a proclamação da República, Miguel Lemos e Teixeira Mendes reuniram-se com Benjamin Constant para avaliar o movimento e a situação e apoiar ou não o novo regime. Embora preferissem outra direção para os acontecimentos, a nova república tinha o apoio da Igreja Positivista.Quatro dias após a proclamação, no dia 19 de novembro, Teixeira Mendes apresentou ao governo provisório, por meio do Ministro da Agricultura, o também positivista Demétrio Ribeiro, um projeto de bandeira nacional republicana, em substituição ao projeto anterior, cópia servil da bandeira estadunidense (apenas com as cores trocadas). Esse projeto atualizou a bandeira imperial, mantendo o verde e o amarelo - indicando com isso a permanência da sociedade brasileira - e substituindo o brasão imperial pela esfera armilar com uma idealização do céu do dia 15 de novembro e o dístico "Ordem e Progresso" (da autoria de Augusto Comte) - indicando a evolução para um regime político aperfeiçoado e o espírito que deveria animar esse novo regime. O projeto foi prontamente aceito. A marca dos positivistas ficou estampada na frase "Ordem e Progresso", forma abreviada da trilogia "Amor, Ordem e Progresso": L'amour pour principe et l'ordre pour base; le progrès pour but (Amor como princípio e ordem como base; o progresso como meta). Quer saber mais?
 

05/01/1946Diane Keaton, atriz estadunidense.
Diane Keatonnome artístico de Diane Hall (Santa Ana5 de janeiro de 1946) é uma premiadaatriz, produtora e diretora estadunidense, natural do estado da Califórnia. Nos anos de 1970 manteve um famoso relacionamento amoroso e profissional com Woody Allen, que resultou em vários trabalhos premiados e de sucesso. Em 1970 Woody Allen a fez aparecer novamente no Broadway, na peça Play It Again, Sam, que teve uma temporada de êxito. Foi nessa época que ela iniciou o duradouro relacionamento amoroso-profissional com Allen e apareceu em vários filmes dele. O primeiro foi a adaptação cinematográfica de Play It Again, Sam (1972). Naquele mesmo ano Francis Ford Coppola a escolheu para o papel de Kay no filme premiado com Oscar, The Godfather (O Poderoso Chefão) (1972), o que a colocou definitivamente à caminho do estrelato. Ela repetiu o papel na sequência, The Godfather: Part II (1974). Com Allen ela estrelou Sleeper (1973) e Love and Death (1975).

Mortes

05/01/2010 - Kenneth Noland, pintor norte-americano (n. 1942).
Kenneth Noland (AshervilleCarolina do Norte10 de Abril de 1924 - 5 de janeiro de 2010) foi um pintor norte-americano. Completou os seus estudos com o escultor O Zadkine. A partir de 1959, desenvolveu um estilo próprio baseado na cor e na simplicidade geométrica. Pintou quadros de formato grande, onde desenhou bandas e cores, círculos, rombos, etc., pintados com um rolo de maneira a limitar a personalização a pintura, em que deixa intacta grande parte da tela. Era aluno americano de Albers, aprendeu bem as lições de cores, mas em vez de quadrados, ele se especializou primeiro em ccírculos concêntricos.

Feriados e eventos cíclicos

Evento religioso – católico

Eventos mitológicos – Mitologia chinesa

Dia de Tsai Shen, deus da saúde e da fortuna – Um dos inúmeros deuses ainda presentes na mitologia Chinesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.