segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 3 de janeiro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

3 de Janeiro de 2012.
3º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 363 para acabar o ano
Obs.: O texto original está escrito em português de Portugal

Eventos históricos

03/01/1496  Leonardo da Vinci testa sem sucesso uma máquina voadora que tinha construído.
Humanismo Renascentista não via polaridades mutuamente exclusivas entre as ciências e as artes, sendo os estudos de Leonardo, em ciências e engenharia, tão impressionantes e inovadores como o seu trabalho artístico, gravados em cadernos compostos por cerca de 13.000 páginas de notas e desenhos que fundem arte e filosofia natural (precursora da ciência moderna). Estas notas foram feitas e mantidas cotidianamente durante toda a vida de Leonardo e suas viagens, como ele fez em suas observações contínuas do mundo ao seu redor. Os cadernos são, em sua maioria, desenvolvidos como a escrita árabe, da direita para a esquerda. A razão pode ter sido mais uma oportunidade prática, do que por razões de sigilo como muitas vezes é sugerido. Sendo Leonardo provavelmente canhoto, é possível que lhe era mais fácil escrever da direita para a esquerda. Suas anotações e desenhos mostram uma enorme gama de interesses e preocupações, algumas tão banais como as listas de compras e as pessoas que lhe deviam dinheiro, e outras tão intrigantes como desenhos de asas e sapatos para caminhar sobre a água. (Quer saber mais?)

03/01/1507 – Da Vinci é contratado para pintar o quadro futuramente conhecido como a Mona Lisa.
Mona Lisa (também conhecida como La Gioconda ou, em francêsLa Joconde, ou ainda Mona Lisa del Giocondo), é a mais notável e conhecida obra de Leonardo da Vinci, um dos mais eminentes homens do Renascimento italiano. Sua pintura foi iniciada em 1503 e é nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do sfumato. O quadro representa uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. O seu sorriso restrito é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador. O seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo. Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais famoso e valioso de todo o mundo. Poucos outros trabalhos de arte são tão controversos, questionados, valiosos, elogiados, comemorados ou reproduzidos. Muitos historiadores da arte desconfiavam de que a reverência de Da Vinci pela Mona Lisa nada tinha a ver com sua maestria artística. Segundo muitos afirmavam devia-se a algo muito bem mais profundo: uma mensagem oculta nas camadas de pintura. Se observarem com calma verão que a linha do horizonte que Da Vinci pintou se encontra num nível visivelmente mais baixo que a da direita, ele fez com que a Mona Lisa parecer muito maior vista da esquerda que da direita. Historicamente, os conceitos de masculino e feminino estão ligados aos lados - o esquerdo é feminino, o direito é o masculino. A pintura a óleo sobre madeira de álamo encontra-se exposta no Museu do Louvre, em Paris, com o nome oficial de Lisa Gherardini, mulher de Francesco del Giocondo, e é a sua maior atração. (Quer saber mais?) 
03/01/1903- O Senado da Colômbia derruba o tratado para a construção do Canal do Panamá. Por interesses comerciais, os Estados Unidos da América estimulam a revolução que culminaria na proclamação da República do Panamá.
O presidente estado-unidense Theodore Roosevelt estava convencido de que os Estados Unidos podiam terminar o projeto, e reconheceu que o controle estado-unidense da passagem do Atlântico ao Pacífico seria de uma importância militar e econômica considerável. O Panamá fazia então parte da Colômbia, de modo que Roosevelt começou as negociações com os colombianos para obter a permissão necessária. No início de 1903, o Tratado Hay-Herran foi assinado pelos dois países, mas o Senado colombiano não o ratificou. No que foi então, e ainda hoje é, um movimento polêmico, Roosevelt deu a entender aos rebeldes panamenhos que, se eles se revoltassem contra a Colômbia, a marinha estado-unidense apoiaria a causa de independência panamenha. O Panamá acabou por proclamar sua independência em 3 de Novembro de 1903, e a canhoneira U.S.S. Nashville, em águas panamenhas, impediu toda e qualquer interferência colombiana. Quando as lutas começaram, Roosevelt ordenou à Marinha estado-unidense estacionar navios de guerra perto da costa panamenha para "exercícios de treinamento". Muitos argumentam que o medo de uma guerra contra os Estados Unidos obrigou os colombianos a evitarem uma oposição séria ao movimento de independência. Os panamenhos vitoriosos devolveram o favor a Roosevelt permitindo aos Estados Unidos o controle da Zona do canal do Panamá em 23 de Fevereiro de 1904 por US$ 10 milhões (como previsto no Tratado Hay-Bunau-Varilla, assinado em 18 de Novembro de 1903) e de uma renda anual de 250 mil dólares a partir de 1913
03/01/1930 - No Brasil, Getúlio Vargas é empossado como chefe do governo provisório pela junta militar que depôs o ex-presidente Washington Luís.
Com grande habilidade e uso moderado da força, assim como manobrando com eficiência o complicado tabuleiro político, Getúlio conseguiu permanecer no poder por 15 anos. De 1930 a 1934, sem constituição nenhuma; de 1934 a 1937, com uma constituição promulgada pelo Assembléia Nacional Constituinte, mas desmoralizada por seguidas decretações de estado de sítio; de 1937 até 1937 a 1935, com a constituição do Estado Novo, feita sob encomenda pelo jurista Francisco Campos (Chico Ciência) e outorgada por Vargas, após fechamento do Congresso. Em 1945, acabou sendo derrubado pelos homens de sua maior confiança, os generais Eurico Gaspar Dutra e Góis Monteiro. Getúlio voltaria no ano seguinte como Senador e em 1950 como Presidente, para seu derradeiro mandato, interrompido com um tiro no peito, que lhe tirou a vida. Na foto abaixo, pouco conhecida, Getúlio em companhia de sua esposa, Darci Vargas, em 1911. A foto segue a linha artística da Belle Époque, que se iniciou em fins do Século XIX e teve fim com a chegada da Primeira Guerra Mundial.
  • 1934 – É fundada a AFA (Associação de Futebol da Argentina).
  • 1936 – Os republicanos obtém a maioria no Congresso dos Estados Unidos e o democrata Franklin Roosevelt é reeleito para a presidência.
03/01/1938  Getúlio Vargas cria o programa oficial de rádio, A Voz do Brasil
Chegando de mansinho, no início dos anos 30, o programa não era obrigatório, até porque não havia recursos técnicos para levá-lo a todo o território nacional. Em 1938, passou a ser transmitido compulsoriamente por todo território nacional, com duração de meia hora e só transmitia notícias do poder executivo, já que o congresso estava fechado e o judiciário tinha uma limitação muito grande de poderes, em função do Estado Novo. Na 3ª República (1945/1964), a duração foi ampliada para uma hora diária, abrindo-se espaço para os demais poderes divulgarem suas atividades. Questiona-se agora se, com os recursos modernos de comunicação, incluindo rádios e TVs estatais, ainda existe necessidade de manutenção do programa.
03/01/1955 – O presidente brasileiro Café Filho sofre distúrbio cardiovascular e é substituído por Carlos Coimbra da Luz, presidente da Câmara dos Deputados.
Em verdade, o problema surgiu no bojo de uma crise que começou dias antes com um discurso destemperado do coronel Bizarria Mamede no féretro do general Canrobert Pereira da Costa, seguindo-se uma série de atos da direita radical que prenunciavam um golpe de estado para impedir a posse do Presidente eleito, Juscelino Kubitschek de Oliveira. Café Filho internou-se num hospital, o presidente da Câmara, Carlos Luz, assume é deposto em 4 dias, Café Filho tenta reassumir e não consegue e, por fim, assume a presidência da República o senador Nereu Ramos para um mandato de poucas semanas, até a posse de JK, em 31 de janeiro. (Quer saber mais?) Abaixo, um fac símile do "Jornal do Brasil". (Para ampliar, abra a imagem em janela separada)

Nascimentos

03/01/1887  August Macke, pintor alemão (m. 1914).
August Macke (Meschede3 de janeiro de 1887 - Perthes-lès-HurlusMarne26 de setembro de 1914) foi um pintor expressionista alemão. Em 1910, graças à amizade com Franz Marc, Macke encontrou Kandinsky e, por um curto período, compartilhou da estética não-objetual e dos interesses místicos e simbólicos do grupo Der Blaue ReiterO encontro com Robert Delaunay em Paris, no ano de 1912, representou para Macke uma espécie de revelação. O cubismo cromático de Delaunay, que Apollinaire havia definido como orfismo, influenciará a produção do artista dali em diante. Suas “Vitrines” podem ser consideradas como interpretações pessoais das "Janelas" de Delaunay, combinadas com a simultaneidade de imagens que se encontra no FuturismoitalianoA atmosfera exótica da Tunísia, onde Macke esteve em 1914 com Paul Klee e Louis Moilliet, foi fundamental para a criação da abordagem luminista do seu período final durante o qual produziu uma série de trabalhos atualmente considerados como obras-primas. A carreira de Macke foi bruscamente interrompida por sua morte prematura, em combate, na Primeira Guerra Mundial. (Veja Google Imagens)
03/01/1975 - Danica McKellar, atriz norte-americana.
Danica Mae McKellar (La Jolla3 de janeiro de 1975), é uma atriz estado-unidense de ascendência escocesa e portuguesaÉ mais conhecida pela sua personagem "Winnie Cooper", na série The Wonder Years (br: Anos Incríveis).

Mortes

03/01/1437 – Catarina de Valois, princesa de França, rainha consorte de Inglaterra. (n. 1401).
Catarina de Valois (27 de Outubro de 1401 — 3 de Janeiro de 1437) foi princesa de França, filha do rei Carlos VI, o Louco e rainha consorte de Henrique V de Inglaterra. Catarina nasceu em Paris numa época conturbada da história de França. A guerra dos cem anos atingiu o apogeu durante a sua adolescência, com a derrota pesada do exército francês na batalha de Azincourt em 1415, frente à diminuta infantaria inglesa de Henrique V. O continuar das campanhas trouxe mais sucessos à facção inglesa, que acabou por tomar Paris em1419. As negociações de paz subsequentes resultaram na assinatura do tratado de Troyes, onde o delfim Carlos foi preterido em favor do rei inglês na sucessão da coroa francesa. Ainda no âmbito dos acordos, Catarina casou com Henrique V a 2 de Junho de 1420. O casal regressou então a Inglaterra, onde nasceu seu único filho, o futuro Henrique VI. Catarina tornou-se viúva inesperadamente em 1422 e a partir de então a sua importância na corte inglesa decresceu drasticamente. Além disso, a sua nacionalidade francesa alimentava as suspeitas dos nobres ingleses, que conspiraram para a afastar do seu filho Henrique VI. Afastada da corte, Catarina encontrou conforto em Owen Tudor, um nobre galês. Apesar de ser por lei proibida de voltar a casar, Catarina iniciou uma ligação com Tudor e teve dele mais quatro filhos.
03/01/2005  Will Eisner, autor de histórias em quadrinhos norte-americano (n. 1917).
William Erwin Eisner (Nova York6 de março de 1917 — Flórida3 de janeiro de 2005) é considerado um dos mais importantes artistas de histórias em quadrinhos e uma das maiores influências no desenvolvimento do gênero. Além de sua carreira como quadrinista, Eisner ensinou Técnicas de Quadrinhos na Escola de Artes Visuais de Nova York, e escreveu obras fundamentais na criação de histórias em quadrinhos: Os Quadrinhos e a Arte Sequencial (Comics and Sequential Art) e A Narrativa Gráfica (Graphic Storytelling). Em 1988 a indústria dos quadrinhos prestou tributo à Eisner criando o Prêmio Will Eisner, mais conhecido como "Eisners", que servem como uma premiação pelo "conjunto da obra" nas histórias em quadrinhos.Will Eisner morreu em 3 de janeiro de 2005 em Laurderdale Lakes, Flórida, devido a complicações cardíacas depois de uma cirurgia em 22 de dezembro.
03/01/2008  Fernando José Francisco, artista surrealista português (n. 1922).
Fernando José Francisco iniciou o seu percurso expositivo nas primeiras Exposições Gerais de Artes Plásticas, de 1947, 1948 e 1949 e participou, em seguida, nas duas primeiras de "Os Surrealistas", o grupo surrealista "dissidente", realizadas em 1949 e 1950. Da sua vida, pouco se sabe, além de que nasceu em Lisboa a 23 de Fevereiro de 1922, frequentou a Escola de Artes Decorativas António Arroio, entre 1934 e 1939, participou nas sessões do Jardim Universitário de Belas Artes (JUBA) e nas reuniões do Café Herminius, da Avenida Almirante Reis, e colaborou no suplemento "Arte" do jornal ”A Tarde”, do Porto. Abandonou a pintura por amor a uma mulher, com quem passaria o resto da vida, vendendo ocasionalmente algumas obras "para não morrer de fome", segundo Perfecto E. Cuadrado, autor de uma Antologia da Poesia Surrealista Portuguesa intitulada "A Única Real Tradição Viva", publicada pela Assírio & Alvim em 1998. (Quer saber mais?)
03/01/2010 - Barry Blair, quadrinista canadense (n. 1954).
Barry Blair (Ottawa1954 - 3 de janeiro de 2010) foi um quadrinista e escritor canadense, conhecido por fundar a Aircel Comics (editora de títulos como Samurai, Elflord, Dragonforce, e Men in Black) em 1980.
03/01/2010 - Tibet, quadrinista francês (n. 1931).
Gilbert Gascard, mais conhecido como Tibet (29 de outubro de 1931 - 3 de janeiro de 2010), foi um escritor e desenhista de quadrinhos francês no gênero de quadrinhos franco-belga. Desde sua estréia em 1947, Tibet é conhecido pelo seu trabalho produzido para a revista Le Journal de Tintin, mais notavelmente as séries Ric Hochet e Chick Bill. 

Feriados e eventos cíclicos

Brasil

Católico


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.