domingo, 1 de janeiro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 2 de janeiro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras


2 de Janeiro de 2012.
2º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 364 dias para terminar o ano.

Obs.: O texto original está escrito em português de Portugal

Eventos históricos

02/01/69 ADVitélio é aclamado imperador pelo Reno.

Aulo Vitélio Germânico (em latim Aulus Vitellius Germanicus; 24 de setembro de 15 d.C. — 22 de dezembro de 69) foi imperador romano. Foi aclamado pelas legiões que comandava, estacionadas na Germânia, e venceu as tropas de Otão na batalha de Bedriacum. Reinou apenas oito meses, de 2 de janeiro de 69 até 22 de dezembro, durante o ano dos quatro imperadores, mas ficou famoso por seu apetite e sua crueldade. Derrotado pelos exércitos de Vespasiano, foi capturado, despido, cruelmente executado e lançado ao rio Tibre. Foi primeiro imperador em acrescentar o cognome honorífico de Germânico ao seu nome, em vez do de César.





02/01/366 AD – Os alamanos (alemães) cruzam o Rio Reno e invadem o Império Romano.
Os alamanos eram um povo germânico ocidental, assim denominados pelos romanoso povo de todos os homens. Eles próprios, entretanto, preferiam chamar-se de Suábios. Desde o século III, tentaram infiltrar-se pela fronteira romana do Reno-Danúbio. Séculos afora persistiram nessa pressão colonizadora, sendo, porém, sempre contidos, principalmente pela oposição dos Francos. Tal resistência fez com que os Alamanos se desviassem e se concentrassem nas atuais regiões da AlsáciaLorenaBaden-Württemberg e a Suíça.  Hoje, os descendentes dos Alamanos estão divididos entre quatro nações: França (Alsácia), Alemanha (Suábia e outros lugares), Suíça e Áustria. Nestas regiões são falados diferentes dialetos da língua alemã. (Quer saber mais?)
02/01/1825Brasil e Argentina iniciaram a Guerra Cisplatina pela posse da Banda Oriental, atual Uruguai. A região era área estratégica para os dois países por causa do controle da navegação e do comércio na bacia do rio Prata.
A guerra da Cisplatina ou campanha da Cisplatina (língua espanholaGuerra del Brasil) foi um conflito ocorrido entre o Império do Brasil e a Províncias Unidas do Rio da Prata, no período de 1825 a 1828, pela posse da Província Cisplatina, a região da atual República Oriental do Uruguai. Na historiografia argentina é denominada como Guerra do Brasil ou Guerra Contra o Império do BrasilFoi o primeiro de quatro conflitos armados internacionais em que o Brasil lutou pela supremacia sul-americana, tendo o segundo sido a Guerra do Prata, o terceiro a Questão Uruguaia e o último a Guerra do Paraguai. Juntos, integram o conjunto das Questões Platinas, na História das Relações Internacionais do Brasil. O termo Cisplatina (cis, aquém, da parte de cá de + platina, relativa ao rio da Prata), indica a localização geográfica do território da antiga província, a Leste daquele rio; em castelhano era conhecida como Província Oriental del Río de la Plata, constituindo-se no atual Uruguai. Localizada na entrada do estuário do Rio da Prata, a Província Oriental era uma área estratégica, já que quem a controlava tinha grande domínio sobre a navegação em todo o rio, acesso aos rios Paraná e Paraguai, e via de transporte da prata andina. (Quer saber mais?)
02/01/1839 – O fotógrafo francês Louis Daguerre, inventor do processo de "daguerreotipia" e precursor do sistema Kodak, fotografou pela primeira vez a Lua.
A fotografia não foi inventada apenas por uma pessoas. Ao invés disso, foi o resultado de favoráveis condições económicas, políticas e sociais bem como critérios científicos, observações afortunadas e intuição de algumas mentes inteligentes. Durante um período de dois anos (1839 - 1840) a fotografia deu passos decisivos através do trabalho de estudiosos como Fox Talbot (inventor doCalótipo) ou Hércules Florence (cidadão francês exilado no Brasil) cujos estudos e descobertas tiveram lugar na mesma altura que os estudos de Daguerre e Niépce. Daguerre tinha problemas financeiros e não conseguiu obter o apoio de industriais por querer manter secreta a parte fundamental do seu processo. Após um incêndio no seu diorama a 8 de Março de 1839, ficou acordado uma pensão anual de 4.000 Francos para Daguerre e Isidore Niépce (herdeiro de Joseph Nicéphore Niépce) acrescidos de mais 2.000 Francos para Daguerre pelos "segredos do diorama". Daguerre ficou implicitamente reconhecido como o pai do daguerreótipo apesar de conflitos posteriores com Isidore Niépce que representava os interesses do pai. Tendo sido a 19 de Agosto de 1839 que, no Instituto de França, foi anunciado ao mundo um novo processo, o dageurreotipo tendo sido posteriormente vendido ao governo francês. (Quer saber mais?)
02/01/1959 - A União Soviética lançou no espaço a primeira nave com destino à Lua.
Era a corrida espacial, como parte da guerra fria entre EUA e Rússia. O programa espacial norte-americano começou com Von Braun e a sua equipa de sempre em El Paso, no Texas, onde seria lançado o primeiro V-2 em solo norte-americano. Em 1952 foi lançado o primeiro foguetão de dois andares o Bumper 8, no novo Cabo Canaveral situado no deserto Cabo Canaveral, Estados Unidos da América. A equipa de Von Braun trabalhou no desenvolvimento do super-V-2, que a armada dos Estados Unidos da América deu o nome de Redstone, local onde estava a ser criado. Em 1956, a Agência de Mísseis Balísticos da Armada (Army Ballistic Missile Agency), começou a ser construído o Júpiter C. A 31 de Janeiro de 1958 foi lançado o primeiro satélite americano, Explorer 1. Três anos mais tarde o foguete Mercury lançava Alan Shepard e Virgil Grissom num voo espacial sub-orbital, antecedendo o primeiro voo orbital de John Glenn. Em 1957, a União Soviética lançou o Sputnik I, o primeiro satélite artificial do mundo. No mesmo ano o Sputnik II foi lançado levando Laika, uma cadela que se tornou a primeira criatura terrestre a orbitar a Terra. Laika morreu entre cinco e sete horas depois do lançamento, bem antes do planejado. A causa de sua morte, que só foi revelada décadas depois do voo, foi, provavelmente, uma combinação de estresse sofrido e o superaquecimento, talvez ocasionado por uma falha no sistema de controle térmico da nave. Apesar do acidente, essa experiência demonstrou ser possível para um animal suportar as condições de microgravidade, abrindo caminho assim para participação humana em voos espaciais.

Eventos desportivos

02/01/1921 – Fundação do Cruzeiro Esporte Clube.
Cruzeiro Esporte Clube é uma associação brasileira, com sede em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. Fundado em 1921 com o nome de Sociedade Esportiva Palestra Itália, em 1942 no contexto da Segunda Guerra Mundial, o clube foi pressionado a mudar o nome que fazia referência a um dos inimigos do país. Ali surgia o Cruzeiro, com o nome de um dos principais símbolos nacionais: o Cruzeiro do Sul. 
 

Eventos culturais e de media/mídia

02/011958Maria Callas, após uma apresentação, escapa pela porta dos fundos da Ópera de Roma.
Um dos aspectos que certamente contribuiu para a lenda que se formou em torno de Maria Callas diz respeito a sua conturbada vida pessoal. Dona de um temperamento forte, que parecia o correlato perfeito para a intensa carga dramática com que costumava abordar suas personagens no palco, tornou-se famosa por indispor-se com maestros e colegas em nome de suas crenças estéticas. Trabalhava intensamente e em mais de uma ocasião subiu aos palcos contra a recomendação de seus médicos. Com um forte resfriado, escapou em 2 de janeiro de 1958 da Ópera de Roma pela porta dos fundos após um primeiro ato sofrível de Norma, de Bellini, em uma récita prestigiada pelo então presidente da Itália, Giovanni Gronchi, o que gerou  escândalo e aversão do público que achava a atitude ostensiva contra o Presidente. Em 29 de maio de 1965, ao concluir a primeira cena do segundo ato de Norma, Callas desfaleceu e a apresentação foi interrompida. Depois disso, ela só cantaria em ópera mais uma vez, numa última apresentação de Tosca no Covent Garden de Londres, ao lado de Tito Gobbi.

Eventos empresariais

Nascimentos

02/01/1823Théodore Deck, ceramista francês (m. 1891).
Joseph-Théodore Deck (2 de janeiro de 1823Guebwiller —15 de maio de 1891Paris) foi um ceramista francês. Foi em de Estrasburgo que ele conheceu a cerâmica. Naquela época, fabricavam-se lá ainda os vasos em faiança. Deck interessa-se pela "arte do fogo" e deseja aprender mais sobre ela. Para isso, inicia uma grande viagem de estudos através do Império Austro-Húngaro e da Alemanha, aproveitando, como alsaciano, o fato de falar alemão. Mas ele acaba terminando sua viagem em Paris, em 1847. Na capital francesa, Deck frequenta os meios artísticos, interessando-se principalmente aos aspectos técnicos. Em 1861, ele apresenta no Salon des arts et industries de Paris algumas obras que o fazem imediatamente ser reconhecido como um mestre. (Quer saber mais?)
02/01/1950 - Débora Duarte, atriz e poetisa brasileira.
Débora Susan Sanches Duke (São Paulo2 de janeiro de 1950), mais conhecida por Débora Duarte, é uma consagrada atriz brasileira. Ela assumiu o sobrenome artístico do padrasto, o atorLima Duarte. É filha da atriz Marisa Sanches. Com cinco anos de idade, era uma menina graciosa e inteligente e já demonstrava muito talento, tendo sido escalada por Vida Alves para atuar no seriado Ciranda, Cirandinha, da TV Tupi. Daí para frente não parou mais de atuar. Na mesma emissora onde atuavam seus pais fez várias novelas e teleteatros, ganhando, rapidamente, o reconhecimento artístico. Do seu extenso currículo, constam, além dos muitos trabalhos para televisão (passando por todas as grandes emissoras brasileiras), várias peças de teatro, filmes, fotonovelas. Entre seus personagens mais marcantes estão a Vilminha Lisboa de Pecado Capital, a Camila Karany de Coração Alado, a Angelina Gattai na minissérie Anarquistas, Graças a Deus, a Eloá Pellegrini em Corpo a Corpo e a Hermínia em Paraíso Tropical. Débora Duarte é também poetisa. Abaixo, contracenando com Francisco Cuoco.
02/01/1972 - Rita Guedes, atriz brasileira.
Rita de Cássia de Sousa Guedes (Catanduva2 de janeiro de 1972) é uma atriz brasileira. Aos 14 anos Rita entrou para o grupo de teatro Roda Viva, que se apresentava e desenvolvia seus trabalhos no Teatro Municipal de Catanduva, sob a direção de Tabajara Campos. Aos 17 anos mudou-se de Catanduva para Campinas, onde logo ingressou na companhia de teatro Mambembe: a Sia Santa. Aos 19 anos foi morar em São PauloQuando estréia na novela Despedida de Solteiro viu sua carreira deslanchar, tanto na televisão como no teatro. Rita Guedes possui mais de 10 novelas, 3 longas metragens, 7 curtas, mais de 10 peças de teatro e inúmeras participações em séries, como Carga Pesada e o programa Você Decide. Abaixo, em cena de "Alma Gêmea".
02/01/1983 - Kate Bosworth, atriz estadunidense.
Catherine Ann Bosworth, (Los AngelesCalifórnia2 de janeiro de 1983), é uma atriz norte-americana. Após ter aparecido no filme O Encantador de Cavalos, de 1998, Bosworth se tornou mundialmente conhecida por sua participação no filme A Onda dos Sonhos, e desde então tem tido papéis de destaque nos mais variados filmes, inclusive em Super-Homem: O Regresso, onde interpretou Lois Lane.

Mortes

02/011886Marechal Emílio Luís Mallet (n. 1801).
Émile Louis Mallet, mais conhecido como Marechal Emílio Mallet, o Barão de Itapevi (Dunquerque10 de junho de 1801 — Rio de Janeiro2 de janeiro de 1886), foi um militar brasileiro nascido na França. Homem de grande porte físico, com 2,01 metros de altura e 120 quilogramas de peso. É Patrono da Artilharia do Brasil e na data de seu aniversário é comemorada o Dia da Artilharia. 

Feriados e eventos cíclicos

Dia de Inanna: deusa suméria, mãe do vinho e dos grãos (mitologia sumeriana).
Inanna, na mitologia suméria, era uma irmã do deus-sol Utu, e se casou com o pastor Dumuzi, que a disputou com o agricultor Enkimdu, que, inicialmente, tinha a preferência da deusa. Era a deusa do amor, do erotismo, da fecundidade e da fertilidade, entre os antigos Sumérios, sendo associada ao planeta Vénus. Era especialmente cultuada em Ur, mas era alvo de culto em todas as cidades sumérias. (Para ampliar, abra a imagem em janela separada).
  • Feriado bancário na Escócia: evento local.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.