terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 1º de fevereiro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras


1º de fevereiro de 2012.
32º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 334 para acabar o ano.


01/02/1890 – É executado pela primeira vez em público, num sarau lisboeta, A Portuguesa, que se tornaria no hino nacional português em 1911.
A Portuguesa, que hoje é um dos símbolos nacionais de Portugal (o seu hino nacional), nasceu como uma canção de cariz patriótico em resposta ao ultimato britânico para que as tropas portuguesas abandonassem as suas posições em África, no denominado "Mapa cor-de-rosa". Nota-se na música uma influência clara do hino nacional francês, La Marseillaise, também ele um símbolo revolucionário (ver revolução francesa). O hino é composto por três partes, cada uma delas com duas quadras (estrofes de quatro versos), seguidas do refrão, uma quintilha (estrofe de cinco versos). É de salientar que, das três partes do hino, apenas a primeira parte é usada em cerimónias oficiais, sendo as outras duas partes praticamente desconhecidas. A Portuguesa é executada oficialmente em cerimónias nacionais, civis e militares, onde é prestada homenagem à Pátria, à Bandeira Nacional ou ao Presidente da República. Do mesmo modo, em cerimônias oficiais no território português por recepção de chefes de Estado estrangeiros, a sua execução é obrigatória depois de ouvido o hino do país representado. A Portuguesa foi designada como um dos símbolos nacionais de Portugal na constituição de 1976, constando no artigo 11.°, n.º 2, da Constituição da República Portuguesa (Símbolos nacionais e língua oficial).

Eventos históricos

01/02/1885 – Assinado o Tratado de Simulambuco que constituía cabinda como território sob protetorado português.  
Cabinda é uma das 18 províncias da República de Angola, sendo um enclave limitado ao norte pela República do Congo, a leste e ao sul pela República Democrática do Congo e a oeste pelo Oceano Atlântico. No território da actual província de Cabinda existiam, antes da ocupação colonial, três pequenas unidades políticas: Kakongo, Loango e N'GoyoEstes "reinos" faziam parte, embora de maneira algo periférica, do antigo Reino do KongoNo quadro da "corrida europeia para África", Portugal concluiu com os chefes destes "reinos", em 1885, o Tratado de Simulambuco, pelo qual o território passou a ser um protectorado de Portugal, distinto das possessões que este país tinha na altura mais a Sul. No entanto, como a Bélgica reivindicou uma saída para o Atlântico para o Congo Belga, agora constituído como tal, foi-lhe concedido um "corredor" constituído pelos territórios adjacentes ao Rio Zaire. Desta maneira foi cortada a ligação por terra, anteriormente existente, entre Cabinda e o restante Reino do Kongo, entretanto em vias de ser ocupado por Portugal. Completada, até meados dos anos 1920, a ocupação efectiva do território da Angola de hoje, Portugal deu por findo o estatuto de protectorado separado, passando a considerar Cabinda como parte integrante (com o estatuto de distrito da então Colónia (mais tarde chamada Província Ultramarina) de Angola, hoje independente.

01/02/1972 - Incêndio no Edifício Joelma, em São Paulo, mata 179 e fere 300.
O edifício Joelma, atualmente denominado edifício Praça da Bandeira, é um prédio situado nacidade de São Paulo. Foi inaugurado em 1971. Com vinte e cinco andares, sendo dez de garagem, localiza-se no número 225 da Avenida Nove de Julho, com outras duas fachadas para a Praça da Bandeira (lateral) e para a rua Santo Antônio (fundos). Tornou-se conhecido nacional e internacionalmente quando, em fevereiro de 1974, um incêndio provocou a morte de 187 pessoas. Foi a segunda grande tragédia, já que, dois anos antes, em 24/02/1972, ocorrera outro incêndio no Edifício Andraus, com 188 mortos e 300 feridos. As duas ocorrências, num espaço de dois anos, chamaram a atenção das autoridades para a fragilidade, tanto dos mecanismos de controle da municipalidade, como da insuficiência das leis de segurança, como, principalmente, dos equipamentos do Corpo de Bombeiros, insuficientes para atender a grandes ocorrências numa cidade do tamanho de uma megalópole. Esses pontos fracos foram fortalecidos e hoje a cidade conta com melhor legislação e fiscalização, assim como o Corpo de Bombeiros recebeu equipamentos que, em qualidade e eficiência não ficam a dever às melhores cidades do mundo. Com isso, passados 38 anos, felizmente, nenhuma ocorrência dessa gravidade voltou a se repetir.

Eventos Culturais e de Média/Mídia

Nascimentos

01/02/1765Charles Hatchett, químico inglês (m. 1847).
Charles Hatchett (Londres1 de fevereiro de 1765 — Londres, 3 de outubro de 1847) foi um químico inglês, que descobriu o elemento químico nióbio. Em 1801, trabalhando para o Museu Britânico em Londres, analisou um pedaço do mineral columbita da coleção do museu. A columbita revelou-se um mineral complexo, porém Hachett descobriu que continha uma “terra nova” que implicava na existência de um novo elemento. Hatchett denominou este elemento de ‘’columbium’’ (Cb). Em 26 de novembro deste mesmo ano anunciou a sua descoberta perante a Royal Society. O elemento posteriormente foi redescoberto e renomeado como “niobium’’ ( Nb ). Mais tarde encerrou seus trabalhos como químico e dedicou-se em tempo integral aos negócios da família. O Instituto dos Materiais ( Londres ) tem concedido, anualmente, a partir de 1979 a distinção “Charles Hatchett Award” ao químico "autor do melhor documento sobre ciência e tecnologia do nióbio e das suas ligas."
01/02/1931 - Boris Iéltsin, presidente da Rússia (m. 2007).
Bóris Nicoláievitch Iéltsin (Butka1º de fevereiro de 1931 — Moscou23 de abril de 2007) foi umpolítico russo, com um importante papel na história recente da União Soviética e da Federação Russa. Era casado com Naina Iosifovna Ieltsina, com quem teve duas filhas, Iélena e Tatiana, nascidas em 1957 e 1958, respectivamente. Foi o primeiro presidente da Rússia em 1991, após o fim da União Soviética, e o primeiro eleito democraticamente na história daquele país governando entre 1991 e 1999. A sua eleição, em 1991, ficou em volta de muita expectativa e a 12 de Junho de 1991, Iéltsin ganhas as eleições com 57% dos votos. Em 1994 ordenou a invasão da Chechénia, originando a primeira Guerra Chechena, até chegar a um tratado de paz em 1996, violado pouco tempo depois. Iéltsin foi o responsável por transformar a Rússia num Estado capitalista, deixando de lado o socialismo.
01/02/1968Lisa Marie Presley, cantora estadunidense, filha do cantor Elvis Presley.
Lisa Marie Presley (MemphisTennessee1 de fevereiro de 1968) é uma cantora americana, filha do rei do rock Elvis Presley e de sua esposa Priscilla Presley.  Sua carreira artística começou relativamente tarde. Ela lançou o seu primeiro single já no ano de2003. É quase unânime que Lisa tem talento para cantar e até mesmo compor, mas, o fato de ser filha de um mito, dá-lhe várias dificuldades de conseguir ter uma carreira de sucesso. Apesar do seu primeiro disco ter conseguido ótimas posições nos Tops Americanos, o que de certo modo não ocorreu com o lançamento seguinte.

01/02/1971 - Adriana Lessa, atriz e apresentadora brasileira.
Adriana Victor Lessa (Guarulhos1 de fevereiro de 1971) é uma atrizcantoraapresentadora eradialista brasileira. Antes de iniciar seus trabalhos como atriz em 1986 com o diretor teatral Antunes Filho, Adriana foi atleta e participava da equipe de voleibol do Sport Club Corinthians Paulista e da equipe deatletismo da cidade de Guarulhos. Apresentou o programa TV Fama ao lado de Nelson Rubens e Íris Stefanelli na RedeTV! de 2006 até 2010Durante o período sem atuações na TV e/ou teatro, após O Clone, Adriana reinventou - se e criou seu próprio web site facilitando seu contato com a audiência. Participou, como cantora convidada, de grupos musicais de estilos variados (RAP, ritmos caribenhos, forró pé-de-serra e MPB) e apresentou-se com sua banda em Angola. Participou, ao lado de Paulo Brown e Primo Preto, como apresentadora do "Encontro de Rap" realizado no Vale do Anhangabaú em 1994. Foi a única brasileira a participar do musical Folies Bergère, em Las Vegas, a convite do programa Amaury Jr.
01/02/1981 - Izabella Camargo, jornalista brasileira.

Izabella Spaggiari Brazil Camargo (Apucarana1 de fevereiro de 1981) é jornalista e locutora brasileira. Izabella Camargo deixou a cidade de Apucarana, norte do Paraná, aos 16 anos, para trabalhar no SBT. Entre outros programas, participou do programa Fantasia SBT, quando descobriu a vocação com as palavras. Na época, participou de um curso para Radialistas do Senac-SP. Cursou jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, e fez pós-graduação de Marketing em Comunicação na Fundação Cásper Líbero. No canal Shop Tour, produziu, fez reportagens sobre o mercado imobiliário e apresentou o programa Espaço Imóvel. Trabalhou nas emissoras de rádio Energia 97Jovem Pan FM, apresentando e produzindo programas de entretenimento. Fez voz padrão para a PlayTV e trabalhou também nas rádios Brasil 2000 e Mais FM. Apresentou o telejornal Band News - Notícias de janeiro de 2006 à março de 2009, quando assinou contrato com o SBT para apresentar o Olha Você. Apresentou apenas a última semana do programa, e logo após o programa saiu do ar. Atualmente é reporter e apresentadora da Band e voz padrão da Rádio Sulamerica Trânsito, também do Grupo Bandeirantes de Comunicação. (Veja e ouça)


Mortes 

01/02/1944 - Piet Mondrian, pintor neerlandês (n. 1872)
Pieter Cornelis Mondrian, geralmente conhecido por Piet Mondrian (Amersfoort7 de Março de 1872 - Nova Iorque1 de Fevereiro de 1944) foi um pintor Holandês modernista. Participou do movimento artístico Neoplasticismo e colaborou com a revista De Stijl. A partir de 1917 até a década de 1940 desenvolve sua grande obra neoplásticaEssa fase de sua obra, a mais popularmente difundida, se caracteriza por pinturas cujas estruturas são definidas por linhas pretas ortogonais (o uso de diagonais induziria a percepção a ver profundidade na tela e motivou o rompimento de sua amizade com Theo Van Doesburg). Essas linhas definem espaços que se relacionam de diferentes modos com os limites da pintura, e que podem ou não serem preenchidos com uma cor primária: amarelo, azul e vermelho, decisão que mostra sua estreita relação com as teorias estéticas da Bauhaus e da Escola de Ulm, e que definem pesos visuais diferentes para esses espaços. O blocos de cor, pintados de modo fosco e distribuidos assimetricamente, reforçam a idéia de um movimento superficial que se estende perpetuamente, indicando que o pintor investia na percepção de sua obra como uma abstração materialista e sem profundidade, criticando a pintura histórica enquanto produzia uma abstração racionalista, espiritualista e sobretudo concreta do mundo. Sua obra, muitas vezes copiada, continua a inspirar a arte, o design, a moda e a publicidade que a apropriam como design, sem necessariamente levar em conta sua fundamental e filosófica recusa à imagem.  O seu quadro "Broadway Boogie Woogie" (abaixo), que pode ser visto no Museu de Arte Moderna de São Francisco, pertence à fase posterior ao Neoplasticismo, quando Mondrian se liberta das regras que ele próprio se impôs.

01/02/2008 - Beto Carrero, empresário brasileiro (n. 1937)
Beto Carreronome artístico de João Batista Sérgio Murad, (São José do Rio Preto9 de setembro de 1937 — São Paulo1 de fevereiro de 2008) foi um artista e empresáriobrasileiro, idealizador do parque que leva seu nome, Beto Carrero World, no município dePenha, no litoral norte do estado de Santa Catarina.  Beto Carrero morreu em 1 de fevereiro de 2008, aos 70 anos idade, em São Paulo, após ser submetido a uma cirurgia cardíaca para correção de uma endocardite infecciosa, vindo a falecer por choque cardiogênico durante a cirurgia. Em 1985, a Cluq Editorial lança a revista "As Aventuras de Beto Carrero", a revista chegou a ter arte de Eugênio Colonnese e roteiros de Gedeone Malagola, embora baseada nos faroestes, na HQ Beto não usava arma de fogo e sim seu chicote para combater o crime. Em Novembro de 2006, a JB World Entretenimento S/A, empresa de Carrero e a Belli Studio Ilustração e Animação lançam a revista "As Aventuras do Betinho Carrero", o personagem título é um menino que é fã de Beto Carrero e se veste como ele.

Feriados e eventos cíclicos

Último dia em que o sol não nasce na cidade de Hammerfest (o fenômeno inicia-se no dia 18 de Novembro). No início do ano, a noite eterna; no meio do ano, o Sól da meia noite.
Hammerfest é uma comuna, cidade-porto da Noruega, no condado de Finnmark, com 847km² de área e 9 157 habitantes (censo de 2004), situada na ilha de Kvalo, a 480 km do Círculo Polar Ártico. É a cidade com mais de 6.000 habitantes mais a norte no mundo. O seu magnífico porto é uma base de pesca baleeira das ilhas Svalbard. Nesta cidade, o Sol não se põe de Maio a Agosto e não aparece de 18 de Novembro a 1 de Fevereiro. Esta cidade foi destruída pelas tropas alemãs em 1940.


Igreja Católica

Mitologia Celta

  • Dia de Brigid, uma das faces de Danu, deusa da sabedoria e da luz.

Portugal







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.