terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 21 de dezembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

21 de Dezembro de 2011.
355º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 10 dias  para acabar o ano. É o dia do solstício de dezembro, quando começa o Inverno no Hemisfério Norte e o Verão no Hemisfério Sul. Portanto, é o dia mais longo no hemisfério sul e o dia mais curto no Hemisfério Norte.
Obs.: O texto original está escrito em português de Portugal.

Eventos históricos


21/12/1620 - Peregrinos do Mayflower desembarcam em Plymouth Rock, na costa atlântica da América do Norte, e estabelecem um assentamento permanente, onde atualmente localiza-se a cidade de Plymouth. Começava a colonização do que são hoje os Estados Unidos da América.
Mayflower (em português, literalmente "flor de maio"; pilriteiro) foi o famoso navio que, em 1620, transportou os chamados Peregrinos, do porto de SouthamptonInglaterra, para o Novo Mundo. Devido a uma série de problemas no navio, viram-se obrigados a regressar por duas vezes, pouco depois de zarpar, para consertá-los. A viagem seria feita em dois navios: o Mayflower e o Speedwell, mas problemas de vedação no casco desse último impediram sua partida. Por causa disso, 20 passageiros desistiram da viagem. Juntando todos no Mayflower. Numa terceira tentativa, saíram de Plymouth a 6 de Setembro e, finalmente, a 11 de novembro, o Mayflower chegou ao Cabo Cod, no atual estado de MassachusettsO navio transportava 102 passageiros, em sua maioria puritanos separatistas, que buscavam liberdade religiosa, longe do poder hegemônico da Igreja Anglicana. Os Peregrinos do Mayflower foram os primeiros colonos a se estabelecer iniciando o futuro Estados Unidos. Em 21 de dezembro de 1620, fundaram a cidade de Plymouth, que tornar-se-ia a capital da Colônia de Plymouth.

21/12/1937 - O filme A Branca de Neve e os Sete Anões, de Walt Disney, estréia nos cinemas norte-americanos.
Branca de Neve e os Sete Anões (no original em inglês: Snow White and the Seven Dwarfs) é um filme estadunidense do gênero romance e aventura lançado em 1937. É o primeiro longa-metragem de animação dos estúdios Disney e é baseado no conto de fadas "Branca de Neve", dos Irmãos Grimm. A história foi adaptada por Dorothy Ann Blank, Richard Creedon, Merrill De Maris, Otto Englander, Earl Hurd, Dick Rickard, Ted Sears e Webb Smith. David Hand foi o diretor supervisor, enquanto William Cottrell, Wilfred Jackson, Larry Morey, Perce Pearce e Ben Sharpsteen dirigiram sequencias individuais do filme. Branca de Neve e os Sete Anões foi o primeiro filme de animação produzido nos EUA, o primeiro totalmente a cores, o primeiro a ser produzido por Walt Disney e o primeiro filme dos considerados Clássicos Disney. Na primeira dublagem para a versão brasileira, teve a participação de Dalva de Oliveira, Carlos Galhardo, Almirante e Túlio de Lemos, nomes de peso na mídia daquele tempo  (Quer saber mais?) Para ampliar, abra a imagem em janela separada.

21/12/1959 - O código Q, como é conhecido o Código Fonético Internacional, é aprovado pela Convenção Internacional de Telecomunicações em Genebra.
O Código Q e o código fonético internacional são muito utilizados por radioamadores do mundo inteiro em troca de informações e mensagens tanto em curta distâncias quanto em longas distâncias. Além dos operadores de estações amadoras de radiocomunicação, aqueles códigos são utilizados por serviços diversos, tanto civis quanto militares, profissionais e empresas de comunicações ou que utilizam a radiocomunicação como fator de contactos entre seus integrantes. Sua grande vantagem é a de permitir a comunicação entre pessoas que falam idiomas diferentes. (Quer saber mais?) 

2012 - Final do Calendário Maia com o ciclo de 5125 anos.
O Calendário Maia é um calendário solar tão preciso que se assemelha muito ao nosso, já que os Maias eram ótimos em astronomia. O alcance dos cálculos maias  termina no dia 21 de Dezembro de 2012. A partir dai os maias não conseguiram mais prever nada e, segundo eles mesmos explicaram, é aí que termina o ciclo solar, iniciando-se um vácuo no tempo, impossível de ser identificado, o que poderia representar o fim do mundo.

Nascimentos


21/12/1815 - Thomas Couture, pintor e professor francês (m. 1879).
Thomas Couture (21 dez 1815 - 30 Março 1879) foi um pintor influente e professor. Entre seus discípulos, estão Édouard Manet , Henri Fantin-Latour , La Farge John ,  Pierre Puvis de Chavannes , Javůrek Karel , e Sylvestre JN.
21/12/1914 - Ivan Generalić, pintor croata de arte naïf (m. 1992).
21/12/1931 - Wesley Duke Lee, pintor brasileiro.
Wesley Duke Lee (São Paulo21 de dezembro de 1931 - São Paulo12 de setembro de 2010) foi um artista plástico brasileiroNos anos 1980, trabalhou no Centro de Reprodução Xerox, em Nova York, incorporando fotocópia, Polaroid, vídeo e computação gráfica ao seu trabalho. Duke Lee teve trabalhos expostos na 44ª Bienal de Veneza e na 8ª Bienal de Tóquio. Dizia-se influenciado pelo movimento dadaísta, pela pop art e pela publicidade. O artista expôs em São Paulo pela última vez em 2006. Sofria, desde 2007, do Mal de Alzheimer e faleceu em 12 de setembro de 2010, aos 78 anos de idade, vítima de complicações respiratórias decorrentes de sua doença. No dia de sua morte, realizava-se no Rio de Janeiro uma exposição retrospectiva da sua carreira . (Quer saber mais?)
21/12/1937 - Jane Fonda, atriz estadunidense.
Jane Seymour Fonda (Nova Iorque21 de dezembro de 1937) é uma atrizescritoraativista política de esquerda e ex- modelo e guru de exercícios físicos estadunidense. Filha do renomado ator Henry Fonda, Jane iniciou sua carreira no cinema em 1960 no filme Tall Story, ao lado de Anthony Perkins. Mais tarde, despontou como sex symbol com os filmes Cat Ballou (1965) e Barbarella (1968). Em 1971 recebeu seu primeiro Oscar de melhor atriz pelo filmeKlute. Em 1978 repetiria a façanha por Coming Home. Em 1991 Jane anunciou que estava se aposentando da carreira de atriz, mas retornou às telas comMonster-in-Law em 2005. Além disso, ela é conhecida pelos vídeos de exercício que estrelou e produziu entre os anos de 1982 e 1995.

21/12/1957 - Ray Romano, comediante norte-americano.
Raymond "Ray" Romano (QueensNova York21 de Dezembro de 1957) é um atorescritor ecomediante estadunidense. Seu principal trabalho foi na sitcom Everybody Loves Raymond, que foi transmitida nos Estados Unidos pelo canal CBS. Também fez outros reconheciveis trabalhos comoA Era do GeloA Era do Gelo 2 e Welcome to Mooseport. Conseguiu fama atuando como Raymond Barone na série de TV Everybody Loves Raymondsitcom vencedora do Prêmio Emmy que foi exibida no canal CBS do dia 13 de Setembro de 1996 até 16 de Maio de 2005. Devido sua fama com esse papel, ele interpretou Raymond Barone nas séries de TVCosbyNanny e The King of Queens. Em 2002, Ray Romano emprestou sua voz ao personagem Manny, no filme A Era do Gelo,animação digital produzida pela Blue Sky Studios e pela Twentieth Century Fox.

21/12/1964 - Fabiana Udenio, atriz italiana.
Jessica Athaide, atriz portuguesa.
Jessica Athayde (Lisboa21 de Dezembro de 1985) é uma actriz e modelo portuguesa, filha de mãe britânica e pai português. Actualmente Jessica participa na novela da TV portuguesa Mar de Paixão, interpretando o papel Rosa Ribeiro Amarelo. 

Falecimentos

21/12/1882 - Francesco Hayez, pintor italiano (n. 1791).
Francesco Hayez (Veneza, 10 de Fevereiro de 1791 — Milão, 21 de Dezembro de 1882) foi um pintor italiano, considerado o máximo expoente do romanticismo histórico. Originário de uma família humilde, o pai Giovanni, era de origem francesa, embora sua mãe, Chiara Torcella, ser natural de Murano. O pequeno Francesco, último de cinco filhos, foi afilhado de uma tia materna que havia casado com Giovanni Binasco, armador e comerciante de arte, proprietário de uma discreta colecção de pintura. Já de pequeno mostrou predisposição pelo desenho, por isso seu tio confiou a um restaurador para que lhe ensinasse o ofício. Posteriormente foi discípulo do pintor Francisco Magiotto, com quem permaneceu durante três anos. Fez o seu primeiro curso do nu em 1803 e em 1806 foi admitido nos cursos de pintura da Nova Academia de Belas Artes, onde foi discípulo de Theodore Matteini. Em 1809 ganhou um concurso da Academia de Veneza para ser aluno da Academia de San Luca próxima de Roma. Por isso, mudou-se para a capital italiana onde passou a ser discípulo de Canova que foi seu guia e protector durante os anos que passou em Roma. Ele permaneceu em Roma até 1814, quando mudou-se para Nápoles onde foi encarregado por Joachim Murat de pintar "Ulisses no tribunal de Alcinous". Em 1850 foi designado para diretor da Academia di Brera.

21/12/1995 - Carl Unger, pintor austríaco.
21/12/2011 - Giò Pomodoro, escultor italiano.

Feriados e eventos cíclicos

Festeja-se o Yule, nome dado ao Solstício de Inverno pelos neo-pagãos.
Yule é uma celebração do Norte da Europa que existe deste dos tempos pré-Cristãos. Os pagãos Germânicos celebravam o Yule desde os finais de Dezembro até aos primeiros dias de Janeiro, abrangendo o Solstício de Inverno. Foi a primeira festa sazonal comemorada pelas tribos neolíticas do norte da Europa, e é até hoje considerado o inicio da roda do ano por muitas tradições Pagãs. Actualmente é um dos oito feriados solares ou Sabbats do Neopaganismo. No Neopaganismo moderno, o Yule é celebrado no Solstício de Inverno, por volta de dia 21 de Dezembro no hemisfério Norte e por volta do dia 21 de Junho no hemisfério Sul. Na Península Ibérica é costume festejar-se o Yule Ibérico, organizado conjuntamente pela Ordem Portuguesa de Wicca e pela Ordem Espanhola de Wicca.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.