segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 27 de dezembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

27 de Dezembro de 2011.
361º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 4 dias para acabar o ano.


Obs.: O texto original está escrito em português de Portugal.

Eventos históricos


27/12/1831 - Charles Darwin embarca no HMS Beagle para a sua viagem ao redor do globo, parando na América do Sul e ilhas Galápagos.
Era crença generalizada de que os criados na selva, embora parecidos com os seres humanos, não pertenciam à raça humana. Então, Darwin tomou 3 "espécimes" e levou-os à Europa, para submetê-los à educação regular.  Dois anos após, os três nativos foram levados de volta pelo Beagle para a Terra do Fogo. Eles tinham sido "civilizados" na Inglaterra, ainda que os seus parentes parecessem à Darwin selvagens pouco acima de outros animais. Em um ano, entretanto, aqueles jovens voltaram ao que eram e, de fato, preferiam esta condição uma vez que não quiseram retornar à Inglaterra Esta experiência somada a repulsa de Darwin pela escravidão e outros abusos que ele viu em vários lugares, tais como o tratamento desumano dos nativos por colonos ingleses na Tasmânia, o persuadiram de que não há justificativa moral para maltratar outros homens baseado no conceito de raça. Darwin, a partir dessa experiência, passou a acreditar que a humanidade não se encontrava tão distante dos outros animais como diziam seus amigos do clero.  Quer saber mais?  Abaixo, o roteiro da viagem de Darwin. 

Nascimentos

27/12/1797 - Domitila de Castro e Melo, a Marquesa de Santos, nobre brasileira, ex-amante de D. Pedro I, casada, em segundas núpcias, com o brigadeiro Tobias de Aguiar (m. 1867).
Domitila foi uma das figuras mais polêmicas e intrigantes do Primeiro Império. Aia da princesa Leopoldina, vivia um romance com D. Pedro I causando um mal estar entre as duas, que D. Pedro tentou resolver, marcando um "beija-mão" com a presença de  ambas. Como Leopoldina se recusasse a comparecer a tal cerimônia, que lhe parecia humilhante, foi agredida pelo Imperador, sofrendo um aborto que lhe causou a morte pouco depois. A situação era de tal modo tensa que, ao se casar novamente, desta vez com D. Maria Amélia (mãe de D. Pedro II), o contrato nupcial estabelecia literalmente que D. Pedro deveria afastar-se para sempre de Domitila e bani-la do império, o que acabou acontecendo. A Marquesa veio morar em São Paulo e depois mudou-se para Sorocaba, onde privou da amizade do padre Antonio Feijó, ex-regente do Império e mentor, em 1840, da revolta que pretendeu derrubar o Imperador Pedro II. (Quer saber mais?) Abaixo, o Solar da Marquesa de Santos, em São Paulo.
27/12/1901 - Marlene Dietrich, atriz alemã (m. 1992)
Marlene Dietrich (nome artístico de Marie Magdelene Dietrich von Losch; (nascida em Berlin-Schöneberg, em 27 de Dezembro de 1901; falecida em ParisFrança6 de Maio de 1992) foi uma atriz e cantora alemãnaturalizada estadunidense. Foi convidada por Hitler para protagonizar filmes pró-nazistas, mas ela recusou o convite e se tornou cidadã estadunidense, o que Hitler tomou como um desrespeito para a pátria alemã, e chamou Dietrich de traidora.Durante a Segunda Guerra Mundial, Marlene foi ao encontro das tropas aliadas, onde cantava para divertir e aliviar a dor dos soldados. Condecorada com medalha após a guerra, Marlene descobriu um dom que poderia explorar: sua voz. Assim ela começou a cantar além de atuar. A partir de 1951, começa a se apresentar em espetáculos em Las Vegas, no Sahara Hotel. (Quer saber mais?) Abaixo, Dietrich, em 1944, cantando para os soldados no campo de batalha.

27/12/1905 - Fulvio Pennacchi, pintor ítalo-brasileiro (m. 1992)
Fulvio Pennacchi (Villa Collemandina27 de dezembro de 1905 — São Paulo5 de outubro de 1992) foi um desenhistapintormuralista eceramista ítalo-brasileiro. Foi integrante do Grupo Santa Helena, juntamente com Alfredo VolpiFrancisco ReboloAldo BonadeiAlfredo RizzottiMario ZaniniHumberto Rosa e outros Sua pintura é sensível e pessoal, de modo especial na interpretação dos grandes temas bíblicos e da vida dos santos, em razão de uma infância marcada por sólida educação religiosa católica, e na evocação do mundo caipira.

27/12/1956 - Paula Mora, actriz portuguesa.
Paula Mora é uma actriz portuguesa (Lisboa, 27 de Dezembro de 1956), é licenciada em psicologia pela Universidade Autónoma de Lisboa, pertence ao elenco do Teatro Nacional e participa em diversas séries televisivas e telenovelas. Em 2003 estreou-se no cinema com o filme Os Imortais de António Pedro de Vasconcelos, em que é nomeada para os Globos de Ouro, na categoria Melhor Actriz/Cinema. É casada com o jurista e escritor Jaime Roriz.

27/12/1966 - Eva LaRue, atriz norte-americana
Eva La Rue (Long Beach27 de dezembro de 1966) é uma atriz norte-americana. É conhecida pela personagem Natalia Boa Vista na série de televisão CSI: Miami e pela personagem Maria Santos Grey na série All My Children.

27/12/1988 - Hayley Williams, vocalista e compositora estado-unidense da banda Paramore.
Hayley Nichole Williams (Meridian27 de dezembro de 1988) é uma cantora e compositora americana, vocalista da banda de rockParamore. (Saiba mais)

Falecimentos


27/12/1981 - Natalie Paley, modelo e atriz francesa e Princesa da Rússia (n.1905)
Sua Alteza Sereníssima, a Princesa Natália Pavlovna Paley da Rússia (em russo: Наталья Павловна Палей), (5 de Dezembro de 1905 – 27 de Dezembro de 1981) foi um ícone da moda, socialite e actriz nascida em França. O seu pai era o Grão-duque Paulo Alexandrovich da Rússia, filho do czar Alexandre II e tio do czar Nicolau II. Ficou mais conhecida entre o grande público pelo seu nome artístico, Natalie Paley. Natália era descrita como o sonho dos publicitas de Hollywood. Uma criatura fascinante, descendente da mais rica e famosa família europeia, os Romanov, era a figura viva do "chic" francês e quase demasiado perfeita para ser real. A sua vida romântica e trágica foi algo que a ficção nunca poderia ter igualado. Viveu os últimos tempos da Rússia czarista, os glamorosos anos 30 na alta sociedade parisiense e movimentou-se pelos círculos mais altos de Hollywood e Nova Iorque. (Quer saber mais?)

Feriados e eventos cíclicos

Brasil

Mitologia nórdica

Dia do nascimento de Freya, senhora das Valquírias - Evento local dos países nórdicos
Freia (em nórdico antigoFreyja, também grafado FreyaFrejaFreyia, e Frøya) é a deusa mãe da dinastia de Vanir na mitologia nórdica. Filha de Njord e Skade (Skadi), o deus do mar, e irmã de Frey, ela é a deusa do sexo e da sensualidade, fertilidade, do amor, da beleza e da atração, da luxúria, da música e das flores. É também a deusa da magia e da adivinhação, da riqueza (as suas lágrimas transformavam-se em ouro) e líder das Valquírias (condutoras das almas dos mortos em combate). De carácter arrebatador, teve vários deuses como amantes e é representada como uma mulher atraente e voluptuosa, de olhos claros, baixa estatura, sardas, trazendo consigo um colar mágico, emblema da deusa da terra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.