domingo, 18 de dezembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 19 de dezembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

19 de Dezembro
353º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 12 dias  para acabar o ano.
Obs.: O texto original está escrito em português de Portugal.

Eventos históricos

  324 - Licínio abdica sua posição como Imperador Romano.
Imperador tetrarca romano do Oriente (morto em 313-324), nascido a leste dos Balcãs em local e ano imprecisos, nomeado augusto para assumir o governo da região do Danúbio, destacou-se na defesa dos cristãos. Na disputa pelo poder após a morte de Galério (311), promoveu uma aliança com Constantino I, que então governava em Roma e derrotou Maximino Daia (313), que controlava o Egito, Síria e toda a Ásia Menor. Porém a divisão do Império entre ele e Constantino I não duraria muito e pretextando que seu colega recomeçara a perseguir os cristãos, Constantino I o atacou e retirou-lhe quase todas as possessões europeias (316). Depois, Constantino ultrapassou Dardanelos com sua frota e entrou vitorioso na sua capital, Nicomédia e acabou matando-o um ano depois. A despeito de um governo atribulado com guerras, foi um importante governante, mantendo as finanças sob rígido controle, a fim de estimular a prosperidade.  Fonte 
1853 - Emancipação política do Estado do Paraná, cujo território deixaria de estar vinculado ao estado de São Paulo.
Paralelamente, a economia paranaense, a par do comércio de gado, ganhava incremento com a exportação da erva-mate nativa para os mercados doPrata e do Chile. Eram feitas promessas de emancipação, enquanto prosseguiam as representações e a luta no Parlamento. Finalmente, a 28 de agosto de 1853 foi aprovado o projeto de criação da província do Paraná, que teria como capital provisória (que depois seria confirmada) o município de Curitiba. A 19 de dezembro do mesmo ano chegou à capital Zacarias de Góis e Vasconcelos, primeiro presidente da província, que desde logo se empenhou em tomar medidas destinadas a impulsionar a economia local e conseguir recursos para as ações administrativas que se faziam necessárias. Procurou encaminhar para outras atividades, mormente de lavoura, parte da mão-de-obra e dos capitais que se empregavam no preparo e comércio da erva-mate. O mais lucrativo negócio da província continuava a ser, no entanto, a invernada e a venda de muares para São Paulo. Essa atividade chegou ao ponto mais alto na década de 1860 e só entrou em declínio no final do século. (Quer saber mais?) Abaixo, o mapa provincial em que a Amazônia era Grã Pará e o Paraná estava, ainda, anexado a São Paulo.

1927 - Stalin condena Trotsky a deportação para o México, onde seria assassinado.
Afastado por Stalin (ou Estaline) do controle do partido, Trótski foi expulso deste e exilado da União Soviética, refugiando-se no México, onde veio a ser assassinado por Ramón Mercader, dito por alguns como agente de Stálin, e por outros como um trotskista fanático. As suas ideias políticas, expostas numa obra escrita de grande extensão, deram origem ao trotskismo, corrente ainda hoje importante no marxismo. Planejado no início para ser um regime de extrema esquerda, o comunismo russo foi caminhando rapidamente para a direita, chegando ao auge no governo de Stalin, quando todos os métodos passaram a ser válidos para manter o status quo do poder, inclusive a prisão e morte dos antigos aliados e até mesmo a execução de alguns deles exilados no exterior. Nos anos 40, já não era mais possível distinguir entre o soviético Josef Stalin e o nazista Adolph Hitler. Ambos eram da ultra direita, verso e reverso de uma mesma moeda. (Quer saber mais?) Abaixo, Trotsky e Stalin.


Nascimentos

1699 - William Bowyer, pintor inglês (m. 1777).

Kristy Swanson, atriz norte-americana.
Marla Sokoloff, atriz norte-americana.

Falecimentos

1851 - William Turner, pintor inglês (n. 1775).
Joseph Mallord William Turner (Londres23 de Abril de 1775 - Chelsea19 de Dezembro de 1851), foi pintor romântico londrino, considerado por alguns um dos precursores doImpressionismo, em função dos seus estudos sobre cor e luz. Com o tempo desenvolveu um estilo próprio de pintar. Sua vida foi inteiramente dedicada à pintura. Seu acervo é magnífico, com mais de 20.000 mil obras. Os temas que ilustravam efeitos de dramaticidade particularmente o fascinavam. Pintou muito o mar, os rios, as cachoeiras e os abismos, pois eram belos e perigosos. O modo como Turner trata a água, o céu e a atmosfera, em geral se afasta de todo o realismo natural e se transforma no reflexo anímico da situação. As pinceladas soltas e difusas dão forma a um torvelinho de nuvens e ondas, a uma desesperança interior que se transmite à natureza, uma das características básicas do romantismo. (Quer saber mais?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.