sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 31 de dezembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

31 de Dezembro de 2011
365º dia do ano no calendário gregoriano
Último dia do ano

Obs.: O texto original está escrito em português de Portugal.

Eventos históricos

31/12/406 - Os vândalos cruzam o Reno para invadir a Gália.
O termo Gália é usado para, quer para se referir ao moderno território francês (do mesmo modo que um português pode referir ao seu país como Lusitânia), como para se referir à antiga região povoada pelos Gauleses, que corresponde à França e mais alguns territórios ao redor dela. constituindo uma província do Império Romano .O território da Gália fraccionou-se quando, no século V, foi invadida pelos visigodos, pelos burgúndios e pelos francos. Só voltou a unir-se sob o reinado do rei franco Clóvis, por volta do ano 500. É aí que começa, de verdade, a história da monarquia francesa, com os limites do país já delineados e uma continuidade administrativa. (Para ampliar, abra a imagem em janela separada).

31/12/1889 - O jornal Província de São Paulo circula pela última vez e, no dia seguinte, renasce com o nome de O Estado de S. Paulo. 
O Estado de S. Paulo é um jornal brasileiro. Foi fundado, com base nos ideais de um grupo de republicanos, em 4 de janeiro de 1875. Nessa época, o jornal se chamava A Província de São Paulo e foi o pioneiro em venda avulsa no país, fato pelo qual foi ridicularizado pela concorrência (Correio PaulistanoO Ipiranga e Diário de S. Paulo). A venda avulsa foi impulsionada pelo imigrante francês Bernard Gregoire, que saía às ruas montado num cavalo e tocando uma corneta para chamar a atenção do público — e que, décadas depois, viraria o próprio símbolo do jornal — aumentou a tiragem do jornal. Ao lado da Folha de S. Paulo, de O Globo e do Correio Braziliense, o Estado é um dos jornais mais influentes do Brasil 

31/12/1958 - Fuga do antigo ditador cubano Fulgencio Batista 

Fulgencio Batista y Zaldívar (Banes16 de janeiro de 1901 — Marbella6 de agosto de 1973) foi quem ostentou o poder de facto em Cuba de 1933 a 1940 e o presidente oficial do país de 1940 a 1944 e novamente de 1952 a 1959, como ditador. Foi deposto por Fidel Castro em 1959 e obteve exílio permanente na Ilha da Madeira e no Estoril em Portugal e depois em Espanha, morrendo em Guadalmina, Espanha. No primeiro período de seu governo entre 1933 e 1944, exerceu um governo forte. Batista consolidou o seu poder concentrando em si todas as nomeações para os cargos públicos. Durante o primeiro mandato de Batista, Cuba cooperou na Segunda Guerra Mundial com os aliados e declarou guerra ao JapãoAlemanha e Itália. Em Março de 1952 regressou ao poder, novamente através de um golpe militar. Passou então a governar como um verdadeiro ditador, contando com o reconhecimento diplomático e apoio militar dos EUA. Instaurou um regime autoritário, mandando prender os seus opositores e restringindo as liberdades através do controle da imprensa, da universidade e do congresso, usando métodos terroristas e fazendo fortuna para si e para seus aliados. A fuga de Batista consolidou a revolução castrista, mas não a democracia cubana, já que um regime de ultra direita foi apenas substituído por outro de extrema esquerda.
31/12/1970 - Última transmissão do Repórter Esso, primeiro notíciário do rádio brasileiro.

Repórter Esso (também conhecido como O Seu Repórter Esso) foi um noticiário histórico do rádioe da televisão brasileira. Foi o primeiro noticiário de radiojornalismo do Brasil que não se limitava a ler as notícias recortadas dos jornais, pois as matérias eram enviadas por uma agência internacional de notícias sob o controle dos Estados Unidos da América. O repórter Esso era patrocinado por uma empresa estadunidense chamada Standard Oil Company of Brazil, conhecida como Esso do Brasil. Os locutores que fizeram maior sucesso no noticioso foram: Gontijo Teodoro,Luiz Jatobá e Heron Domingues. Os slogans mais famosos eram: O Primeiro a Dar as Últimas eTestemunha Ocular da História. O programa radiofônico trouxe para o radiojornalismo brasileiro, a informação por ele divulgada não era apenas notícia, mas se constituía, também, em informação dirigida, em propaganda político-ideológica, produzindo e construindo sentido e com alvo certo: o governo e determinados segmentos da sociedade brasileira. Segunda Guerra acabou depois que o Repórter Esso noticiou, célebre frase de um jornal da época exprime a importância e credibilidade que o Repórter Esso conquistou. A primeira transmissão ocorreu na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, em 28 de agosto de 1941, iniciando a cobertura do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Antes da estreia oficial, o programa havia ido ao ar experimentalmente na Rádio Farroupilha de Porto Alegre. Na televisão, o noticiário, inicialmente com o nome de O Seu Repórter Esso, foi apresentado de 10 de abril de 1952 até 31 de dezembro de 1970 na TV Tupi. (Abaixo, a última edição do Reporter Esso no rádio)


Nascimentos

31/12/1617 - Bartolomé Esteban Murillo, pintor espanhol (m. 1682)
Bartolomé Esteban Perez Murillo (Sevilha31 de dezembro de 1618 — Cádiz3 de abril de 1682) foi um pintorbarroco espanhol. Murillo iniciou a sua aprendizagem artística com o seu (suposto) tio, Juan del Castillo. Del Castillo não era um artísta de primeira fila, mas, os seus trabalhos eram respeitados no ambiente artístico sevilhano. Em 1645 recebeu a sua primeira encomenda importante: treze quadros para um claustro do Convento de São Francisco, em Sevilha. Nestas obras demonstrou uma notável influência de Van DyckTiciano e Peter Paul Rubens. Foi também neste ano que Murillo casou, a 26 de Fevereiro, com uma jovem sevilhana de 22 anos, Beatriz Cabrera y Villalobos, na famosa Igreja da Madalena. Durante os dezoito anos de duração do matrimónio tiveram uma ampla descendência: um total de nove filhos. Em 1681 mudou-se para a paróquia de Santa Cruz, onde recebe a sua última encomenda: vários retábulos da igreja do Convento de Santa Catalina de Cádiz. Quando trabalhava nesta encomenda, sofreu uma grave queda, que resultou na sua morte, alguns meses mais tarde, já no ano de 1682. Em sua honra, os populares fizeram um enorme funeral. Para se ter ideia da sua fama, o seu caixão foi carregado por dois marqueses e quatro cavaleiros. Mesmo hoje, na actualidade, Murillo continua a ser muito conhecido. (Quer saber mais?) Abaixo, "Madonna e a criança". Para ampliar, abra a imagem em janela separada.

31/12/1860 - Manuel Lopes Rodrigues, pintor brasileiro (m. 1917).
Manuel Lopes Rodrigues (Salvador31 de dezembro de 1860 — Salvador, 22 de outubro de 1917) foi um pintor brasileiro do realismo. Filho de João Francisco Lopes Rodrigues, recebeu do pai as primeiras lições artísticas, vindo depois a tê-las de Miguel Navarro Cañizares. Freqüentou o Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, recém fundado, vindo nele depois a lecionar nessa instituição. Incipiente, apesar de secular, foi apenas nos governos republicanos que as Belas Artes tiveram maior apoio dos governos baianos, sobretudo Manuel Vitorino e Rodrigues Lima. Mas o maior apoio vinha de D. Pedro II, no Brasil Império, e na forma de pensões, que foram em parte mantidas pela República. Estas eram adquiridas por meio de concursos. Lopes Rodrigues era pensionista do próprio Imperador - regalia que, dado seu talento, foi mantido quando da Proclamação da República. Esse apoio foi a um só tempo positivo e negativo, porquanto, sujeito a encomendas, nunca pode mostrar abertamente sua criatividade. (Conheça o patrimônio artístico da Bahia)

31/12/1869 - Henri Matisse, pintor francês (m. 1954)

Henri-Émile-Benoît Matisse (Le Cateau-Cambrésis, 31 de dezembro de 1869 — Cimiez, 3 de novembro de 1954) foi um artista francês, conhecido por seu uso da cor e sua arte de desenhar fluida e original. Foi um desenhista, gravurista e escultor, mas é principalmente conhecido como um pintor. Matisse é considerado, juntamente com Picasso e Marcel Duchamp, como um dos três artistas seminais do século XX, responsável por uma evolução significativa na pintura e na escultura. Embora fosse inicialmente rotulado de fauvista (besta selvagem), na década de 1920, ele foi cada vez mais aclamado como um defensor da tradição clássica na pintura francesa. Seu domínio da linguagem expressiva da cor e do desenho, exibido em um conjunto de obras ao longo de mais de meio século, valeram-lhe o reconhecimento como uma figura de liderança na arte moderna. (Quer saber mais?)
31/12/1954 - Hermann Tilke, arquiteto alemão de circuitos automobilísticos.
Hermann Tilke (Olpe31 de Dezembro de 1954), é um arquiteto alemão, designer de circuitos de Fórmula 1 e de outros esportes a motor.  Hermaan Tilke fundou a Tilke Engineering em 1984, combinando a experiência na arquitetura, engenharia civil e engenharia electronica para fornecer soluções completas para projetos nos esportes motorizados ou para depósito de lixo. Uma das primeiras tarefas menores foi uma pequena estrada de acesso a Nürburgring. Mais tarde redesenhou o complexo do primeiro setor deste circuito, em 2002. O seu primeiro grande trabalho foi uma mudança dramática do rápido Österreichring para o mais curto A1-Ring na Áustria, nos anos 90. Tendo feito inúmeras mudanças controversas para fazer circuitos de F1, Hermaan Tilke assegurou contratos para desenhar alguns novos circuitos mundiais de alto perfil

31/12/1980 - Fumie Suguri, patinadora japonesa.
Fumie Suguri (村主 章枝 Suguri Fumie?), (nascida em 31 de Dezembro de 1980 em YokohamaJapão) é uma patinadora artística japonesa. 

31/12/1987 - Émilie Le Pennec, ginasta francesa.

Émilie Le Pennec (La Garenne-Colombes31 de dezembro de 1987) é uma ginasta francesa, campeã olímpica na prova das barras assimétricas nos Jogos Olímpicos de 2004, realizado em Atenas. O primeiro ano de Le Pennec como sênior abriu-se com o Campeonato Francês, no qual conquistou uma medalha de prata em sua especialidade, as barras assimétricas. Em 2004conquistou a medalha de ouro nas paralelas, nos Jogos Olímpicos de 2004, realizado em Atenas, na Grécia, feito este inédito na história da ginástica feminina francesa. Em 2007, Le Pennec anunciou sua aposentadoria.


Falecimentos

31/12/1834 - João Batista Gonçalves Campos autor intelectual do movimento da Cabanagem.
Cabanagem (1835-1840) foi uma revolta na qual negros, índios e mestiços se insurgiram contra a elite política e tomaram o poder na então província do Grão-Pará (Brasil). Entre as causas da revolta encontram-se a extrema pobreza das populações ribeirinhas e a irrelevância política à qual a província foi relegada após a independência do Brasil. De cunho popular, contou com a participação de elementos das camadas média e alta da região, entre os quais se destacam os nomes do padre João Batista Gonçalves Campos e do jornalista Vicente Ferreira Lavor ("Papagaio").  Abaixo, uma vista da cidade de Belém na época do conflito. Para ampliar, abra a imagem em janela separada.

31/12/1877 - Gustave Courbet, pintor francês do Realismo (n. 1819).
Gustavo Courbet (Ornans10 de Junho de 1819 — La Tour-de-Peilz31 de Dezembro de 1877) foi um pintor anarquista francês pertencente à escola realista. Foi acima de tudo um pintor de paisagens campestres e marítimas onde o romantismo e idealização da altura são substituídos por uma representação da realidade fruto de observação directa. Esta busca da verdade é transposta para a tela em pinceladas espontâneas que não deixam de lado os aspectos menos estéticos do que é observado. (Quer saber mais?)

31/12/1988 - Yara Amaral, atriz, morreu no acidente de barco Bateu Mouche, no Rio de Janeiro.

Nascida no bairro do Belenzinho, Yara Amaral estudou na Escola de Arte Dramática da USP, onde formou-se em 1964. Foi em 1968 que ela participou, no Teatro de Arena, do espetáculo "Arena conta Tiradentes" de Gianfrancesco Guarnieri. Passou também pelo Teatro Oficina e conseguiu seu primeiro grande prêmio de interpretação na década de 1970, um Moliére como melhor atriz do ano pelo seu trabalho em "Reveillon" de Flávio Márcio ao lado de Regina Duarte e Sérgio Mamberti. No teatro participou de 30 espetáculos e conquistou três prêmios Moliére como melhor atriz. No cinema estreou em 1975 com "O rei da noite" de Hector Babenco e fez outros filmes importantes como "A dama do lotação", "Mulher objeto" e "Leila Diniz". Na televisão ela estreou na novela "O décimo mandamento", na TV Tupi, em 1968, escrita por Benedito Ruy Barbosa. Foi para a TV Globo na década de 1970 e ali brilhou em "Dancin' Days", "O amor é nosso", "Sol de verão", "Guerra dos sexos", "Um sonho a mais", "Cambalacho", "Anos dourados" e "Fera radical". Foi casada com Luís Fernando Goulart e deixou dois filhos, Bernardo e João Mário. Ela morreu, aos 52 anos, vítima do naufrágio do barco Bateau Mouche, na noite de reveillon de 1989, na Baía de Guanabara.


Feriados e eventos cíclicos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.