terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 7 de dezembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

 7 de Dezembro de 2011.
341º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 24 dias  para acabar o ano.


Obs.: O texto original está escrito em português de Portugal.

Eventos históricos

07/12/1858 - Franceses e espanhóis bloqueiam a Cochinchina.
Cochinchina foi o nome dado à região no sul do actual Vietname, na Indochina. Inicialmente de localização imprecisa, foi assim nomeada pelos navegadores portugueses, que no século XVI aportaram no reino anamita localizado ao norte do reino de Champa. De 1862-1948 foi uma colônia francesa com capital em Saigão e, posteriormente, entre 1955 e 1975, foi o Vietname do Sul até que, após a queda de Saigão, passou a integrar o VietnameEm função de perseguições a missionários cristãos na Indochina, com o assassinato de padres espanhóis e franceses em 1858, culminando como a morte do Bispo Díaz Sanjurjo, Espanha e França realizaram uma expedição punitiva Franco-Espanhola contra os nativos, o que culminou com a ocupação franco-espanhola de Saigon e Da Nang, cidades mais tarde dominadas pela Indochina Francesa. O militar espanhol nessa expedição foi o General Carlos Palanca, que no ano seguinte retornou à Espanha. O governo queria saber informações sobre a Cochinchina. Palanca foi novamente enviado à região como Embaixador Plenipotenciário e Comandante-em-chefe das tropas que vieram a empreender a campanha militar junto com a França em 1860. Para obter a paz, o General Palanca levou a Espanha uma comissão indígena e tais gestões foram um sucesso, cobrindo de honras e lauréis, tanto a Espanha, como a França, onde Palanca também foi durante as negociações.As tropas da espanholas ficaram ainda por mais cinco anos na Cochinchina, por indecisões dos chefes militares, com a consequente falta de dinheiros e suprimentos diversos. O nome "Cochinchina" foi cunhado pelos portugueses que aportaram em Champa cerca de 1516: "Cochim" (Kuchi) era o nome usado em língua malaia para nomear toda a região, termo por sua vez derivado do chinês jiao zhi, pronunciado localmente giao chỉ. Os portugueses nomearam-na então "Cochim-China" para distingui-la de "Cochim" na Índia, a cidade onde haviam estabelecido inicialmente a sua sede, devido à sua localização intermediária com a China (semelhante à denominação posterior de Indochina aplicada ao Vietnã de hoje). Outras referências do século XVI fazem menção ao termo "Chinacochim" ou ainda "Champachina". A imprecisão do nome e da própria região a que se referia levou ao uso da palavra Cochinchina  em português e espanhol para se referir a um lugar longínquo, ermo e indefinido. (Abaixo, o mapa do Sudeste Asiático situando a Conchinchna (Vietnã) entre os países vizinhos.
07/12/1941 - O Japão ataca Pearl Harbor, na ilha de O'ahu, Havaí, marcando a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.
O ataque a Pearl Harbor foi uma operação aeronaval de ataque à base norte-americana, efetuada pela Marinha Imperial Japonesa na manhã de 7 de Dezembro de 1941, executado de surpresa contra a frota do Pacífico da Marinha dos Estados Unidos da América e as suas forças de defesas, o corpo aéreo do Exército estado-unidense e a força aérea da Marinha. O ataque danificou ou destruiu 11 navios e 188 aviões e matou 2.403 militares estado-unidenses e 68 civis. Contudo, os três porta-aviões da frota do Pacífico não se encontravam no porto, pelo que não foram danificados, tal como os depósitos de combustível e outras instalações. Utilizando estes recursos a Marinha foi capaz de, em seis meses a um ano, reconstruir a frota. O ataque marcou a entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial, anulando a estratégia dos EUA utilizada com sucesso na conflagração anterior. Com efeito, durante a Primeira Guerra Mundial, os EUA permaneceram como fornecedores de armamento e provisões, só entrando no conflito nos últimos momentos. Como resultado, ao fim da guerra, a Europa estava arrasada e endividada, enquanto os EUA não sofreram um ataque e eram os grandes credores mundiais, o isso alavancou o progresso do país. Já na Segunda Guerra, o ataque japonês ocorreu na primeira fase e os EUA tiveram de enfrentar quatro duros anos de luta em vários fronts europeus. Um deles era mantido pela 5ª Divisão Americana, no Norte da Itália, à qual foi incorporada a Força Expedicionária Brasileira (FEB). Mas como o Brasil só entrou no conflito em 1944, levou a melhor, pois permaneceu como fornecedor de matérias primas aos Estados Unidos e, de quebra, negociou empréstimos para a construção dos altos fornos da Cia. Siderúrgica Nacional. Além disso, ao término da 2ª Guerra, era o Brasil o grande credor dos Estados Unidos, tendo acumulado um amplo superavit na balança comercial.  (Na imagem, um óleo sobre tela, representando o ataque a Pearl Harbour)
07/12/1966 - Atos Institucionais: o governo edita o AI-4, convocando o Congresso Nacional para discutir e votar a nova Constituição.
O Ato Institucional Número Quatro, ou AI-4 foi baixado por Humberto de Alencar Castelo Branco em 7 de dezembro de 1966. Castelo Branco, por meio do AI-4, convocou o Congresso Nacional para a votação e promulgação do projeto de Constituição, que revogava definitivamente a Constituição de 1946. Esta já havia recebido tantas emendas, que estava totalmente descaracterizada. Então, no dia 24 de janeiro de 1967, foi promulgada pelo Congresso Nacional uma nova Constituição, a quinta do período republicano. Essa Constituição, que dava grandes poderes ao presidente da República, seria modificada pela Emenda Constitucional n° 1, de 17 de outubro de 1969, que tornou o poder político ainda mais centralizado nas mãos do Executivo. Os atos institucionais foram uma aberração jurídica. Em qualquer lugar do mundo, os vitoriosos emitem um único ato institucional, sem número, com a finalidade de explicar as razões da quebra do pacto social e estabelecer um novo pacto com metas para o sistema que se instala. E no Brasil, ao início, também foi assim, tanto que o primeiro Ato Institucional não tinha número, era o primeiro e único. Castelo Branco, que assumiu o governo com o compromisso de garantir eleições democráticas no ano seguinte, frustrou as expectativas, tendo seu mandato prorrogado, e assinou três atos institucionais. Até 1969, foram, ao todo, 17 atos institucionais, seguidos, cada um deles, de uma enxurrada de atos complementares para regulamentação. Uma calamidade. (Se quiser, saiba quais foram os 17 AI's emitidos)

Nascimentos

07/12/1598 - Bernini, artista italiano (m. 1680).
Gian Lorenzo Bernini ou simplesmente Bernini (Nápoles7 de dezembro de 1598 – Roma,28 de novembro de 1680) foi um eminente artista do barroco italiano, trabalhando principalmente na cidade de Roma. Distinguiu-se como escultor e arquiteto, ainda que tivesse sido pintor, desenhista, cenógrafo e criador de espectáculos de pirotecnia. Esculpiu numerosas obras de arte presentes até os dias atuais em Roma e no Vaticano. (Abaixo, um destaque da escultura "O Extase de Santa Teresa") Para ampliar, abra a imagem em janela separada.
07/12/1920 - Manuel Pereira da Silva, escultor português.
Manuel Pereira da Silva (Porto7 de Dezembro de 1920 — 2003) foi um escultor português. A obra de Manuel Pereira da Silva tem uma orientação formal abstracta inspirada na figura humana, em particular o homem e a mulher. Em 2000, foi atribuída a Manuel Pereira da Silva a Medalha de Mérito Cultural pela Câmara Municipal de Vila Nova de GaiaAs primeiras esculturas modernistas de Manuel Pereira da Silva surgiram nos anos pioneiros do abstraccionismo escultórico em Portugal, reconhecidamente protagonizado, a partir do final dos anos 1940, no Porto, por Arlindo RochaFernando Fernandes (escultor) e ainda, alguns anos depois, por Aureliano Lima, a partir da sua mudança de residência para esta cidade. Estes factos conferem, à produção abstracta de Manuel Pereira da Silva, realizada, até com óbvia analogia estilística, no mesmo período e em situação de convívio com os referidos escultores, inquestionável enquadramento geracional, que importa reconhecer. (A escultura abaixo tem o título "Dance")
07/12/1953 - Xuxa Lopes, atriz brasileira.
Maria Luísa de Sousa Dantas Lopes, conhecida pelo seu nome artístico de Xuxa Lopes, (Rio de Janeiro7 de Dezembro de 1953) é uma atriz brasileira. Presente em quatro filmes da diretora Ana Carolina:Das Tripas Coração, Sonho de Valsa, Amélia e Gregório de Mattos. Teve várias atuações tanto no cinema como na televisão, mas não se interessou pelo teatro. Na novela "Insensato Coração", interpretou Dolores, que leva uma bofetada na cena abaixo.
07/12/2011 - Jennifer Carpenter, atriz norte-americana.
Jennifer Leann Carpenter (LouisvilleKentucky7 de dezembro de 1979) é uma atriz norte-americana, conhecida por seus papéis como Emily Rose em O Exorcismo de Emily Rose, Debra Morgan em Dexter e pelo papel principal no filme de terrorQuarentena. Abaixo, cena do filme "O Exorcismo de Emily Rose".
06/12/2011 - Manuela do Monte, atriz brasileira.
Manuela Fialho do Monte (Santa Maria7 de dezembro de 1984) é uma atriz brasileira. Entre outras, Manuela atuou também em Páginas da Vida, a primeira telenovela das oito da atriz gaúcha, como a personagem Nina, neta de Tide (Tarcísio Meira) e filha de Márcia (Helena Ranaldi). No dia 8 de abril de 2007, participaria da encenação da Paixão de Cristo, junto ao Grupo Escalet de teatro na cidade de Floriano, no Piauí, interpretando Maria. Porém, devido à pane dos controladores aéreos, não pode estar presente. Em 5 de fevereiro de 2009 participou do lançamento oficial da Paixão de Cristo, na cidade de Teresina, pois em 11 de abril daquele ano teve a presença novamente confirmada na encenação, agora com a personagem Salomé. Em agosto de 2009, coube à atriz Manuela do Monte dar a vida a Tonha no remake de Paraíso. Já no ano de 2010, interpretou a personagem Luciana na novela das dezoito horas Escrito nas Estrelas. (Abaixo, Manuela do Monte e Paulo Vilela em cena de "Escrito nas Estrelas)
06/12/1998 - Karina Ferrari, atriz brasileira
Karina Duarte da Silva Ferrari (Rio de Janeiro7 de dezembro de 1998) é uma atriz e dançarina brasileira. Ficou conhecida pelo seu papel em Caminho das Índias como Anusha Ananda. 


Falecimentos
06/12/1970 - Rube Goldberg, artista plástico, cartunista e escultor estadunidense (n. 1883)
Rube Goldberg ( 4 de julho de 1883 a 7 de dezembro de 1970) foi um artista plásticocartunista e escultor norte-americano. Goldberg é muito citado, inclusive, nos textos da NCS (National Cartoonists Society) e na revista "Cartoonist Profiles". O prêmio Reuben, através do qual vários cartunistas americanos (Charles SchulzBrowne e tantos outros) foram laureados, deve seu nome a Rube Goldberg. (Abaixo, a charge "O homem em baixo das máquinas)
06/12/1990 - Joan Bennett, atriz norte-americana (n. 1910)
Joan Bennett (Palisades ParkNova Jérsei27 de fevereiro de 1910 - ScarsdaleNova Iorque7 de dezembro de 1990) foi uma atriz norte-americana que teve seu auge na década de 1940. (Veja Filmografia)

Feriados e eventos cíclicos

Brasil

  • Dia do Oficial de Justiça

Estados Unidos

  • Pearl Harbor Day (aniversário da invasão japonesa) - Comemoração local.

Internacional




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.