domingo, 4 de dezembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 5 de dezembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

5 de Dezembro de 2011.
339º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 26 dias para acabar o ano.
Obs.: O texto original está escrito em português de Portugal.

Eventos históricos

05/12/1492 - Na sua primeira viagem ao Novo Mundo, Cristóvão Colombo descobre   Hispaniola ou Quisqueya, a maior ilha do Caribe, onde se situam o Haiti e a Republica Dominicana. 
Hispaniola (La Española) é uma ilha importante no Caribe , que contém os dois estados soberanos da República Dominicana e Haiti . A ilha está situada entre as ilhas de Cuba para o oeste e Puerto Rico , a leste, no cinturão de furacões . Hispaniola é talvez o mais famoso como o local das primeiras colônias europeias no Novo Mundo , colônias fundada por Cristóvão Colombo em suas viagens em 1492 e 1493. Apesar da grande incidência de furacões, Hispaniola é a nona mais populosa ilha do mundo, e a mais populosa do Americas . É a segunda maior ilha do Caribe, depois de Cuba.

05/12/1812 - Napoleão Bonaparte abandona seu exército em difíceis condições na Rússia e retorna a Paris.
As campanhas de Napoleão foram sempre inteligentes e vitoriosas e, por isso, são até hoje estudadas até hoje  nas academias militares de quase todo o mundo. Já Campanha da Rússia, em 1812, foi o seu calcanhar de Aquiles e marcou uma virada na sorte de Napoleão assinalando o princípio do fim de seu império. Tratou-se, sem dúvida de uma cilada, já que a Rússia, fingindo-se pressionada, recuou seguidamente para as áreas geladas da Sibéria, entretendo a guerra enquanto esperava a chegada do inverno, quando a temperatura da região cai a dezenas de graus abaixo de zero. O inverno chegou e não deu outra. A Grande Armée de Napoleão foi seriamente danificada na campanha e nunca se recuperou totalmente. Em 1813, a Sexta Coligação derrotou suas forças em Leipzig. No ano seguinte, a Coligação invadiu a França, forçou Napoleão a abdicar e o exilou na ilha de Elba. Menos de um ano depois, ele fugiu de Elba e retornou ao poder, mas foi derrotado na Batalha de Waterloo, em junho de 1815. Napoleão passou os últimos seis anos de sua vida confinado pelos britânicos na ilha de Santa Helena. Uma autópsia concluiu que ele morreu de câncer no estômago, embora haja suspeitas de envenenamento por arsênio.

05/12/1889 - A Família Imperial Brasileira chega a Lisboa após deixar o Brasil devido à Proclamação da República.

05/12/1933 - A Lei Seca (prohibition) acaba nos Estados Unidos. Nos 14 anos em que vigorou, não acabou com a bebida e gerou o surgimento e ascensão dos grupos mafiosos no país.
A lei Seca, conhecida nos EUA como "Prohibition" tornou-se famosa após sua edição nos Estados Unidos em 16 de janeiro de 1919, ratificada pela 18ª Emenda à Constituição do país, entrando em vigor um ano depois, em 16 de janeiro de 1920, promulgada durante o segundo mandato de Woodrow Wilson (28º Presidente dos EUA). Seu cumprimento foi amplamente burlado pelo contrabando e fabricação clandestina. A lei seca foi abolida em 5 de dezembro de 1933, pela 21ª Emenda à Constituição,durante o primeiro mandato de Franklin Delano Roosevelt (32º presidente dos EUA). Permaneceu ativa por 13 anos, 11 meses e 24 dias. Com o agravar da crise económica, que teve o seu auge com o "crash" da Bolsa de 1929, a proibição de fabrico, distribuição e venda de bebidas alcoólicas, veio contribuir para o aumento das fortunas de vários gangs de mafiosos, dos quais o mais conhecido é, sem dúvida, Al Capone. A sua revogação veio ajudar a débil e algo conturbada recuperação econômica, mas essencialmente contribuiu para o final do período de ouro da Máfia Norte-Americana

05/12/1957 - Sukarno, líder nacionalista da Indonésia, exige a expulsão de todos os holandeses do país.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Holanda, que haviam sido ocupada pela Alemanha Nazista, perdeu a sua colónia para os japoneses. Com o fim da guerra, Sukarno, líder indonésio que tinha cooperado com os japoneses, declarou a independência da Indonésia, mas os aliados apoiaram o exército holandês a tentar recuperar a sua colónia. A guerra pela independência, denominada revolução Nacional da Indonésia, durou mais de quatro anos e envolveu um esporádico, mas sangrento conflito armado interno, levantes políticos e duas grandes intervenções diplomáticas internacionais. As forças holandesas não conseguiram prevalecer aos indonésios, sendo expulsos após muita resistência. Embora as forças holandesas controlassem as vilas e cidades em redutos republicanos em Java e Samatra, não controlavam as aldeias e o campo. Assim, a república da Indonésia acabou por prevalecer, tanto através da diplomacia internacional, como através da determinação da Indonésia em conflitos armados em Java e em outras ilhas. A revolução terminou em dezembro de 1949, quando, após pressões internacionais, a Holanda reconheceu formalmente a independência da Indonésia.

05/12/1963 - O senador Arnon de Mello, pai do ex-presidente Fernando Collor de Mello, matou outro senador, com um tiro, na tribuna do Senado Federal do Brasil.
Em 5 de dezembro de 1963, Arnon de Mello protagonizou episódio tragicamente escandaloso, quando disparou três tiros contra o senador Silvestre Péricles, seu inimigo político, dentro do Senado Federal. O senador Péricles estava na tribuna, a cinco metros de distância, e não foi atingido; Arnon de Mello acertou inadvertidamente um tiro no peito de José Kairala, suplente de senador do Acre, que morreu justamente  em seu último dia de trabalho. Apesar do assassinato, e ainda que tenha sido dentro do Senado Federal, na presença flagrante de inúmeras autoridades, Arnon de Mello não teve seu mandato cassado nem qualquer punição imposta pela Mesa, devido à imunidade parlamentar. E como sói acontecer em casos semelhantes, também não foi atingido pelo braço da Justiça, tornando o assassinato um episódio trivial.

Nascimentos

05/12/1901 - Walt Disney desenhista e empresário estado-unidense - (m. 1966).
Walter Elias Disney (Chicago, 5 de dezembro de 1901 — Los Angeles, 15 de dezembro de 1966) foi um produtor cinematográfico, cineasta, diretor, roteirista, dublador, animador, empreendedor, filantropo e co-fundador da The Walt Disney Company. Tornou-se conhecido, nas décadas de 1920 e 1930, por seus personagens de desenho animado, como Mickey e Pato Donald. Ele também foi o criador do parque temático sediado nos Estados Unidos chamado Disneylândia, além de ser o fundador da corporação de entretenimento, conhecida como a Walt Disney Company. O lema de Disney sempre foi "Keep moving forward" (português - "Continue seguindo em frente"). Disney também teve seu lado nebuloso.  Durante o período da Segunda Guerra Mundial, ele passou a colaborar com o FBI, a polícia federal estadunidense. Com a entrada dos Estados Unidos na guerra, Disney foi convidado pelas Forças Armadas para produzir desenhos animados de treinamento para os soldados. Em seguida, começou a fazer filmes de propaganda militar, nos quais utilizava principalmente seus personagens mais conhecidos. Algum tempo depois, ajudou a criar a "Aliança do Cinema para a Preservação dos Ideais Estadunidenses", com o objetivo de combater o comunismo no meio artístico. Era o período da caça às bruxas, em que qualquer artista que participasse de uma passeada de 1º de maio poderia ser taxado de comunista e impedido de exercer sua profissão. Walt Disney prestou. voluntariamente diversos depoimentos na "Comissão das Atividades Antiamericanas".
Devido às suas atividades contra o comunismo, em 1949 o governo soviético proibiu a exibição de filmes dos estúdios Disney no país.


05/12/1914 - Lina Bo Bardi, arquiteta ítalo-brasileira (m. 1992).
Achillina Bo, mais conhecida como Lina Bo Bardi, (Roma5 de dezembro de 1914 — São Paulo20 de março de 1992) foi uma arquiteta modernista ítalo-brasileira. Foi casada com o crítico de arte Pietro Maria Bardi e sua obra mais conhecida é o projeto da sede do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Os Bardi tornam-se personagens constantes na vida intelectual do país, relacionando-se com personalidades diversas da cultura brasileira. Tendo conhecido Assis Chateubriand neste período, Lina aceita o pedido do projeto da sede um museu sugerido pelo jornalista. No final dos anos 1950, aceitando um convite de Diógenes Rebouças, vai para Salvador proferir uma série de palestras. É o início de uma temporada na Bahia, onde dirigiu o Museu de Arte Moderna e fez o projeto de recuperação do Solar do Unhão. Dona Lina, como os baianos a chamavam, permaneceu em Salvador até1964No final da década de 1970 executou uma das obras mais paradigmáticas, o SESC Pompéia, que se tornou uma forte referência para a história da arquitetura na segunda metade do século XX. Abaixo, a "casa de vidro" que lhe serviu de residência.

05/12/1973 - Danielle Winits, modelo e atriz brasileira.
Danielle Winitskowski "Winits" de Azevedo (Rio de Janeiro5 de dezembro de 1973) é uma atriz brasileira. Danielle fez cursos de balé, artes e interpretação, tornando-se uma atriz de teatrocinema e televisão. No teatro sempre preferiu musicais, onde se destacou como bailarina e cantora. Iniciou sua carreira televisão em 1993, na minissérie Sex Appeal. No teatro sua estréia se deu no ano seguinte, com a peça musical Band-Aid, e no cinema sua primeira atuação aconteceu em 1999, com o longa-metragem Até que a Vida nos Separe.


Falecimentos

05/12/1791 - Mozart, compositor e músico do Classicismo austríaco.

05/12/1926 - Claude Monet, pintor impressionista francês (n. 1840).
Oscar-Claude Monet (Paris, 14 de novembro de 1840 — Giverny, 5 de dezembro de 1926) foi um pintor francês e o mais célebre entre os pintores impressionistas. O termo impressionismo surgiu devido a um dos primeiros quadros de Monet, "Impressão, nascer do sol", quando de uma crítica feita ao quadro pelo pintor e escritor Louis Leroy: "Impressão, nascer do Sol” – eu bem o sabia! Pensava eu, justamente, se estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha." . A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e seus colegas adotaram o título, sabendo da revolução que estavam iniciando na pintura. Dentre todos os impressionistas, Monet foi o que viveu mais tempo, morrendo em 1926, vinte anos após o desabrochar da pintura moderna, que começou em 1906 com o movimento fauve, tendo oportunidade, como nenhum outro, de assimilar os novos conceitos que dominaram o Século 20. Ainda assim, os tons ofuscados de seus últimos anos não são atribuídos a essa influência, mas a uma catarata, que o impedia de ver com exatidão o que estava pintando. Ou como disse a crítica, um par de óculos teria mudado por completo a pintura de Monet. (Veja mais)

Feriados e eventos cíclicos


Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl Espelho http://is.gd/mksaVO 
Twitter http://is.gd/CvrUPn História 
http://is.gd/16P6ow

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.