sábado, 3 de dezembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 4 de dezembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

4 de Dezembro de 2011
338º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 27 dias  para acabar o ano.


Obs.: O texto original está escrito em português de Portugal.

Eventos históricos

04/12/1818 - Fundação da cidade de Santa Bárbara d'Oeste, no interior de São Paulo. Foi lá que se instalou a primeira fábrica de carros no Brasil (As outras, instaladas na região metropolitana de São Paulo eram apenas montadoras).
A cidade de Santa Bárbara d'Oeste foi emancipada de Constituição (hoje Piracicaba) na década de 1900. Entretanto sua fundação é considerada como ocorrida em 1818, ano em que foi construída a igreja matriz, sendo o aniversário em 4 de dezembro, em homenagem a padroeiraSanta Bárbara, que também serviu de referência para o nome da cidade. Margarida da Graça Martins é considerada como a fundadora do município, por ter doado terreno para a construção da matriz, sendo assim a cidade é o primeiro e único município brasileiro fundado por uma mulher. A cidade também é considerada como o berço da indústria automobilística no Brasil, uma vez que foi a responsável pela produção do primeiro automóvel do Brasil. O Romi-Isetta foi o primeiro automóvel produzido no Brasil, entre 1956 e 1961, pelas Indústrias Romi S.A., com sede em Santa Bárbara d'Oeste, interior de São Paulo. Em 1955, a Iso concedeu os direitos de produção do Isetta para a empresa brasileira Indústrias Romi S.A., fabricante de máquinas industriais e agrícolas fundada em 1930 pelo comendador Américo Emílio Romi e seu enteado Carlos Chiti, com sede em Santa Bárbara d'Oeste (São Paulo). Ao todo, no período de 1956 até 1961, foram fabricadas cerca de três mil unidades no Brasil, muitas das quais ainda hoje permanecem nas mãos de colecionadores. Considerado uma extravagância nos anos 50, esse tipo compacto volta com toda força na Europa, agora com motor elétrico, como uma tentativa de resolver problemas de poluição e de congestionamento.

Nascimentos

04/12/1900 - Waldemar Levy Cardoso, último militar brasileiro a deter a patente de marechal (m. 2009). 
Em 1944, como tenente-coronel, seguiu com a Força Expedicionária Brasileira (FEB) para a Itália, para lutar na Segunda Guerra Mundial. Participou da Batalha de Monte Castello ao lado das tropas estadunidenses. Ele seria o co-autor da frase"Senta a Pua!", com o major-brigadeiro Fortunato Câmara de Oliveira, comandante da Esquadrilha Azul.  Após a volta da guerra, Levy Cardoso permaneceu na ativa do Exército. Após o Golpe de 1964, assumiu a chefia do Departamento de Provisão Geral (DPG) do Exército. Passou para a reserva em1966, com a patente de marechal. Em abril de 1967, foi nomeado presidente do Conselho Nacional do Petróleo, cargo que manteve até março de1969, quando assumiu a presidência da Petrobras. Deixou a presidência em 30 de outubro de 1969. Entre 1971 e 1985, foi conselheiro da Petrobras. Ele faleceu em 13 de maio de 2009 aos 108 anos, no Hospital Central do Exército, vítima de insuficiência respiratória. No saguão principal do Palácio Duque de Caxias (PDC), familiares, autoridades civis e militares estiveram presentes, prestando sua última homenagem. O sepultamento ocorreu no Cemitério São João Baptista, com todas as honras fúnebres a que fazia jus. A guarda da câmara ardente foi composta por Cadetes da Arma de Artilharia da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), a mesma arma à qual pertenceu o Marechal, e também por soldados do 1º Batalhão de Infantaria Motorizado (Escola) - Regimento Sampaio, trajando uniforme histórico da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Foi o último Marechal do Exército brasileiro, patente foi extinta no governo do Marechal Castelo Branco (que também esteve na guerra com a patente de tenente coronel), já que esse título é habitualmente concedido apenas em tempo de guerra, para designar o comandante em chefe das operações militares. Neste caso, de verdade, o Brasil teve apenas dois marechais, o Duque de Caxias, que comandou a última etapa da Guerra do Paraguai (substituído já no final pelo Conde D'Eu) e o Marechal Mascarenhas de Morais, que comandou a Força Expedicionária na Itália. Mas, oficialmente, estão registrados ao todo 84 marechais, coisa nunca vista em qualquer parte do mundo. A patente era usada como fonte de pecúlio, como o disse o próprio Castelo Branco, pois tinha como finalidade aumentar o soldo dos generais reformados. Saiba quem foram os nossos "marechais da paz". Abaixo, as insignias de marechal, com 5 estrelas. Na ativa, a patente maior é a de general de exército, que tem 4 estrelas.
04/12/1964 - Marisa Tomei, atriz estadunidense.
Marisa Tomei (BrooklynNova Iorque4 de dezembro de 1964) é uma premiada atriz estadunidensede origem italiana, vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante pela atuação em Meu Primo Vinny em 1992Em 2007, ela apareceu na comédia Wild Hogs ao lado de John TravoltaTim AllenWilliam H. Macy e Martin Lawrence. O filme foi um enorme sucesso de bilheteria e foi um dos filmes de maior bilheteria de 2007. Ela também estrelou o Before the Devil Knows You're Dead oposto co-estrelado por Philip Seymour Hoffman e Ethan Hawke. Este papel recebeu uma atenção extra, pois Tomei apareceu nua em cenas de amor com os dois Hoffman e Hawke. Em 2009 é indicada pela terceira vez ao Oscar de melhor atriz coadjuvante e segunda vez ao Globo de Ouro e pela primeira vez aoBafta pelo filme The Wrestler em 2008, em que interpreta uma stripper, muito elogiado. Numerosos críticos anunciaram esta performance como um destaque em sua carreira.
Luma de Oliveira, modelo e empresária brasileira.
Luma de Oliveira (CantagaloRio de Janeiro10 de dezembro de 1962 ou 1967 ou Nova Friburgo10 de dezembro de 1964) é uma empresáriamodelo e atriz brasileira.  Luma foi criada em Niterói. Estreou na carreira de modelo aos 16 anos, conhecida inicialmente como a irmã mais jovem, da consagrada atriz Ísis de Oliveira, foi apresentada dessa forma em ensaio interno para a revista Playboy, em agosto de 1984, na edição estrelada por Lucinha Lins. Realizou trabalhos na Alemanha, França e no Japão, mas no Brasil continuava à sombra da irmã famosa, mesmo sendo uma competente profissional das passarelas. Ganhou notoriedade em todo o País, como musa de desfiles apoteóticos de carnaval por diversas escolas do Rio de Janeiro. Como atriz, Luma fez duas novelas no horário nobre da Rede Globo, foi a sensual aspirante a modelo Dedé de O Outro, escrita por Aguinaldo Silva e a garota de programa e aprendiz de espiã Ana Maria em Meu Bem, Meu Mal, papel que abandonou devido a sua primeira gravidez. No período entre as duas personagens, Luma recebeu convites para as novelas: Top ModelOlho por OlhoKananga do Japão e Pantanal, onde seria a Guta, porém recusou a todos. No cinema, fez dois filmes dos Trapalhões e protagonizou Boca de Ouro, de Walter Avancini. Em 2004, foi cotada para viver a sambista Nalva Ferrari, na novela Senhora do Destino, de Aguinaldo Silva, porém o papel ficou com Tânia Kalil. Em 2005, desistiu de fazer, no cinema, o papel que foi de Sônia Braga no clássico de Nelson Rodrigues, "A Dama do Lotação". A produção do final dos anos 70 foi uma das maiores bilheterias do cinema nacional. Luma alegou que o filme poderia causar constrangimentos aos seus filhos adolescentes. Recusou também o convite do cineasta Fábio Barreto, que queria que Luma estrelasse a versão brasileira do seriado Desperate Housewives, dirigido por ele.

Falecimentos

1798 - Luigi Galvani, físico italiano (n. 1737).
Luigi Galvani (Bolonha9 de Setembro de 1737 — Bolonha, 4 de Dezembro de 1798) foi ummédico e investigador italiano. Foi professor de anatomia da Universidade de Bolonha, cidade onde viveu e morreu. Em seus estudos, dissecando rãs em uma mesa, enquanto conduzia experimentos com eletricidade estática, um dos assistentes de Galvani tocou em um nervo ciático de uma rã com um escalpelo metálico, o que produziu uma reação muscular na região tocada sempre que eram produzidas faíscas em uma máquina eletrostática próxima. Tal observação fez com que Galvani investigasse a relação entre a eletricidade e a animação - ou vida. Por isso é atribuida a Galvani a descoberta da bioeletricidadeGalvani criou então o termo "eletricidade animal" para descrever aquilo que era capaz de ativar os músculos daquele espécime. Juntamente com seus contemporâneos, ele reparou que aquela ativação muscular era gerada por um fluido elétrico que era conduzido aos músculos através dos nervos. Esse fenômeno foi então apelidado de galvanismo, por sugestão dada por seu colega e, em alguns momentos adversário intelectual, Alessandro Volta As investigações e descobertas de Galvani levaram à invenção da primeira bateria elétrica, mas não por Galvani, que não percebia a eletricidade separada da biologia. Galvani não via a eletricidade como essência da vida, a qual ele percebia ter uma natureza intrínseca e inerente à vitalidade. Ele acreditava que a eletricidade animal vinha do músculo. Desse modo, foi Alessandro Volta quem construiu a primeira bateria elétrica, que ficou conhecida como a pilha voltaica.

Feriados e eventos cíclicos

Brasil

Internacional

  • Dia Latino-americano da Propaganda, data escolhida em homenagem à fundação, em 4 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, da "Asociación de Jefes de la Propaganda"

Religioso 

Festa de Santa Bárbara em Salvador, Bahia.
A Festa de Santa Bárbara da Igreja de Santa Bárbara de Salvador é feita no dia 4 de dezembro em homenagem a madrinha do Corpo de Bombeiros e padroeira dos mercadosSanta Bárbara também é homenageada pelos adeptos do Candomblé onde é sincretizada com IansãOrixá dos raios e das tempestades. É um grande evento sincrético, composto de missaprocissão feita por católicos e praticantes do Candomblé, além das festas nos terreiros, o caruru de Iansã, samba de roda e apresentação de grupos de capoeira e maculelê.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.