sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 3 de dezembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

3 de Dezembro de 2011
337º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 28 dias  para acabar o ano.




Obs.: O texto original está escrito em português de Portugal.

Eventos históricos

03/12/1769 - O rei D. José I de Portugal é agredido por um demente, com duas pauladas, em Vila Viçosa.
Era um monarca de personalidade fraca, mas seu governo ficou marcado na história pela atuação de seu primeiro ministro, o Marquês de Pombal, que reorganizou as leis, a economia e a sociedade portuguesas, transformando Portugal num país moderno. A 1° de novembro de 1755, José I e a sua família sobrevivem à destruição do Paço Real no Terremoto de Lisboa por se encontrarem na altura a passear em Belém. Depois desta data, José I ganhou uma fobia de recintos fechados e viveu o resto da sua vida num complexo luxuoso de tendas no Alto da Ajuda em Lisboa. Outro ponto alto do seu reinado foi a tentativa de regicídio que sofreu a 3 de setembro de 1758 e o subsequente processo dos Távoras. Os Marqueses de Távora, o Duque de Aveiroe familiares próximos, acusados da sua organização, foram executados ou colocados na prisão, enquanto que a Companhia de Jesus foi declarada ilegal e os jesuítas expulsos de Portugal e das colónias. D, José foi pai de 4 Marias e a primeira delas, D. Maria Francisca (D. Maria Louca) 1734-1816), sucedeu-o no trono. De temperamento forte, foi ela quem mandou executar Tiradentes e foi ela quem veio para o Brasil, já desequilibrada, pelo que o governo era exercido pelo Príncipe D.João. D. Maria I teve uma vida esfacelada desde a juventude, e assumiu Portugal com mão de ferro, retomando a autoridade da coroa e expulsando o Marquês de Pombal, cuja influência foi neutralizada por ela. Mas isso é outra história, que fica para outra vez.
03/12/1971 - A Guerra Indo-Paquistã de 1971: o Paquistão ataca oito bases indianas.
Partição da Índia conduziu à criação em 14 de agosto de 1947 e 15 de agosto de1947, respectivamente, de dois estados soberanos, como resultado da independência da Índia britânica concedida pelo Reino Unido. Formou-se, então, o Paquistão Oriental hoje Bangladesh o Paquistão Ocidental, hoje simplesmente Paquistão. Com uma separação forçada pelo preconceito religioso e racial, expulsando para os novos países os povos muçulmanos, a divisão incendiou ódios latentes, originando uma série de conflitos até hoje mal resolvidos. Desde a partição da Índia em 1947, os dois países sul-asiáticos envolveram-se em quatro guerras, incluindo uma guerra não declarada, bem como muitos atritos de fronteira e tensões militares. Além disso, a Índia acusou o Paquistão de envolvimento em guerras por procuração, prestando assistência militar e financeira a violentos atores não-estatais. Todos os conflitos armados entre os dois países tiveram como causa direta ou indireta a região disputada da Caxemira, com exceção da guerra de1971, a qual teve como casus belli o Paquistão Oriental, que se tornou independente ao término das hostilidades com o nome de Bangladesh. (Quer saber mais?)

Nascimentos

03/12/1885 - Miguel Costa, general brasileiro, comandante da marcha que ficou conhecida como Coluna Prestes. 
Miguel Alberto Crispim Rodrigo da Costa (Buenos Aires3 de dezembro de 1885 — 2 de setembro de 1959) foi um militar e revolucionário brasileiro. Foi o comandante supremo da Coluna Miguel Costa. Miguel Costa não era brasileiro e, portanto, não podia fazer carreira militar no Brasil. O que ocorreu foi que, amparado pela lei, ele se tornou coronel comandante da Força Pública (hoje Polícia Militar) do Estado de São Paulo e nessa condição, participou da fracassada Revolução Paulista de 1924. Os remanescentes da Revolução Gaúcha do mesmo ano e os de São Paulo se juntaram às margens do Rio Paraná para formar um movimento de guerrilha planejado pelo respeitado General reformado Isidoro Dias Lopes, reserva moral do Exército. Mas como Isidoro era idoso, sem mobilidade para participar de uma guerrilha, comissionou Miguel Costa como general comandante e mais quatro ex oficiais do Exército foram comissionados também como coronéis comandantes de colunas. Dessas colunas, sobressaiu-se a de Luiz Carlos Prestes e assim, espontaneamente, o movimento guerrilheiro, todo ele, ficou conhecido como Coluna Prestes. O movimento caminhou 10 mil quilômetros pelo território brasileiro e abalou as estruturas da Primeira República, que ruiu fragorosamente em 1930. (Quer saber mais?)
03/12/1932 - Corry Brokken, cantora e atriz neerlandesa.
Brokken foi a vencedora do Festival Eurovisão da Canção 1957, em 1957, representando o seu país natal com a canção Net als toen (Como é hábito ser). A melodia foi composta por Guus Jansen e letra de Willy van Hemert (pai da cantora).Corry Brokken já tinha participado no ano anterior com a canção Voorgoed voorbij com música de Jelle de Vries. Em 1958, voltou a participar com a melodia Heel de Wereld (Todo o mundo), com música e letra deBenny Vreden.
03/12/1960 - Julianne Moore, atriz estadunidense.
Julianne Moore (nome artístico de Julie Anne Smith; Fayeteville3 de dezembro de 1960) é uma premiada atriz norte-americana. Começou sua carreira como atriz em 1983 em papeis menores, antes de se juntar ao elenco da soap opera As the World Turns, trabalho que lhe rendeu um Daytime Emmy em 1988. Começou a fazer papeis coadjuvantes em filmes durante o início da década de 1990, conseguindo o reconhecimento em diversos filmes independentes, antes de sua performance em Boogie Nights(1997) que lhe conquistou atenção e diversas indicações nos principais prêmios. Seu sucesso continuou com filmes como The End of the Affair e Magnolia, de 1999. Foi aclamada por sua interpretação de uma mulher traída em Far from Heaven, de 2002, papel que lhe rendeu diversos prêmios da crítica como melhor atriz do ano, além de indicações para o OscarGlobo de Ouro, e o prêmio do Screen Actors Guild. No mesmo ano foi indicada para diversos prêmios como melhor atriz coadjuvante, por seu papel em The Hours (br/pt: As Horas). Em 2009 foi indicada para um Golden Globe pelo filme A Single Man.
03/12/1973 - Holly Marie Combs, atriz norte-americana.
03/12/1973 - Holly Marie Combs (San Diego, 3 de Dezembro de 1973) é uma atriz norte americana que trabalha quer no meio do cinema quer na televisão. É conhecida especialmente pelo seu papel de Piper Halliwell na série Charmed. Holly foi também uma das produtoras da série.
03/12/1980 - Jenna Dewan, atriz estadunidense.
Jenna Lee Dewan (HartfordConnecticut3 de dezembro de 1980) é uma atriz norte-americana. Ela é mais conhecida por seus papéis nos filmes Tamara e Ela Dança, Eu Danço. É casada com o ator Channing Tatum.

Falecimentos

1919 - Pierre-Auguste Renoir, pintor impressionista francês (n. 1841).
Pierre-Auguste Renoir (Limoges, 25 de fevereiro de 1841 — Cagnes-sur-Mer, 3 de dezembro de 1919) foi um dos mais célebres pintores franceses e um dos mais importantes nomes do movimento impressionista. Desde o princípio sua obra foi influenciada pelo sensualismo e pela elegância do rococó, embora não faltasse um pouco da delicadeza de seu ofício anterior como decorador de porcelana. Seu principal objetivo, como ele próprio afirmava, era conseguir realizar uma obra agradável aos olhos. Apesar de sua técnica ser essencialmente impressionista, Renoir nunca deixou de dar importância à forma - de fato, teve um período de rebeldia diante das obras de seus amigos, no qual se voltou para uma pintura mais figurativa, evidente na longa série Banhistas. Mais tarde retomaria a plenitude da cor e recuperaria sua pincelada enérgica e ligeira, com motivos que lembram o mestre Ingres, por sua beleza e sensualidade. É preciso muito cuidado ao rotular uma pintura como "impressionista". O movimento impressionista durou de 1860 a 1883 e seus cânones severos renegavam a pintura de estúdio, desfocavam as cores fundamentais, não permitiam o uso do preto, etc. - Em 1883, após a morte de Manet, os impressionistas se viram livres da ortodoxia e passaram a pintar mais livremente, afastando-se muito das regras originais. Aconteceu com Renoir, que morreu em 1919 e tomou conhecimento dos vários movimentos modernistas surgidos a partir de 1906. Sua pintura não era mais a mesma, o uso do estúdio era uma constante e o artista soube muito bem usar a liberdade criativa, sem se afastar das linhas gerais do impressionismo, mas sem se deixar escravizar por ele.
03/12/1999 - Edmond Safra, Foi um banqueiro magnata libanês naturalizado brasileiro (n. 1932). 
Edmond Jacob Safra, em árabe ادموند يعقوب صفرا, (Beirute6 de agosto de 1932 — Monte Carlo,3 de dezembro de 1999) foi um banqueiro magnata judeu libanês naturalizado brasileiro que continuou a tradição bancária de sua família no Líbano, no Brasil, na Suíça, nos Estados Unidos e no resto do mundo. Em dezembro de 1999, Edmond foi morto num incêndio criminoso, em seu apartamento no prédio Belle Époque, em Monte CarloMônaco. Ted Maher, um enfermeiro nascido nos Estados Unidos da América, foi preso sob a acusação de ter começado o incêndio, o qual confessou, e foi condenado depois de um julgamento por uma corte de Mônaco em 2002. Maher alegou que causou o incêndio para poder realizar um resgate heróico e, assim, conseguir uma recompensa dos Safra. Mais sorte teve sua mulher, a brasileira porto alegrense Lily Watkins Cohen Monteverde Bendahan Safra (1938). Nascida Lily Watkins, de família modesta, adquiriu, depois de três casamentos, uma considerável fortuna, que faz dela a 620° pessoa mais rica do mundo, segundo a Forbes em 2005Em 2010, recebeu uma multa milionária de um magnata russo, que desistira da compra da mansão na Côte d'Azur de Lily, a mansão mais cara do mundo, conhecida como Villa Leopolda. A Justiça de Nice decidiu a favor da proprietária do imóvel, e Mikhail Prokhorov foi obrigado a pagar o sinal de 39 milhões de euros e mais uma multa de 1,5 milhões de euros.

Feriados e eventos cíclicos

  • Dia Internacional do Deficiente Físico



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.