quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 2 de dezembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

2 de Dezembro de 2011
336º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 29 dias  para acabar o ano.


Obs.: O texto original está escrito em português de Portugal.

Eventos históricos

02/12/1512 - As pinturas de Michelangelo no teto da Capela Sistina são exibidas ao público pela primeira vez.
Na realização desta grandiloqüente obra concorreram amor e ódio. Michelangelo teria feito este trabalho contrariado, convencido que era mais um escultor que um pintor. Encarregado pelo Papa Júlio II, sobrinho de Sisto IV, de pintar o teto da capela, julgou ser um conluio de seus rivais para desviá-lo da obra para a qual havia sido chamado a Roma: o mausoléu do Papa. Mas dedicou-se à tarefa e o fez com tanta mestria que praticamente ofuscou as obras primas de seus antecessores na empresa. Os afrescos no teto da Capela Sistina são, de fato, um dos maiores tesouros artísticos da humanidade. É difícil acreditar que tenha sido obra de um só homem, pois dispensara os assistentes que havia contratado inicialmente, insatisfeito com a produção destes. A superfície da abóbada foi dividida em áreas concebendo-se arquitetonicamente o trabalho de maneira que resultasse numa articulação do espaço entremeado por pilares. Nas áreas triangulares alocou as figuras de profetas e sibilas; nas retangulares, os episódios do Gênesis. (Quer saber mais?) Veja a Capela Sistina numa imagem a 380 graus. Demora um pouco a abrir, mas vale a pena.
02/12/1823 - Proclamada a Doutrina Monroe (A América para os americanos), rechaçando qualquer intervenção europeia em nosso continente.
À época, a Doutrina Monroe representava uma séria advertência não só à Santa Aliança, como também à própria Grã-Bretanha, embora seu efeito imediato, quanto à defesa dos novos Estados americanos, fosse puramente moral, dado que os interesses econômicos e a capacidade política e militar dos Estados Unidos não ultrapassavam a região do Caribe. De qualquer forma, a formulação da Doutrina ajudou a Grã-Bretanha a frustrar os planos europeus de recolonização da América e permitiu que os Estados Unidos continuassem a dilatar as suas fronteiras na direção do Oeste, dizimando as tribos indígenas que lá habitavam. Essa expansão no continente americano teve como pressuposto o Destino Manifesto, e marcou o início da política expansionista do país no continente. Destino Manifesto é o pensamento que expressa a crença de que o povo dos Estados Unidos é eleito por Deus para comandar o mundo, e por isso o expansionismo americano é apenas o cumprimento da vontadeDivina. Os defensores do Destino Manifesto acreditavam que os povos da América Latina e Andina deveriam ser seus escravos, pois estavam no mesmo continente e, por a maioria dos países latino-americanos ser subdesenvolvida, desenvolveram o chamado: "Be strong while having slaves", frase de propaganda política do século XIX que usava sua cultura para que pessoas de outros países achassem que os Estados Unidos eram o melhor país do mundo, virando essas pessoas até contra seus países de origem. O Destino Manifesto se tornou um termo histórico padrão, frequentemente usado como um sinônimo para a expansão territorial dos Estados Unidos pelo Norte da América e pelo Oceano Pacífico. 
02/12/1870 - Estreia no Brasil, em homenagem ao aniversário de Dom Pedro II, no Teatro Lírico Fluminense, a ópera de Carlos Gomes O Guarani.
E, na noite de 2 de dezembro de 1870, aniversário do Imperador D. Pedro II, em grande gala, foi estreada a ópera no Teatro Lírico Provisório, no Rio de Janeiro. Os principais trechos foram cantados por amadores da Sociedade Filarmônica. O maestro viveu horas de intensa consagração e emoção. Depois, O Guarani foi levado à cena nos dias 3 e 7 de dezembro, sendo que, nesta última noite, em benefício do autor.
1901 - O americano King Camp Gillette patenteia um aparelho de barbear de lâminas descartáveis. É o início da Gillette Safety Razor Company.
São as pequenas grandes invenções, tal como o ovo de Colombo. Gillette trabalhava para o inventor da tampa descartável de garrafas (tampinha de cerveja). A ele foi pedido que inventasse algo que fosse usado apenas uma vez para que o cliente voltasse para comprar mais produtos. Cinco anos depois ele criou a lâmina de barbear descartável tal como conhecemos. Em 1903, fundou a companhia Gillette Safety Razor Company, com um baixo preço e facilidade de uso logo seu invento se tornou um fenômeno. Para quem, uma vez na vida, teve de barbear a si próprio usando uma navalha, a invenção foi fenomenal.
1956 - Fidel Castro desembarca em Cuba liderando 72 homens. Atacados pelas forças do ditador Batista apenas 12 sobrevivem.
Ao fim de novembro de 1956, partiu do porto mexicano de Tuxpan, a bordo do Iate Granma, com varias dezenas de combatentes e em 2 de dezembro desembarcaram na praia Las Coloradas, próxima a Niquero (Oriente), e se abrigaram em Sierra Maestra onde permaneceu por mais de dois anos à frente do Exército Rebelde Cubano, do qual era comandante-em-chefe. Neste ínterim, desenhou e guiou a tática e a estratégia da luta contra a ditadura batistiana, financiada e apoiada pelos estadunidenses e pela unidade de ação das forças opositoras revolucionárias. Comandou diversos combates que culminaram em vitórias de suas tropas, orientou a criação de novas frentes guerrilheiras em Oriente e Las Villas, trabalhou na preparação de leis fundamentais que deveriam promulgar-se uma vez alcançada a vitória e divulgou suas ideias nacional e internacionalmente, através de meios improvisados na própria Sierra Maestra como o periódico El Cubano Libre, a emissora Radio Rebelde e mediante entrevistas realizadas por periodistas cubanos e estrangeiros. Foi uma longa série de batalhas, que terminou com o desmonte do regime ditatorial pela fuga de do ditador Fulgencio Batista em 1º de janeiro de 1959, quando Fidel convocou generais para consolidar a vitória da Revolução e marchou até Havana, onde entrou em 8 de janeiro. O Governo revolucionário instaurado o designou primeiramente Comandante em Chefe de todas as forças armadas, terrestres, aéreas e marítimas e depois, em meados de fevereiro, Primeiro Ministro. Na foto, o sargento Fulgêncio Batista, ditador cubano orientado e mantido pelos EUA até a mudança de regime.

Nascimentos

02/12/1825 - Dom Pedro II, imperador do Brasil (m. 1891).
D. Pedro II do Brasil (nome completo: Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael GonzagaRio de Janeiro2 de dezembro de 1825 — Paris5 de dezembro de 1891), chamado O Magnânimo, foi o segundo e último Imperador do Brasil. D. Pedro II foi o sétimo filho de D. Pedro I e da arquiduquesa Dona Leopoldina de Áustria, porem ele era um dos filhos que mais se destacava . Sucedeu ao seu pai, que abdicara em seu favor para retomar a coroa de Portugal, à qual renunciara em nome da filha mais velha, D. Maria da Glória. Pelo lado paterno, era sobrinho de Miguel I de Portugal, enquanto, pelo lado materno, sobrinho de Napoleão Bonaparte e primo dos imperadores Napoleão II da França, Francisco José I da Áustria e Maximiliano Ido México. Sendo o irmão mais novo de D. Maria da Glória, também fora tio de D. Pedro V e D. Luís I,reis de Portugal. Teve um momento de angústia, quando, ao acordar no dia 7 de abril de 1831, aos 6 anos de idade, Pedro II encontrou sobre sua cama a coroa imperial de seu pai, que já havia partido junto à madrasta. Com a ajuda de Mariana de Verna Magalhães Coutinho, escreveu uma carta de despedida ao pai. Pedro I, que se encontrava na fragata britânica Warspite, respondeu ao filho emocionado, chamando-o de "Meu querido filho, e meu Imperador". Seu pai partiu somente no dia 13, mas não se viram e nem voltariam a se rever. Dez anos depois, aos 16, com a maioridade antecipada, tornava-se monarca, acabando com os governos provisórios que instabilizavam a vida brasileira. Não que sua regência de meio século fosse pacífica, mas o regime parlamentarista permitiu superar as crises que o levaram a trocar o Ministério 37 vezes, sem que isso trouxesse maior instabilidade ao país. Abaixo, pintura do infante D. Pedro, feita por Francisco de Sousa Lobo.

02/12/1889 - Anita Malfatti, pintora modernista brasileira (m. 1964).
Anita Catarina Malfatti (São Paulo, 2 de dezembro de 1889 — São Paulo, 6 de novembro de 1964) foi uma pintora, desenhista, gravadora e professora brasileira. Anita, que Pietro Maria Bardi considerou a maior pintora brasileira de todos os tempos, foi a musa e pivô da Semana da Arte Moderna de 1922. Cinco anos antes, em 1917, após estágios na Alemanha e Estados Unidos, Anita se sentiu preparada para fazer sua primeira exposição individual, o que aconteceu no Mappin Stores, naquela época situado na Praça do Patriarca, esquina com a rua Líbero Badaró. Monteiro Lobato, que tinha contas a ajustar com os modernistas, achou uma boa oportunidade para se manifestar, escrevendo  o artigo "Paranoia ou Mistificação- A propósito da Exposição Malfatti" associando a pintura modernista a um suposto quadro feito pelo rabo de um cavalo. Em 1922, veio a resposta, com a Semana, realizada no Teatro Municipal de São Paulo, reunindo escritores, poetas, pintores, escultores, todos na defesa do modernismo condenado por Lobato. Mas Anita não era mais a mesma. Após estudos com um mestre de pintura acadêmica, especializado em naturezas mortas, mudou radicalmente seu estilo e as obras apresentadas na Semana ainda eram resíduos da frustrada exposição de 1917. Como disse a pintora em carta virtual a Mário de Andrade, 10 anos após a morte deste,  «procurei todas as técnicas e voltei à simplicidade, diretamente: não sou mais moderna nem antiga, mas escrevo e pinto o que me encanta...» (Quer saber mais?)

02/12/1891 - Otto Dix, pintor expressionista alemão (m. 1969).
Otto Dix (Gera2 de Dezembro 1891 – Singen25 de Julho 1969) foi um pintor expressionista alemão. Veterano da Primeira Guerra Mundial, a sua obra é dominada pela temática antibélica. Pintou um famoso tríptico onde retrata a miséria do pós-guerra nos anos 30 e o aparecimento do jazz: Os Noctívagos(1927-1928). Em 1939 Dix foi preso e indiciado com envolvimento em um complô contra a vida de Hitler. Entretanto, ele foi consequentemente solto e as acusações foram retiradas. Na Segunda Guerra Mundial Dix foi recrutado no Volkssturm (Guarda Nacional Alemã). Em 1945 Dix foi forçado a se juntar ao Exército Alemão e no fim da guerra foi capturado e posto em um campo para prisioneiros de guerra. Solto em Fevereiro de 1946, Dix retornou para Dresden, uma cidade que foi virtualmente destruída por bombardeio pesado. A maioria das pinturas pós-guerra de Dix eram religiosas. Entretanto, pinturas como Emprego (1946), Máscaras em Ruínas (1946) e Ecce Homo II (1948) lidavam com o sofrimento causado pela Segunda Guerra Mundial. Otto Dix morreu em 1969. (Veja imagens)

02/12/1923 - Maria Callas, cantora lírica estadunidense de origem grega (m. 1977).
Maria Callas (Nova Iorque2 de dezembro de 1923 — Paris16 de setembro de 1977) foi uma cantora lírica americana descendência grega, considerada a maior celebridade da Ópera no século XX e a maior soprano de todos os tempos. Apesar de também famosa pela sua vida pessoal, o seu legado mais duradouro deve-se ao impulso a um novo estilo de atuação nas produções operísticas, à raridade e distintividade de seu tipo de voz e ao resgate de óperas há muito esquecidas do bel canto, estreladas por ela.

Falecimentos

Feriados e Eventos

Brasil

Emirados Árabes Unidos

Laos

  • Dia da Pátria no Laos - Data da Independência nacional

Internacional

Mitologia

Mitologia hindu - Festa de Shiva, deus da dança e do movimento
Shiva ou Xiva é um deus ("Deva") hinduo Destruidor (ou o Transformador), participante daTrimurti juntamente com Brama (Brahma), o Criador, e Vixnu (Vishnu), o Preservador. Uma das duas principais linhas gerais do hinduísmo é chamada de xivaísmo, em referência ao deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.