sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Notícias e Informações > 4 de novembro de 2011 > 6ª feira

PAULO VICTORINO

Trair e coçar> Faxineira (que não é ficção de teatro) destrói obra de arte na Alemanha ao tentar limpá-la
Com o intuito de realizar seu trabalho com perfeição e deixar impecável a sala pela qual era responsável, uma funcionária da limpeza de um museu alemão deteriorou parcialmente e de maneira irreparável uma obra do artista germânico Martin Kippenberger (1953-1997), comunicou nesta quinta-feira a direção do Museu Ostwald de Dortmund, ao oeste da Alemanha.

PAULO VICTORINO

Fotografia> Um calendário que não é para oficina mecânica, e que até eu colocaria na parede
Em sua 28ª edição, o Calendário do Clima Australiano traz as melhores imagens de fenômenos meteorológicos feitas por pessoas de todo o país. O calendário é produzido pelo Departamento de Meteorologia da Austrália e pela Associação Meteorológica e Oceanográfica Australiana, com fotos selecionadas em um concurso nacional.
PAULO VICTORINO

Nasceu o heptabilionésimo> Depois vem octabilionésimo,, enabilionésimo, decabilionésimo...e o mundo fica menos quadrado
E se você acha a Matemática complicada demais, experimente isto http://is.gd/RBvPjY
PAULO VICTORINO

Pintura de Tarsila aparece no filme "A Pele que Habito" de Almodóvar O quadro
Mas, dando uma no cravo e outra na ferradura,  Almodóvar coloca no filme "A Pele que Habito", como personagens principais, dois criminosos malucos originários do Brasil o que, para o irreverente cineasta espanhol, é uma homenagem ao País.

PAULO VICTORINO

Na Christie's de Nova York, Impressionismo/Arte Moderna em papel

PAULO VICTORINO

A 2ª parte do leilão de Impressionismo/Modernismo na Sotheby's NY > Vale a pena dar uma olhada

PAULO VICTORINO

Em 04/11/2003, morria Raquel de Queirós, primeira mulher a entrar para a ABL Como se escreve?
Rachel era filha de Daniel de Queirós Lima e Clotilde Franklin de Queirós, descendente pelo lado materno da família de José de Alencar. Tinha duas irmãs mais novas, a jornalista Helena Silveira e a caçula, a escritora Diná Silveira de Queirós. Autora de destaque na ficção social nordestina. Foi primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. Em 1993, foi a primeira mulher galardoada com o Prêmio Camões, equivalente ao Nobel, na língua portuguesa. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 15 de agosto de 1994 na ocasião do centenário da instituição.

PAULO VICTORINO

Em 04/11/1966, enchente do Rio Arno inundou Florença (Itália) destruindo obras de arte e documentos históricos> O rio
No dia 4 de Novembro de 1966, depois de alguns dias de chuva ininterrupta, o Arno galga as margens em Florença a 60 km/h alagando as ruas e subindo 5 a 6 metros até ao primeiro andar dos edifícios. A enxurrada invade museus, igrejas e outros depositórios de obras de arte: o Palazzo Vecchio, o Duomo, o Battistero. A fúria do rio atingiu as lojas históricas do lado sul da Ponte Vecchio. O crucifixo de Cimabue da Basilica di Santa Croce, gravemente danificado pela inundação, tornou-se o símbolo de uma tragédia que golpeou não só a população, mas também a arte e a história.

PAULO VICTORINO

Visuais> Em 04/11/1949 era fundada a Cia. Cinematográfica Vera Cruz sonho de Franco Zampari  e Ciccilo Matarazzo

O sonho brasileiro de uma indústria de cinema dura poucos anos. Em 1954, a Companhia Vera Cruz entra em declínio. Entre os motivos de sua decadência está a ausência de um sistema próprio de distribuição. Os distribuidores e os exibidores ficavam com mais de 60% da arrecadação. Havia ainda a dificuldade de colocar o filme brasileiro no competitivo mercado internacional. A Vera Cruz é prejudicada também pela concorrência desigual com os filmes estrangeiros no Brasil. O preço dos ingressos das salas de cinema era tabelado. A inflação diminuía o valor real do ingresso e fazia cair a arrecadação dos filmes. Para os filmes estrangeiros norte-americanos, o governo brasileiro pagava a diferença entre o câmbio do dólar oficial e do paralelo. Apesar de só ter durado alguns anos, a Vera Cruz formou uma geração de cineastas e profissionais de cinema. A qualidade técnica e artística de seus filmes marcou uma época e mostrou a viabilidade do cinema brasileiro.

PAULO VICTORINO

Milestones > Eventos em destaque no dia 4 de novembro de 2011
Entre outros > Em 1575, nascia o pintor italiano barroco Guido Reni. A fortuna crítica de Reni, uma das mais instáveis na história da arte, oscila diretamente em razão do prestígio da própria noção de classicismo, embora curiosamente a pintura deste paladino da forma clássica - cultuado pelos clássicos, de Poussin a Goethe e a Ingres, pelos viajantes do "Grand Tour" e pelo mercado - tenha tendido ao final da vida para uma poética da mancha que prenunciava claramente o tardio Setecentos francês de Fragonard. Abaixo, o quadro "Madalena Penitente". Para ampliar, abra a imagem em nova janela.

PAULO VICTORINO

6ª feira - 04/11/2011 > Bom Dia > 8h08m > Pitoresco - A Arte dos Grandes Mestres e



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.