segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Notícias e Informações > 28 de novembro de 2011 > 2ª feira

PAULO VICTORINO

Belle Époque, um período de lirismo que durou até o despertar da Primeira Guerra Google Imagens
A Belle Époque > pronúncia "béle epóque" (bela época em francês) foi um período de cultura cosmopolita na história da Europa que começou no final do século XIX (1871) e durou até a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914. A expressão também designa o clima intelectual e artístico do período em questão. Foi uma época marcada por profundas transformações culturais que se traduziram em novos modos de pensar e viver o quotidiano. A Belle Époque foi considerada uma era de ouro da beleza, inovação e paz entre os países europeus. Novas invenções tornavam a vida mais fácil em todos os níveis sociais, e a cena cultural estava em efervescência: cabarés, o cancan, e o cinema haviam nascido, e a arte tomava novas formas com o Impressionismo e a Art Nouveau. A arte e a arquitetura inspiradas no estilo dessa era, em outras nações, são chamadas algumas vezes de estilo "Belle Époque". Além disso "Belle Epóque" foi representada por uma cultura urbana de divertimento incentivada pelo desenvolvimento dos meios de comunicação e transporte gerados pelos lucros e necessidades da política imperialista, que aproximou ainda mais as principais cidades do planeta.  Abaixo obra da pintora franco brasileira Bertha Worms.

PAULO VICTORINO

Arquitetura > Socializar favelas não é só pintar barracos, é preciso abrir horizontes para fazer da casa um lar  > 

PAULO VICTORINO

Comunicação é arte > Que seria do mundo se não existisse o Youtube?
Eu canto, tu cantas, ele canta. O Youtube está repleto de manifestações artísticas, na maior parte das vezes vistas apenas pelos parentes e amigos mais próximos. Mas, algumas delas, a revelia do autor, acabam se tornando sucesso na Internet.
PAULO VICTORINO

Guernica (como Monalisa) é disputado por todos > Bascos e Museu do Prado lutam para conseguir o painel, mas o Museu Reina Sofia não abre mão dele. Mais do que arte, a obra de Picasso é um marco na história da Guerra Civil Espanhola.  
Pintado em 1937, por ocasião da Exposição Internacional de Paris, foi exposto no pavilhão da República Espanhola sendo transferido posteriormente para o Museu de Arte Moderna de Nova York, durante a II Guerra Mundial, passando depois para o Centro Nacional de Arte da Rainha Sofia cumprindo assim um desejo de Picasso: só regressaria a Espanha quando este fosse um país democrático. Assim foi a 9 de Setembro de 1981.

PAULO VICTORINO

Arquitetura > São belos palacetes, em bairros nobres, ao preço de um apartamento, mas ninguém aparece para comprar  
Um fator que ajuda a transformar uma mansão num mico é a desatualização de alguns projetos. Endereços com poucas vagas na garagem e um número pequeno de suítes costumam ter menos liquidez. Há também casos de obras erguidas numa época em que as famílias eram bem mais numerosas, com várias suítes que jamais serão utilizadas.. Outros fatores pesam na balança para quem busca um imóvel de alto padrão, como localização, iluminação pública, trânsito, segurança. Então, o preço cai e o comprador não aparece.

PAULO VICTORINO

Caravaggio, Giacometti, De Chirico, Índia, Portinari > Saiba quem vai passar por São Paulo em 2012
De Caravaggio a Portinari, 2012 promete trazer a São Paulo exposições inéditas e imperdíveis. Algumas informações ainda estão sujeitas a mudanças, mas você já pode conferir uma prévia do que verá em oito mostras no ano que vem. Saiba quais os eventos estão programados para a capital paulista no ano que vem. > Abaixo, uma pintura de De Chirico.

PAULO VICTORINO

Arte Popular > Grafiteiro paulistano vai colorir Miami durante a feira Art Basel Google Imagens
De 1º a 4 de dezembro, Miami Beach/Flórida, será a anfitriã da 10 ª edição da Art Basel Miami Beach, a mostra de arte de maior prestígio nas Américas. Mais de 260 galerias renomadas da América do Norte, Europa, América Latina, Ásia e África irão participar, apresentando trabalhos de mais de 2.000 artistas dos séculos XX e XXI. Do Brasil, doze galerias participarão do evento, entre elas, a Choque Cultural, que enviará o grafiteiro Speto (no RG, Paulo Cesar Silva) para criar uma obra em muros da cidade, num evento paralelo ao principal.

PAULO VICTORINO

Na Pinacoteca-SP, a partir do dia 3, a obra do pintor uruguaio Joaquin Torres Garcia Google Imagem

Joaquín Torres García (Montevidéu, 28 de julho de 1874 — Montevidéu, 8 de agosto de 1949) foi um pintor, desenhista, escultor, escritor e professor uruguaio, que conquistou renome internacional. Aos dezessete anos viajou para a Europa e fixou-se em Mataró, na Catalunha, e aí estudou em La Llodja, que era a escola de belas-artes local. Logo em seguida transferiu-se para Barcelona, para frequentar a Academia Baixa. (Quer saber mais?)


PAULO VICTORINO

Na Christie's-Hong Kong, um leilão com pintura e caligrafia chinesas> Imagens ampliáveis e $ em dólar de Hong Kong(HKD)

PAULO VICTORINO

Big Brother> Shoppings conseguem acompanhar visitantes pelo celular que levam consigo Big Brother
Dois shoppings nos EUA anunciaram que têm planos de rastrear o movimento dos visitantes, monitorando os sinais de telefones celulares. O objetivo é saber o fluxo de tráfego e comportamento de compra. Os grupos afirmam que não haverá acesso a dados pessoais. 

PAULO VICTORINO

Milestones > Eventos em destaque no dia 28 de novembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

PAULO VICTORINO

28/11 > Bom dia > Pitoresco Espelho Blogspot História


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.