quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Notícias e Informações > 23 de novembro de 2011 > 4ª feira

PAULO VICTORINO

Bahia > Obras de arte expostas em museu de Salvador são motivo de polêmica na Bahia
Desde 1934, as obras estavam no Museu de Arte da Bahia, administrado pelo estado. Mas agora a Santa Casa de Misericórdia, que também tem um espaço dedicado às artes, entrou na Justiça afirmando que é a verdadeira dona das obras. Amparada por uma decisão judicial, retirou as obras do museu.

PAULO VICTORINO

Pernambuco> Palácio da Justiça recebe exposição de peças em barro de Tracunhaen Arte em Tracunhaen
A exposição conta com obras em barro de quatro artistas do município de Tracunhaém, localizado na Zona da Mata pernambucana. Hilton José de Brito (Titino), Ivo Diodato (Ivo), Jetro Mariano (Jetro) e Antônio Bernardo (Bernardo) vão expor, no total, 35 peças. Dentre elas, algumas fazem parte do acervo pessoal dos artistas, mas outras estarão à venda para quem se interessar em adquiri-las. 

PAULO VICTORINO

Arquitetos de todo mundo se reunem em SP para discutir como a arquitetura pode ajudar no combate a violência e drogas
Os maiores arquitetos do mundo estão reunidos em São Paulo. O desafio deles é encontrar soluções para tornar nossas cidades um lugar melhor para se viver. Nesse encontro, eles querem mostrar que a arquitetura pode ser uma aliada para ajudar as comunidades mais pobres. Em espaços planejados, iluminados e urbanizados, os problemas de saúde e até a violência diminuem. Na foto abaixo, construções já realizadas na favela de Heliópolis (SP) com projeto de Ruy Ohtake.

PAULO VICTORINO

Pernambuco > Evento anual de artes, "Olinda arte em toda parte" chega à 11ª edição
A 11ª edição do Olinda Arte em Toda Parte abre as comemorações dos 30 anos do título de patrimônio histórico e cultural da humanidade de Olinda, concedido à cidade em 1982 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Com o tema “30 anos: a cidade e a paisagem”, o evento - que começa nesta quinta (24) e vai até o dia 4 de dezembro - traz a pintura de paisagens como mote deste ano. A mecânica continua a mesma: casarões, ateliês, bares e restaurantes se transformam em salas de exposição, às quais o público tem acesso gratuito.

PAULO VICTORINO

Mídia > Em joalheria de Brasília, o apresentador Cid Moreira lança a própria biografia, escrita pela mulher dele
O apresentador Cid Moreira recebeu uma homenagem de sua mulher, Fátima Sampaio Moreira, que escreveu uma biografia sobre a vida do marido, passando pela infância até os dias de hoje, com as narrações de textos bíblicos. A publicação demorou cerca de dois anos para ser finalizada e tem grandes trechos da memória de Cid Moreira, pesquisas em livros, internet, jornais e revistas, para fundamentar o assunto. "À medida que ele ia crescendo, se tornando adulto no livro, procurei contextualizar o período, contando o que acontecia na cidade em que ele nasceu, no país e no mundo", afirmou Fátima.

PAULO VICTORINO

Em Paris, mostra "Danser sa Vie" percorre em 450 obras um século para mostrar a relação de postura na pintura e no balê
O Centro Pompidou de Paris apresentou nesta terça-feira uma macroexposição que lança um novo olhar sobre a relação entre a dança e as artes plásticas a partir das obras de gênios como Picasso, Matisse, Warhol, Pollock, Duchamp, Man Ray e Pina Bausch. A mostra "Danser sa Vie" percorre em 450 obras um século de movimentos corporais, desde os postulados que marcaram a americana Isadora Duncan até os movimentos desenfreados da música dance e pop dos anos 80.

PAULO VICTORINO

Em SP, na cracolândia, vai ser construido um complexo cultural, cujo projeto sai em março O que é
Um projeto final, com mudanças e adaptações, no complexo cultural que será erguido pelos arquitetos suíços Jacques Herzog e Pierre de Meuron será entregue em março ao governo paulista. Alvo de polêmicas por seu vultoso orçamento de mais de R$ 600 milhões, a obra mais ambiciosa no âmbito da cultura no Estado, está sendo projetada pelo escritório suíço Herzog & De Meuron, o mesmo por trás do estádio olímpico de Pequim. Parte do complexo já existia e será apenas incorporado ao conjunto, como é o caso do teatro (Sala São Paulo), da Universidade Livre de Música e da Pinacoteca-Estação.

PAULO VICTORINO

Direitos autorais > Projeto de lei nos EUA procura adaptar a lei americana ao avanço tecnológico
O projeto já levanta uma polêmica que divide a opinião pública americana. A favor da lei, estão as indústrias de cinema, TV e música, a aliança das empresas de software (que inclui a Apple e a Microsoft), assim como provedoras de TV a cabo e internet. No campo oposto, Google, Yahoo!, YouTube, Facebook, Foursquare e Mozilla, que afirmam que a linguagem vaga do projeto torna portais, sites de busca e redes sociais legalmente responsáveis por abrigar sites e links com conteúdo pirata e passíveis das mesmas penas: bloqueio sumário e veto a anunciantes. A aplicação da lei em todo seu rigor poderá colocar em risco fontes importantes de informação na Internet, como o Google e o Youtube, por exemplo. Alguém já imaginou uma internet sem o Google e o Youtube?

PAULO VICTORINO

Direitos Autorais > Lei brasileira é mais ampla e define crimes na Internet em geral >
No Brasil, embora não trate diretamente de pirataria, o projeto de lei 84/99, sobre crimes na internet, proposto pelo ex-senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), é criticado por poder ser usado para punir quem baixa música, por exemplo. Como o Senado aprovou com alterações, o projeto está de volta à Câmara, onde tem três comissões pela frente.

PAULO VICTORINO

Fotos que falam > Imagens do dia

PAULO VICTORINO

Apresentador de TV, estilista, deputadol e... desenhista > A arte escondida de Clodovil tem exposição em São Paulo
Entre seus desenhos, estão retratos de Cecília Meirelles, Billy Holiday e outras personalidades. A mostra, que já foi realizada em Ubatuba, cidade de Clodovil, inclui ainda os já conhecidos croquis de sua carreira como estilista.

PAULO VICTORINO

No leilão da Christie's de Nova York, 500 anos de Arte Decorativa > Imagens ampliáveis e preços em dólar (USD)

PAULO VICTORINO

Arte européia do Século 19 no leilão da Christie's de Londres > imagens ampliáveis e preços em libras (GBP)


PAULO VICTORINO

Arte decô e desenho contemporâneo no leilão da Sotheby's-Paris Se quiser, veja todos os lotes

PAULO VICTORINO

Pintura européia no leilão da Sothby's de Londres Se quiser, veja todos os lotes

PAULO VICTORINO

Lugar e hora > Grafite na parede da sala é um espanto, no sentido real da palavra

PAULO VICTORINO

Milestones > Eventos em destaque no dia 23 de novembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

PAULO VICTORINO

23/11 > Bom dia > Pitoresco Espelho Blogspot História


www.pitoresco.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.