segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Notícias e Informações > 14 de novembro de 2011 > 2ª feira

PAULO VICTORINO
Pintura na Austrália > Não dá para entender a pintura australiana sem a influência fundamental dos aborígenes
A pintura na Austrália tem uma dupla tradição: uma corrente deriva da arte aborígene, cuja origem está na Pré-história local, mas que só passou a ser seriamente considerada pelos círculos oficiais e se integrar vitalmente à cultura australiana a partir da década de 1950, e outra que deriva da pintura européia, tendo iniciado um florescimento pouco depois da colonização do território no fim do século XVIII, crescendo ininterruptamente desde então e mostrando ter características próprias. Na atualidade a pintura australiana acompanha a multiforme cultura global contemporânea e já desfruta de significativo prestígio internacional, com vários representantes premiados em certames internacionais e diversos museus locais dedicados à sua preservação e divulgação.

PAULO VICTORINO
Bahia > Museu Afro estreia novas exposições em Salvador
O artista plástico e diretor do Museu Afro-Brasil em São Paulo, o baiano Emanuel Araújo, é o nome escolhido para fazer a curadoria das três exposições inaugurais, que estão distribuídas por dois andares do prédio em estilo neoclássico. Documentos, esculturas, fotografias e outras peças de artes podem ser visitados nas exposições. “Este museu tem intenção de reverenciar essa história. E dizer, ‘olha gente, os maiores períodos de riqueza do Brasil foram construídos por mãos africanas”, explica o curador Emanuel Araújo.

PAULO VICTORINO
Design > Pare para pensar> As coisas mais simples do seu dia a dia só existe porque alguem as inventou, um dia
Quem sabia, por exemplo, que a bucha para parafusos que milhões de pessoas no mundo usam diariamente foi inventada em 1910 por um engenheiro chamado John Joseph Rawlings? A exposição Hidden Heroes (Heróis Escondidos, na tradução livre), no Museu da Ciência, em Londres, celebra os objetos do dia-a-dia que hoje passam despercebidos - produtos como lenços de papel, caixas de ovos e o zíper - e conta as histórias por trás de suas invenções. E se duraram tanto tempo e continuam sendo usados, é porque essas invenções tão simples são, na verdade, espetaculares.

PAULO VICTORINO
Arquitetura colonial e belezas naturais em Rio da Contas (BA)

PAULO VICTORINO
"In vitro" > Artista faz esculturas de vidro usando vírus e bactérias que causam doenças graves

PAULO VICTORINO
Fotos que falam > As imagens do dia

PAULO VICTORINO
A exemplo do RJ, o RS também acabou com a execução do Hino Nacional antes dos jogos> Patriotismo não é patriotada, tem lugar e hora próprios.
O prefeito de Porto Alegre sancionou projeto restringindo a jogos esportivos de caráter internacional ou da Seleção Brasileira a obrigatoriedade de executar do Hino Nacional Brasileiro nos estádios de Porto Alegre. A proposta também torna facultativa a execução do Hino Rio-grandense em eventos esportivos locais e de caráter nacional. Ontem, no jogo entre Grêmio e Palmeiras, não foram mais executados nem o Hino Nacional Brasileiro, nem o Hino do Rio Grande do Sul. No Rio de Janeiro, essa obrigatoriedade já não existia. No Rio Grande do Sul, havia, aliás, um clima de constrangimento, pois o Hino Nacional era executado em meio a intensa algazarra, enquanto que, em seguida, muitos torcedores se levantavam para cantar, com entusiasmo o Hino do Estado.

PAULO VICTORINO
Ame o idioma, antes que acabe > Em São Paulo, há um museu para preservar a identidade cultural com base na língua
O objetivo do museu é criar um espaço vivo sobre a língua portuguesa, considerada como base da cultura do Brasil, onde seja possível causar surpresa nos visitantes com os aspectos inusitados e, muitas vezes, desconhecidos de sua língua materna. Segundo os organizadores do museu, "deseja-se que, no museu, esse público tenha acesso a novos conhecimentos e reflexões, de maneira intensa e prazerosa". O museu tem como alvo principal a média da população brasileira, composta de pessoas provenientes das mais variadas regiões e faixas sociais do país, mas que ainda não tiveram a oportunidade de obter uma idéia mais precisa e clara sobre as origens, a história e a evolução contínua da língua.
PAULO VICTORINO
Português na UTI> No mundo, há 6.700 línguas, mas 90% morrerão até 2100 internetês, prós e contras
Apenas 15% das línguas existentes na época do descobrimento do Brasil sobreviveram. No mundo todo, há cerca de 6.700 línguas, mas 90% não sobreviverão até 2100. A extinção é uma tendência global, empobrecedora da cultura. Mas os recursos tecnológicos podem ser aliados poderosos do resgate linguístico
PAULO VICTORINO
Sotheby's de Genebra (Suiça) > Relógios que você não encontra em camelô Ou veja todos os itens

PAULO VICTORINO
E neste instante, quem faz leilão de relógios é a Christie's de Genebra> imagens ampliáveis e preços em francos suiços (CHF)

PAULO VICTORINO
Trompe D'oeil, a ilusão dos olhos > Não parece, mas a imagem é plana e você pode andar sobre ela

PAULO VICTORINO
Seu retrato, no fundo de um prato > Se a fotografia é boa, ela cabe em qualquer lugar

PAULO VICTORINO
Comportamento > Faça um teste de preferência > É casa ou é apartamento?

PAULO VICTORINO
Em 14/11/1912, nascia o pintor, desenhista e decorador Luís Verri Veja 16 imagens ampliáveis

PAULO VICTORINO
Crer para ver> De perto é Einstein, mas, à distância, é Marylin (A distância, depende do foco da vista de cada um)

PAULO VICTORINO
Milestones > Eventos em destaque no dia 14 de novembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

PAULO VICTORINO
14/11 > Bom dia > Pitoresco Espelho Blogspot História



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.