domingo, 27 de novembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 28 de novembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

28 de novembro de 2012.
332º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 33 para acabar o ano.




Obs.: O texto original está escrito em português de Portugal.

Eventos históricos

28/11/1941 - Amin al-Husayni encontra-se com Adolf Hitler para trabalhar para os nazis.
Mohammad Amin al-Husayni, em árabe أمين الحسيني, (Jerusalém1895 — Beirute4 de julho de 1974) foi um líder religioso muçulmano e líder nacionalista árabe-palestino. Foi um violento oponente do domínio britânico na sua luta pela autonomia da Palestina. Também opôs-se abertamente ao estabelecimento do "Lar Nacional Judeu" no território do Mandato Britânico da Palestina. Seu papel de opositor atingiu o ápice durante a Revolta árabe de 1936-1939, na Palestina. Em 1937, perseguido pelos britânicos, fugiu da Palestina, refugiando-se sucessivamente no Líbano (então mandato francês, no Reino do Iraque, na Itália (então Reino da Itália) e, finalmente, na Alemanha Nazista. Na Alemanha, encontrou-se com Adolf Hitler em 1941. e tentou obter, sem sucesso, o apoio da Alemanha à independência árabe e ao pan-arabismo, e contra o estabelecimento de um estado nacional judeu na Palestina (o futuro estado de Israel).  Amin al-Husayni militou intensamente nos primeiros movimentos anti sionistas, à época do Mandato Britânico. Em sua estratégia de combate à dominação colonial e de conquista da autonomia palestina, estabeleceu alianças com vários países árabes mas também com a Alemanha nazista, adversária da Grã-Bretanha na Segunda Guerra Mundial. Em troca do apoio de Hitler à causa palestina e contra o estabelecimento do estado judeu no território do Mandato, Amin al-Husayni promoveu o recrutamento de voluntários muçulmanos para a SS.
28/11/1991 - Declaração de independência da Ossétia do Sul (não reconhecida por nenhum país). Nunca ouviu falar? Pois ouça esta história.
A Ossétia do Sul (em osseto: Хуссар Ирыстон, transl. Khussar Iryston; em georgiano: სამხრეთ ოსეთი, transl. Samkhret Oseti; em russo: Южная Осетия, trans. Yujnaya Ossétiya) é uma região do Cáucaso do Sul, anteriormente chamada de oblast autônomo da Ossétia do Sul, dentro da República Socialista Soviética da Geórgia, parte da qual tem sido independente de facto da Geórgia desde a sua declaração de independência como República da Ossétia do Sul, durante o conflito osseto-georgiano no início da década de 1990. A despeito da maioria dos países da Organização das Nações Unidas considerar a Ossétia do Sul como parte integrante da Geórgia, em 26 de agosto de 2008 o parlamento e presidente russos anunciaram o reconhecimento formal da independência da região (juntamente com a da Abcásia). O povo da Ossétia do Sul deseja se unir a seus semelhantes étnicos na Ossétia do Norte, que é uma república autônoma dentro da Federação Russa. Guardadas as diferenças, o caso da Ossétia do Norte é semelhante ao de outras culturas separadas sem critério. O território basco fica parte na Espanha e outra parte na França, cujas fronteiras são ignoradas por eles. O território curdo se espalha parte no Iraque e outra parte na Turquia e, é claro, as fronteiras não são levadas em conta. Uns e outros lutam pela independência e anseiam tornar-se uma nação independente.
28/11/2006 - O Papa Bento XVI inicia visita de 4 dias a Turquia. É a primeira vez que ele vai a um país de maioria muçulmana.
Em novembro de 2006 o Papa visita a Turquia sob grande protesto da população e forte esquema de segurança. Como chefe de estado, o objetivo era fazer uma aproximação com o governo turno. Como chefe religioso, a ideia do Papa era buscar uma aproximação com o que restou do povo cristão (ortodoxo) naquele país. Até à queda do Império Otomano, a seguir à I Guerra Mundial, vários milhões de cristãos viviam na Turquia; mas, em parte por causa do genocídio arménio, hoje, serão uns 60 mil, no máximo, 70 mil. Muitos milhares converteram-se ao islão, mudaram os nomes, mudaram de identidade.  A Turquia, sempre é bom lembrar, é um país europeu e não asiático, está na zona limítrofe entre os dois continentes. Os turcos não são árabes,  são originários da Ásia Central, de onde migraram por volta do século 10. Eles formam mais de 80% dos habitantes da Turquia. O idioma era escrito em caracteres árabes até 1929, quando se adotou o alfabeto latino. Não confunda árabe com turco. Durante seis séculos, até a Primeira Guerra Mundial, os árabes do Líbano e da Síria foram dominados pelo Império Turco-Otomano. A confusão veio dos passaportes que eles usavam para entrar no Brasil. O passaporte era turco, mas o portador era árabe. Então, os nossos "turcos" da rua 25 de Março são na realidade sírios e libaneses. Na foto abaixo, o Papa Bento XVI e o Patriarca da Igreja Ortodoxa, Bartolomeu I, por ocasião da visita do Papa à Turquia.

Nascimentos

28/11/1757 - William Blake, poeta, pintor e gravador inglês (m. 1827).
William Blake (Londres28 de novembro de 1757 — Londres, 12 de agosto de 1827) foi um poeta, tipógrafo e pintor inglês, sendo sua pintura definida como pintura fantásticaBlake viveu num período significativo da história, marcado pelo Iluminismo e pela Revolução Industrial na Inglaterra. A literatura estava no auge do que se pode chamar de clássico "augustano", uma espécie de paraíso para os conformados às convenções sociais, mas não para Blake que, nesse sentido era romântico, "enxergava o que muitos se negavam a ver: a pobreza, a injustiça social, a negatividade do poder da Igreja Anglicana e do estado."

    28/11/1881 - Eduardo Afonso Viana, pintor português (m. 1967)
    Eduardo Afonso Viana (Lisboa28 de Novembro de 1881 — Lisboa 21 de Fevereiro de 1967), foi um pintor português. Eduardo Viana estudou na Academia de Belas Artes de Lisboa, tendo posteriormente ido para Pari em 1905 onde frequentou a Academia Julien e regressado posteriormente a Portuga] tendo vivido entre 1915 e 1916 com Robert Delaunay e sua esposa Sonia Delaunay, e Samuel Halpert em Vila do Conde.
    28/11/1907 - Charles Alston, professor, pintor e escultor afro-americano (m. 1977).
    Charles Henry Alston (28 de novembro de 1907 - 27 de abril de 1977) foi professor, pintor e escultor afro-americano, nascido em Charlotte, Carolina do NorteEstados Unidos da América. Dirigiu o Harlem Art Workshop, em Nova York, durante a Grande Depressão, e foi mentor de Jacob Lawrence, dentre outros. Sua tela "Garota com Vestido Vermelho" (abaixo), de 1934, nos remete ao Fauvismo, tendência estética que busca explorar ao máximo a expressividade das cores na pintura.


    28/11/1941 - Laura Antonelli, atriz italiana.
    28/11/1967 - Anna Nicole Smith, atriz e modelo estadunidense (m. 2007).
    28/11/1978 - Aimee Garcia, atriz norte-americana.

    28/11/1990 - Carla Diaz, atriz brasileira.
    Iniciou sua carreira em 1992 com apenas dois anos de idade, fazendo comerciais para a televisão onde, ao todo, fez cerca de 80 comerciais. Em1994 estreou na telenovela Éramos Seis onde interpretou Eliana, sendo que em 1996 ganhou destaque como a meiga Tininha de Colégio Brasil, ambas do SBT. Em 1998 ficou conhecida nacionalmente ao atuar na segunda temporada da novela Chiquititas, como a pequena Maria, onde ficou por três temporadas, saindo em 1999Em 2007 Carla encarou um de seus trabalhos mais difíceis em Sete Pecados, onde interpretou a orfã Gina, vitíma de bullying no colégio por ser portadora da AIDS, sofrendo agressões e humilhações. Em Fevereiro de 2009 assina contrato com a Rede Record, entrando para a trilogia Os Mutantes, na terceira fase Promessas de Amor, onde fez a co-protagonista Juno. Em 2011 entra para o elenco de Rebelde, como a misteriosa Márcia.

    Falecimentos

    28/111680 - Bernini, artista barroco italiano (n. 1598).
    Gian Lorenzo Bernini ou simplesmente Bernini (Nápoles7 de dezembro de 1598 – Roma,28 de novembro de 1680) foi um eminente artista do barroco italiano, trabalhando principalmente na cidade de Roma. Distinguiu-se como escultor e arquiteto, ainda que tivesse sido pintor, desenhista, cenógrafo e criador de espectáculos de pirotecnia. Esculpiu numerosas obras de arte presentes até os dias atuais em Roma e no Vaticano.
    28/11/1944 - Antonio Rocco, pintor ítalo-brasileiro (n. 1880).
    Antonio Rocco (Amalfi23 de julho de 1880 — São Paulo28 de novembro de 1944) foi um pintor ítalo-brasileiro. Estudou pintura no Instituto de Belas Artes de Nápoles entre 1899 e 1905. Em 1913 veio para o Brasil, estabelecendo-se em na capital paulista. Em 1918, fundou a "Escola Novíssima", onde lecionou pintura durante três anos. Neste mesmo ano, realizou sua primeira mostra individual e elaborou a capa da revista A Cigarra. Foi paisagistamarinhista, pintor de retratos, de nus e de naturezas-mortas. Pode ser considerado um realista.

    Feriados e eventos cíclicos

    • Dia do Soldado Desconhecido no Brasil
    • Aniversário da cidade de Franca, São Paulo, Brasil
    • Aniverśario da cidade de Ampére, Paraná, Brasil



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.