terça-feira, 22 de novembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 23 de novembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

23 de novembro de 2011
327º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 38 dias para acabar o ano.




Obs.: O texto original está escrito em português de Portugal.

Eventos históricos


23/11/1891 - Primeira Revolta da Armada: o almirante Custódio de Melo ameaça bombardear o Rio de Janeiro, forçando a renúncia do presidente Deodoro da Fonseca
A República Brasileira, resultado de um golpe de estado, nasceu armada e permaneceu armada. Em novembro de 1891, registrou-se como reação à atitude do presidente da República, marechal Deodoro da Fonseca, que, com dificuldades em negociar com a oposição representada pela elite cafeicultora, e em flagrante violação da Constituição, ordenou o fechamento do Congresso. Unidades da Armada na baía de Guanabara, sob a liderança do almirante Custódio de Melo, sublevaram-se e ameaçaram bombardear a cidade do Rio de Janeiro, então capital da República. Para evitar uma guerra civil, o marechal Deodoro renunciou à Presidência da República em 23 de novembro de 1891. Como a renúncia se deu antes de cumprido ao menos metade do mandato, mandava a Constituição que o Vice assumisse a vaga única e tão somente para convocar novas eleições. O marechal Floriano Peixoto assumiu e ficou até o final do mandato e só não permaneceu mais porque sua saúde estava debilitada. Era o poder político militar que se instalava no poder e que, durante um século se tornou a eminência parda do regime, agindo, ora nos bastidores, ora à frente do governo. Os militares só se recolheram de fato à caserna em 1985, ao término do governo do general João Batista Figueiredo, quando  a sociedade civil assumiu, de fato e de direito, a função de governar o país e as forças armadas incumbidas de cumprir sua única e importante função constitucional que é a de preservar a segurança nacional, sem tutelar os governos eleitos nas urnas. (Quer saber mais?)
23/11/1935 - Eclodiu em Natal, Rio Grande do Norte, a Intentona Comunista. Nos dias que se seguiram novas revoltas ocorreram também em Recife e no Rio de Janeiro, todas prontamente debeladas.
Em Natal (Rio Grande do Norte), o movimento iniciou-se antecipadamente, em 23 de novembro de 1935, quando sargentos, cabos e soldados tomaram o 21º Batalhão de Caçadores e instalaram um Comitê Popular Revolucionário. Quatro dias depois, as tropas do Exército e polícias dos Estados vizinhos tomaram o quartel das mãos dos revoltosos, restabelecendo a ordem. Em Recife (Pernambuco), a revolta eclodiu no dia 24. Se é bem verdade que este levante foi dominado em apenas um dia, também é fato que a repressão deixou um saldo de 100 mortos entre os sublevados. Na Praia Vermelha, próximo aos bairros da Urca e Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, no 3º Regimento de Infantaria, o levante se deu na madrugada do dia 27, sendo completamente dominado em menos de dez horas, com um total de 20 mortos entre os insurretos. Dentro do Exército, no balanço geral em todo o país, os acontecimentos de Natal, Recife e Rio de Janeiro, somados, custaram a vida de um tenente-coronel, dois majores, quatro capitães, um tenente, quatro sargentos, quatorze cabos e dois soldados, totalizando 28 militares legalistas mortos. (Quer saber mais?)
23/11/1971 - A República Popular da China ganha a vaga da República da China no Conselho de Segurança da ONU
guerra civil chinesa terminou em 1949, quando o Partido Comunista chinês tomou o controle da China continental e o Kuomintang (KMT) recuou para a ilha de Formosa (Taiwan). Em 1º de outubro de 1949, Mao Tse-tung proclamou a República Popular da China, que ficou conhecida no Ocidente como China Continental ou comunista. Já o KMT se instalou na ilha de Formosa sob a liderança de Shiang Kai-Shek, criando a República de Taiwan, conhecida no Ocidente como China capitalista, que teve acento na ONU e tinha como meta retomar o Continente. Sem conseguir fazê-lo nos 20 anos seguintes, os aliados, EUA à frente, abandonaram Taiwan à própria sorte e reataram laços com a China Continental. Taiwan foi afastada da ONU e, em seu lugar assumiu a China Continental, oficialmente, a República Popular da China, inclusive tomando assento, como membro permanente, no Conselho de Segurança.


Nascimentos

23/11/1883 - José Orozco, pintor mexicano (m. 1949).
José Clemente Orozco (n. Ciudad Guzmán, estado de Jalisco - 23 de novembro de 1883 - m. 7 de setembrode 1949) foi um dos maiores pintores mexicanos e um dos protagonistas do muralismo mexicano, juntamente com Rivera e SiqueirosOrozco destacou-se principalmente na pintura mural, mas também se dedicou à pintura de cavalete, à aquarela, ao desenho e à caricatura, que fazia mais como forma de sustento do que como arte. A temática central da sua obra é a revolução, a luta do povo para atingir os seus ideais e uma nova sociedade. A representação formal na sua obra reflete uma mistura de influências estéticas que vão do realismo ao expressionismo e passam pela arte renascentista italiana dos séculos XV e XVI. (Para ampliar a imagem, abra-a em janela separada)
1890 - El Lissitzky, artista, designer, fotógrafo, professor, tipóografo e arquiteto russo (m. 1941).
Lazar Markovich Lissitzky (Лазарь Маркович Лисицкий), ou El Lissitzky (Эль Лисицкий) (23 de novembro de 1890 – 30 de dezembro de 1941) foi artistadesigner gráficofotógrafotipógrafoarquiteto e professor. Fez parte da vanguarda russa, seu trabalho influênciou a Bauhaus, oconstrutivismo e o De Stijl.Com seus trabalhos, propunha uma atitude construtiva que buscava uma aproximação das abordagens metafísica do suprematismo e materialista do construtivismo russo.
1933 - Joãosinho Trinta, carnavalesco brasileiro.
João Clemente Jorge Trinta, o Joãosinho Trinta (São Luís23 de novembro de 1933) é um artista plástico e famoso carnavalesco brasileiroAté os 18 anos de idade viveu em São Luís do Maranhão, onde trabalhou como escriturário. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1951. Começou sua carreira carnavalesca no Salgueiro, onde foi campeão, como assistente, em 1965, 1969 e 1971Após a saída dos carnavalescos Fernando Pamplona e Arlindo Rodrigues, foi promovido a carnavalesco da escola onde fez dupla com a artista plástica Maria Augusta no carnaval de 1973, com o enredo "Eneida: Amor e Fantasia".  Após passar por várias escolas de samba cariocas, tornou-se uma das figuras mais conhecidas do Carnaval do Rio. Em 2006 se transferiu definitivamente para o Distrito Federal onde foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Brasília e em 2010, concoorreu a deputado distrital, mas não consegui se eleger.
1939 - Maria Gladys, atriz brasileira.
Kelly Brook, atriz e modelo britânica.
1992 - Miley Cyrus, cantora e atriz norte-americana.
Miley Ray Cyrus (nascida Destiny Hope Cyrus; Nashville23 de novembro de 1992) é uma atrizcantora e compositora norte-americana mundialmente conhecida por interpretar Miley Stewart/Hannah Montana na série do canal a cabo Disney Channel Hannah Montana, e por sua carreira musical.  Em 2008, Miley foi eleita pela revista americana TIME como uma das 100famosas mais bem pagas do mundo. Como cantora, vendeu mais de 15 milhões de álbuns mundialmente.[8] Miley é contratada das gravadoras Hollywood Records e Walt Disney Records.

Falecimentos

1982 - Adoniran Barbosa, compositor, cantor, humorista e ator brasileiro. (n. 1912)

Feriados e eventos cíclicos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.