segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 22 de novembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

22 de novembro de 2011
326º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 39 dias para acabar o ano.




Obs.: O texto original está escrito em português de Portugal.

Eventos históricos

22/11/1546 - Ditadura religiosa > Calvino edita um decreto que regulamenta os nomes que devem ser dados e os que são proibidos aos recém-nascidos em Genebra.
A medida é uma, dentre tantas tomadas no recrudescimento da luta pela conquista e manutenção do poder político religioso na Suiça. A partir de 1542, e sobretudo na década de 1550, a cidade de Genebra vai conhecer um grande crescimento demográfico, com a chegada de refugiados franceses, protestantes perseguidos em França. Consequentemente, há uma fase de expansão económica (relojoaria, tecelagem…) e a língua francesa começa a ter preponderância sobre o dialecto franco-provençal da região. Mas é também uma época marcada pelo crescimento de sentimentos xenófobos, em parte devidos a ressentimentos contra Calvino, prontamente rechaçados. 1) Em Janeiro de 1546 é preso Pierre Ameaux, que tinha injuriado publicamente Calvino, ao referir-se a este como um "picard", pregador de uma falsa fé. 2) Um outro senhor Ameaux é preso mais tarde por razões semelhantes. Este senhor tinha boas razões para não gostar do extremo zelo religioso imposto por Calvino, já que era fabricante de cartas de jogo. Foi condenado a percorrer a cidade de uma ponta à outra, descalço, em camisa, com uma vela na mão. 3) 23 de Setembro de 1547, François Favre comparece em tribunal por ter afirmado que Calvino se auto-nomeara bispo de Genebra e que os franceses tinham escravizado a sua cidade natal. 4) Mais tarde, em 1548, um senhor chamado Nicole Bromet declara que os franceses deveriam ser todos colocados num barco e enviados pelo rio Reno abaixo. A História é amoral, não vive de filosofia,  mas traça seus  próprios caminhos, seguindo o rumo dos acontecimentos. A pressão religiosa sobre a consciência individual não é privilégio de católicos ou protestantes, todos exerciam o poder em toda sua força para garantir o status. Nesse processo, ninguém é santo, nem está em condições de atirar a primeira pedra.
22/11/1910 - Tem início a Revolta da Chibata, liderada por João Cândido.
A Revolta da Chibata foi um movimento de militares da Marinha do Brasil, planejado por cerca de dois anos e que culminou com um motim que se estendeu de 22 até 27 de novembro de 1910 na baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, à época a capital do país, sob a liderança do marinheiro João Cândido Felisberto.  Na ocasião rebelaram-se cerca de 2400 marinheiros contra a aplicação de castigos físicos a eles impostos (as faltas graves eram punidas com 25 chibatadas), ameaçando bombardear a cidade. Durante o primeiro dia do motim foram mortos marinheiros infiéis ao movimento e cinco oficiais que se recusaram a sair de bordo, entre eles o comandante do Encouraçado Minas GeraisJoão Batista das Neves. Duas semanas depois de os rebeldes terem se rendido e terem desarmado os navios, obtendo do governo um decreto de Anistia, eclodiu o que a Marinha denomina de "segunda revolta". Em combate, num arremedo de motim num dos navios que não aderiram à Revolta pelo fim da Chibata, morreram mais um oficial e um marinheiro. Esta "segunda revolta" desencadeou uma série de mortes de marinheiros indefesos, ilhados, detidos em navios e em masmorras, além da expulsão de dois mil marinheiros, atos amparados pelo estado de sítio que a "segunda revolta" fez o Congresso Brasileiro aprovar. (Quer saber mais?)
22/11/1963 - John F. Kennedy é assassinado em Dallas, num atentado que deixou o governador do Texas seriamente ferido; Lyndon B. Johnson, vice-presidente, é declarado o 36º presidente.dos Estados Unidos.
No verão de 1963, Kennedy preparava-se para iniciar a sua campanha para uma eventual reeleição nas eleições de 1964. As perspectivas eram boas, visto que o candidato republicano deveria ser osenador Barry Goldwater, um conservador bastante extremista e impopular. Porém, no estado do Texas, que era de fundamental importância, a administração estava perdendo popularidade para os republicanos. Foi então programada uma visita do presidente às principais cidades do estado em 2122 de novembro. Tendo visitado San AntonioHouston e Fort Worth, Kennedy vai a Dallas, desfila em carro aberto, e encontra uma multidão entusiasmada. Ao meio-dia e meia do dia22 de novembro, passando pela Dealey Plaza, Kennedy é atingido por dois tiros, um no pescoço (que também atinge o Governador do Texas John Connally) e outro fatal na cabeça. Jackie Kennedy que estava ao seu lado, sobe em desespero na traseira do carro em movimento. Kennedy morreu em menos de trinta minutos depois do atentado. Um ex-fuzileiro naval, Lee Harvey Oswald, de 24 anos, que trabalhava num depósito de onde foram vistos os disparos, foi detido e acusado pelo homicídio de Kennedy. No dia 24, quando Oswald seria transferido para outra prisão, acabou por ser também assassinado por Jack Ruby, ligado à Máfiaamericana e portador de uma doença terminal. Ele está sepultado no Cemitério Nacional de Arlington, ao lado da esposa Jacqueline Kennedy Onassis. (Para ampliar, abra a imagem em janela separada)
22/11/2003 - Inaugurado o complexo que abriga o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.
O complexo de dois prédios, instalado em uma área de trinta e cinco mil metros quadrados (dos quais dezenove mil dedicados à área de exposições), é um verdadeiro exemplo daArquitetura aliada à Arte. O primeiro prédio foi projetado por Oscar Niemeyer em 1967, fiel ao estilo da época, concebido como um Instituto de Educação. Este edifício possui o segundo maior vão livre do Brasil, com 65m. Foi reformado e adaptado à função de museu, para o qual Niemeyer projetou o anexo, lembrando um olho, imprimindo-lhe uma nova identidade característica. Inaugurado no dia 22 de novembro de 2002 com o nome de Novo Museu, com a conclusão do anexo foi reinaugurado em 8 de Julho de 2003, recebendo a atual denominação. É conhecido localmente como Museu do Olho, devido ao design de seu edifício. A instituição tem como foco as artes visuais, a arquitetura e o design. Pela sua grandiosidade, beleza e pela importância do acervo, atualmente representa uma instituição cultural com projeção nacional e internacional.

Nascimentos

22/11/1643 - René Robert Cavelier de La Salle, explorador francês (m. 1687).
René Robert Cavelier, Sieur de La Salle (Rouen22 de novembro de 1643 — 19 de março de1687) foi um explorador francês, que explorou a região dos Grandes Lagos, o Rio Mississippi e oGolfo do México, e reivindicou toda a bacia hidrográfica do Mississippi para a coroa francesa. No mapa, em fundo branco, o Estado de Louisiana (possessão francesa vendida aos EUA), cortado pelo Rio Mississipi, explorado por Cavalier.
22/11/1890 - Charles de Gaulle, estadista francês (m. 1970).
Charles André Joseph Marie de Gaulle (Lille22 de Novembro de 1890 – Colombey-les-Deux-Églises9 de Novembro de 1970) foi um general , político e estadista francês que liderou as Forças Francesas Livres durante a Segunda Guerra Mundial. Mais tarde fundou a Quinta República Francesa em 1958 e foi seu primeiro Presidente, de 1959 a 1969. Para a França é um dos seus grandes heróis e seu nome constou entre os 4 maiores estadistas da Segunda Guerra: Roosevelt, De Gaulle, Churchill e Stalin. (Quer saber mais?)
21/11/1966 - Isabel de Herédia, Duquesa de Bragança.
D. Isabel Inês de Castro Curvelo de Herédia (Lisboa22 de novembro de 1966) é filha do arquitecto Jorge de Herédia (bisneto do visconde da Ribeira Brava) e de Raquel Leonor Pinheiro Curvelo. É aconsorte de D. Duarte Pio de Bragança, actual pretendente ao trono real de Portugal e ao título nobiliárquico de duque de BragançaIsabel de Herédia viveu entre Portugal e Angola até 1975, altura em que a família se mudou para São Paulo, no Brasil, onde estudou no Colégio São Luís. Em 1990, graduou-se na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, regressando a Portugal, onde vive. Cm seu marido, é pretendente ao trono, na remota hipótese de Portugal voltar à monarquia.
22/11/1973 - Eliana, cantora e apresentadora de televisão brasileira.
Eliana Michaelichen Bezerra (São Paulo22 de novembro de 1973)[1][2] é uma apresentadoraatriz,modeloempresária e cantora brasileira. A apresentadora tem os pais vindos de diferentes regiões do país. Ela é filha de José Bezerra, cearense, e Eva Michaelichen, paranaense. Atualmente é contratada do SBT. O entretenimento aliado ao conteúdo educativo tornou-se uma marca de suas atrações. Depois de 10 anos na Record, Eliana retornou ao SBT, no dia 22 de junho de 2009  (Quer saber mais?)
Charlene Choi, modelo e atriz chinesa. 
Charlene Choi (em chinês: 蔡卓妍, Vancouver22 de novembro de 1982) é uma atriz e modelo de origem chinesa. (Quer ver mais?)
22/11/1984 - Scarlett Johansson, atriz estadunidense.
Scarlett Marie Johansson (Nova Iorque22 de novembro de 1984) é uma atrizcantora e modelonorte-americanaFilha do arquiteto dinamarquês Karsten Johansson, e da produtora Melanie Sloan, que vem de uma família de origem judaica asquenazita do Bronx. Scarlett é de origem dano - polonesa e judia, e seu avô paterno, Ejner Johansson, foi um roteirista e diretor. Em várias dezenas de filmes de que participou, seu nome é sempre lembrado como protagonista de "Moça com Brinco de Pérola", com a biografia romanceada do pintor holandês Vermeer.

Falecimentos

22/11/1967 - Pavel Korin, pintor russo (n. 1892)
Pavel Dmitriyevich Korin (em russo:Павел Дмитриевич Корин; Palekh, 8 de julho de 1892Moscou22 de novembro de 1967) foi um pintor e restaurador de arte russo. Ficou famoso por suas obras de grandes proporções e de impressionante realismo. Abaixo, um auto retrato.

22/11/1980 - Norah McGuinness, pintora da Irlanda do Norte (n. 1901)
Norah McGuinness (7 de Novembro de 1901, County Londonderry , Irlanda - 22 de novembro de 1980, County Dublin ) foi uma pintora e ilustradora da Irlanda. 
1989 - Charles C. Beck, caricaturista americano (n. 1910).

Feriados e eventos cíclicos

Brasil

Igreja católica

Dia de Santa Cecília (padroeira dos músicos).
Santa Cecília é uma santa cristã, padroeira dos músicos pois quando ela estava morrendo, ela cantou a Deus. Não se tem muitas informações sobre a sua vida. É provável que,tenha sido martirizada entre 176 e 180, sob o império de Marco Aurélio. Escavações arqueológicas não deixam dúvidas, sobre a existência, mas sua história só foi registrada no século V, na narrativa Paixão de Santa Cecília. (Quer saber mais?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.