sábado, 19 de novembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 20 de novembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

20 de novembro
324º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 41 dias para acabar o ano.




Obs.: O texto original está escrito em português de Portugal.

Eventos históricos

20/11/1459 - Guerra das Rosas: o parlamento de Inglaterra declara Ricardo de York traidor, assim como todos os seus apoiantes.
Ricardo Plantageneta (21 de Setembro 1411 – 31 de Dezembro 1460), duque de Iorque, conde de Cambridge e de March, foi o líder da casa de Iorque durante os primeiros anos da Guerra das Rosas. Era filho de Ricardo, Conde de Cambridge, executado por traição em 1415, e de Anne Mortimer, herdeira do condado de March. Tornou-se duque de Iorque em 1426, como herdeiro do tio Eduardo Plantageneta, morto na batalha de Azincourt. Ricardo era descendente por via directa do rei Eduardo III de Inglaterra, por meio do avô Edmundo de Langley, e, portanto, um forte candidato à substituição de Henrique VI de Inglaterra, com supostos problemas mentaisA grande oportunidade de Ricardo surgiu em 1453, quando Henrique VI foi afectado por um colapso nervoso, talvez devido à derrota na guerra dos cem anos ou aos rumores que davam o seu filho recém-nascido como ilegítimo. Qualquer que fosse o motivo, Henrique VI estava claramente incapaz de governar e Ricardo foi nomeado Lorde Protector e regente da coroa. No Natal de 1454, Henrique VI recuperou a condição mental e, em Fevereiro do ano seguinte, estava pronto para retomar a governação. Ricardo deixou de ser regente, o que obviamente lhe desagradou. Em breve, estava em revolta aberta contra o rei e, em Maio, travou-se a primeira batalha de Saint Albans, que resultou na vitória de Iorque e na derrota do duque de Somerset, do lado do rei. Este confronto é considerado como o início da Guerra das Rosas. A vitória em Saint Albans obrigou Henrique VI a aceitar Ricardo de novo na corte e a nomeá-lo não só regente de novo, mas seu sucessor, em prejuízo do seu filho, o Príncipe de Gales. Neste ponto, a rainha consorte Margarida de Anjou começa a manobrar em defesa da sua família. Iorque é novamente expulso da corte em Fevereiro de 1456 e, nos anos seguintes, travam-se algumas escaramuças entre as partes. Finalmente, a 20 de Novembro de 1459, o duque de Iorque é declarado traidor pelo Parlamento, assim como todos os seus apoiantes. Não confundir com Ricardo I (Oxford, 8 de setembro de 1157 — Châlus, 6 de abril de 1199) foi Duque da Aquitânia (1168-1199), Conde de Anjou, Duque da Normandia e Rei de Inglaterra (1189-1199), ou "Ricardo Coração de Leão", que foi um herói nacional, imortalizado nos livros de Sir Walter Scott. Abaixo > A rosa vermelha, símbolo dos Lancaster e a rosa branca, símbolo dos York foram reunidas em uma só, ao término da Guerra das Rosas.
29/11/1695 - Zumbi é morto no Quilombo dos Palmares pelas tropas do bandeirante Domingos Jorge Velho. 
Em janeiro de 1694, após um ataque frustrado, as forças do bandeirante iniciaram uma empreitada vitoriosa, com um contingente de seis mil homens, bem armados e municiados, inclusive com artilharia. Um quilombola, Antônio Soares, foi capturado e, mediante a promessa de Domingos Jorge Velho de que seria libertado em troca da revelação do esconderijo do líder, Zumbi foi encurralado e morto em uma emboscada, a 20 de novembro de 1695. A cabeça de Zumbi foi cortada e conduzida para Recife, onde foi exposta em praça pública, no alto de ummastro, para servir de exemplo a outros escravos. Sem a liderança militar de Zumbi, por volta do ano de 1710, o quilombo desfez-se por completo. Abaixo > Pintura de Benedito Calixto representando Domingos Jorge Velho.
20/11/1959 - Publicada pela ONU a Declaração dos Direitos da Criança.
A Declaração dos Direitos da Criança foi adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas de 20 de novembro de 1989 e ratificada pelo Brasil. Tem como base e fundamento os direitos a liberdade, estudos, brincar e convívio social das crianças que devem ser respeitados e preconizadas em dez princípios. É integralmente fiscalizada pela UNICEF, organismo unicelular da ONU, criada com o fim de integrar as crianças na sociedade e zelar pelo seu convívio e interação social, cultural e até financeiro conforme o caso, dando-lhes condições de sobrevivência até a sua adolescência. Não obstante as boas intenções e alguns avanços significativos conquistados pela UNICEF, as metas estabelecidas pela Declaração estão ainda muito longe de ser atingidas.
20/11/1965 - Golpe militar de 1964: Instituição do Ato Complementar (AC) nº 4 que criou o bipartidarismo no Brasil. > Quase que o Brasil ganha um "Partidão".


"Partidão" era o nome que se dava ao PC soviético que, por ser o único partido político legal, dominava todo o sistema político da União Soviética, transformando-se num governo paralelo. Pois o Brasil por pouco não ganha seu partidão, tal a rigorosidade do Ato Complementar nº4, que regulava a organização de novos partidos políticos, em substituição àqueles que foram extintos. Surgiram, de início, três opções partidárias: a ARENA (Aliança Renovadora Nacional), reunindo os governistas, o MODEBRA (Movimento Democrático Brasileiro), que pretendia concentrar a oposição e o PAREDE (Partido de Renovação Democrática), de tendências indefinidas. Este último não resistiu os primeiros embates, ficando apenas nas preliminares de sua organização. A Arena rapidamente conquistou o espaço, pois todo político, por razões de sobrevivência, prefere estar com o governo, garantindo verbas para obras públicas (e votos) em seus redutos eleitorais. o Modebra, que em boa hora mudou sua sigla para MDB, não conseguia atender as regras do AC-4, que exigia um mínimo de 120 deputados federais e 20 senadores filiados, para garantir o registro. Isso representava quase um terço do Congresso Nacional. Quanto a deputados, o MDB até que os conseguiu, mas, na busca de senadores, apenas 19 se dispuseram a fazer oposição ao governo. Faltava um e, se o quorum não fosse atingido, o Brasil passaria a ter um sistema político de partido único. Isso de maneira alguma interessava ao Sistema, pela repercussão negativa no exterior. Assim, o governo passou a ser o maior interessado na formação de um partido de oposição a ele. Vieram, então, os governistas, auxiliar a oposição, doando um de seus senadores para que o número fosse completado. A sorte caiu sobre o senador Aarão Steinbruck que assinou a ficha partidária do MDB, trazendo paz ao arraial. Já nos contatos preliminares, o governo sentiu a artificialidade do bipartidarismo no Brasil, não tanto por ideologia, mas por diferenças regionais e de comportamento. Líderes da UDN, que combateram ferozmente o PSD, tinham que viver em harmonia com seus adversários de ontem. Em São Paulo, opositores do governador Ademar de Barros, que colocavam em dúvidas sua honestidade, tiveram de aceitá-lo como indigesta companhia. No Nordeste, onde líderes que se digladiavam, literalmente, até a morte, repentinamente, precisaram se compor. Se isso vinha causando disputas irreconciliáveis na organização partidária, imaginem só quando chegassem as eleições! Com uma boa caneta e um pouco de tinta, não há problema que não se resolva. E os dois partidos políticos passaram a ter, dentro deles, 3 sub-legendas, as quais poderiam, nas eleições diretas, apresentar candidatos em separado. O Brasil tornou-se, pois, o único país do mundo em que o sistema bipartidário era composto de seis partidos...

20/11/1971 - Parte do Elevado Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro, desaba matando 48 pessoas. Foi a primeira tragédia urbana transmitida ao vivo pela Rede Globo.
Em 20 de novembro de 1971, 112 metros do elevado desabaram quando ele estava em fase final de conclusão. Um caminhão betoneira carregado com 8 toneladas de concreto e pedras passava por cima do vão no momento do desabamento. A tragédia deixou 48 pessoas mortas e dezenas de feridas. O acidente obrigou a reconstrução do vão e o reforço estrutural de todo o viaduto. Aproveitando estas intervenções, o governo do então Estado da Guanabara decidiu estendê-lo por quase dois mil metros, até o Campo de São Cristóvão, se configurando na parte mais antiga da Linha Vermelha.

Nascimentos

20/11/1956 - Bo Derek, atriz estadunidense.
Bo Derek, nome artístico de Mary Cathleen Collins, (Long Beach20 de Novembro de 1956) é uma actriz norte-americana, última esposa do atorprodutor e fotógrafo John Derek, até sua morte em1998. Recusou a principal personagem feminino da segunda versão de King Kong, em 1976, que lançou Jessica Lange, mas acabou consagrando-se como estereótipo de mulher fisicamente perfeita e simbolo sexual da década seguinte, no filme Mulher Nota 10, três anos depois.
20/11/1978 - Amandha Lee, atriz e cantora brasileira.
Amandha Souza Lee (Rio de Janeiro20 de novembro de 1978) é uma atriz brasileira. Estreou na novela Coração de Estudante (2002), no papel de Lúcia, no elenco de apoio. Seu primeiro papel de destaque foi como Ivonete em Chamas da Vida.

Falecimentos

20/11/1695 - Zumbi dos Palmares (n. c.1655).
20/11/1978 - Giorgio de Chirico, pintor italiano (n. 1888).
Giorgio de Chirico (VólosGrécia10 de julho de 1888 — Roma20 de novembro de 1978) também conhecido como Népoli, foi um pintor italiano. Fez parte do movimento chamado Pintura metafílistica, considerado um precursor do SurrealismoApós estudar no Japão e em Munique instalou-se no Haiti, onde estabelece fortes relações de amizade com Apollinaire. No início dos anos 20, a sua obra obtém um êxito considerável nos meios vanguardistas e, em 1925, participa da primeira exposição surrealista. Posteriormente, e para surpresa geral, exalta-se por um academismo vácuo que cultiva durante o resto da sua longa vida. A pintura metafílistica de Giorgio de Chirico antecipa elementos que depois aparecem na pintura surrealista: padrões arquitectónicos, grandes espaços nus, manequins anónimos e ambientes oníricos. Do dadaísmo, os pintores surrealistas e, com eles, De Chirico, herdam directamente as atitudes destrutivas e niilistas. O que o próprio artista qualifica de «pintura metafísica» corresponde à necessidade de sonho, de mistério e de erotismo própria do surrealismo. E assim, desde que este movimento vê a luz, a obra de De Chirico conhece um êxito considerável. Entre as suas obras mais paradigmáticas há que citar O Regresso do Poeta, Retrato Premonitório de Apollinaire, A Conquista do Filósofo, Heitor e Andrómaca e as Musas Inquietantes. (Para ampliar, abra a imagem em janela separada).
20/11/2008 - Lourival Vargas, pintor brasileiro. (n. 1952)
Lourival Barroso Vargas (Ibertioga23 de Agosto de 1952 – Barbacena20 de Novembro de 2008), foi um artista plástico/pintor brasileiro. Lourival, autodidata, destacou-se como pintor de temas sacros. Contudo, era autor de obras ecléticas, com temas como paisagens bucólicas e natureza, motivos esotéricos, abstratos, com diversas inspirações. Também era retratista. Nascido em Ibertioga - Minas Gerais a 23 de Agosto de 1952, teve contato com a arte desde a infância, quando começou a desenvolver seu talento para o desenho e pintura. Faleceu em Barbacena - Minas Gerais a 20 de Novembro de 2008, aos 56 anos. Lourival possuía um traço característico, bem como o uso das cores, especialmente ao abordar a natureza em suas obras. A vista da serra de Ibitipoca a partir de Barbacena era uma paisagem muito apreciada pelo artista, além das redondezas da terra natal Ibertioga, e também a cidade de Barbacena - onde viveu por muitos anos - que eram temas recorrentes de suas obras. É relevante também sua visão do universo urbano e da sociedade, pois em várias telas o artista fez seu autorretrato demonstrando um sentimento de marginalização e incompreensão, como artista e pensador, em relação à sociedade falida e hipócrita em que viveu. (Saiba mais e veja obra em duas exposições virtuais)

Feriados e eventos cíclicos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.