terça-feira, 15 de novembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 16 de novembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

16 de novembro de 2011
320º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 45 para acabar o ano.




O texto original está escrito em português de Portugal.

Eventos históricos

16/11/1532 - Francisco Pizarro captura o imperador inca Atahualpa.
Francisco Pizarro González (TrujilloEstremadura16 de março de 1476 — Lima26 de junho de 1541) foi um conquistador e explorador espanhol que entrou para a história como o "conquistador do Peru", tendo subjugado o Império Inca. 
No dia 16 de novembro de 1532, Pizarro, com sua pequena força expedicionária, chegou a Cajamarca onde, deixando seu exército fora da cidade, aceitou o convite do imperador Atahualpa para um jantar no qual assassinou sua pequena guarda de honra e fez o próprio imperador seu prisioneiro. No ano seguinte Pizarro invadiu Cuzco com tropas indígenas e derrubou o Tahuantinsuyu (império inca). Julgando que a capital Cuzco estava muito distante e muito acima no altiplano, Pizarro fundou a cidade de Lima no dia 18 de janeiro de 1535, prosseguindo em árdua campanha pois as forças Incas tentaram retomar Cuzco, sendo derrotadas por Almagro que, por isto, julgou-se em condições de tomá-la para si, gerando uma disputa com Pizarro que o derrotou e o executou em 1538 na cidade de UteSua aventura chegou ao fim, quando Pizarro foi assassinado, em 26 de junho de 1541.
16/11/1945 - Fundação da UNESCO.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) fundou-se a 16 de Novembro de 1945 com o objectivo de contribuir para a paz e segurança no mundo mediante a educação, a ciência, a cultura e as comunicações. As actividades culturais procuram a salvaguarda do património cultural mediante o estímulo da criação e a criatividade e a preservação das entidades culturais e tradições orais, assim como a promoção dos livros e a leitura. Em matéria de informação, a UNESCO promove a livre circulação de ideias por meios audiovisuais, fomenta a liberdade de imprensa e a independência, o pluralismo e a diversidade dos meios de informação, através do Programa Internacional para a Promoção da Comunicação. Tem a sua sede em ParisFrança.

Nascimentos

16/11/42 a.C. - Tibério, imperador romano (m. 37).
Tibério Cláudio Nero César (em latim Tiberius Claudius Nero Cæsar16 de novembro de 42 a.C. –16 de março de 37 d.C.), foi imperador romano 18 de setembro de 14 até a sua morte, a 16 de marçode 37. Era filho de Tibério Cláudio Nero e Lívia Drusilla. Foi o segundo imperador de Roma pertencente à dinastia Júlio-Claudiana, sucedendo ao padrasto César Augusto.
16/11/1920 - José Lewgoy, ator brasileiro (m. 2003).
José Lewgoy (Veranópolis16 de novembro de 1920 — Rio de Janeiro10 de fevereiro de 2003) foi um ator brasileiroJosé Lewgoy é referência quando se fala de cinema brasileiro, pois participou de mais de cem filmes. Era presença constante nas telas desde o final da década de 1940 e sempre disputado pelos melhores diretores. Ao lado de Oscarito, Grande Otelo, Eliana Macedo, Cyll Farney e Anselmo Duarte brilhou nas chanchadas produzidas pela Atlântida, na década de 1950. Ator com prestígio internacional, Lewgoy participou de várias produções estrangeiras e morou na França durante alguns anos. Estreou nas telenovelas apenas em 1973, com Cavalo de Aço, na Rede Globo e, a partir daí, participou de mais de 30 produções na televisão, sendo a última delas, Esperança, em 2002, também na Globo. Abaixo, retrato de José Legoy, óleo de Carlos Alberto Petrucci.
16/11/1958 - Marg Helgenberger, atriz norte-americana.
Mary Marg Helgenberger (Fremont, 16 de novembro de 1958) é uma atriz norte-americana, mais conhecida por representar a personagem Catherine Willows na série CSI: Crime Scene Investigation. Fez também a personagem "Hera" no filme "Wonder Woman" (Mulher Maravilha) 2009.
16/11/1966 - Rita Salema, atriz portuguesa.
Rita Bento de Almeida de Menezes Salema (LisboaSão Domingos de Benfica16 de Novembrode 1966) é uma actriz portuguesaTeve participação em Morangos com Açúcar, onde fez o papel de Constança Meireles, directora do Colégio da Barra e mãe de Sara (Patrícia Candoso). Participou em séries cómicas com João Baião e Marina Mota. Fez também diversos trabalhos no teatro com actores como Nicolau Breyner e Patrícia TavaresÉ uma das representantes da campanha Vamos ajudar Portugal. Rita Salema é também directora de uma creche, onde também dá aulas de teatro (a sua escola de teatro dá pelo nome de Oficinas de Teatro). Fez ainda diversos trabalhos de publicidade.
16/11/1977 - Carla Perez, cantora e dançarina brasileira.
Carla Aparecida Perez Soares da Silva (Salvador16 de novembro de 1977) é umadançarinaapresentadora e cantora brasileira. É casada com o cantor Xanddy (líder do grupo Harmonia do Samba), do qual ela herdou o sobrenome da Silva. Sua aparição na mídia aconteceu por sua participação no grupo  É o Tchan!, por sua vez, se tornou um fenômeno midiático dos anos 90. Surgiu em Salvador no começo dos anos 80. Em 2004, Carla chegou a participar de um DVD comemorativo dos 10 anos do grupo, quando reviveu sua fase de dançarina de axé ao lado de seus ex-colegas.

Falecimentos

16/11/1796 - Catarina a Grande, imperatriz russa (n. 1729)
Catarina II, a Grande (em russo: Екатерина II Великая, transl. Yekaterina II Vielikaya, nascida Sofia Augusta Frederica von Anhalt-Zerbst; em alemão Sophie Friederike Auguste von Anhalt-Zerbst;Stettin2 de Maio de 1729 - Tsarkoie Selo16 de Novembro de 1796) foi uma imperatriz déspota russade 1762 a 1796. Era prima de Gustavo III da Suécia e de Carlos XIII da Suécia. Sob a sua orientação o Império Russo expandiu-se, melhorou a sua administração e continuou a modernizar-se. O reinado de Catarina revitalizou a Rússia, que cresceu com ainda mais força e tornou-se conhecida como uma das maiores potências europeias. Os seus sucessos dentro da complexa política externa e as suas represálias por vezes brutas em resposta aos movimentos revolucionários (mais notavelmente na Rebelião Pugachev) complementaram a sua caótica vida privada. Ela causava escândalo frequentemente, dada a sua tendência para relações que espalhavam rumores por todas as Cortes Europeias.

Feriados e eventos cíclicos

Brasil

  • Dia do Policial Federal
  • Dia Contra o Tabaco
  • Dia da Tradição Oral
  • Dia Nacional dos Ostomizados
  • Dia Nacional de Combate ao racismo
  • Dia do Eletricitário

Internacional

Dia Internacional da Tolerância
O Dia Internacional para a Tolerância foi instituído pela ONU como sendo o dia 16 de Novembro de cada ano, em reconhecimento à Declaração de Paris, assinada no dia 12 deste mês, em 1995, tendo 185 Estados como signatários. Foi instituído pela Resolução 51/95 da UNESCO. (Quer saber mais?)

Portugal

Síria

Mitologia grega

Dia de Hécate, deusa da noite e senhora das bruxas
Hécate, em grego, significa "a distante" (embora alguns atribuam a origem do nome à palavra egípcia Hekat que significaria "Todo o poder", já que supostamente Hécate teria se originado em mitos do sudoeste asiático que fora assimilada para a religião greco-romana mais tarde) mas era conhecida como a mais próxima de nós, pois se acreditava que, nas noites de lua nova, ela aparecia com sua horrível matilha de cachorros fantasmas diante dos viajantes que por ali cruzavam. Dada a relação entre os feitiços e a obscuridade, os magos e bruxas da Antiga Grécia lhe faziam oferendas com cachorros e cordeiros negros no final de cada lua nova. Era representada com três corpos e três cabeças, ou um corpo e três cabeças. Levava sobre a testa o crescente lunar (tiara chamada de pollos), uma ou duas tochas nas mãos e com serpentes enroladas em seu pescoço. Os romanos assimilaram Hécate a Trívia, deusa das encruzilhadas, embora a relação dada entre ambas não seja tão perfeita como em outros casos da mitologia. Os marinheiros consideravam-na sua deusa titular e pediam-lhe que lhes assegurasse boas travessias. Hécate era uma divindade tripla: lunar, infernal e marinha.
Santa Gertrudes de Helfta (ou Santa Gertrudes a Grande) foi uma beneditina, mística e teóloga alemã. Gertrudes dedicou-se aos estudos, tornando-se especialista em literatura e filosofia. Depois experimentou a conversão a Deus e iniciou uma caminhada de perfeição na vida religiosa, voltando seus talentos para o estudo das escrituras e teologia. Produziu numerosos textos, mas somente dois deles: Revelações do Amor Divino, parcialmente escrito com outras monjas da comunidade, e Exercícios Espirituais, permanecem conhecidos até. Teve várias experiências místicas, incluindo uma visão de Jesus, convidando-a a repousar sua cabeça em seu peito para ouvir seu coração batendo no compasso do divino amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.