quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 25 de novembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

25 de novembro de 2011.
329º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 36 dias para o fim do ano.

Obs.: O texto original está escrito em português de Portugal.

Eventos Históricos

  • 25/11/1120 - Naufrágio do White Ship, onde morre, com 17 anos, Guilherme Adelin, herdeiro de Henrique I de Inglaterra.
Guilherme Adelin ou Guilherme Ætheling (1103 - 25 de Novembro1120) foi o único filho legítimo e herdeiro de Henrique I de Inglaterra. A sua morte no Naufrágio do White Ship provocou uma crise dinástica em Inglaterra e a longo prazo causou a guerra civil conhecida como A AnarquiaGuilherme morreu demasiado jovem para ter algum impacto na política de então. Em 1119 casou com Matilde de Anjou, filha do conde Fulque V de Anjou, numa tentativa de normalizar as relações entre a união Inglaterra-Normandia e o Condado de Anjou. Quanto ao naufrágio, é suspeito e nunca se saberá as razões por que aconteceu.
  • Estevão de Blois sobreviveu à catástrofe uma vez que desembarcou um pouco antes da partida e, com a morte de Guilherme Adelin, Estevão tornou-se o mais forte concorrente à Coroa de Inglaterra, que acabou por herdar em 1135. Há uma relação de causa e efeito nesse incidente.



  • 25/11/1845 - Nasce, em Póvoa do Varzim, Portugal, o escritor José Maria Eça de Queiroz.

José Maria de Eça de Queirós (Póvoa de Varzim25 de novembro de 1845 — Paris16 de agosto de 1900) é um dos mais importantes escritores lusos. Foi autor, entre outros romances de reconhecida importância, de Os Maias e O crime do Padre Amaro; este último é considerado por muitos o melhor romance realista português do século XIXEm 1870 ingressou na Administração Pública, sendo nomeado administrador do Concelho de Leiria. Foi enquanto permaneceu nesta cidade, que Eça de Queirós escreveu a sua primeira novela realista, O Crime do Padre Amaro, publicada em 1875. Tendo ingressado na carreira diplomática, em 1873 foi nomeado cônsul de Portugal em Havana. Os anos mais produtivos de sua carreira literária foram passados em Inglaterra, entre 1874 e 1878, durante os quais exerceu o cargo em Newcastle e Bristol. Escreveu então alguns dos seus trabalhos mais importantes, como A Capital, escrito numa prosa hábil, plena de realismo. Manteve a sua actividade jornalística, publicando esporadicamente no Diário de Notícias, em Lisboa, a rubrica «Cartas de Inglaterra». Mais tarde, em 1888 seria nomeado cõnsul em Paris. (Quer saber mais?) Abaixo, uma homenagem ao escritor em sua cidade natal. Para ampliar, abra a imagem em janela separada.

  • 25/11/1897 - A Espanha concede autonomia política e administrativa a Porto Rico. No ano seguinte, o território passa para os Estados Unidos, tornando-se um Estado Independente.

Conquistado pela Espanha em 1493 e cedido em 1898 aos Estados Unidos. Com o referendo de 14 de Dezembro de 1998, os habitantes de Porto Rico decidiram manter o status de Estado Livre Associado, recusando entre as propostas de se tornar o 51º Estado estadunidense ou a de se tornar independente. Porto Rico (em espanholPuerto Rico), oficialmente Estado Livre Associado de Porto Rico (espanhol"Estado Libre Asociado de Puerto Rico") é um território sem personalidade jurídica dos Estados Unidos, localizado na parte oriental do mar do Caribe, a leste daRepública Dominicana e no oeste das Ilhas Virgens. Porto Rico é composto por umarquipélago, que inclui a ilha principal de Porto Rico e uma série de ilhas menores, a maior das quais são ViequesCulebra e Mona. A ilha principal de Porto Rico é a menor em área terrestre e a menor em população entre as quatro Grandes Antilhas, que também incluemCubaHispaniola e a Jamaica.

  • 1900 - 39ª eleições gerais portuguesas, com nova vitória do partido no governo. As listas monárquicas vencem em Lisboa e no Porto, não sendo eleitos deputados republicanos, mesmo que a sua votação tenha aumentado.
  • 1911 - D. Manuel Vieira de Matos, bispo da Guarda é entregue ao poder judicial, acusado de desrespeitar a Lei da Separação do Estado da Igreja.
  • 1914 - Redução dos custos de armazenagem dos géneros alimentícios no porto de Lisboa.

  • 25/11/1914 - Parte para o Brasil, Duarte Leite, o primeiro embaixador formal no Brasil, da República Portuguesa que se instalara naquele país em 1910.

Duarte Leite Pereira da Silva GC C (Porto11 de Agosto de 1864 — 29 de Setembro de 1950 (86 anos)) foi um professor, historiadorpolítico ediplomata português dos tempos da Primeira República Portuguesa. A partir de 1906 ocupou sucessivamente diferentes cargos políticos: vereador da Câmara Municipal do Porto e, em seguida, Ministro das Finanças no governo presidido por João ChagasDe 16 de Junho de 1912 a 9 de Janeiro de 1913 foi Primeiro Ministro num governo que integrou democráticos, evolucionistas e unionistas. De 1914 até 1931 foi embaixador de Portugal no Rio de Janeiro, no Brasil. A partir de 1931 passou a viver na sua casa de Meinedo (Douro), onde escreveu alguns livros sobre História de Portugal assim como sobre a história dos Descobrimentos portugueses. Os seus estudos sobre os descobrimentos portugueses deram origem a uma monografia em dois volumes intitulado História dos descobrimentos.
  • 25/11/1975 - Em Portugal, um golpe militar põe fim ao PREC. (
Processo Revolucionário em Curso) –  Faz parte do doloroso processo de adaptação ao regime democrático, após 40 anos de ditadura salazarista, que culminou com a Revolução dos Cravos, em 25 de abril de 1974.
Por vezes referido como "Período Revolucionário em Curso" ou, com mais frequência, apenas pela sigla PREC – designa, em sentido lato, o período de actividades revolucionárias, marcante na História de Portugal, decorrido durante a Revolução dos Cravos, iniciada com o golpe militar de 25 de Abril de 1974 e concluída com a aprovação da Constituição Portuguesa, em Abril de 1976A 25 de Novembro de 1975, sectores da esquerda radical (essencialmente pára-quedistas e polícia militar na Região Militar de Lisboa), alarmados com notícias que correm, levam a cabo uma tentativa de golpe de estado, que se mostra sem liderança clara. O Grupo dos Nove decide reagir, pondo em prática um plano militar de resposta liderado por António Ramalho Eanes. O plano prevê, numa situação limite, a instalação de um governo alternativo no Porto e a hipótese de uma guerra civil, que poderia envolver interferência estrangeira. O Presidente da República, Costa Gomes, consegue chamar a Belém os principais comandantes militares, incluindo Otelo, Rosa Coutinho (armada, tido como próximo do PCP), e os líderes do Grupo dos Nove (agora bastantes mais que nove) e concentrar assim em si a autoridade. O PCP retrai-se. O grupo de militares revoltosos, sem liderança nem outros apoios, rende-se sem grandes conflitos. 

  • 25/11/2007 - Desabamento da arquibancada do Estádio Octávio Mangabeira, em Salvador, na Bahia.

Estádio Octávio Mangabeira, também conhecido como Fonte Nova, foi um estádio de futebolna cidade de Salvador (Bahia), de propriedade do governo do estado da Bahia e que era utilizado pelos principais clubes do estado. Sua capacidade era de pouco mais de 60.000 pessoas até seu fechamento devido ao desabamento de parte de sua arquibancada superior. Visando a Copa do Mundo de 2014, o estádio foi implodido no dia 29 de agosto de 2010 para dar lugar a Arena Fonte Nova, que será a sede baiana.

Nascimentos


  • 25/11/1844 - Karl Benz, engenheiro alemão, um dos inventores do automóvel (m. 1929).

Karl Friedrich Benz (Karlsruhe25 de novembro de 1844 — Ladenburg4 de abril de 1929) foi um engenheiro de automóveis alemão. É o inventor (com Gottlieb Daimler) do automóvel movido a gasolina como o conhecemos atualmente. Em 29 de Janeiro de 1886, registou esta patente (DRP 37435) e em Julho apresentou o primeiro automóvel. Origem do "Mercedes" > Em 1899, a DMG construiu um novo automóvel. O nome do automóvel viria a ser o nome da filha de Emil Jellinek: Mercédès Jellinek. Jellinek prometeu comprar 36 automóveis da DMG se Daimler nomeasse o próximo motor como "Mercedes 35hp" e se Daimler o tornasse o agente oficial para vendas dos automóveis na França, Áustria-Hungria, Bélgica e Estados Unidos da América. Sendo assim, Jellinek comprou os 36 carros e gastou 500.000 marcos. A mudança do nome ajudou a evitar problemas legais porque depois da morte de Daimler em 1929, a DMG decidiu vender o nome registado "Daimler" ficando o nome Mercedes salvaguardado. Nas fotos abaixo > Do primeiro "Benz" ao último "Mercedes". (Para ampliar, abra as imagens em janela separada)



  • 25/11/1897 - Otto Ernst Meyer, fundador da companhia aérea Varig (m. 1966). 

Ernst Otto Meyer Labastillealemão naturalizado brasileiro com o nome Otto Ernst Meyer (Hanôver25 de novembro de 1897 - Porto Alegre1966), foi o fundador e primeiro presidente da companhia aérea Varig. Segundo consta, além de fundador da Varig, Ernst Meyer participava de um embrionário partido nazista brasileiro, escrevia artigos no "Neue Deustsche Zeitung" um jornal nazista de Porto alegre Foi oficial-aviador da Força Aérea Alemã e chegou ao Brasil em 1921.
25/11/1911 - Roelof Frankot, pintor neerlandês (holandês) (m. 1984).
Roelof Frankot (Meppel25 de novembro de 1911 — Raalte1 de dezembro de 1984) foi um pintor neerlandês. Foi fotógrafo até 1930, quando começou a pintar. Em sua obra, teve uma relação forte com o movimento COBRA, e suas artes finais são similares a esse movimento, geralmente pinturas muito abstratas e espontâneas em cores fortes, utilizando, na maioia das vezes, pintura a óleo. As publicações de suas pinturas foram acompanhadas ocasionalmente de poemas pequenos escritos por ele mesmo. Frankot foi considerado um inovador da arte neerlandesa. Ele morreu de câncer aos setenta e três anos de idade. Durante sua carreira, Frankot fêz um grande número de exposições na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina.
25/11/1968 - Jill Hennessy, atriz canadense.
Jillian "Jill" Noel Hennessy (EdmontonAlberta25 de novembro de 1968) é uma atriz e músicacanadense, mais conhecida pelos seus papéis nas séries de televisão Law & Order e Crossing Jordan.
25/11/1970 - Virgínia Cavendish, atriz brasileira.
Virgínia Cavendish Moura (Recife25 de novembro de 1970) é uma atrizapresentadora de televisão e produtora de cinema brasileira, mais conhecida por seu trabalho em filmes de Guel Arraes, como O Auto da Compadecida e Lisbela e o Prisioneiro. Na televisão, a atriz tornou-se mais conhecida por sua participação em Avassaladoras, como Maria Teresa, e por apresentar o programa de televisão TNT + Filme.
25/11/1978 - Taís Araújo, atriz brasileira.
Taís Bianca Gama de Araújo Ramos (Rio de Janeiro25 de novembro de 1978) é uma atriz,modelo e apresentadora brasileira de cinema e televisão. Seu primeiro papel de destaque na televisão foi como a protagonista da novela Xica da Silva, de Walcyr Carrasco, na Rede Manchete. Sete anos depois, interpretou a personagem Preta, na Rede Globo, na telenovela Da Cor do Pecado, de João Emanuel Carneiro. Atuou sua primeira protagonista em horário nobre da Globo, a Helena, da novela Viver a Vida, de Manoel Carlos.
25/11/1987 - Adriana Birolli, atriz brasileira
Adriana Birolli Ferreira (Curitiba25 de novembro de 1987) é uma atriz brasileira muito conhecida pela sua interpretação como a invejosa Isabel na novela Viver a Vida.

Falecimentos

25/11/1967 - Ossip Zadkine, pintor russo (n. 1890)
Ossip Zadkine (VitebskBielorrússia14 de Julho de 1890 — Paris25 de Novembro de 1967), escultor bielorusso de ascendência judaica eescocesa. Além da escultura, produziu trabalho também na pintura e na litografia. Depois de frequentar uma escola de arte em Londres, Zadkine fixou-se em Paris por volta de 1910, onde integrou o novo movimento cubista(1914-1925). Depois deste período desenvolveu um estilo original fortemente influenciado pelas artes primitivas. Serviu na Primeira Guerra Mundial como maqueiro e foi ferido em acção. Passou os anos da Segunda Guerra Mundial no exílio, nos Estados Unidos da América. O seu trabalho mais conhecido é provavelmente a escultura "Cidade sem coração", um memorial da enorme destruição do centro de Roterdãoperpetrada pelos alemães em 1940. Dava aulas na sua Escola Zadkine de Escultura. Ossip Zadkine foi enterrado no cemitério de Montparnasse, em Paris. Abaixo, a escultura "Cidade sem coração" (Para ampliar, abra a imagem em janela separada)


Feriados e eventos cíclicos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.