terça-feira, 8 de novembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 9 de novembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

9 de novembro de 2011. 
313º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 52 dias para acabar o ano.

O texto original está escrito em português de Portugal.

Eventos históricos

09/11/1799 - Revolução Francesa: Golpe do 18 de Brumário de Napoleão. 
golpe de Estado de 18 de brumário (do calendário revolucionário francês9 de novembro de1799) iniciou a ditadura napoleônica na França. Quando os idealizadores do golpe derrubaram o Diretório e criaram o Consulado, estabelecendo um novo governo na França, o jovem general Napoleão Bonaparte assumiu o cargo de primeiro-cônsul em meio a uma crise generalizada. Foi acolhido com entusiasmo pela burguesia, que aspirava à paz, à ordem interna e à retomada normal das atividades. Os conspiradores do golpe não temiam o general Bonaparte, escolhido para liderar o movimento, pois acreditavam que acabariam por reduzir sua importância. burguesia e os políticos astutos do Diretório perceberam que o general Bonaparte era o homem certo para consolidar o novo regime. Propuseram-lhe que utilizasse a força do exército para assumir o governo. Assim foi feito. Numa ação eficaz, apesar de tumultuada, Napoleão fechou a Assembléia do Diretório. Foi o golpe que ocorreu no dia 18 do mês de Brumário do ano IV, que no calendário gregoriano em uso na actualidade é 9 de Novembro de 1799. Durante essa época, a burguesia consolidaria seu poder econômico. O Golpe do 18 de Brumário marcou o início do Consulado, que foi quando a burguesia, como meio de terminar a revolução, que já durava dez anos (de 1789 a 1799), concentrou o poder na mão de três cônsules: Napoleão BonaparteRoger Ducos, e Emmanuel Sieyès. Para ampliar, abra a imagem em janela separada.
1823 - Pedro I do Brasil fecha a Assembléia Constituinte.
Havia, na Assembléia Constituinte três facções distintas: os "bonifácios", que eram liderados por José Bonifácio e defendiam a existência de uma monarquia forte, mas constitucional e centralizada, para assim evitar a possibilidade de fragmentação do país, e pretendiam abolir o tráfico de escravos e a escravidão, realizar uma reforma agrária e de desenvolver economicamente o país livre de empréstimos estrangeiros. Os "portugueses absolutistas", que compreendiam não apenas lusitanos, mas também brasileiros e defendiam uma monarquia absoluta e centralizada, além da manutenção de seus privilégios econômicos e sociais. E por último, os "liberais federalistas", que contavam em seus quadros com portugueses e brasileiros, e que pregavam uma monarquia meramente figurativa e descentralizada, se possível federal, em conjunto com a manutenção da escravidão, além de combaterem com veemência os projetos dos bonifácios. D. Pedro I, por seu lado, detinha a fidelidade da oficialidade, que se sentira agredida pelos insultos direcionados a si e ao Imperador pelos jornais aliados aos Andradas e exigia uma punição aos mesmos.  O ministro do Império, Francisco Vilela Barbosa, representando o governo, dirigiu-se a Assembleia demandando que se processassem os irmãos Andradas pelos supostos abusos que cometeram. Os deputados reunidos debateram sobre a proposta do governo e permaneceram em sessão durante a madrugada. Mas no dia seguinte quando Vilela Barbosa retornou a Assembleia para dar explicações sobre a reunião das tropas, alguns deputados gritaram exigindo que D. Pedro I fosse declarado "fora-da-lei". O Imperador ao saber disto, antes mesmo que o ministro do Império retornasse da Assembleia, assinou o decreto dissolvendo a Constituinte. (Quer saber mais?)
09/11/1918 - Com a derrota na Primeira Guerra Mundial e a queda da monarquia, a Alemanha passa a ser uma República. 
República de Weimar foi instaurada na Alemanha logo após a Primeira Guerra Mundial, tendo como sistema de governo o modelo parlamentarista democrático. O Presidente da República nomeava um chanceler que seria responsável pelo poder Executivo. Quanto ao poder Legislativo, era constituído por um parlamento (Reichstag). Sucedeu ao Império Alemão. Este período tem este nome pois foi a República proclamada na cidade de Weimar(Quer saber mais?)
09/11/1989 - Queda do Muro de Berlim.
O Muro de Berlim (em alemão Berliner Mauer) era uma barreira física, construída pela República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) durante a Guerra Fria, que circundava toda a Berlim Ocidental, separando-a da Alemanha Oriental, incluindo Berlim Oriental. Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: República Federal da Alemanha (RFA), que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos; e República Democrática Alemã (RDA), constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético. Construído na madrugada de 13 de Agosto de 1961, dele faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. (Quer saber mais?)
09/11/1995 - Bill Watterson, inventor da tira dos personagens Calvin e Haroldo, se aposenta e se dedica à pintura.
A última tira de Calvin e Hobbes foi publicada em 31 de dezembro de 1995. Desde que se aposentou, Watterson tem se dadicado à pintura, geralmente desenhando paisagens de florestas com seu pai. Em 21 de dezembro de 1999 um pequeno artigo escrito por Watterson em ocasião do fim da tira Peanuts foi publicado pelo jornal Los Angeles Times. Ele tem se mantido longe das vistas do público e não deu nenhuma indicação de que pode vir a dar continuidade à tira, criar novos trabalhos baseados nos personagens ou mesmo dar início a novos projetos. Ele recusa-se a dar autógrafos ou a licenciar seus personagens, mantendo-se fiel aos princípios que sempre apregoou. Ele costumava autografar sorrateiramente cópias de seus livros na Fireside Bookshop, uma livraria familiar em Chagrin Falls, mas, ao descobrir que algumas pessoas estavam vendendo os livros autografados por altos preços em leilões on-line, ele parou de fazê-lo. Por questões de privacidade, ele raramente dá entrevistas ou faz aparições públicas.

Nascimentos

09/11/1911 - Nasce Dinah Silveira de Queiroz, romancista, contista e cronista brasileira (m. 1982).
Dinah nasceu na cidade de São Paulo a 9 de novembro de 1911, filha de Alarico Silveira e Dinorá Ribeiro e descendente de uma linhagem que conta com muitos nomes ilustres nos meios intelectuais brasileiros, tais como: o escritor regionalista Valdomiro Silveira e o poeta e filólogo Agenor Silveira(ambos tios de Diná), o contista e teatrólogo Miroel Silveira, a novelista Isa Leal, o poeta Cid Silveira, o tradutor Breno Silveira e o editor Ênio Silveira – todos primos dela. A escritora, muito jovem ainda, ficou órfã de mãe, indo morar com a tia-avó Zelinda. Diná e a irmã, Helena Silveira, estudaram no Colégio Les Oiseaux, onde ambas iniciaram suas atividades como escritoras. Aos dezenove anos, casou-se com o advogado e literato Narcélio de Queirós, com quem teve duas filhas: Zelinda e Léa.Sua estreia em livro se deu em 1939 com o premiado romance Floradas na Serra, que teve enorme êxito entre os leitores. Diná morreu em 27 de novembro de 1982 na cidade do Rio de Janeiro.

09/11/1922 - Eva Todor, atriz brasileira de origem húngara.
09/11/1975 - Maria Ribeiro, atriz brasileira.
Maria Ribeiro, de nome completo Maria do Amaral Ribeiro, (Rio de Janeiro9 de novembro de 1975) é uma atriz brasileiraTrabalhou em telenovelas como A Escrava Isaura, interpretando a bela Malvina, e também Luz do Sol, interpretando Zoé. Fez também a jovem Anamaria no filme Tolerância, dirigido pelo diretor gaúcho Carlos Gerbase.

Falecimentos

09/11/1802 - Thomas Girtin, pintor inglês (n. 1775).
Thomas Girtin (18 de fevereiro de 1775SouthwarkLondres — 9 de novembro de 1802,Londres), foi um pintor e gravador inglês, o qual desempenhou um papel-chave na definição da aquarela como forma de arte respeitável. O British Museum, Tate Britain e o Victoria and Albert Museum possuem coleções de seus trabalhos. As primeiras paisagens de Girtin são aparentadas aos esboços topográficos do século XVIII, mas, em anos posteriores, ele desenvolveu um estilo romântico mais arrojado e espaçoso, o qual teve uma influência duradoura sobre a pintura inglesa. Os cenários do norte encorajaram-no a criar uma nova palheta de marrons quentes, cinzas-ardósia, azul-índigo e púrpura. Ele abandonou a prática de sombrear em cinza e depois acrescentar tons pastéis, em prol de uma ampla base em cor forte, e experimentou o uso de pena, tinta marrom e verniz para acrescentar tons mais ricos. Para ampliar, abra a imagem em janela separada.

Feriados e eventos cíclicos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.