sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 5 de novembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

5 de novembro de 2011
309º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 56 para acabar o ano.

Eventos históricos

1538 - Termina o 1º cerco de Diu. Trata-se de uma curiosa disputa de Feitoria portuguesa na Índia. Diu era uma cidade de grande movimento comercial quando os portugueses chegaram à Índia. Em 1513, tentaram os portugueses estabelecer ali uma feitoria, mas as negociações não tiveram êxito. Em 1531 a tentativa de conquista levada a efeito por D. Nuno da Cunha também não foi bem sucedida. No entanto, Diu veio a ser oferecida aos portugueses em 1535 como recompensa pela ajuda militar que estes deram ao sultão Bahadur Xá de Guzerate, contra o Grão-Mogol de Deli. Assim, cobiçada desde os tempos de Tristão da Cunha e de Afonso de Albuquerque, e depois das tentativas fracassadas de Diogo Lopes de Sequeira, em 1521, de Nuno da Cunha em 1523, Diu foi oferecida aos portugueses, que logo transformaram a velha fortaleza em castelo português. Arrependido da sua generosidade, Bahadur Xá pretendeu reaver Diu, mas foi vencido e morto pelos portugueses, seguindo-se um período de guerra entre estes e a gente do Guzerate que, em 5 de novembro de 1538, veio pôr cerco a Diu. Coja Sofar, senhor da Cambaia, aliado aos turcos de Sulimão Paxá, tendo-se, então, deparado com a heróica resistência de António Silveira. Um segundo cerco será depois imposto a Diu, pelo mesmo Coja Sofar, em 1546, saindo vencedores os portugueses, comandados em terra por D. João de Mascarenhas e, no mar, por D. João de Castro. Pereceram nesta luta o próprio Coja Sofar e D. Fernando de Castro (filho do vice-rei português).Depois deste segundo cerco, Diu foi de tal modo fortificada que pôde resistir, mais tarde, aos ataques dos árabes de Mascate e dos holandeses (nos finais do século XVII). A partir do século XVIII, declinou a importância estratégica de Diu, que veio a ficar reduzida a museu ou marco histórico da sua grandeza comercial e estratégica de antigo baluarte nas lutas entre as forças islâmicas do Oriente e as cristãs do Ocidente. Diu permaneceu na posse dos portugueses desde 1535 até 1961, vindo a cair na posse das tropas da União Indiana, que invadiram todo o antigo Estado Português da Índia, no tempo de Nehru. No mapa abaixo, a localização da cidadela dentro da Índia.

1897 - Presidente Prudente de Morais sofre atentado. Primeiro Presidente civil (depois dos Marechais Deodoro e Floriano), Prudente de Morais teve a dura missão de pacificar o país, ameaçado de esfacelamento pela pressão de grupos militares que não se conformavam em ter perdido o poder, assim como grupos civis que levaram o país a um estado anárquico. Não faltou sequer a a tentativa do vice-Presidente, Manuel Victorino Pereira, de tomar o poder, valendo-se do afastamento temporário de Prudente, por doença. Já a tentativa de assassinato de Prudente em uma cerimônia pública, causando a morte de um seu Ministro, provocou uma comoção tão grande que trouxe juízo a todos e os movimentos de grupos paramilitares e arrefeceu os ânimos exaltados, bem a tempo de permitir ao Presidente cuidar de outro problema sério, que era a Revolta de Canudos, que, igualmente, punha em xeque o poder central. Os cinco primeiros Presidentes, sem que isso fosse planejado, exerceram missões específicas na REPÚBLICA, a saber: CRIAÇÃO> Marechal Deodoro; CONSOLIDAÇÃO> Marechal Floriano; PACIFICAÇÃO: Prudente de Morais; RECUPERAÇÃO ECONÔMICA: Campos Sales; DESENVOLVIMENTO: Rodrigues Alves. Nenhuma dessas etapas seria  possível sem a conclusão da etapa anterior. (Sobre Prudente de Morais, leia meu artigo: "A Caminho da Pacificação", no livro "Brasil - 100 Anos de República".

Nascimentos

1779 - Washington Allston, poeta, pintor e escritor estadunidense (m. 1843). Considerado o primeiro pintor de paisagens americano, introduziu o Romantismo nos Estados Unidos. Nasceu em Georgetown Country, na Carolina do sul em 1779. Aos 21 anos e já estando graduado pela Universidade de Harvard, vendeu seu patrimonio para estudar pintura em Londres. Atitude no mínimo corajosa. Na Academia Real, estudou sob a orientação de Benjamim West. Viajou pela Europa e em sua permanência na Itália ficou conhecido como "Ticiano americano" devido as suas composições cromáticas. Com frequência viajou de um continente para outro. Em uma dessas viagens a Europa,Allston levou um de seus alunos, Samuel F.B.Morse, que mais tarde inventou o telégrafo e o código morse. Sua pintura muitas vezes combinava forma clássica e o romântismo e as vezes lembravam sonhos. Escreveu ensaios que revelavam seus pontos de vista sobre o assunto. Escreveu também poesias. Morreu em 1848.
1913 - Vivien Leigh, atriz inglesa do cinema estadunidense (m. 1967). Vivien Leigh, Lady Olivier (nascida Vivian Mary Hartley; Darjeeling, 5 de novembro de 1913 — Londres, 7 de julho de 1967), foi uma famosa atriz e lady inglesa nascida na Índia (quando este país ainda pertencia ao Império Britânico), considerada uma das mais belas e importantes personalidades do século XX, presente na lista feita pelo Instituto Americano de Cinema das 50 maiores lendas do cinema. Apesar de suas aparições no cinema terem sido relativamente poucas, Viv venceu o Oscar de melhor atriz duas vezes. A primeira vez foi interpretando Scarlett O'Hara em E o Vento Levou (1939), e a segunda foi interpretando Blanche DuBois em Um Elétrico Chamado Desejo (1951) (a mesma personagem que ela interpretara nos palcos da West End, em Londres). Ela e o marido, Laurence Olivier, se divorciaram em 1960; a partir daí, a atriz continuou a trabalhar esporadicamente no cinema e no teatro até sua morte súbita por tuberculose.
Tilda Swinton, atriz estadunidense. Katherine Matilda Swinton (Londres, 5 de novembro de 1960), mais conhecida pelo seu nome artístico Tilda Swinton, é uma premiada atriz britânica vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação em Michael Clayton.
Tatum O'Neal, atriz estadunidense. Tatum Beatrice O'Neal (Los Angeles, 5 de novembro de 1963) é uma atriz norte-americana. É a ganhadora do Oscar de melhor atriz coadjuvante do ano de 1973 pela sua atuação no filme Lua de Papel. Com apenas dez anos tornou-se a pessoa mais jovem a ganhar um Óscar. Dois anos depois, atuando no filme Garotos em Ponto de Bala, ganhava 350 mil dólares e uma porcentagem sobre os lucros. A partir daí houve um declínio em sua carreira artística. Abaixo, uma cena de "Lua de Papel". Em plena efervescência do cinema a cores, o diretor optou por fazer um filme "noir" e conseguiu sucesso.
1965 - Famke Janssen, atriz neerlandesa. Famke Beumer Janssen - (Amsterdã, 5 de Novembro de 1964) é uma atriz holandesa. Seu nome significa "pequena garota" em frisão (idioma falado no nordeste da Holanda). Mais conhecida no cinema pelas suas personagens Jean Grey da trilogia X-Men e da bond girl vilã Xenia Onatopp em 007 Contra Golden Eye, Janssen também atua como Embaixatriz da Boa Vontade do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC)
Judy Reyes, atriz norte-americana. Judy Reyes é uma atriz norte-americana, melhor conhecida pelo seu papel como a enfermeira Carla Espinosa na sitcom Scrubs.

Falecimentos

1515 - Mariotto Albertinelli, pintor italiano (n. 1474). Mariotto di Bigio di Bindo Albertinelli (1474 - 1515) foi um pintor italiano florentino da Alta Renascença, intimamente relacionado com Cosimo Rosselli e Fra Bartolomeo e influenciado por RafaelAlbertinelli nasceu em Florença. Aos 12 anos, tornou-se aluno de Cosimo Rosselli e Fra Bartolomeo, com quem abriu um estúdio próprio em 1494. Entre seus alunos estavam Jacopo da Pontormo, Innocenzo di Pietro Francucci da Imola, Giuliano Bugiardini e VisinoPossuiu-se tanto do estilo de Fra Bartolomeo que as obras de ambos confundem-se, sendo atribuídas a um e a outro.
1559 - Kano Motonobu, grande mestre da pintura japonês (n. 1476).
1631 - Johann Liss, pintor alemão (n. 1595).
1670 - Viviano Codazzi, pintor italiano (n. 1604).
1819 - Alexandre Kucharsky, pintor polonês (n. 1741).
1977 - René Goscinny, quadrinista (n. 1926). René Goscinny (Paris14 de Agosto de 1926 — Paris, 5 de Novembro de 1977) foi umargumentista francês de banda desenhada, criador dos personagens Lucky LukeIznogoud, o califaHarun Al Mofad (Harun Al Sindar), João PistolãoHumpá-Pá e Asterix o gaulês, entre outros. Em 1974, juntamente com seu socio Uderzo, fundou os Estúdios Idefix para fazer versões animadas de Astérix, sendo a sua primeira produção "Os doze trabalhos de Astérix", tendo obtido um enorme sucesso. Posteriormente, produziram uma versão cinematográfica de "Lucky Luke"Como Uderzo, Goscinny também recebeu vários prémios e foi considerado um herói nacional em França. Infelizmente, o trabalho duro e o esforço tinham feito estragos, vindo a morrer de ataque cardíaco a 5 de Novembro de 1977, aos 51 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.