quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 3 de novembro de 2011

Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

3 de novembro de 2011
307º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 58 para acabar o ano.

Eventos históricos

1493 - Cristóvão Colombo avista pela primeira vez a ilha de Dominica no Mar do Caribe.
1866 - Tropas de Giuseppe Garibaldi são derrotadas pelas de Napoleão II, durante outra tentativa de livrar o território dos Estados Pontifícios da autoridade do Papa (veja também Questão Romana). Em 1866, Garibaldi voltou à luta para libertar Veneza, ainda sob domínio austríacoGaribaldi operou inicialmente em cobertura de Bréscia, para depois passar decisivamente à ofensiva a Ponte Caffaro em 25 de junho, em 3 de julho em Monte Suello obrigou os austríacos à retirada, mas teve uma ferida na coxa por um golpe errôneo de um de seus voluntários. Abriu-se, com a vitória na batalha de Bezzecca eCimego em 21 de julho, a estrada a Riva del Garda e assim a iminente ocupação da cidade de Trento. Porém a assinatura do armistício de Cormons fez Garibaldi parar. Nessa ocasião, recebeu a notícia do armistício e a ordem de abandonar o território já ocupado. Respondeu telegraficamente "Obbedisco" ("Obedeço"), palavra que sucessivamente tornou motto do Risorgimento italiano e símbolo da disciplina e dedicação de Garibaldi. O Trentino só se tornaria território italiano após a Primeira Guerra Mundial, mais de sessenta anos depois. Em 1869, realizou novo ataque aos Estados Pontifícios, na tentativa de livrá-los do domínio do Papa. Em 3 de novembro suas tropas encontram-se com as de Napoleão III que veio em defesa do Papa. A invasão fracassou e 1600 de seus voluntários foram presos.
(Conheça a vida de Garibaldi) Abaixo, fac símile do telegrama de Garibaldi.
03/11/1930 - Getúlio Vargas torna-se chefe do governo provisório no Brasil. As tropas revolucionárias que partiram de Porto Alegre em 3 de outubro de 1930, chegaram vitoriosas ao Rio de Janeiro,  Deposto pelo Exército, o presidente da República, Washington Luís, foi exilado para a Europa com seus principais ministros. Uma Junta Militar assumiu o poder, manifestando com pouca vontade de deixá-lo e, por isso, foi preciso uma hábil negociação para garantir a instalação de um governo revolucionário civil provisório, cuja posse se deu exatamente um mês após iniciada a Revolução, com a posse de Getúlio Vargas. O "provisório" durou 15 anos, sendo quatro sem Constituição nenhuma, outros três com uma Constituição promulgada pela Assembléia Constituinte (que confirmou Getúlio como Presidente) e outros oito sob a ditadura do Estado Novo. Nos três anos de Constituição PROMULGADA (1934-1937) ela praticamente não esteve em vigor, dado o quase permanente estado de sítio, motivado pela Intentona Comunista de 1935. Pior que isso, em 1937, o próprio Congresso autorizou o seu fechamento para dar poderes extraordinários ao Presidente e não mais voltou a abrir. Getúlio não titubeou em dar o golpe, impondo ao país uma Constituição OUTORGADA por ele mesmo, que vigorou até 1945, quando o ditador foi deposto. (leia meu artigo "A Revolução traída - Getúlio assume e fica" no livro "Brasil - Cem Anos de República".
03/11/1957 - A cadelinha Laika se torna o primeiro ser vivo a entrar em orbita espacial a bordo do Sputnik II. Laika (em russo Лайка, 1954 - 1957), uma raça de cães da Sibéria e norte da Rússia, literalmente: ("que ladra") foi o primeiro ser vivo terrestre a orbitar a Terra e o fez a bordo da nave soviética Sputnik II, em 3 de novembro de 1957, um mês depois do lançamento do satélite Sputnik I, o primeiro objeto artificial a entrar em órbitaLaika morreu entre cinco e sete horas depois do lançamento, bem antes do planejado. A causa de sua morte, que só foi revelada décadas depois do voo, foi, provavelmente, uma combinação de estresse sofrido e o superaquecimento, talvez ocasionado por uma falha no sistema de controle térmico da nave. Apesar do acidente, essa experiência demonstrou ser possível para um animal suportar as condições de microgravidade, abrindo caminho assim para participação humana em voos espaciais.
2005 - Os restos mortais de Nicolau Copérnico são encontrados em uma catedral na Polônia. Nicolau Copérnico (Toruń, 19 de Fevereiro de 1473  Frauenburgo, 24 de Maio de 1543) foi um astrônomo e matemático polaco que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar. Foi também cónego da Igreja Católica, governador e administrador, jurista, astrólogo e médicoSua teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol como o centro do Sistema Solar, contrariando a então vigente teoria geocêntrica (que considerava, a Terra como o centro), é tida como uma das mais importantes hipóteses científicas de todos os tempos, tendo constituído o ponto de partida da astronomia moderna. Abaixo, a pintura "Nicolau Copérnico conversando com Deus", do pintor polonês Jan Matejko (1838-1893).

Nascimentos

1560 - Annibale Carracci, pintor italiano (m. 1609).Annibale Carracci (Bolonha3 de Novembro 1560 - Roma15 de Julho 1609) foi um célebre pintor italianoAnnibale Carracci nasceu em Bolonha, e muito provavelmente iniciou seu aprendizado com a família. Em1582, Annibale, seu irmão Agostino e seu primo, Ludovico Carracci, abriram um estúdio de pintura inicialmente chamado por alguns de Academia de Desiderosi ("desejoso de fama e de aprendizagem") e em seguida chamada Incamminati (progressistas; literalmente "aqueles que abrem novo caminho"). Embora os Carracci enfatizassem o esboço linear tipicamente florentino, como exemplificado por Rafael Sanzio e Andrea del Sarto, seus interesses pelas cores cintilantes e contornos sutis dos objetos eram derivados dos pintores venezianos, notavelmente do trabalho do artista Ticiano, o qual foi estudado por Annibale e Agostino durante viagens pela Itália em 1580-81, a mando do ancião Caracci Lodovico. Esse ecletismo se tornaria a característica que definiria os artistas do “Barroque Emilian” ou “Escola Bolonhesa”.
1784 - Antonín Mánes, pintor e ilustrador tcheco (m. 1843).
03/11/1793 - Nasce Thomas Ender - pintor de paisagens e aquarelista britânico (m. 1875). Thomas Ender (Viena, 3 de novembro de 1793  28 de setembro de 1875) foi um pintor austríaco que deve ser incluído entre os chamados pintores viajantes, ou seja, aqueles que vieram ao Brasil a partir da época do príncipe regente D. João VI até os últimos anos do século XIXApesar de dominar várias modalidades de pintura, destacou-se como aquarelista. Acompanhou a missão científica de Johann Baptiste von Spix eCarl Friedrich Philipp von Martius ao Brasil, onde permaneceu entre 1817 1818. Nesse período, produziu uma vasta obra de registro do que viu no Rio de Janeiro e em São Paulo. Foram mais de 600 desenhos e esboços, hoje no acervo dos mais importantes museus do país. Para ampliar a imagem abaixo, abra-a em nova janela.
03/11/1860 - Nasce Alfredo Andersen (Christianssand, 3 de novembro de 1860 — Curitiba, 9 de agosto de 1935) pintor, escultor, decorador, cenógrafo, desenhista e professor norueguês radicado no Brasil. Filho do Capitão da Marinha Mercante Tobias Andersen e de Hanna Carine Andersen, Alfredo aos 13 anos pintou sua primeira tela: “Akt”. Iniciou aos 17 anos os estudos na Academia de Belas-Artes de Cristiânia (atualmente Oslo), como aluno de Wilhelm Krogh, conhecido pintor na Noruega. Freqüentou depois a Real Academia de Belas Artes de Copenhague, na Dinamarca, entre 1879 e 1883, onde foi, posteriormente, professor de Desenho. Em 1884, realizou sua primeira exposição individual .Fez uma viagem aos trópicos, a bordo de um veleiro, chegando até a costa brasileira, que o impressiona, pintando uma tela no porto de Cabedelo, na Paraíba. Posteriormente, decidiu voltar à América, mais especificamente a Buenos Aires, mas ao passar em Paranaguá, onde seu barco parou em função de reparos, simpatizou com o lugar e decidiu ficar no Brasil. E ficou para sempre. (Quer saber mais?)
Em 03/11/1926, nasce Osamu Tezuka, desenhista japonês (m. 1989). Osamu Tezuka (手塚 治虫?) (ToyonakaJapão3 de novembro de 1928 — Tóquio; Japão, 9 de fevereiro de 1989) foi um mangaká (desenhista de mangás) que influenciou muito esse estilo. Por isso, é lembrado por muitos no Japão como o “pai do mangá moderno”. Uma indicação de sua produtividade: a sua obra completa publicada no Japão reuniu cerca de 400 volumes, mais de 80.000 páginas (na verdade, sua obra completa chega a mais de 700 mangás com mais de 150.000 páginas). A grande maioria dessas obras nunca foi traduzida do original japonês e continua inacessível aos leitores do Ocidente.
1953 - Kate Capshaw, atriz norte-americana ielberg. Kathleen Sue Nail, (Fort Worth, 3 de novembro de 1953) é uma atriz estadunidense. É casada com o cineasta Steven Spielberg. Seu papel mais marcante foi de Willie Scott, dançarina e cantora de cabaré que se envolve em encrencas ao lado de Indiana Jones em Indiana Jones e o Templo da Perdição.

Falecimentos

03/11/1633 - Morre Lucio Massari, pintor italiano do período barroco, mas não necessariamente envolvido com esse estilo, que surgiu na contra reforma e era voltado para a pintura religiosa (n. 1569). Na imagem abaixo uma cena de "Venus e Adonis", pintada por Massari, mais própria do Maneirismo.

Feriados e eventos cíclicos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.