sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Rio de Janeiro > Uma série de eventos gratuitos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, dia 21

Novas exposições, lançamento de revista, cinema e performance

A partir das 19h do dia 21 de outubro, uma série de grandes eventos gratuitos acontecerá na Escola de Artes Visuais do Parque Lage – vinculada à Secretaria de Estado de Cultura. Nesta sexta-feira o público poderá conferir abertura de duas exposições, lançamento de revista, Cine Lage e dança contemporânea. Há programação para todos os gostos. 

Exposições

Às 19h, inauguração de duas exposições: “Matriz_Digital_Urbano”, uma coletiva de doze alunos do curso Matriz Digital, ministrado pela professora e coordenadora do Núcleo de Arte e Tecnologia (NAT), Tina Velho; e Modelo Vivo, de cinco estudantes do curso de mesmo nome, cujo professor é Gianguido Bonfanti.

“Matriz_Digital_Urbano” reunirá a apresentação do 8º Digital Urbano e a coletiva dos alunos. O Digital Urbano é uma ação coletiva criada a partir de intervenções digitais na arquitetura do pátio central da escola, por meio da interação entre som, imagens ao vivo, vídeo e poesia digital produzidos em tempo real pelos participantes. No curso Matriz Digital, a partir das aulas, novas formas de percepção surgiram e se ampliaram dentro do universo de cada artista. Tais imagens, conhecidas como mapa de bits, são captadas por aparelhos digitais, manipuladas e reconstruídas transformando seu significado. Constroem-se assim novas linguagens, emergem novos olhares/conteúdos. A interação entre som, imagens ao vivo, vídeo, performance, desenho e poesia proporcionaram a esses artistas a possibilidade de criar em um campo ampliado, de forma coletiva, efêmera e em tempo real.

 A outra exposição, “Modelo Vivo”, como o próprio nome sugere, é o resultado de uma oficina, onde alunos aprendem a desenhar a partir da observação de modelos. Primeiramente, surgem os esboços e, a partir da supervisão do professor, a técnica é aprimorada e o resultado são desenhos surpreendentes. Segundo Gianguido Bonfanti, “para a mostra, a seleção dos cinco artistas foi baseada na passagem do período de aprendizado e domínio do desenho para o início de pesquisa de uma linguagem pessoal. Os alunos que compõem esta mostra têm experiências profissionais diversas: arquitetura, jornalismo, medicina, engenharia. Todos os trabalhos a serem expostos foram realizados em sala de aula, a partir do modelo que posava.”

Lançamento e Cine Lage

No mesmo horário, acontecerá o lançamento do número 22 da revista “Arte & Ensaios”, organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da EBA/UFRJ e que tem se destacado pela publicação de textos relevantes para o campo das artes visuais, contando com a colaboração de autores nacionais e estrangeiros. Na ocasião, haverá uma conversa com Antonio Manuel, entrevistado pela revista e autor da capa desta edição. Em seguida, o público poderá assistir ao Cine Lage, que também presta uma homenagem a Antonio Manuel, com curadoria de Ronald Duarte. Um dos filmes da programação, “Anônimo e incomum”, de Rogério Sganzerla, discute a posição do artista no mundo contemporâneo, implícita na poética de Antonio Manuel cujos trabalhos sugerem um papel transformador da arte e uma postura radical do artista na sociedade.

Performance

Mas não para por aí: na mesma noite, às 21h, será apresentada “Afinal, o que há por trás da coisa corporal?”, uma performance da coreógrafa e bailarina Ana Vitória, inspirada na obra de Lygia Clark. Além de um espetáculo de dança, é uma exposição: reafirma o parentesco do trabalho de Ana Vitória com as artes plásticas. A frase-título é da professora, pesquisadora e psicoterapeuta paulista Suely Rolnik, em estudo a respeito da obra de Lygia Clark. A performance é um diálogo com os neoconcretistas, livremente inspirada nas proposições de Lygia Clark. Com duração de 25 minutos, é apresentada dentro de uma tenda-penetrável nas Cavalariças da EAV Parque Lage. Na trilha sonora, Smétak, Luiz Gonzaga e Bizet.

Programação:

A partir das 19H

Matriz_Digital_Urbano
Galeria EAV e Pátio da piscina

Curadora: Tina Velho
Uma coletiva de Aline Besouro, Bernardo Marques, Cadu Lacerda, Dalva Boleira, Felipe Felizardo, Grasi Fernasky, Fernando Rosa, Márcia Rommes, Lúcia Dias, Renato Leme Lopes, Thiago Antonio e Tom Fer

Projeções nas fachadas internas do pátio central e performance de Aline Besouro

Modelo Vivo
Galerias 1 e 2

Curador: Gianguido Bonfanti
Uma coletiva de Franklin Teredo, Gustavo Alves da Silva, Michael Sasso, Paulo Vieira e Rodrigo Heleno Vergueira 

Visitação de ambas as exposições: de segunda a quinta, das 9h às 22; sexta, sábado e domingo, das 9h às 17h.
Em cartaz até 20 de novembro


Lançamento da Revista Arte & Ensaios
Salão Nobre

Conversa Com Antonio Manuel, entrevistado pela revista e autor da capa.


20H
Cine Lage – especial Antonio Manuel
Salão Nobre

Curador: Ronald Duarte

Filmes da mostra:
Ocupações/Descobrimentos: (5`, 1998)
De: Malu de Martino. Música: Paulo Jobim. Edição: Leandro Egrejas
O espaço do MAC-Niterói oferece um grande desafio ao artista, porque o olho e todo o corpo são atraídos para o exterior, para o oceano Atlântico, o Pão de Açúcar e o Corcovado. A criação dos muros possibilita as pessoas olharem para dentro, criando um raio magnético entre eles.
Anônimo e Incomum: (14`, 1990)
Roteiro e direção: Rogério Sganzerla. Fotografia: Marcos Bonisson. Trilha sonora original: Fernando Moura.
Realizado para a série RioArte Vídeo, é a primeira produção de Rogério Sganzerla com a linguagem de vídeo. Participação da atriz Helena Ignez e do ator Nonato Freire. O vídeo intercala imagens de obras e declarações do artista e investiga e remete à natureza da poética de Antonio Manuel, criando situações relacionadas a elementos de seu trabalho.
Fantasma: (6`, 1994)
Registro da instalação Fantasma no IBEU, Rio de Janeiro.
Sucessão de Fatos: (5`, 2003)
Edição: Mario Caillaux
Sucessão de Fatos é composta de telhas francesas colocadas no chão, por onde as pessoas devem andar com cuidado para não quebrá-las. No meio dessas telhas, há lagos de fibras de vidro, formando um espaço poético. Sobre um desses lagos, um balde suspenso por onde caem gotas de água formando uma espécie de nascente de olho d`água.
Arte Hoje: (13`,1976)
O filme é a reunião de registros de diversos artistas contemporâneos brasileiros, cujos trabalhos se desenvolviam a partir da atuação do corpo na obra. Construído por associações entre textos poéticos, depoimentos, som e elementos presentes nas respectivas produções, o filme apresenta, entre outros, os trabalhos de Lygia Pape, Raymundo Collares, Guilherme Vaz e Paulo Herkenhoff.

 21H

Afinal, o que há por trás da coisa corporal?
Cavalariças

O espetáculo também acontecerá no sábado e no domingo, dias 22 e 23 de outubro, às 17h; na quinta e na sexta, dias 27 e 28 de outubro, às 20h; e se encerra no domingo, dia 30 de outubro, às 17h

Todos os eventos são gratuitos
A Escola de Artes Visuais do Parque Lage fica na Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico
Mais informações: 3257-1800/ www.eavparquelage.rj.gov.br







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.