sábado, 1 de outubro de 2011

Por suposição, cientistas adivinham a idade e o sexo de crianças pré históricas que rabiscaram cavernas na França

São Paulo, sábado, 01 de outubro de 2011

FOCO

Rabiscos em caverna francesa são obra de crianças, dizem cientistas

Universidade de Cambridge/Divulgação
Imagens pré-históricas rabiscadas por crianças na caverna dos Cem Mamutes, na França

DE SÃO PAULO

As imagens pré-históricas de mamutes e outros animais na caverna conhecida como Cem Mamutes, em Rouffignac, na França, foram feitas por crianças pequenas. Estudos recentes mostram que os autores das imagens tinham entre 3 anos e 7 anos.

Os rabiscos, que têm aproximadamente 13 mil anos, foram feitos com os dedos, formando sulcos nas paredes da caverna de 8 km.
Pelas características desses sulcos, pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, agora afirmam ter conseguido identificar a idade e o sexo dos jovens artistas da caverna francesa.

"Os sulcos feitos por crianças aparecem em todas as partes da caverna", disse a arqueóloga Jess Cooney, da Universidade de Cambridge, que comandou as pesquisas ao lado de Leslie Van Gelder, da Universidade Walden (EUA), em declaração à rede BBC.

Algumas marcas eram tão específicas que permitiram identificar que vários desenhos foram feitos pelas mesmas crianças.
De acordo com os cientistas, a artista mais prolífica tinha provavelmente uns cinco anos de idade. Eles têm quase certeza de que se tratava de uma menina.

RAZÃO DESCONHECIDA
Apesar das novas descobertas, os cientistas dizem não ter muita certeza da razão que levou os pequenos a arranhar as paredes.
A arqueóloga chefe do trabalho diz que os desenhos podem ser parte de "rituais de iniciação" ou "simplesmente algo pra ocupar o tempo durante um dia chuvoso".

Além de estarem em cavernas da França, imagens pré-históricas feitas com sulcos criados pelos dedos também já foram encontradas em cavernas na Espanha, na Nova Guiné e na Austrália.

Esses locais costumam atrair milhares de visitantes todos os anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.