sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 29 de outubro de 2011

Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

29 de outubro de 2011
302º dia do ano no calendário gregoriano 
Faltam 63 para acabar o ano.

Eventos históricos

4004 a.C. - Data calculada pelo bispo irlandês James Ussher para o término da criação. Baseando-se no número de gerações, na duração média da vida humana e nas principais figuras bíblicas desde Adão e Eva até ao nascimento de Jesus, Ussher afirmou que a terra tinha sido criada às 9 horas da manhã do dia 23 de Outubro de 4004 a.C (domingo)e o dia da expulsão de Adão e Eva do paraíso em 10 de novembro de 4004 a.C (segunda)e mais até a data da parada da arca de Noé no Monte Ararat (Turquia)em 5 de maio de 2348 a.C (quarta). Em 29 de outubro de 4004 a.C., em um sábado ensolarado, Deus encerrou o processo de criação e descansou, que ninguém é de ferro. 
1945 - Estado Novo: presidente Getúlio Vargas é deposto por militares de seu próprio ministério. Ao instituir a Constituição do Estado Novo, no golpe de 1937, Getúlio acenara com a possibilidade de eleições em cinco anos, mas aproveitou-se da conflagração mundial para estender sua permanência no poder. Em 1945, a situação era outra. Os pracinhas brasileiros, em torno de 25 mil, voltaram da Itália (e outros 500 lá morreram) após um esforço insano para defender as liberdades democráticas e aqui encontraram, ainda, uma ditadura plenipotenciária. O ambiente facilitava o golpe para a derrubada de Getúlio e quem o deu foram os homens de sua maior confiança, o Ministro da Guerra, general Eurico Gaspar Dutra, e o general Góis Monteiro, este recém chegado do Uruguai, onde exercera função diplomática. Por ironia da política, foi Getúlio que, logo depois, deu apoio à candidatura de Dutra à presidência da República, para evitar um mal maior, o de que seu opositor, brigadeiro Eduardo Gomes, também candidato, vencesse as eleições. Getúlio, positivista convicto e advogado criminal, sabia raciocinar com lógica e, como nenhum outro, movimentava muito bem as pedras, nesse complicado tabuleiro de xadrez. Ao todo, Getúlio permaneceu 15 anos no poder: de 1930 a 1934 sem constituição nenhuma; de 1934 a 1937, com uma constituição promulgada pelo Congresso mas jamais obedecida; e de 1937 a 1945, com a constituição do Estado novo, inspirada pelo ditador, orientada por Góis Monteiro e redigida pelo Ministro da Justiça, Francisco Campos (Chico Ciência). Leia meu artigo: "Liberdade ainda que tardia" no livro "Brasil - Cem Anos de República"

Nascimentos

Niki de Saint Phalle, pintora, escultora e cineasta francesa (m. 2002).  iki de Saint Phalle (29 de outubro de 1930 — 21 de maio de 2002) foi uma pintora escultora e cineasta francesa. Catherine-Marie-Agnès Fal de Saint Phalle nasceu em Neuilly-sur-Seine, Hauts-de-Seine, perto de Paris, filha de Jeanne Jacqueline e André-Marie Fal de Saint Phalle, um banqueiro. Durante a Grande Depressão. com a falência do Banco e perda de toda fortuna, a família mudou-se da França para os Estados Unidos em 1933. Niki matriculou-se na prestigiada Brearley School, em New York City. (Quer saber mais?) 
1935 - Isao Takahata, realizador japonês de animação. Isao Takahata (nascido a 29 de Outubro, 1935) é um realizador japonês de animação que trabalhava na Toei Animation.Junto ao diretor de A Viagem de Chihiro fundou o Estúdio Ghibli, foi o diretor de um dos melhores animações do Estúdio Ghibli (ji-bree) Tumulo dos pirilampos (1988) É conhecido mundialmente por ter criado as séries Marco e Heidi.
Lídia Brondi, atriz brasileira. Em 1974, estréia na televisão no seriado Márcia e seus Problemas, da TV Educativa. Convidada pelo direitor Walter Avancini, ingressa na Rede Globo, líder de audiência na televisão brasileira, onde estréia na telenovela O Grito, de Jorge Andrade. Em 1978, ascende de fato ao estrelato entre os nomes de sua geração com a novela Dancin' Days, de Gilberto Braga, onde, contracena com o ator Lauro Corona, tornando-se a ninfeta mais desejada do Brasil na anos 1970. No cinema, Lídia estreou em 1980 em Perdoa-me por Me Traíres, de Braz Chediak, baseado na obra do dramaturgo Nelson Rodrigues. Mas seu filme mais famoso é O Beijo no Asfalto, também baseado na obra de Nelson Rodrigues, dirigido por Bruno Barreto. Suas cenas de nudez nesse filme tornaram-na mais popular, ainda, com o público masculino, desde há muito seduzido pela sua beleza. Lídia Brondi enveredaria pelo cinema ainda uma terceira vez, em 1987, quando fez Rádio Pirata, de Lael Rodrigues.
Patrizia Laquidara, cantora italiana, nascida na Catânia (Sicília). 
Simone Spoladore, atriz brasileira. Simone Spoladore (Curitiba, 29 de outubro de 1979) é uma atriz brasileira. Estreou na televisão na minissérie Os Maias, baseada na obra de Eça de Queirós, e participou do elenco de América, telenovela de Glória Perez. No cinema, teve destaque por suas interpretações em Desmundo e Lavoura Arcaica.
1993 - India Eisley, atriz norte-americana. India Eisley (29 de outubro de 1993), é uma atriz americana. Nasceu em Los Angeles, Califórnia. India é filha da atriz britânica Olivia Hussey e do cantor e ator David Glen Eisley. India e Olivia Hussey aparecem juntas no filme Headspace. Depois de fazer algumas pequenas aparições em outros filmes, participa na série The Secret Life of the American Teenager como Ashley Juergens, irmã da personagem principal Amy Juergens.

Falecimentos

Feriados e eventos cíclicos

  • Dia da República (Cumhuriyet Bayramı), feriado nacional na Turquia que comemora a proclamação oficial da república
  • Dia Nacional do Livro no Brasil
  • Dia Mundial da Psoríase


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.