segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 25 de outubro de 2011

Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

25 de outubro de 2011
298º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 67 para acabar o ano

Eventos históricos

1636 - Maurício de Nassau parte do porto de Texel em direção ao Brasil. Nassau é de origem alemã, nasceu e morreu na Alemanha, onde se tornou príncipe, mas toda sua fama vem por prestar seus serviços à coroa holandesa e, mas particularmente à Companhia das Índias Ocidentais, tornando-se governador das terras tomadas pela invasão a Pernambuco, onde sonhava instituir um principado. Suas idéias de tornar o Brasil politicamente viável entravam em conflito com a Companhia que lhe financiou a viagem na esperança de um retorno financeiro compatível com o capital empatado. A sua formação protestante, além dos laços de parentesco com famílias nobres neerlandesas, levaram-no a ingressar, em 1621, na carreira militar a serviço dos Países Baixos, à época da guerra dos Trinta Anos, contra a Espanha. Desde 1626 fora promovido a capitão e, em 1629 a coronel. Em 1632 foi tomada Maastricht e Nassau distinguiu-se no cerco que culminou com a conquista de Nieuw Schenckenschans, numa ilha do rio Reno (1636), confirmando o seu prestígio e experiência militares. A vitória teve repercussão e tornou seu nome respeitado. O conflito prosseguiu até 1648, quando pela Paz de Münster a Espanha reconheceu a independência da República, que prometeu respeitar a soberania espanhola ao sul de sua fronteira meridional. A armada que veio ao Brasil partiu do porto de Texel em 25 de outubro de 1636, chegando ao Recife em 23 de janeiro de 1637, mas o conflito de interesses já se tornava evidente. Em vez da armada prometida de 32 velas e 7.000 homens de armas, a WIC lhe entregou apenas 12 navios com 2.700 homens. (Quer saber mais?) Na imagem abaixo, o Brasil de Nassau na pintura de Frans Post.
1936 - Hitler assina aliança com o ditador italiano fascista Benito Mussolini. A 25 de outubro de 1936, Hitler assinou uma aliança com o ditador italiano fascista Benito Mussolini, denominada eixo Roma-Berlim. Esta aliança seria mais tarde expandida para incluir também o Japão, Hungria, Romênia e Bulgária, bloco que tornou-se conhecido como Eixo. Em 25 de novembro, Joachim von Ribbentrop e o embaixador japonês Kintomo Mushakoji assinam o Pacto Anticomintern, com o objetivo de garantir proteção mútua em caso de um ataque da URSS. Isso mexeu com outras peças no xadrez. China e Alemanha eram parceiros estratégicos desde antes da Primeira Guerra Mundial. Alguns fatores como o início da Segunda Guerra Sino-Japonesa e a aproximação entre Japão e Alemanha, abalaram esta parceria. Isto, somado ao fato de Hitler preferir aliar-se ao Japão, por considerá-lo mais capaz de defender-se do comunismo, provocou o fim da cooperação sino-germânica. Estava montado o tabuleiro que serviria de base para a Segunda Guerra Mundial, iniciada anos depois.
25/10/1945 > Japão entrega Taiwan à República da China. No século XVI, os portugueses chegaram à ilha e a nomearam "Formosa". Depois de passar por um curto período de domínio dos espanhóis, foi parcialmente colonizada pelos neerlandeses no século XVII, antes de ser reocupada pelo império Chinês durante a dinastia Manchu. Este período de união com a China duraria até 1895, por ocasião da Primeira Guerra Sino-Japonesa, quando o Japão se apossou do território como despojos de guerra. Após a Rendição do Japão, em 15 de agosto de 1945, pondo fim à Segunda Guerra Mundial, a ilha de Taiwan retornou ao controle da República da China, cuja formalização se deu mais tarde, pelo Tratado de Paz de São Francisco em 1951. Em maio de 1950, após a derrota das forças nacionalistas lideradas pelo General Chiang Kai-Shek na guerra civil chinesa (entre 1947 e 1949), os nacionalistas refugiaram-se para a ilha de Taiwan, e ali estabeleceram a sede administrativa do governo da República da China. Passamos então a ter duas Chinas: A China Continental (Comunista), comandada por Mao Tse Tung e a China de Taiwan (Nacionalista), abrigando os fugitivos do Continente. O apoio dado pelos EUA e seus aliados a esta última durou décadas mas teve fim, primeiro pela incapacidade de Taiwan de reconquistar o território continental perdido aos comunistas, depois, pela necessidade dos países do Primeiro Mundo de se aproximar à China Continental, que contava com mais de um bilhão de habitantes e um futuro econômico mais promissor. Aí, Taiwan foi expulsa da ONU e seu assento foi ocupado pela China Continental, com quem os demais países reataram relações diplomáticas e econômicas.
25 de outubro de 1964 - Anos de Chumbo > Demonstrando, mais uma vez, que toda a revolução é autofágica, os governadores da Guanabara, Carlos Lacerda e de Minas Gerais, Magalhães Pinto, civis que apoiaram o golpe militar, rompem com o presidente militar. Carlos Lacerda e Adhemar de Barros (Governador de São Paulo) foram, mais tarde cassados, tendo seus direitos políticos suspensos. Já Magalhães Pinto foi-se equilibrando na corda bamba e mantendo seu apoio a governo, ao assumir a política do "não sou a favor e nem contra, muito pelo contrário".  No governo do general Costa e Silva, foi ministro das Relações Exteriores, articulador de empréstimos internacionais para o financiamento de obras de infra-estrutura para o desenvolvimento do Brasil, cuja política ficou conhecida como "Diplomacia da Prosperidade". Como banqueiro, foi grande financiador de empreiteiros de obras públicas na época do Milagre brasileiro. Foi duas vezes deputado federal por Minas Gerais e senador entre 1971 e 1979. Deixou a política em 1985, por motivo de doença, mas manteve-se sempre fiel ao partido do Governo. Abaixo, Magalhães Pinto saindo do Palácio da Alvorada após encontro com Geisel, o penúltimo dos presidentes militares.
2001 - A Microsoft lança o Windows XP, que, apesar de pesado e superado, tem seus fãs até hoje.

Nascimentos

1881 - Picasso, pintor espanhol (m. 1973). Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso, ou simplesmente Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido a poesia. Foi reconhecidamente um dos mestres da arte do século XX. É considerado um dos artistas mais famosos e versáteis de todo o mundo, tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas, mas também esculturas e cerâmica, usando, enfim, todos os tipos de materiais. Ele também é conhecido como sendo o co-fundador do Cubismo, junto com Georges Braque. Politicamente tinha idéias voltadas à esquerda, mas nunca foi um ativista. Sua manifestação política mais contundente foi com a pintura de Guernica, um dos episódios mais bárbaros da Guerra Civil Espanhola. O quadro se acha agora no Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia, em Madrid. Retrata, da maneira muito peculiar do artista, a cidade basca de Guernica, após bombardeio pelos aviões da Luftwaffe. Esta grande tela incorpora para muitos a desumanidade, brutalidade e desesperança da guerra. 
Paulo Mendes da Rocha, arquiteto brasileiro. Paulo Archias Mendes da Rocha (Vitória, 25 de outubro de 1928) é um arquiteto e urbanista brasileiro. Pertencente à geração de arquitetos modernistas liderada por João Batista Vilanova Artigas, Mendes da Rocha assumiu nas últimas décadas uma posição de destaque na arquitetura brasileira contemporânea, tendo sido galardoado no ano de 2006 com o Prêmio Pritzker, o mais importante da arquitetura mundial. É autor de projetos polêmicos e que constantemente dividem a crítica especializada, como o do Museu Brasileiro da Escultura e do pórtico localizado na Praça do Patriarca (foto abaixo), ambos em São Paulo. 
Luciele di Camargo, atriz brasileira. Maria Lucier Camargo Araújo (Goiânia, 25 de outubro de 1977), mais conhecida como Luciele di Camargo, é uma atriz brasileira e irmã da dupla Zezé di Camargo & Luciano. Também é tia da cantora Wanessa. Casou-se com o jogador de futebol Denílson no dia 30 de maio de 2010 em São Paulo. Luciele e Denílson tem uma filha chamada Maria Eduarda, nascida em 26 de julho de 2010.

Falecimentos

1510 - Giorgio da Castelfranco (Giorgione), pintor renascentista italiano. Giorgione (Castelfranco Veneto , c. 1477 — Veneza, fins de 1510) como é conhecido Giorgio Barbarelli da Castelfranco, foi um pintor do Renascimento na Itália. Por ter morrido com apenas 33 anos, deixou uma obra pequena em quantidade, mas de alta qualidade e grande influência em seu tempo. A Venus Adormecida, hoje em Dresden mostra o novo uso de uma paisagem como moldura para a deusa. Este quadro foi completado após sua morte por Tiziano, servindo de modelo para sua Vênus de Urbino. O mesmo conceito de beleza idealizada é evocado na sua pensativa virgem de Laura ou Retrato de uma Jovem Noiva, hoje no Kunsthistorisches Museum, Viena, uma grande pintura que exibe as qualidades de Giorgione como colorista e paisagista. `Ele e Tiziano revolucionaram o gênero retrato, sendo impossível diferenciar as primeiras obras de um e outro. A Tempestade vem sendo chamada de a primeira paisagem com figuras da arte ocidental.  Abaixo, a reprodução de A Tempestade. Para ampliar, abra a figura em outra janela.
1764 - William Hogarth, pintor e gravador inglês.  William Hogarth (Londres, 10 de novembro de 1697 — 26 de outubro de Londres, 1764) foi um pintor, gravador e ilustrador inglês. Seu trabalho se estendeu de excelentes retratos realistas a histórias em quadrinhos como séries de imagens chamadas "assuntos morais modernos". Muito do seu trabalho, embora às vezes vicioso, satirizavam a política contemporânea e as alfândegas. Ilustrações de tal estilo são muitas vezes referidas como Hogartianas.
1911 - Édouard-François André, paisagista francês (n. 1840).
1918 - Amadeo de Souza Cardoso, pintor português. Amadeo de Souza-Cardoso (Manhufe, freguesia de Mancelos, Amarante, 14 de Novembro de 1887 – Espinho, 25 de Outubro de 1918) foi um pintor português, precursor da arte moderna, prosseguindo o caminho traçado pelos artistas de vanguarda da sua época. Embora tendo tido uma vida curta, a sua obra tornou-se imortal. O cubismo em expansão por toda a Europa foram influências marcantes no seu cubismo analítico. Amadeo de Souza-Cardoso explora o expressionismo e nos seus últimos trabalhos experimenta novas formas e técnicas, como as colagens e outras formas de expressão plástica. Em 25 de Outubro de 1918, aos 30 anos de idade, morre prematuramente em Espinho, vítima da gripe espanhola que assolou o mundo após o término da Primeira Guerra Mundial.


1932 - Julia Wernicke, pintora argentina. 
1941 - Robert Delaunay, pintor abstraccionista francês (n. 1885). 
Danny Chan, artista chinês.
Bernhard Heiliger, escultor alemão.


Alfred Roth, arquiteto suíço.

Feriados e eventos cíclicos

Brasil

Cazaquistão

Islândia

Religioso


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.