sábado, 22 de outubro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 23 de outubro de 2011

Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

23 de outubro de 2011 
296º dia do ano no calendário gregoriano 
Faltam 69 para acabar o ano.

Eventos históricos

4004 a.C. - Segundo o irlandês James Ussher, a Terra começou a ser criada às 9 horas deste dia. James Ussher ou simplesmente Usher (Dublin, 4 de Janeiro de 1581 — 21 de Março de 1656) foi um Arcebispo de Armagh. Baseando-se na Bíblia, escreveu o livro The Annals of the World em 1658. Calculando o número de gerações, a duração média da vida humana e acompanhando as principais figuras bíblicas desde Adão e Eva até ao nascimento de Jesus, Ussher afirmou que a terra tinha sido criada às 9 horas da manhã do dia 23 de Outubro de 4004 a.C (domingo) e o dia da expulsão de Adão e Eva do paraíso em 10 de novembro de 4004 a.C (segunda) e mais, até a data da parada da arca de Noé no Monte Ararat (Turquia) em 5 de maio de 2348 a.C (quarta). Tal precisão conferiu-lhe grande credibilidade entre os seus contemporâneos. Mas se depender de provas, este é mais um caso, entre tantos, que vai terminar em pizza...
1906 - Alberto Santos-Dumont faz, em Bagatelle, voo de cerca de 60 metros com o 14-Bis, conquistando a "Taça Archdeacon", sendo considerada a primeira vez que uma aeronave desliza e decola utilizando apenas suas próprias forças. Santos Dumont também foi o primeiro a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina. Em 23 de outubro de 1906, ele voou cerca de 60 metros a uma altura de 3 metros com o Oiseau de Proie' (francês para "ave de rapina"), no Campo de Bagatelle, em Paris. Menos de um mês depois, em 12 de novembro, diante de uma multidão de testemunhas, percorreu 220 metros a uma altura de 6 metros com o Oiseau de Proie III. Esses voos foram os primeiros homologados pelo Aeroclube da França de um aparelho mais pesado que o ar, e possivelmente a primeira demonstração pública de um veículo levantando voo por seus próprios meios, sem a necessidade de uma rampa para lançamento. Abaixo, Dumont, sem o chapéu.

Nascimentos

1920 - Lygia Clark, pintora e escultora brasileira (m. 1988).
Dominika Paleta, atriz mexicana. Dominika Paleta Paciorek (Cracóvia,23 de outubro de 1972) é uma atriz mexicana nascida naPolónia. Irmã da também atriz Ludwika PaletaEla chegou ao México ainda menina porque seu pai, o violinista e produtor musical Zbigniew Paleta, recebeu uma excelente oferta de emprego naCidade do México no começo dos anos 80, de modo que imigrigou com a sua família, sua mãe a artista plásticaBarbara Paciorek Paleta e sua irmã atriz Ludwika PaletaEla estudou "História da arte" na Universidade Iberoamericana, na Cidade do México. Na televisão, interpretou as grandes vilãs das novelas. Foi também dubladora na produção da Disney, o filme infantil de animação Tinker Bell uma aventura no mundo das fadas,  distribuido para todos os países de língua espanhola da América Latina, em que ela não dubla nenhuma personagem especifica, apenas narra toda história acompanhada pelo ator argentino Kike Porcellana.
1984 - Izabel Goulart, modelo brasileira. Maria Izabel Goulart Dourado (São Carlos, 23 de outubro de 1984) é uma supermodelo brasileira. Goulart chegou em São Paulo em agosto de 2001 (com quase 18 anos), onde ingressou na antiga agência Success. Foi lançada e projetada no mundo da moda por Ney Alves, atual booker da agência Major Model Brasil. Após algum tempo vai a Paris como sua primeira viagem internacional, e retorna para São Paulo continuando a modelar. Em setembro de 2007 foi anunciada sua participação como convidada na série de televisão mundialmente popular 24 Horas, ao lado do agente especial Jack Bauer, vivido pelo ator Kiefer Sutherland. Em dezembro de 2007, Goulart ganhou o prêmio "Toshiba Planet Cool Awards 2007", na categoria de "Melhor modelo". Já fez ensaios com fotógrafos famosos e importantes, como Terry Richardson, David Sims, Greg Kadel e Vincent Peters... Em 2010 foi eleita a melhor top model internacional, pela revista "Glamour" do México. 
Clarice Falcão, atriz e cantora brasileira. Filha do cineasta João Falcão e da roteirista e escritora Adriana Falcão, compôe músicas com sons experimentais e participou como cantora da trilha sonora do filme de Guel ArraesLisbela e o Prisioneiro. Estudante de cinema da PUC-Rio, ela dirigiu e atuou em vários curta-metragens. Em 2008, na novela A Favorita, ela vive sua primeira personagem em uma novela, estreando no horário "das oito", como Mariana, a filha complicada de Catarina (Lília Cabral) e Leonardo (Jackson Antunes)Mais recentemente, Clarice foi responsável pela música no filme Apenas o Fim, re-adaptou, junto a Matheus Souza, a peça Confissões de Adolescente para uma nova montagem que também contara com ela no elenco. Abaixo, Clarice, com Lilia Cabral em A Favorita.

Falecimentos

1993 - Euryclides de Jesus Zerbini, pioneiro na cirurgia cardíaca no Brasil (n. 1912). A imagem abaixo é do ilustre médico cardiologista brasileiro Euryclides de Jesus Zerbini que  nasceu em Guaratinguetá, Estado de São Paulo, em 7 de maio de 1912. Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1935. Dedicou-se a Cirurgia Geral de 1935 a 1943 na Santa Casa de Misericórdia, no Sanatório Jaçanã e no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Tornou-se livre-docente em  1941 e  professor titular em 1969. Foi o idealizador e diretor do Instituto do Coração onde  realizou o primeiro transplante de coração no Brasil. Fonte: Medicina Geriátrica.

Feriados e eventos cíclicos

Dia da Aviação e do Aviador no Brasil.

Dia Celebrado pela Igreja Católica Apostólica Romana de São João de Capistrano. São João de Capistrano, OFM (Capestrano, 24 de junho de 1386 — Ilok, 23 de outubro de 1456) foi um religioso italiano. É venerado como santo pela Igreja Católica Apostólica Romana. João cursou os Estudos Jurídicos na Universidade de Perúsia. Mais adiante, ele se tornou governador de uma cidade na Itália e acabou sendo preso devido a perseguições políticas. Muito desiludido após o falecimento de sua esposa, João quis dedicar sua vida a Deus. Vendeu seus bens e doou o dinheiro aos pobres, inspirado por São Francisco. Se tornou sacerdote e encarou com humildade e dedicação todas as tarefas que lhe foram impostas. A pedido do papa, ele seguiu para a Hungria ao final de sua vida, onde conseguiu mobilizar milhares de camponeses para resistir a uma invasão otomana. Disto resultou a derrota dos invasores quando do cerco de Belgrado (1456).

Dia Celebrado pela Igreja Ortodoxa Grega de São Tiago Menor. Tiago, filho de Alfeu, também conhecido como Santiago Menor (para distingui-lo de Santiago Maior), é referido pelos católicos romanos no Novo Testamento como um irmão do apóstolo Judas e filho de Maria, esposa de Cléofas. Segundo a Igreja Católica, foi o primeiro bispo de Jerusalém (anos 42 a 62 d.C) e o mesmo que escreveu a epístola canônica de São Tiago, uma das Epístolas do Novo Testamento. Alguns consideram que ele e Tiago, o Justo são a mesma pessoa. Abaixo, Santiago, uma obra do pintor mexicano José Clemente Orozco. (Veja outras pinturas de Orozco)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.